Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 501 de 665Pablo reforça Fundação, que terá mais recursos
Por Arimatéa Carvalho
A Assembleia aprovou e seguiu para sanção do governador Wellington Dias projeto do Executivo que altera a lei que regula a Fundação Hospitalar. É uma boa notícia para o deputado estadual Pablo Santos (MDB), que presidiu a instituição até o mês passado e indicou a atual gestora, Nathália Monteiro. Isso porque a mudança fortalece o órgão, que passa a receber repasse maior do Tesouro Estadual, pode receber recursos de emendas parlamentares e terá subvenção social de R$ 13 milhões.
A subvenção servirá para pagar o passivo da Fundação, fornecedores e a folha, além de ter capacidade de atuar melhor nos hospitais. "É de extrema importância essa questão de poder receber recursos de emendas federais, tanto individuais quanto de bancada, porque nenhum hospital consegue funcionar e expandir os atendimentos sem esse suporte de emendas", comenta Pablo.
O deputado cita o caso do Hospital Getúlio Vargas (HGV), sob a gestão da Fundação. O hospital já expandiu em 35% o número de cirurgias (1.250 cirurgias-mês), mesmo sem incremento financeiro. "Agora vai ser possível fazer bem mais", diz, referindo-se às emendas estaduais e federais, subvenção e aditivo. O HGV é um hospital de alta complexidade que atende casos de todo o Piauí e é gerido pelo médico Gilberto Albuquerque.
Jôve tem o apoio de Átila Lira em Piripiri
Por Arimatéa Carvalho
Em Piripiri, a tendência é a pré-candidata a prefeita Jôve Oliveira contar com o apoio dos Lira (deputado federal Átila Lira e Átila Filho, ambos do Progressistas). Jôve foi, inclusive, convidada para participar das filiações na capital. O atual prefeito, Luiz Menezes, foi apoiado pelo grupo do deputado federal Átila Lira em 2016, mas em 2018 votou em Heráclito Fortes e não em Átila.
São as reviravoltas da política. Mesmo Luiz indo ao Progressista, não garante a ele o apoio dos Lira, que tem laços de amizade muito fortes com Jôve.
Com voto contra de Lucy, empréstimos são aprovados na Alepi
Por Sávia Barreto
Com os votos contrários das deputadas Teresa Britto (PV) e Lucy Silveira (Progressistas), além dos deputados Marden Menezes (PSDB) e Gustavo Neiva (PSB ), os pedidos do Governo para contrair empréstimos no valor de R$ 3,3 bilhões foram aprovados ontem na Assembleia Legislativa em sessão que terminou quase 16h.
Com esmagadora maioria, a surpresa ficou mesmo por conta do voto de Lucy, já que o Progressistas é da base do Governo. Na avaliação do deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), o estado saiu ganhando. "Respeito a oposição, mas é de extrema importância os empréstimos que Governo faz neste momento para o Piauí, principalmente por levar em conta a crise que o País vive e a necessidade do Piauí de fazer investimentos. Neste caso, os empréstimos são de uma importância imensa para buscar o desenvolvimento do nosso Estado", ponderou Gomes.
W.Dias vai convocar deputados de volta para secretarias
Por Sávia Barreto
A coluna Primeira Mão apurou com fontes do Governo e da Assembleia Legislativa do Piauí que o governador Wellington Dias (PT) vai chamar de volta às secretarias estaduais alguns deputados que retornaram à Assembleia Legislativa do Piauí no início de setembro. O argumento na época era de que eles votariam os pedidos de empréstimos - que já foram aprovados na sessão desta terça-feira, 24 - para ajudar o Governo e também indicar emendas no Orçamento do Estado (este último só é votado no final do ano).
Suplente ouvido pela coluna informou que já foi comunicado de que voltará à Assembleia Legislativa. O governador não vai convocar todos os seis deputados de uma vez. Será uma convocação a conta-gotas.
Os suplentes que devem retornar são: B.Sá (Progressistas), Warton Lacerda (PT), Ziza Carvalho (PT), Cícero Magalhães (PT), Belê Medeiros (Progressistas) e Elisangela Moura (PC do B).
O suplente do PT, Ziza Carvalho, que já está em Goiás, onde atua como procurador federal, destaca que retornará ao cargo de deputado se for convocado, mas “não farei nenhum tipo de acordo com o deputado titular”, afirmou, em referência à suposta divisão de verba de gabinete entre o suplente e titular.
