Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 505 de 665Ministro vai liberar dinheiro para a Pedra do Sal dia 30
Arimatéa Carvalho
A proximidade do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (DEM), com o presidente Jair Bolsonaro começou a render frutos práticos para o gestor e para o litoral. No dia 30 deste mês o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o presidente da Embratur, Gilson Machado, além do secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, irão a Parnaíba encontrar o gestor.
O ministro irá anunciar recursos para a revitalização da Praia da Pedra do Sal, um dos mais belos trechos do litoral piauiense. A ordem é, a partir de agora, tornar regular a visita de ministros e anúncio de recursos para a gestão de Mão Santa.
2020 será um ano de policiais candidatos
Por Arimatéa Carvalho
A lista de policiais, militares e civis, que serão candidatos a vereador em Teresina no próximo ano cresce a cada dia: delegada Anamelka Cadena (com o forte apoio do deputado federal Fábio Abreu), delegado Menandro Pedro, delegado James Guerra, coronel Lídio, major Audivam Nunes, major Elizete, major Diego, major Evandro, cabo Mota e soldado Ivo, só para citar os mais conhecidos. Outro policial civil também bastante conhecido dos teresinenses, o experiente investigador Joatan Gonçalves, confirmou que é pré-candidato a vereador em 2020.
Sem contar os que já são do ramo: delegado Samuel Silveira, major Paulo Roberto e R. Silva. E o coronel do Exército Nixon Frota pode entrar nessa conta. Ele ainda está decidindo se sai para prefeito ou vereador.
Convidado para sair candidato a vereador, o delgado Matheus Zanatta disse não. "A eleição para uma vaga à Câmara Municipal não é simples. Nesse momento meu objetivo é cumprir meu papel como delegado na Polícia Civil do Piauí", explicou à coluna.
Fábio quer Solidariedade no seu grupo em 2020
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal e secretário de Segurança, Fábio Abreu (PL), tem interesse em atrair para seu grupo o Solidariedade do deputado estadual Evaldo Gomes, que agora também tem sob seu escopo o PTC. Os dois já conversaram pessoalmente, mas Evaldo permanece aliado do prefeito Firmino Filho (PSDB), inclusive ocupando espaços na Prefeitura como a Fundação Wall Ferraz. Fábio, no entanto, não acha impossível fisgar Evaldo para seu lado. A vaga de vice na chapa de Fábio em 2020 está em aberto, tendo como principais postulantes o PT, o PTB e o PSD de Georgiano Neto.
JuniorFolia
Fábio Abreu alinhava a chapa para vereador do PL: no sábado à noite, foi prestigiar o pré-candidato Júnior Macêdo, que promoveu carnaval fora de época em seu sítio. Estavam por lá também o deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania23) e o presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz.
PTC muda comando no Piauí: sai Gustavo, entra Edvan Silva
Por Sávia Barreto
Gustavo diz que sai
Gustavo Henrique informou à coluna que foi oferecido a ele o comando do diretório municipal em Teresina e algumas cidades do interior que ele quisesse indicar: “Interpretamos que o Edvan Silva é um cavalo de Tróia, empurrado no nosso grupo para disputar a eleição. Ou é para tentar desestabilizar e esfacelar esse grupo”, disse Gustavo. Ele alega que sairá do partido caso Edvan Silva fique como presidente estadual: “Sairá todo mundo. Não vamos nos abater com a movimentação dos poderosos e do poder econômico, que falou mais alto”.
Jeová responde sobre crítica de Graça: “CMT não é casa da Mãe Joana”
Por Sávia Barreto
Após a Câmara Municipal ser acusada de lentidão em relação ao trâmite dos projetos enviados pelo prefeito Firmino Filho, o presidente do Legislativo municipal, vereador Jeová Alencar, respondeu a líder do prefeito, Graça Amorim argumentando que ela tem que reclamar da equipe do prefeito e não da Câmara.
“Às vezes o projeto vem para cá defeituoso, como na concessão dos terminais, que veio para cá como PPP. Ou então vem criando cargos e não tem a indicação orçamentária. Aqui não é a casa da Mãe Joana. Temos técnicos concursados que analisam”, justificou Jeová: “A gente tem ajudado muito a vereadora Graça Amorim”, arrematou ao blog Primeira Mão.
VazaPT: áudios de grupo do Whats mostram briga de Assis e Magalhães
Por Sávia Barreto
A eleição do PT acabou mas as discordâncias entre os grupos do presidente estadual Assis Carvalho e do municipal, Cícero Magalhães, seguem exacerbadas. Agora, com áudios de Whatsapp, vazados do grupo interno dos petistas e aos quais a coluna Primeira Mão teve acesso. Nele, Cícero acusa Assis de não ter ajudado a eleger Merlong Solano como deputado federal, diz que Carvalho não superou a derrota em Teresina e acrescenta que o deputado estaria “fica com essa conversa de que eu sou ligado ao Themístocles Filho, e você? Está com mais de uma eleição, Assis, que você vota no Firmino Filho. Fale a verdade!”.
