Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 498 de 665Fábio Xavier: “PT é aliado prioritário do PL para 2020 em Teresina”
Por Sávia Barreto
A chapa dos sonhos do deputado estadual Fábio Xavier, presidente estadual do PL, é Fábio Abreu, deputado federal e secretário estadual de Segurança Pública, com um nome do PT:
“Se depender de mim, o PT é nosso aliado prioritário. É um partido importante, que tem grandes nomes aqui”, argumentou Fábio, acrescentando que tanto os deputados Fábio Novo como Franzé são nomes relevantes no cenário eleitoral.
“Essa é uma questão que não vai se resolver agora. Precisamos saber que nomes serão postos para a sociedade avaliar e a partir do desempenho de cada candidato, vamos saber quem apoia quem”.
Quem saiu ganhando na eleição para conselheiro tutelar em Teresina
Por Sávia Barreto
O clima após a eleição de conselheiro tutelar em Teresina era de comemoração por um lado, frustração de outro. Nos bastidores, avalia-se que o vereador Jeová Alencar foi o maior vencedor, já que teve a primeira e a quarta candidatas mais votadas, surpreendendo muitos. Resumindo: mostrou força.
Já o vereador e secretário de assistência social Samuel Silveira apoiou 14 candidatos, elegendo somente dois. A estratégia foi vista como falha. Outros que elegeram conselheiros foram o deputado Gessivaldo Isaías, e os vereadores Venâncio Cardoso, Enzo Samuel, Luís André, Deolindo Moura, Evandro Hidd, Joaquim do Arroz e Valdemir Virgino. Dos 90 concorrentes, 25 foram eleitos.
Prima de Jeová é campeã de votos na eleição do Conselho Tutelar
Por Arimatéa Carvalho
A eleição para conselheiro tutelar em Teresina foi uma espécie de prévia para medir a força eleitoral dos pré-candidatos a vereador da capital em 2020. O presidente da Câmara de Vereadores de, Jeová Alencar, conseguiu eleger a prima, Lilian Carvalho, em primeiro lugar no pleito, com mais de 2.900 votos. Além disso, ainda reelegeu Socorro Arraes com mais de 1.301 votos, alcançando o quarto lugar.
A sétima colocada foi a candidata do vereador Venâncio Cardoso, Danielle Fernandes. Ele agradeceu aos eleitores e parabenizou a candidata vitoriosa. O vereador Enzo Samuel apoiou o sexto mais votado, Marcos Vinicius, enquanto o vereador Ítalo Barros estava com o novo mais votado, Ivan Cabral.
98 candidatos disputaram 25 vagas em Teresina. Toda a população podia votar, desde que estivessem em dia com a Justiça Eleitoral. Em locais de votação na Zona Norte o comparecimento foi tão grande que as longas filas causaram espera de até 3 horas. Alem disso, houve bate-boca e acusações de boca de urna dentro das seções. "No colégio Cristina Castelo Branco, entre os bairros Buenos Aires e Água Mineral, a confusão foi grande e a multidão também", relatou a jornnalista Soraia Almeida, que votou no local.
O mandato dos 25 eleitos é de 4 anos e o salário é superior a R$ 2 mil. A posse será no dia 10 de janeiro de 2020. A eleição usou urnas eletrônicas do TRE e foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Em Parnaíba, a eleição foi cancelada devido a problemas na organização.
Fábio Novo x Franzé: como está disputa interna por apoios no PT
Por Sávia Barreto
Petista avalia que hoje o deputado estadual Fábio Novo tem pelo menos 85% do diretório municipal de Teresina a seu favor, além do apoio proporcional de pré-candidatos a vereador da capital em relação a uma candidatura a prefeito em 2020. Só que os números não assustam o adversário de Novo, Franzé Silva. O deputado almoçou com o grupo da corrente Resistência Socialista, de Merlong Solano e Pedro Calisto. Franzé não vai desistir da disputa – o que tem até mesmo intrigado alguns petistas.
Gustavo só vai anunciar sigla na segunda: “Avisar ao ex-dirigente”
Por Sávia Barreto
O ex-presidente estadual do PTC, Gustavo Henrique, adiou mais uma vez o anúncio do partido ao qual ele e seu grupo já organizado de pré-candidatos a vereadores irão se filiar. Ficou para segunda. “O pessoal da direção nacional pediu para aguardar um pouquinho porque eles vão comunicar ao antigo dirigente a decisão que foi tomada. Tenho que respeitar esse trâmite”, frisou Gustavo, acrescentando que o ex-dirigente deve ter um cargo partidário tendo em vista o contexto histórico de participação política do então presidente da sigla misteriosa.
