Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 506 de 665Impasse no PSD: “Cida não é a bala que matou Kennedy”, diz AJL
Por Sávia Barreto
A coluna resolveu perguntar ao pré-candidato a vereador pelo PSD,, como ficou a situação da vereadora Cida Santiago na legenda, já que grupo de pré-candidatos da sigla têm alegado que a parlamentar não está contribuindo na formação da chapa. O argumento deles é que ela já tem sua reeleição praticamente garantida, e não está ajudando com o coletivo.
“Aqui é prego batido e ponta virada: não é pra mim, é para os novos pré-candidatos que entrarão no partido. Ou ela cede, fazendo com que o partido se fortaleça, ou aqui ela não fica, pois ninguém se elege sozinho”, avisou Lira ao Primeira Mão.
O ex-vereador vai além: "Nenhum vereador eleito em Teresina terá coeficiente de 15 mil votos. Só tem dois motivos para um vereador de mandato estar num partido: ser puxador de voto, o que não é o caso dela, e o segundo é bancar o partido, que pior ainda não é o caso dela. Por que grupo unido vai eleger ela? Ela não é a bala que matou Kennedy", comparou.
PT entrega hoje nome de Fábio Novo como pré-candidato a prefeito
Por Sávia Barreto
Está marcado para esta quarta-feira, às 17h, a apresentação oficial da candidatura do deputado estadual Fábio Novo como pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT. Fábio Novo é da corrente CNB, a mesma do presidente estadual, deputado federal Assis Carvalho. No PT, há todo um trâmite interno e a discussão deve passar, prioritariamente, pelo diretório municipal. Dessa forma, os representantes da corrente CBN vão levar através de ofício o nome de Fábio tanto ao atual presidente do diretório municipal em Teresina, Gilberto Paixão, como ao presidente eleito, Cícero Magalhães.
O secretário geral da sigla, João Pereira, explicou ao blog Primeira Mão que primeiro há interesse do pré-candidato em entrar na disputa eleitoral para cargo majoritário, em seguida, o apoio da corrente, e depois um diálogo com a as bancadas estadual, municipal e pré-candidatos a vereador: “Tem todo um rito a ser seguido para unificar a pré-candidatura em torno do deputado Fábio. Serão vários diálogos internos, respeitando as correntes e a direção eleita”, explicou João, acrescentando que o lançamento da pré-candidatura só ocorrerá quando tudo estiver “unificado”.
Severo leva 3 prefeitos e 2 ex-prefeitos para conversar com W. Dias
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Severo Eulálio (MDB) e os prefeitos de diversos municípios se reuniram na terça-feira com o governador Welligton Dias (PT) no Palácio de Karnak. “Mais uma vez procuramos benefícios e melhorias para os nossos municípios e por esta razão apontamos medidas importantes na construção de obras, que auxiliam diretamente o desenvolvimento das cidades", comentou o parlamentar.
Severo afirma que irá se empenhar cada vez mais para levar recursos através de emendas e do acesso às secretarias estatuais. Ele levou os prefeitos Ademar (Belém do Piauí), Osires (Baixa Grande do Ribeiro), Eduardo Henrique (Júlio Borges) e os ex-prefeitos Geraldo (Demerval Lobão) e Nonato Marreiros, de Pimenteiras.
Júnior Macêdo, ex-Juventude do PTB, é convidado de Fábio Abreu
Por Arimatéa Carvalho
O diretor de Desporto da Fundespi, Júnior Macêdo, tem transitado bem no meio político, despertando inclusive o interesse de algumas siglas. Mesmo com sua imagem fortemente ligada ao PTB de João Vicente, onde presidiu a Juventude do partido por alguns anos, pré-candidatos ao Palácio da Cidade como o deputado federal Fábio Abreu (PL) querem o jovem compondo em sua chapa.
Aliás, nos bastidores, Júnior Macêdo é apontado como o dono de uma vaga na Câmara pela cota de Fábio Abreu, em decorrência da sua forte contribuição e desenvoltura política na campanha do capitão. Júnior tem costurado uma forte rede de lideranças, inclusive na disputada Grande Pedra Mole.
