Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 503 de 665Rejane no comando do PTC. Gustavo retruca: “Mais uma fake news”
Por Arimatéa Carvalho
Fonte da coluna no PT informou que o presidente nacional do PTC, Daniel Tourinho, confirmou que nessa quinta-feira desliga Gustavo Henrique do comando do PTC no Piauí. Como o deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) não aceitou comandar a sigla, o indicado seria do grupo da deputada federal Rejane Dias (PT). O nome deve ser conhecido até o final da semana.
Atual comandante do PTC no Estado, Gustavo Henrique classifica a informação de fake news e diz que o interesse por trás disso é desestabilizar seu grupo de pré-candidatos a vereador. Ele disse que conversou novamente com o presidente Daniel na quarta-feira e confirmou que não existe intenção de tirá-lo do comando do partido.
A primeira-dama e deputada federal, argumenta Gustavo Henrique, não é uma gestora partidária e a tendência é reforçar o PT, não focar em outra sigla.
Jardim do Mulato: prefeito e vereador disputam autoria de postes
Por Sávia Barreto
Em Jardim do Mulato, ainda rende a discussão entre o prefeito Airton Veloso e o vereador Pitu. Isso porque tanto o vereador como o prefeito teriam alegado serem responsáveis por trazer os postes do projeto federal Luz para Todos ao município. “Agora eu quero ver dizer que trouxe o programa para o município”, disse Airton, alegando que o Ministério Público Federal investigará supostamente quem estaria se aproveitando politicamente de um programa federal.
Por outro lado, com a crise financeira em todo o país, a aquisição de recursos para os municípios está cada vez mais burocrática e difícil. Vereadores como Pitu alegam que precisam se empenhar junto aos seus deputados federais e estaduais para conseguir recursos via programas federais. Nesse caso, o vereador justifica que os recursos com a iluminação pública foram obtidos via Luz Para Todos através de intermediação do deputado federal Júlio César (PSD).
Margarete é eleita para nova Comissão Especial
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) foi eleita por unanimidade a presidente da Comissão Especial para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 24/19 sobre as despesas de instituições federais de ensino (IFEs). A proposição da Comissão, que foi instalada na quarta-feira, é da deputada Luiza Canziani, com relatoria da deputada Tábata Amaral.
A comissão vai analisar a proposta da deputada Luisa Canziani (PTB-PR) que permite que os recursos diretamente arrecadados pelas instituições federais de ensino sejam usufruídos integralmente por elas próprias. A proposta está em sintonia com o programa Future-se, do Governo Federal, que prevê aumentar os recursos privados nas universidades federais que passariam a ser geridas por uma organização social.
O governo afirma que as universidades que aderirem ao Future-se poderão utilizar seus recursos próprios vindos de aluguéis, por exemplo. Hoje, esse dinheiro soma R$ 1 bilhão e fica para o Tesouro Nacional para não aumentar o déficit público.
Carlos Daniel vai para SDU Norte e Weldon assumirá Strans
Por Sávia Barreto
Conforme a coluna Primeira Mão adiantou na manhã desta quarta-feira, 18, a Prefeitura de Teresina avaliava mudanças no comando da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, a Strans. No início da tarde, o secretário de Governo, Fernando Said, confirmou ao blog Primeira Mão, que Welton Bandeira Alves, atual superintendente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano da região Norte, é o nome mais cotado para assumir a Strans.
Carlos Daniel, que hoje comanda a Strans, deve ir pra SDU Norte. O prefeito Firmino Filho viajou pra participar de evento em São Paulo e retorna no domingo. Dessa forma, a mudança só será confirmada na segunda-feira.
Nos bastidores, ambos são vistos como nomes técnicos da Prefeitura de Teresina, ou seja, não são mudanças que tenham cunho de acomodação política.
Após mudança, Said nega saída de Carlos Daniel da Strans
Por Sávia Barreto
Depois de colocar Fernando Said na secretaria municipal de Governo no lugar de Raimundo Eugênio e promover a jornalista Dulce Luz na pasta de Comunicação, a prefeitura de Teresina nega novas mudanças na administração municipal, em particular na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, a Strans.
A coluna recebeu informações de que Daniel teria se desentendido com o prefeito Firmino Filho e pedido exoneração do cargo. Fernando Said negou o fato à coluna Primeira Mão, mas admitiu que há conversas para que sejam realizados ajustes na gestão do órgão.
“Não tem nada certo sobre isto. O que houve foi apenas um diálogo do prefeito com Daniel sobre alguns aspectos de gestão na STRANS.
Não tem nada definido de saída do Daniel”, disse Fernando Said.