A bola da vez no TCE: Wilson Brandão ou Themistocles para conselheiro
Por Sávia Barreto
Pelo menos um ou dois suplentes da Assembleia Legislativa do Piauí podem ter seus mandatos efetivados até o final da legislatura. É que antes de 2022 haverá abertura de duas vagas de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí com a aposentadoria dos conselheiros Luciano Nunes e Olavo Rebelo. Dessa forma, dois cotados para os cargos estão entre os deputados estaduais: Themístocles Sampaio (MDB) e Wilson Brandão (PSB). Ambos são queridos e admirados pelos colegas, que votam na escolha do conselheiro do TCE-PI, e dificilmente não seriam aprovados.
Dr.Pessoa defende pré-candidatura de Beth Cuscuz: “Pessoa correta”
Por Sávia Barreto
A polêmica candidatura a vereadora da ex-empresária do ramo noturno, popularmente conhecida como Beth Cuscuz, que teria sido sondada pelo MDB através do deputado Themístocles Sampaio, reverberou durante a semana. O pré-candidato a prefeito do MDB em Teresina, Dr. Pessoa, saiu em defesa de Beth: “Ela é uma pessoa correta, não tem caso de corrupção nas costas e pode ser candidata como qualquer outra pessoa”, pontuou o médico. A fala é justa, já que o nome de Beth ainda é cercado de certo conservadorismo e moralismo da sociedade teresinense.
Wellington Dias quer definição de candidatura do PT até outubro
Por Sávia Barreto
Fonte da coluna que esteve recentemente com o governador Wellington Dias, conta que o petista-mor do Piauí prefere que a disputa entre Franzé Silva e Fábio Novo pela indicação ao cargo de prefeito de Teresina, ocorra logo. O prazo citado por Dias foi outubro. Os motivos: não perder o “time” na construção de uma candidatura, com ocorreu em eleições anteriores, e evitar a disputa fraticida entre petistas, tal qual aconteceu no pleito interno que elegeu Cícero Magalhães e Assis Carvalho para comandar o PT na capital e no Piauí, respectivamente.
Os bastidores da saída de Major Paulo Roberto do Solidariedade
Por Sávia Barreto
O vereador Major Paulo Roberto parece que não ficou tão chateado assim com sua expulsão do Solidariedade. Ele agora está livre para escolher um novo partido, sem sofrer qualquer punição por isso – ou seja, está realizando o sonho de nove entre cada dez políticos hoje. Major chegou a citar como opções o PT – que logo mandou avisar não ter espaço para ele – e o PSDB.
Mas as conversas estão mais adiantadas com o MDB e o Republicanos, antigo PRB. Paulo Roberto pode ir tanto para a oposição quanto para a situação, já que tem uma postura mais fluida na Câmara Municipal. Chegou a bater pesado no prefeito Firmino Filho, porém, tem refluído nos últimos tempos.
Paulo Roberto tem dito que vai recorrer da audiência que o expulsou do Solidariedade, mas isso só terá viés interno, dentro da própria legenda. A coluna apurou com fonte da direção da sigla, que o vereador teria acordado não processar juridicamente o SDD, em troca de também não ter seu mandato questionado. Segundo a comissão do partido, Major não conseguiu provar que não apoiou os deputados Júlio César e Georgiano Neto, do PSD, na eleição de 2018. Ele focou sua defesa no processo em atacar o deputado Evaldo Gomes, presidente do SDD.
Vereadores e empresários fritam Olavo, que deve sair
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do PSDB de Teresina, vereador Edson Melo, perdeu a paciência com a gestão de Olavo Braz na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Empresários procuraram o vereador para relatar que uma licença ambiental necessária para abrir uma clínica na capital demora até 8 meses para sair.
O descontentamento reforça um coro de outros vereadores e de parte do setor produtivo em Teresina, que reclamam que a Semam está atravancando os negócios na cidade.
O prefeito Firmino Filho escuta tudo com paciência. Mas Olavo deve ser trocado em breve. Um nome cotado para a pasta é a suplente de vereadora Teresinha Medeiros (PSL).
VIAGEM DE FIRMINO
Por falar em prefeito Firmino Filho, ele ficará ausente de Teresina de terça-feira até sexta desta semana, participando do 76º Encontro da Frente Nacional de Prefeitos, em Salvador (BA). O tucano é o vice-presidente nacional da entidade.