Marden critica segurança e revela que população construiu celas
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Marden Menezes- PSDB criticou em sessão na Assembleia Legislativa do Piauí sobre "o descaso do Governo do Estado em relação ao segurança pública". Ele contou que em Piripiri a sociedade civil se uniu e construiu duas celas para a delegacia do município.
“Acho louvável e parabenizo a iniciativa do promotor Marcelo Monteiro, que arrecadou recursos para a construção dessas duas celas para a cidade, mas é um absurdo, a sociedade que paga impostos, ainda ter que arcar com essa despesa que é de obrigação do governo”, destacou o deputado.
Sérgio avisa a Luís André: “Seja coerente e entregue seus cargos”
Por Sávia Barreto
Depois do presidente estadual do PSL dar um ultimato ao vereador Ricardo Bandeira - hoje afastado como secretário municipal de Economia Solidária - foi a vez do filho de Ricardo, Sérgio Bandeira (pré-candidato a vereador pelo Podemos) dar o troco: “A legislação brasileira permite que a gente decida (quem vai ser o candidato da família) faltando seis meses da eleição. Se o Luís André não quer mais o Ricardo Bandeira no PSL, ele fique à vontade”, avisou Sérgio em conversa com o blog Primeira Mão.
Ele diz ainda que para Luís André ser coerente, deveria entregar os cargos na Prefeitura, já que o PSL terá candidato próprio em Teresina: “Isso vale para a Teresinha Medeiros, o Luís André e o Ricardo Bandeira...”. Ou seja, mais um dia sem o PSL pacificado.
Oposição barra projetos e Edson Melo acusa “politização eleitoral”
Por Sávia Barreto
Aprovados em primeira votação mas com pedidos de vista da oposição na segunda votação, o projeto da Parceria Público Privada (PPP) da coleta e transporte do lixo domiciliar e a concessão do Sistema Inthegra serão alvo de debate nos próximos dias na Câmara Municipal de Teresina. “Não me convenci de que a licitação para cuidar dos terminais seja a melhor saída”, disse ao blog Primeira Mão o presidente da Casa, vereador Jeová Alencar, que pediu vistas. Ele argumenta que já existem empresas de terceirizados na Prefeitura que podem cuidar da função delegada na concessão. Jeová cobra “transparência”: “A empresa que vai cuidar dos terminais será paga com dinheiro público, ou seja, o usuário vai pagar. Não existe almoço grátis na administração pública”.
A mensagem do prefeito solicitando autorização para um empréstimo de R$ 30 milhões na área da segurança pública que foi enviada na semana passada, não tem previsão de ser lida. Jeová Alencar destaca que antes quer chamar o secretário de Assistência Social, Samuel Silveira, para prestar esclarecimentos. “Precisamos dos dados para colocar em pauta. Saber realmente o custo e se já foi implementado em outros lugares, com resultado”. Mesmo com maioria na Câmara Municipal, a PMT tem encontrado resistências ao encaminhamento de projetos no Legislativo.
Edson Melo defende
Para o presidente municipal do PSDB em Teresina, vereador Edson Melo, a oposição está politizando temas administrativos para transformá-los em viés eleitorais. “Infelizmente está havendo politização em todas as ações da Prefeitura e isso não é bom para cidade”, afirmou ao blog.
Ele argumenta que a concessão para explorar os terminais é positiva para o usuário: “Só tem a ganhar”, disse Melo. Na avaliação do vereador, a oposição deturpa o projeto: “Esse projeto não influi nem contribui com a operação do sistema, que será comandada pela Strans, que terá lá dentro seus fiscais”, pontuou.
Segundo Edson, o único objetivo da PMT é diminuir custos: “E isso acontecerá com a concessão para empresas explorarem o espaço e fazerem a limpeza desses terminais”. O vereador afirma que há politização também a respeito da faixa exclusiva no bairro Dirceu e demais vias da capital: “Essas faixas já existem há muito tempo... só porque se aproxima as eleições, esse tipo de discussão vem à tona”.
