Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 497 de 665Espelhada em Salvador, Teresina terá novo programa de moradia
Por Arimatéa Carvalho
Acompanhando o prefeito Firmino Filho (PSDB) em Salvador (BA), onde o prefeito participa de encontro da Frente Nacional de Prefeitos, o vereador e superintendente da SDU Sudeste, Evandro Hidd, conheceu de perto o premiado programa Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador. Hid vai adaptar o programa para Teresina.
Trata-se de uma ação de melhorias habitacionais em bairros pobres que promove intervenções nas residências precárias com a requalificação das unidades, recuperando os componentes estéticos de forma que possibilite aos moradores um maior conforto. Além disso, melhora as condições sanitárias das habitações, com maior salubridade para as famílias. Os resultados alcançados lá empolgaram o vereador.
Engerpi e ADH fazem festa para Décio Solano
Por Sávia Barreto
A Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), e a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) vão estar em festa esta quinta-feira, 10. Isso porque será comemorado pelos servidores e também políticos o aniversário do ex-vereador Décio Solano, irmão do secretário estadual de Administração, Merlong Solano, e do coordenador da corrente Resistência Socialista no PT, Maurício Solano. Décio é pré-candidato a vereador da capital pelo PT e preside a Engerpi e completa 59 anos.
Carlos Augusto admite diálogo com PTB, mas não descarta aliança com PT
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Carlos Augusto, presidente municipal do PL na capital, admitiu ao blog Primeira Mão que a sigla não descartou totalmente a chance de uma aliança com o PT para disputar a Prefeitura de Teresina. “A coligação com o PT depende muito mais do PT do que do PL. O PT tem uma particularidade de discutir muito a formação de chapa, com várias datas, são muitas tendências... já o PL está tranquilo. Conversamos não só com o PT, contando com essa possibilidade, mas outros partidos, como o PSD do Georgiano Neto e o PTB”, argumentou Augusto.
Nos bastidores, as conversas apontam para um diálogo adiantado com o PTB do ex-senador João Vicente Claudino. “Seria uma honra para nós ter o apoio do PTB... estamos esperando a decisão, inclusive do PTB. Eles já tem uma chapa de vereador formada”, frisou Carlos Augusto.
O parlamentar também destaca que o momento é de discutir a formação da chapa proporcional. O PL tem 22 pré-candidatos e quer alcançar os 44 nomes na disputa para vereador em Teresina. “Nosso grande triunfo é o Fábio Abreu, pelo chamado que vemos nas pesquisas”.
Cícero Magalhães diz que pesquisa não vai definir candidato do PT
Por Sávia Barreto
Parece que o consenso do PT em torno de um nome para disputar a prefeitura de Teresina pode até sair, mas não sem antes ocorrerem alguns embates. E o principal, no momento, diz respeito a qual critério será decisivo para escolha do concorrente petista ao Palácio da Cidade em 2020. O presidente municipal eleito na capital, Cícero Magalhães, relatou ao blog Primeira Mão que o deputado estadual Fábio Novo não concordou com a sugestão de pesquisa de intenção de votos como critério, sugerida pelo também pré-candidato e deputado Franzé Silva.
“Esse instrumento de pesquisa não está no regimento do PT. Temos as prévias, que só podem ocorrer no ano que vem, e temos a reunião do diretório municipal. Pesquisa não é critério no regimento do partido e o deputado Fábio Novo, que foi presidente do PT, sabe disso, por isso ele não concordou”, justificou Cícero. O problema, segundo Magalhães, é que na reunião de ontem com Franzé, Novo e Júnior do MP3, Fábio Novo foi o primeiro a falar e teve que sair antes de ouvir a sugestão de Franzé. O fato gerou um desencontro de informações, tendo sido divulgado que as pesquisas serão o instrumento para medir o melhor candidato do PT. Na última pesquisa divulgada pelo Instituto Amostragem, Franzé Silva saiu-se bem. Já Fábio Novo tem o apoio do diretório eleito e da maioria dos pré-candidatos. A briga promete.
