Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 502 de 665Valter Alencar nega ter perdido presidência do PSC no Piauí
Por Sávia Barreto
Fonte da coluna com ligações em Brasília, informa que o presidente estadual do PSC não seria mais o advogado e ex-candidato a governador Valter Alencar. Procurado pela coluna para confirmar ou negar a informação, Alencar disse através de nota que segue sim no comando do PSC piauiense. E é pré-candidato a prefeito de Teresina, sendo esse o motivo de ter pedido exoneração do cargo que ocupada no Governo do Rio de Janeiro.
“Valter Alencar requereu a exoneração do Governo do Estado do Rio de Janeiro para se dedicar à campanha das eleições municipais de 2020, já tendo colocado o nome à disposição para disputar a prefeitura de Teresina com aval do Presidente do PSC, Pastor Everaldo Pereira”, diz a nota enviada pela assessoria de Valter Alencar, acrescentando que a decisão de sair do trabalho no RJ foi própria, para poder viabilizar-se no pleito de 2020 na capital piauiense.
PRTB fará reunião e decidirá sobre filiação de Marquinhos Monteiro
Por Sávia Barreto
Deve acontecer nos próximos dias uma reunião no PRTB com a presença do presidente do diretório regional da sigla, deputado estadual Fernando Monteiro, pré-candidatos a vereador e o filho do deputado, o suplente de vereador Marquinhos Monteiro, hoje no Progressistas. Wesley Demes, que deve presidir o partido em Teresina, afirma que mesmo com a presença de Marquinhos, a ideia é criar uma chapa que contemple apenas pré-candidatos novos, sem mandato, e com votação inferior a 1600 votos. Não é o caso do filho de Fernando Monteiro.
Demes diz que os pré-candidatos do partido devem trabalhar baseados nos valores da Direita, na defesa da categoria militar e da segurança pública, na busca pela implementação no Piauí das pautas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro. “O deputado deu sua palavra de que poderíamos compor a chapa da nossa forma, mas qualquer coisa fora disso não condiz com nossas pautas, nossos valores, pois nossa palavra só é uma”, pontuou ao blog Primeira Mão.
Cidadania e Progressistas fazem eventos de filiações em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O Cidadania23 vai realizar nessa segunda-feira em Teresina, às 10h na sede do partido, na Zona Sul da capital, um grande evento de filiações. Também nessa segunda o Progressistas faz evento de filiações na capital, inclusive do deputado federal Átila Lira, que foi expulso do PSB por votar em sintonia com o Governo Bolsonaro na Câmara. O ato será às 11h no Cine Teatro da Assembleia Legislativa.
O presidente do Progressistas, deputado estadual Júlio Arcoverde, explica que na segunda (23) acontecem apenas as filiações de Átila e de Átila Filho. "Vamos fazer um outro evento final de outubro para filiar mais uma leva de prefeitos", antecipa Júlio.
Já o presidenre do Cidadania23, Celso Henrique, conta que o evento da segunda integra o projeto "Cidadania Pé na Estrada". "Realizamos na cidade de Boa Hora, região Norte do Piauí, no final de semana, o projeto de filiações de diversas lideranças politicas, dentre elas a do ex-prefeito Zé Resende", conta.
Durante o evento foi lançada a pré-candidatura de Edna Resende, ex-vereadora, ex-primeira-dama do município e também ex-secretária de Saúde. "O Cidadania23 está construindo chapas competitivas, inclusive incentivando a participação de mulheres e jovens", diz Celso.
Em Teresina, na lista de filiações de segunda estão os seguintes pré-candidatos:
Alexandre Palmer - advogado e empresário no ramo de publicidade;
Cabeça Branca - liderança comunitária da região do Dirceu;
Rosin do Bela Vista - mototaxista;
Antonio Ferreira - sindicalista;
Lucas Madeira - advogado;
Udelci Coelho - sindicalista da hotelaria;
Moura Fé - sindicalista
Florentino e Fábio Abreu fazem dobradinha em projeto social na capital
Por Arimatéa Carvalho
O projeto Gabinete Itinerante da Segurança Pública, que oferece serviços gratuitos para a população de Teresina, está neste final de semana no Residencial Esplanada, na Zona Sul. "Esse é um projeto inovador da Secretaria que além de levar serviços para a população aproxima a gestão pública do povo. Aproveite e vá até a praça Nossa Senhora de Guadalupe e conheça um pouco das ações como registro de ocorrências, expedição de RG, palestras sobre prevenção às drogas, oficina de defesa pessoal e outros", diz a delegada e subsecretária de Segurança, Anamelka Cadena.
Nesta manhã, os secretários de Saúde, Florentino Neto, e de Segurança, deputado federal Fábio Abreu, foram ao Esplanada reforçar os atendimentos. "Fizemos essa ação social através do Hospital da Polícia Militar", explica Florentino.
Solidariedade se prepara no DF e anuncia disputa em 100 cidades do PI
Por Arimatéa Carvalho
Dirigentes, parlamentares e militantes do Solidariedade em todo o Brasil participam do curso "Política Ação" em Brasília se preparando para as eleições 2020.
O Solidariedade Piauí está representado pelo vereador Fábio Dourado; suplente de vereador Scheyvan Lima (presidente da Fundação Wall Ferraz); sociólogo Messias Júnior e pelo advogado Sérgio Ribeiro.