Fábio, Xavier e Augusto dão o tom da campanha com pré-candidatos
Por Sávia Barreto
Pelo menos 20 pré-candidatos a vereador do PL se reuniram nesta terça-feira em almoço com o deputado Fábio Abreu, cotado para disputar a Prefeitura no pleito de 2020. No encontro com o presidente estadual do PL, Fábio Xavier, e o deputado Carlos Augusto, foi dado o tom da campanha de Abreu: “Vamos mostrar o que queremos para Teresina para transformar essa cidade em uma cidade de oportunidades. Temos um país de desempregados, mergulhados nas drogas, depressão”, disse Carlos Augusto à coluna, lembrando que essa foi a primeira reunião da sigla com os possíveis pré-candidatos do PL. “Para evitar discussão política antecipada fizemos só agora o encontro. Era uma cobrança, havia essa pressão dos pré-candidatos. É o início de uma conversa com lideranças“, destacou Augusto, que preside o PL em Teresina.
Após especulações de que perderia PTC, Gustavo Henrique diz que fica
Por Sávia Barreto
O ex-candidato a senador Gustavo Henrique embarcou para Brasília e se reuniu com o presidente nacional do Partido Trabalhista Cristão, Daniel Tourinho, que “reafirmou o compromisso de reestruturação do partido no Piauí com carta branca para as definições necessárias para as tratativas rumo às eleições de 2020”, disse Gustavo à coluna Primeira Mão. Ele deixou claro que teve o aval da direção nacional para prosseguir no comando da sigla no Piauí, apesar das últimas especulações de bastidores de que o PTC poderia mudar de comando. “Foi também sinalizado o apoio e continuidade do nosso trabalho a frente do partido em nosso Estado”, disse.
Magalhães: “Candidatura própria em Teresina não é para massagear ego”
Por Sávia Barreto
O novo presidente municipal do PT em Teresina, o suplente de deputado estadual Cícero Magalhães, destacou ao blog Primeira Mão que as mágoas da disputa eleitoral interna da sigla já foram superadas: “Para mim, a disputa acabou. Fica a responsabilidade do dirigente Magalhães para fortalecer nossa chapa de pré-candidatos a vereadores e vereadoras”, afirmou. Cícero, no entanto, não deixa de alfinetar o grupo derrotado: “Há certa dorzinha de cotovelo por causa da eleição de domingo. A cereja do bolo ficou em Teresina com a gente”.
Aliança com Palácio da Cidade
O foco do partido agora está centrado na corrida eleitoral de 2020. E Magalhães dá o recado: “Aliança com o Palácio da Cidade o PT não terá. Se alguém pensa assim, perdeu a esperança domingo”, disse, respondendo também às insinuações de petistas sobre sua ligação com o deputado estadual do MDB, Themístocles Sampaio. “Minha amizade com o Themístocles não inclui esse tipo de relação”, frisou.
Não tá para brincadeira
Magalhães também responde à críticas do presidente estadual do PT, o deputado federal Assis Carvalho, de que ele não defenderia candidatura própria na capital. “O PT terá a melhor estratégia do partido... vamos ouvir o governador, não vamos ser arrogantes de não ouvir a direção estadual. Não vou deixar de defender a candidatura própria do partido. Só que tem que ter articulação para ter candidatura própria. Tem que falar com partidos da base do governo. Candidatura própria não é para brincar nem massagear o ego de ninguém”, argumentou Cícero.
Candidatura de Fábio Novo
A respeito de uma eventual candidatura a prefeito de Fábio Novo, deputado petista e ex-secretário de Cultura, Cícero Magalhães ressalta que não ouviu o interesse eleitoral sendo vocalizado pelo próprio deputado: “Não ouvi ainda o companheiro Fábio colocar o nome e não vai ser direção nacional que vai impor um nome. Vamos fazer reunião essa semana e vamos avaliar os companheiros e companheiras que colocarem seu nome. Não vamos é colocar o nome e a pessoa vir nos desautorizar”, pontuou. “Não abrimos mão da condução da eleição ser do diretório municipal”, avisou.