Ex-vereador Chico Wilson é o novo subsecretário de Comunicação da PMT
Por Sávia Barreto
O ex-vereador de Teresina Chico Wilson será o novo subsecretário de Comunicação de Teresina. A informação foi confirmada ao blog Primeira Mão pela atual secretária da pasta, Dulce Luz. Wilson já foi presidente da Câmara Municipal de Vereadores e é um nome da velha guarda tucana, ligado ao ex-prefeito Sílvio Mendes. Dessa forma, com mais uma mudança dentre as várias que vem fazendo nas últimas semanas na composição da administração municipal, o prefeito Firmino Filho desenha o xadrez do time que estará do seu lado nas eleições 2020 e adianta, mesmo que indiretamente, quais as peças que está movendo.
Teresinha Medeiros diz que vive “conflito” para decidir se deixa o PSL
Por Sávia Barreto
Nos bastidores, a saída da vereadora Teresinha Medeiros do PSL já é dada como certa. Ela relatou ao blog Primeira Mão que está em “conflito” sobre sua permanência na sigla do presidente Jair Bolsonaro. “Quero continuar no PSL, assim é minha vontade. Mas estamos avaliando. Nada mais legítimo que o partido tenha candidato majoritário e o Valtão (Valter Lima, presidente municipal do PSL em Teresina) é um grande cidadão, nada contra”, argumentou Medeiros.
Mas o conflito está justamente no fato de Medeiros apoiar a gestão tucana do prefeito Firmino Filho, que também terá um candidato próprio, rivalizando assim com o projeto eleitoral do PSL. “O PSL já vinha com uns probleminhas internos, mas o impasse está mesmo porque vejo a gestão do prefeito Firmino Filho como uma gestão de excelência. A gestão do prefeito já é um plano de governo”, argumentou Teresinha, que acrescentou estar conversando com seu grupo político, família é demais partidos para tomar uma decisão. “Nós temos prazo para isso”.
Dudu relata conversa com Dias: governador apontou candidatura própria
Por Sávia Barreto
De acordo com interlocutores do governador Wellington Dias, o PT deve ter mesmo candidato a prefeito de Teresina. E definirá o nome o quanto antes. Segundo o vereador Dudu, que se reuniu recentemente com Dias, o governador afirmou que o “PT tem necessidade de ter candidatura própria na capital”. “A gente teve candidatura em momentos difíceis e não seria agora que não teria. Ele defende que devemos afunilar, porque hoje temos quatro nomes: Franzé Silva, Fábio Novo, Daniel Oliveira e Júnior do MP3”, explicou ao blog Primeira Mão.
Petistas trabalham para que se forme um consenso em torno de um só nome da legenda antes do final do ano. Dudu ressalta que Dias sempre foi bem votado na capital e, portanto, terá papel essencial na eleição de 2020. Em conversa com os vereadores de Teresina na última segunda-feira, Wellington destacou a indicação de obras e aplicação de recursos nas áreas de segurança pública e mobilidade urbana, tidas como gargalos das políticas públicas na capital.
Dr. Hélio candidatíssimo: não vejo motivo para votar nesse outro grupo
Por Arimatéa Carvalho
No final de semana, o secretário estadual de Saúde e ex-prefeito de Parnaíba, Florentino Neto (PT), disse que o nome do ex-prefeito Zé Hamilton (PTB) deve mesmo ser o de consenso das oposições no ano que vem para bater de frente com o prefeito Mão Santa (DEM). Como ele andou com o deputado estadual Dr. Hélio (PL), houve uma dedução: Dr. Hélio então desistiu de sua pré-candidatura em nome do consenso em torno de Zé Hamilton.
Que nada! Nessa segunda-feira, Dr. Hélio disse ao blog que permanece candidatíssimo, pronto para a vitória. Ele não vê motivos para votar no grupo de Zé Hamilton, que não esteve ao seu lado na campanha para a Assembleia Legislativa no ano passado. Dr. Hélio foi o candidato a deputado estadual mais votado em Parnaíba.
"Nosso grupo está unido e forte", avisa. Ele disse que respeita a opinião do secretário Florentino, com quem tem bom relacionamento, mas permanece candidato.
Amanda é nome da oposição contra candidato de Leitoa
Por Arimatéa Carvalho
Filha da ex-prefeita e hoje vereadora Socorro Waquim (MDB), Amanda Waquim é uma advogada bem-sucedida e cheia de qualificações acadêmicas. E é ela a surpresa das oposições para enfrentar o candidato do prefeito Luciano Leitoa (PSB) em Timon.
Amanda é considerada um nome que agrega, oxigena a oposição e não tem a rejeição da mãe, professora Socorro. Caso ela saia mesmo candidata, a professora tentará a reeleição na Câmara. Se a candidata for Socorro, aí o nome para a Câmara passa a ser do filho Ulisses.
O prefeito Luciano Leitoa (PSB) ainda não disse quem irá indicar para a sua sucessão.