Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 504 de 665Teresa chama Franzé de machista; petista rebate
Por Sávia Barreto
Os santos da deputada estadual Teresa Britto (PV) e do deputado Franzé Silva não bateram mesmo. Depois de ter um requerimento rejeitado na Assembleia Legislativa com a solicitação de mais informações a respeito do pedido de empréstimo do Governo do Estado, Britto chamou os colegas parlamentares de "subservientes". Foi o suficiente para Franzé dizer que ela quebrou o decoro parlamentar. Mas Teresa retrucou: "Machismo puro!". A deputada diz conhecer muito bem o regimento e afirmou que Franzé nunca tratou os outros deputados oposicionistas do jeito que trata ela. "Aqui ele não manda na deputada Teresa Britto, não!".
Ela trata todo mundo mal!
A coluna também ouviu o próprio Franzé, que nega ter sido machista em relação a Teresa Britto: "Quem acompanha a Alepi sabe que isso não é verdade", disse o petista, aproveitando para apontar críticas ao comportamento da colega: "Meu comportamento é sempre respeitoso e ela não está sendo com os pares. Ela sabe que tem tem mandato, tem independência", argumentou.
Solidariedade decide: sigla de Evaldo fica com Firmino e descarta PTC
Por Sávia Barreto
Apesar de ter circulado fortemente nas últimas semanas como partido que poderia compor com o deputado federal Fábio Abreu (PL) em uma chapa para disputar o comando da Prefeitura de Teresina, a Executiva Municipal do Solidariedade de Teresina reagiu em sentido oposto. Em reunião com o deputado estadual Evaldo Gomes, que preside a legenda no estado, a cúpula do Solidariedade reafirmou, por unanimidade, o apoio incondicional ao candidato a ser indicado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) em 2020 na capital.
Os membros da direção - entre eles o vereador Gustavo Gayoso, Scheyvan Lima e Messias Júnior - afastaram qualquer possiblidade do partido apoiar outro candidato que não seja da base do prefeito e tem como estratégia a eleição de quatro vereadores em 2020.
Decidiu, também por unanimidade, que não há nenhuma possibilidade de organizar ou fortalecer outro partido que não seja o SDD, ou seja, foi descartada a hipótese da ida do ex-vereador Edvan Silva para o PTC. Ele havia sido convidado pela cúpula nacional do PTC para dirigir a legenda no lugar do advogado Gustavo Henrique.
Fernando Said vai para secretaria de Governo e Dulce assume Semcom
Por Sávia Barreto
Mudanças no secretariado do prefeito Firmino Filho: o advogado Fernando Said deixa a secretaria de Comunicação do município e vai para a pasta de Governo. Em seu lugar fica a subsecretária, a jornalista Dulce Luz. A informação foi confirmada ao blog Primeira Mão pela própria Dulce.
Fernando já apareceu em pesquisas de intenção de voto para o cargo de prefeito de Teresina, mas nega pretensões políticas. Ele já vinha trabalhando nos bastidores como um articulador político e sua ida oficial para a a secretaria de Governo é vista como um credenciamento a mais no plano político. O atual secretário de Governo é Raimundo Eugênio.
Daniel Oliveira também é pré-candidato pelo PT. Agora são 5
Por Arimatéa Carvalho
O advogado Daniel Oliveira, ex-secretário estadual de Justiça, voltou de viagem pessoal e religiosa com sua esposa inspirado e determinado a ser candidato a prefeito de Teresina pelo PT. Agora já são 5 os pré-candidatos do partido do governador W. Dias: vereador Dudu, deputados estaduais Fábio Novo e Franzé Silva, Júnior do MP3 e o ex-secretário Daniel Oliveira, que costuma demonstrar foco e perseverança.
O vereador Deolindo Moura acredita que a disputa é salutar e faz parte da democracia interna do partido. Ele está focado em sua candidatura à reeleição.
DEOLINDO PELOS PETS
Por falar em Deolindo Moura, o vereador aprovou na Câmara de Teresina lei que estipula março como o mês de prevenção contra a crueldade contra animais. O parlamentar explica que serão realizadas campanhas e eventos em março alertando para o respeito que se deve ter aos animais. O Dia Nacional dos Animais é 14 de março. "Cada caso noticiado referente ao assuntos nos deixa estarrecidos e revoltados", afirma. Segue para sanção do prefeito Firmino Filho.