Assis respondeu lembrando que no caso de Campo Maior, citado do Magalhães, o apoio a ser discutido estava entre ele e a deputada federal Rejane Dias: “Merlong não estava na pauta. Prioritariamente puxado pelo prefeito e o Paulo Martins, fizeram a opção por mim”. Ele também se defendeu de insinuações sobre o fundo partidário: “Quem cuidou do fundo partidário foi a nacional, nunca tratei de fundo partidário. É bom estabelecer a verdade. E quem fazia o acompanhamento aqui no Piauí era a tesouraria”, afirmou Assis. Lembrando que o vereador Dudu era o tesoureiro do partido na época.
Átila Lira se filia ao Progressistas e partido soma 3 deputados no PI
Por Sávia Barreto
Conforme já adiantado pela coluna na semana passada, o deputado federal Átila Lira confirmou nesta quinta-feira, 12, sua filiação ao Progressistas. O anúncio foi feito pelo presidente nacional, Ciro Nogueira. A solenidade de posse já está marcada para o dia 23 de setembro, em Teresina. “É com grande alegria que confirmamos Átila Lira como mais novo Progressista. Será uma referência para todos nós, um grande exemplo”, afirmou o senador.
A ida de Átila foi costurada em conversas anteriores com o presidente estadual Júlio Arcoverde e ficou mais fácil de concretizar com o interesse do filho de Lira, Átila Filho, em se filiar também na legenda.
Dos dez deputados federais da bancada do Piauí em Brasília, o Progressistas agora soma três: Átila, Iracema Portella e Margarete Coelho. Ou seja, é a maior força eleitoral da bancada federal do estado. E, caso Flávio Nogueira deixe o PDT, está tudo encaminhado para que se filie ao Progressistas também. Dessa forma, o partido, sozinho, teria 40% da bancada do Piauí, se credenciando como um dos protagonistas das eleições 2020 e 2022.
Nominata do PSL sai e Luís André é reconduzido ao cargo de presidente
Por Sávia Barreto
Indo na contramão das muitas especulações que surgiram desde que assumiu o comando do PSL no Piauí, o vereador de Teresina, Luís André, foi reconduzido ao cargo de presidente estadual da sigla. A nominata com a confirmação no Tribunal Regional Eleitoral já foi divulgada e André pode respirar aliviado pelos próximos seis meses, já que a comissão é provisória.
“Povo está desesperado”, respondeu o vereador ao comentar sobre a possibilidade de perder o comando do partido para o coronel Nixon Frota.
Os bastidores da candidatura de Fábio Novo: Cúpula resiste
Por Sávia Barreto
“Não pegou nem vai pegar”. Petista de primeiro escalão no comando da sigla fez análise para a coluna Primeira Mão da pré-candidatura do deputado estadual Fábio Novo ao cargo de prefeito de Teresina. Segundo ele, que pediu reservas da identidade, há “desconfiança” do posicionamento do presidente estadual da sigla, Assis Carvalho, em relação ao prefeito da capital, Firmino Filho.
“A cúpula do Assis lançou o deputado estadual Franzé, que é bem mais independente em relação ao Firmino e até pontuou nas pesquisas. Do nada, lançam o Fábio Novo, que é altamente ligado ao Firmino. Se Fábio Novo fosse lançado por outro grupo que não do Assis, teria resistência, mas menos do que sendo lançado pelo Assis. É uma chapa carimbada do Palácio da Cidade”, argumentou o petista.
Ele disse que a cúpula do PT tem a tendência hoje se indicar o candidato a vice-prefeito do secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, que deve disputa a PMT pelo PL. “O PT vê a chance com Fábio Abreu de ganhar um deputado federal em Brasília (Merlong Solano é suplente da chapa governista e seria contemplado). A tendência majoritária hoje do partido é essa aí. Se aparecer um candidato realmente viável, que não seja alinhado do Palácio da Cidade, a gente vai trabalhar pela candidatura própria. Mas se for só candidato laranja, zero chance de passar”.
A coluna também ouviu o militante do partido e ativista social Júnior do MP3 “Respeito muito Fábio Novo como gestor, mas não é a pessoa ideal. Ele não tem militância em Teresina, é cristão novo no PT, tem outra origem, e ainda tem uma relação muito estreita com o prefeito Firmino Filho, que eu respeito. Firmino se indispôs com Themístocles Sampaio para apoiar o Fábio Novo na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa. O Fábio tem uma dívida com ele. E a preocupação do Cícero Magalhães é a eleição filho dele para vereador”, pontuou Júnior.
“No PT, uns são obedientes ao Ciro Nogueira, outros ao Firmino e outros ao Themístocles Sampaio. Poucos são obedientes à militância”, completou.
Médico Ricardo Lobo é pré-candidato a prefeito pelo PSL em Teresina
Por Sávia Barreto
Um nome novo no grupo do PSL tem movimentado a disputa pela Prefeitura de Teresina. É o médico cardiologista Ricardo Lobo, que se reuniu com o presidente estadual da sigla, vereador Luís André e confirmou que está à disposição para participar da corrida pelo comando do Palácio da Cidade.
A informação foi confirmada à coluna Primeira Mão por Luís André e pelo primeiro vice-presidente Manoel Lopes, o Nel, responsável pelo convite a Lobo. Além do médico, a advogada Rubenita Lessa é cotada para concorrer à PMT e o presidente municipal da legenda em Teresina, Valter Lima. Corre por fora – e com apoio de alas bolsonaristas em Brasília – o coronel Nixon Frota.