Partidos planejam eleger 69 vereadores em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
A Câmara de Teresina tem 29 vereadores, mas se depender das metas dos partidos na capital para 2020, precisaria de pelo menos 69 vagas, ou seja, 40 a mais. E na contabilidade não entra a previsão de partidos mais à esquerda, como PSTU e PSOL. Eis quanto cada sigla pretende eleger:
PSDB- 6
MDB- 5
Progressistas- 5
PSD- 5
Patriota- 5
PT- 4
Solidariedade- 3
PSL- 3
PL- 3
PDT- 3
PTB-2
PMN-2
Cidadania-2
PMB-2
Podemos-2
Avante-2
PCdoB- 2
Republicanos-2
PRTB-2
DEM- 2
PSB- 2
DC-2
Novo-3
Silas candidato: Republicanos determina candidatura em Teresina
Por Sávia Barreto
Uma resolução nacional do Republicanos, antigo PR, determina que nas cidades com mais de 100 mi habitantes, o partido terá obrigatoriamente candidato a prefeito. Isso inclui Teresina. O nome do partido já foi escolhido, será o do suplente de deputado federal e apresentador Silas Freire.
De acordo com o vereador Levino de Jesus, ser da base de Firmino Filho e ter um candidato para disputar contra o nome apoiado pelo prefeito não causa nenhum problema: “Silas já foi vereador, deputado federal e estadual, tem bagagem para representar Teresina. E todo partido tem que pensar em crescer, tem que ter seu rumo”, argumentou.
Luiz Júnior pode se filiar ao Progressistas e disputar para vereador
Por Sávia Barreto
Depois de ser convidado pelo PSDB, o vice-prefeito de Teresina, Luiz Júnior foi agora convidado pelo Progressistas para se filiar e ser candidato a vereador em 2020. Luiz Júnior deixa o MDB, já que o partido abraçou a oposição ao prefeito Firmino Filho enquanto ele segue ao lado do tucano.
O convite foi feito pelos vereadores progressistas Aluísio Sampaio, Graça Amorim (que em breve se filiará ao Progressistas), Inácio Carvalho e R.Silva.
Júnior ficou balançado e vai levar a proposta para avaliação de Firmino.
Franzé, Fábio Novo e Júnior MP3 definirão candidatado PT em novembro
Por Sávia Barreto
Uma reunião entre os pré-candidatos a prefeito de Teresina pelo PT realizada na tarde desta terça-feira, 08, definiu os seguintes pontos: o nome escolhido para disputar o comando do Palácio da Cidade deve sair até o início de novembro. E o pré-candidato Júnior do MP3 mantem posição pelas prévias, mas aceita que elas sejam antecipadas. O critério de escolha deve ser mesmo as pesquisas – quantitativas e qualitativas – realizadas no próximo mês. Tanto os deputados Franzé Silva quanto Fábio Novo estão confiantes.
Themístocles e Elmano: R$ 1 milhão para Esperantina
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, anunciou R$ 1 milhão para a total recuperação do teatro municipal Diniz Chaves, de Esperantina. O dinheiro é de emenda do senador Elmano Férrer (Podemos). Os dois se encontraram e alinharam a destinação.
Themístocles se reuniu ainda com o ministro da Cidadania, Osmar Terra, e conseguiu dinheiro para obras na sua querida Esperantina e estrada para Valença, onde o seu irmão, Marllos Sampaio, é pré-candidato a prefeito no próximo ano.
Kassab reforça que PSD precisa ter candidato a prefeito em Teresina
Por Sávia Barreto
Se depender do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o PSD terá sim candidato a prefeito em Teresina. Em participação durante evento na capital onde o partido realizou filiações de prefeitos, Kassab pontuou qualidades de Georgiano Neto, deputado estadual e pré-candidato ao Palácio da Cidade. “O Piauí, assim como outros estados, tem a necessidade de obedecer a uma resolução nacional do partido, que impõe candidatura nas maiores cidades, capitais, cidades com mais de 100 mil eleitores”, lembrou Kassab.
Nos bastidores, no entanto, muito se fala que o PSD pode indicar o candidato a vice-prefeito, seja do MDB ou do PL. Mas o deputado federal Júlio César (PSD), afirma que a história não é bem assim, não: “Diálogo é democrático, mas nesse diálogo queremos o reconhecimento da pré-candidatura do Georgiano Neto. É jovem, tem de 6% a 7% em pesquisas e a perspectiva é de crescer, pela história, pelo passado, pela política de resultado e pelo que representamos, tanto eu quanto ele”, avisou o pai de Georgiano.