A deputada federal Marina Santos participou da abertura e acompanha o Curso de Formação Política do Solidariedade.
"A meta do Solidariedade no Estado do Piauí é organizar o partido em 100 municípios, participando das eleições 2020 com chapas proporcionais e majoritárias. Paralelo a essa atividade, acontece em São Paulo o Curso Lidera + mulheres que objetiva incentivar a participação das mulheres na política, e o Piauí também participa com 4 filiadas" informou o coordenador da Fundação 1 de Maio no Piauí, Messias Júnior.
Júnior do MP3: “Candidaturas de Daniel e Fábio Novo são teste drive”
Por Sávia Barreto
Para o militante do PT e ativista social Júnior do MP3, as pré-candidaturas do deputado Fábio Novo e do ex-secretário de Justiça Daniel Oliveira, são apenas “teste drive” que cada um está fazendo visando de lançar para outros cargos. No caso de Daniel, seria para a cadeira de deputado estadual com votos do tio Dr.Hélio (PL). Já Fábio Novo (que decidiu ficar mesmo no mandato de deputado e não retornar para a secretaria de Cultura), teria na visão de Júnior, o intuito de se candidatar ao cargo de deputado federal em 2022. “Vamos para as prévias”, avisou Júnior, que também é pré-candidato a prefeito.
Para Júnior do MP3, que vocaliza aquilo que muitos petistas só falam nos bastidores, o grande objetivo do partido é indicar o vice do deputado federal Fábio Abreu (PL). O vereador Dudu, por sua vez, rebate Júnior do MP3: “Não acredito nessa tese. Eu defendo a candidatura própria e o partido que quer sobreviver, precisa de candidatura própria. Se não tiver, vai encolher e pode perder o número de vereadores na Câmara de Teresina”, avaliou o vereador.
Saúde tem novo recorde de cirurgias e atendimentos
Por Arimatéa Carvalho
Os dados da produção hospitalar divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) do período de janeiro a julho de 2019 apontam para a realização de 61.557 cirurgias e 2 milhões de procedimentos ambulatoriais neste ano.
O maior crescimento, em relação ao mesmo período do ano passado, se deu nos hospitais de Floriano, Parnaíba e Esperantina, que figuram nas três primeiras colocações em aumento do número de cirurgias. O secretário Florentino Neto disse que a meta é ampliar ainda mais o crescimento até dezembro.
Evaldo sobre pré-candidatura de Telsírio a prefeito:“Convenção decide”
Por Sávia Barreto
Se uma andorinha só fizer verão, o jornalista Telsírio Alencar será candidato a prefeito de Teresina pelo Solidariedade. É o que ele almeja, apesar do Solidariedade já ter batido o martelo que estará ao lado do prefeito Firmino Filho e do candidato da situação nas eleições 2020 em Teresina. “Entendemos e respeitamos a hierarquia do partido. Tenho direito de participar e já comuniquei minha candidatura à deputada Dr. Marina, nossa deputada federal”, afirmou Telsírio. Outro que também coloca o nome para disputar a PMT é o Major Paulo Roberto, que responde a processo pedindo sua expulsão da sigla. Ele avisa que se for expulso, vai apelar à Justiça para continuar filiado
Em conversa com a coluna Primeira Mão, o presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes, informou que Telsírio e Major, assim como qualquer filiado, têm todo o direito de colocar o nome na disputa, mas quem decide mesmo é a convenção partidária. Evaldo está em Brasília, tratando justamente de questões partidárias. Como se sabe, Gomes tem o comando do partido e é difícil que uma dissidência obtenha êxito.
Dr.Pessoa e time do MDB fazem encontro com pré-candidatos sem Lobão
Por Sávia Barreto
Para quem achava que Dr.Pessoa havia “mergulhado” nos últimos dias, ele voltou à tona em reunião na noite desta quinta-feira, 19, na sede do MDB em Teresina. O pré-candidato a prefeito pelo MDB esteve ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, do pré-candidato a vice, Robert Rios (PSB), do vereador Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de Teresina, do vereador Zé Nito e do ex-deputado Antônio Félix. Na pauta, a discussão principal foi a formação da chapa proporcional do MDB, que entra com nomes competitivos e já testados nas urnas. O vereador Luís Lobão (MDB), não foi escalado para o encontro.
Mais mudanças na PMT: Teresinha assume Semam e Gustavo a Semest
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), está fazendo ajustes no seu secretariado azeitar melhor o funcionamento da máquina. As mudanças no tabuleiros administrativo prosseguem com a volta do vereador Ricardo Bandeira (PSL) para a Câmara de Teresina. Com o retorno, a suplente Teresinha Medeiros (PSL) sai do Legislativo e assume a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) no lugar de Olavo Braz.
Na Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), comandada por Ricardo Bandeira, ficará o vereador Gustavo de Carvalho. E na vaga dele na Câmara entra o hoje presidente da Prodater, Edu Aguiar, que é o primeiro suplente. Edu está ainda no Patriotas, mas deve sair na "janela" do próximo ano para o PTC, onde concorrerá a vaga novamente na Câmara.
O prefeito vai definir o destino de Olavo Braz e quem ficará na Prodater no lugar de Edu Aguiar.