Sérgio e Luís André fazem as pazes após discussão por candidatura
Por Sávia Barreto
“A amizade predominou e a gente se encontrou hoje de manhã na Câmara, fizemos as pazes. Ele me pediu desculpas e eu também pedi desculpas ao Luís André, tudo ficou bem resolvido entre nós”, afirmou o suplente de deputado Sérgio Bandeira, após encontro com o presidente estadual do PSL no Piauí, vereador Luís André, na Câmara Municipal de Teresina na manhã desta quarta-feira, 18.
O conflito ocorreu porque Luís André pressionou uma decisão do pai de Sérgio, o vereador Ricardo Bandeira, sobre a candidatura de Ricardo pelo PSL ou do filho pelo Podemos. André argumentou que o partido precisava organizar a estratégia da chapa e não poderia esperar a decisão da família sobre o rumo nas eleições. Sérgio, por sua vez, não gostou do tom e provocou Luís André a entregar os cargos na prefeitura de Teresina.
Como Sérgio Bandeira não é filiado ao PSL, alegou que não irá mais “se meter nos assuntos do partido deles”. “Vereador Ricardo que é filiado lá que vai resolver os assuntos referentes ao PSL”, argumentou.
Vereadores acertam ida ao Patriotas e sigla terá maior bancada da CMT
Por Sávia Barreto
Fonte da coluna Primeira Mão que esteve presente em uma reunião do prefeito Firmino Filho (PSDB) com vereadores de Teresina, informa que caso seja mantida a palavra dos parlamentares, o Patriota terá a maior bancada da Câmara Municipal. Iriam para o partido os seguintes vereadores:
Neto do Angelim
Gustavo de Carvalho
Zé Filho
Valdemir Virgino
Nilson Cavalcante
Poliana Rocha
Pedro Fernandes
Stanley Freire
E ainda há a possibilidade de entrada do vereador do Cidadania, Dr. Lázaro.
No caso de Stanley Freire, ele poderia ir para outra sigla caso o pai, apresentador e suplente de deputado federal Silas Freire, for candidato a prefeito da capital.
Os pontos a favor de Daniel Oliveira na disputa do PT em Teresina
Por Sávia Barreto
O vereador Dudu desistiu oficialmente de sua pré-candidatura a prefeito de Teresina pelo PT. Ele reuniu em seu gabinete o vereador Deolindo Moura e o presidente municipal Cícero Magalhães, para anunciar apoio ao nome de Daniel Oliveira, ex-secretário estadual de Justiça e advogado.
Daniel tem bons atributos: o perfil de gestor, é um nome novo na política e tem o apoio da deputada federal Rejane Dias (PT). Os petistas acreditam em afunilamento até o próximo ano, mas isso não acontecer, haverá prévia. Refazendo a contagem: Daniel Oliveira, Franzé Silva, Fábio Novo e Júnior do MP3 são os quatro pré-candidatos do PT à PMT até agora. A ideia de candidatura própria retomou fôlego na sigla.
Paixão: nunca chegou nada sobre Isadora; PCdoB faz reunião
Por Arimatéa Carvalho
Sobre um suposto veto ao nome de Isadora Cortez no PT, em reunião que teria acontecido na segunda-feira, o presidente do PT de Teresina, Gilberto Paixão, afirma que nunca chegou nenhum pedido de filiação de Isadora e não houve reunião alguma.
"Quem decide acerca das filiações é a executiva municipal. Quem recebe os pedidos sou eu com o secretário de Organização do PT de Teresina, e posso afirmar que tal informação é falsa", afirmou Paixão. Ele garante que nunca recebeu nada a respeito e nunca se tratou da filiação de Isadora.
REUNIÃO NO PCdoB
Na noite desta terça-feira, o PCdoB realizou reunião para tratar da informação de que o partido teria tentado filiar Isadora Cortez ao PT para viabilizar a eleição dela para vereadora em Teresina.
Com Enzo no Solidariedade, PC do B estuda Isadora concorrendo no PT
Por Sávia Barreto
Fonte da coluna ligada à cúpula do PC do B, informou que o partido estava estudando a possibilidade de encaixar na chapa do PT a jornalista Isadora Cortez, sobrinha do secretário estadual de Governo, Osmar Júnior. Isso porque o partido já vê como certa a saída do vereador Enzo Samuel para o Solidariedade, já que Enzo quer continuar na base de Firmino Filho e o PC do B deve marchar com o candidato do governador Wellington Dias na disputa pelo Palácio da Cidade.
Mas no PT, a ideia sofreu resistências: "Nesse momento não queremos nem vamos tirar lideranças de partido nenhum. Queremos é que eles se fortaleçam, e para se fortalecer, é com suas lideranças", frisou Cícero Magalhães, presidente municipal do PT em Teresina.