Save the date: filiação de Luís Menezes no Progressistas será dia 10
Por Sávia Barreto
O Progressistas, que já é uma força política à parte no interior do estado, se consolida com mais um prefeito filiado. E não é qualquer prefeito. O atual gestor de Piripiri, Luiz Menezes, conversou com o PSDB e o Democratas, mas ficou mesmo com o Progressistas, segundo apurou a coluna Primeira Mão. A filiação de Luís Menezes já tem data para acontecer: dia 10 de outubro. Menezes deixa o MDB após desentendimentos com o deputado João Mádison, que alegou infidelidade do pai do tucano Marden Menezes nas últimas eleições estaduais. Mádison afirma que Luís não votou nos candidatos da sigla.
Os vices de Fábio Abreu: Carlos Augusto admite conversa com PSD e SDD
Por Sávia Barreto
O deputado federal Fábio Abreu, pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PL, tem conversado com diversas siglas que podem compor para indicar a vaga de vice em sua chapa. Além do PT - sempre cotado, mesmo trabalhando hoje com o horizonte da candidatura própria - há diálogo aberto com o Solidariedade e o PSD, do deputado estadual Georgiano Neto, que também mantem a pré-candidatura a prefeito de Teresina.
"Vamos esperar ele se afastar da secretaria de Segurança, lá para março, para escolher o vice. Temos conversado, principalmente, com os partidos da base aliada e com as comunidades também. Temos conversado sim com o Solidariedade e o PSD. Tudo no tempo certo. Ainda não sabemos quem é o candidato do prefeito Firmino Filho, que deve vir fortíssimo", argumentou Augusto, deixando claro que a estratégia da oposição também dependerá das cartas jogadas pelo prefeito nesse xadrez eleitoral.
Franzé Silva defende Fábio Novo: “Se foi do PSDB, é passado”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Frazé Silva saiu em defesa de seu concorrente na disputa interna pela indicação do PT para concorrer à PMT em 2020, mostrando o clima diplomático, bem ao contrário da disputa pelo controle do diretório municipal e estadual da legenda.
Questionado pela coluna Primeira Mão a respeito do fogo amigo que aponta uma relação muito próxima entre Fábio e o prefeito Firmino Filho (PSDB ), Franzé foi taxativo: "Deputado Fábio Novo é valoroso no PT. Se lá atrás ele teve uma ligação com o PSDB, isso ficou no passado. É um dos nossos militantes mais valorosos, que sempre defende as bandeiras do PT. Assim como o Cícero Magalhães, cuja ligação com o deputado Themístocles Sampaio é de amizade", justificou Franzé.
Promotor e auditor ameaçam inviabilizar empréstimo do Governo no Piauí
Por Sávia Barreto
Semana passada, durante uma audiência, um promotor de justiça de Teresina e um auditor do Tribunal de Contas declararam abertamente que têm a missão de detonar o Governo do Estado. Eles disseram aos presentes, inclusive membros do governo, que não irão descansar até derrubar a nota B que o estado conseguiu junto ao Tesouro Nacional.
Fontes ouvidas pela coluna Primeira Mão e que estavam presentes no momento, disseram que eles garantiram não dar sossego ao governador e que trabalharão para que o estado fique impedido de pedir empréstimos em instituições nacionais ou internacionais. As declarações soam como retaliação em virtude das representações que ambos sofreram recentemente. Os próximos capítulos dessa história devem ser de resposta institucional do Governo do Estado.
Ciro e Firmino retomam agenda juntos no interior do estado
Por Sávia Barreto
Antes de sua fala no evento que empossou o vereador Aluísio Sampaio como presidente municipal do Progressistas em Teresina, o senador Ciro Nogueira cumprimentou o ex-governador Freitas Neto presente à solenidade e disse: “Meu conselheiro e quem está me ensinando os caminhos para chegar no Karnak”. A fala deu margem à especulação cada vez mais forte de que Ciro tem gostado da ideia de ser ele o candidato a governador do Progressistas em 2022.
A despeito disso, Ciro e o prefeito Firmino Filho vão fazer agenda juntos neste próximo final de semana na região de Valença. Outra agenda agenda já está marcada para o dia 27 de setembro, mostrando que a competição é saudável e está longe de sinalizar um rompimento.
Margarete quer alterar lei para que empresas funcionem em presídios
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Margarete Coelho apresentou projeto de lei que altera a lei de execuções penais para permitir que empresas abram unidades dentro de presídios, sem licitação, permitindo que os detentos trabalhem e produzam bens. "A alteração na lei pode trazer benefícios como a elevação da autoestima dos presos e a redução da violência", diz Margarete.
A proposta altera a remuneração dos presos dos atuais 3/4 do salário mínimo para um salário mínimo. Eles poderão enviar o dinheiro e ajudar as famílias. A parlamentar explica que a dispensa de licitação é para estimular as empresas a abrirem unidades dentro das unidades do sistema prisional.