Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 507 de 665Só pomada W.DiasGloss para resolver impasse no PT após eleição
Por Sávia Barreto
Após a acirrada disputa entre Assis Carvalho e Dudu, e entre Paixão e Cícero Magalhães, parece que as mágoas relacionadas à eleição interna do PT ainda vão demorar para serem saradas. E o embate político trouxe à tona outras questões que haviam sido relegadas a segundo plano na pauta petista. De um lado, Assis Carvalho alega que Magalhães não defende candidatura própria no PT em Teresina. De outro, Dudu alega que Assis é quem age para o PT não ter nenhum nome competitivo. Para resolver, só a pomada W.DiasGloss!
Fogo amigo
Dois petistas ouvidos pela coluna Primeira Mão disseram o seguinte: “Magalhães vai defender sim a candidatura própria. Mas é curioso o Assis criar isso agora, parece que ele mesmo vencendo o estadual sentiu muita a perda de Teresina. E também é curioso o Assis dizer isso e ter aliança com o Firmino”. Outro petista foi taxativo: “O Magalhães é ligado ao Themístocles Sampaio e o Assis Carvalho é ao Firmino. É claro que os dois não vão querer candidatura própria”, alfinetou.
Fábio Novo pode ser candidato a prefeito de Teresina pelo PT
Por Sávia Barreto
A respeito da candidatura própria do PT em Teresina, o deputado federal Assis Carvalho saiu-se com a sugestão de um nome literalmente novo nas discussões da sigla: o do ex-secretário estadual de Cultura e deputado Fábio Novo. Há alguns poréns, segundo petistas ouvidos pela Primeira Mão: primeiro, saber se Fábio quer mesmo entrar nessa disputada já descartada por outros petistas escaldados, como Franzé Silva.
Segundo, é preciso saber se o governador Wellington Dias vai embarcar na candidatura da legenda. Pois sabe-se que sem Dias envolvido na campanha, qualquer nome petista não passa do teto histórico da sigla na capital. O PT tem a chance de compor com nomes competitivos da oposição, como Fábio Abreu (PL) e até mesmo Dr.Pessoa (MDB).
PTC teria sido oferecido a Evaldo Gomes, que recusou
Por Sávia Barreto
A respeito da polêmica no PTC envolvendo a possibilidade do ex-candidato a senador Gustavo Henrique perder o comando estadual da sigla para um indicado da deputada federal Rejane Dias (PT), a coluna Primeira Mão apurou nos bastidores que o partido foi oferecido pela direção nacional ao deputado estadual Evaldo Gomes.
Evaldo, que preside hoje o Solidariedade e já foi presidente do próprio PTC, não estaria interessado em comandar outra legenda. Ele prefere centrar esforços na composição da chapa do Solidariedade.
Divisão de verba indenizatória: caso da Alepi se repetiria na Câmara
Por Sávia Barreto
O problema envolvendo a volta de seis deputados titulares a Assembleia Legislativa na última semana, ainda repercute nos bastidores da política. Vereador que entende dos meandros da Câmara Municipal da capital, reforça que o mesmo em alguns casos acontece no Legislativa municipal, ou seja, a divisão de verba indenizatória entre o titular e o suplente que assume a cadeira. O acordo extraoficial é costurado por cada parlamentar e seu respectivo suplente e já foi motivo de discordâncias já abafadas, não chegando ao estopim da crise na Alepi.
Empresários do Dirceu: movimento de buscar acordo é “apolítico”
Por Sávia Barreto
A união dos empresários do Dirceu Arcoverde afirmou em nota, através do seu representante, Daniel Barroso, que o movimento realizado no último dia 04 é apolítico, tendo sido organizado pelos próprios empresários, comerciantes e moradores da região com intuito de resolver o problema da faixa exclusiva de ônibus. O superintende da SDU Sudeste, Evandro Hidd, ficou de consultar o prefeito Firmino Filho e dar um retorno sob a demanda dos empresários no próximo dia 13.
Leia a nota na íntegra:
A união dos empresários do Dirceu Arcoverde, vem através do seu representante Daniel Barroso, esclarecer que o movimento realizado no último dia 04 de setembro de 2019, é um movimento apolítico, o manifesto foi organizado pelos próprios empresários, comerciantes e moradores da região com intuito de resolver o problema da faixa exclusiva de ônibus; O objetivo do nosso movimento é restabelecer o comércio local e a normalidade do cotidiano da população, os empresários encontram-se com um déficit de 50% dos seus faturamentos e mais de 20 lojas fecharam suas portas, os moradores também encontram-se incomodados com os carros estacionados nas suas garagens, nas ruas paralelas e os ciclistas e cadeirantes não tem espaço para se locomover nas avenidas José Francisco de Almeida Neto e Joaquim Nelson.
No último dia 06/09/2019 foi apresentado em uma reunião para o superintendente de desenvolvimento urbano de teresina - SDU Sudeste; três opções:
-Flexibilidade de horários para estacionamento de veículos fora dos horários de pico.
- Mudanças das rotas dos ônibus para as ruas paralelas.
- E retirada total da faixa.
O superintendente Evandro hidd ficou de apresentar ao prefeito Firmino Filho a nossa solicitação e nos dar uma resposta até o dia 13/09/2019.
Agora aguardamos a resposta da prefeitura o mais breve possível.
Daniel Barroso
Líder do movimento.
Eleição do PT: Assis leva diretório no Piauí e Magalhães em Teresina
Por Sávia Barreto
O resultado parcial das urnas do PT na noite de domingo aponta para um quadro que já vinha se desenhando há algum tempo, culminando com a decisão do diretório nacional do PT em aprovar a votação de 2,5 mil filiados da sigla em Teresina. Esses filiados são ligados ao vereador Dudu, que disputava contra Assis Carvalho o diretório estadual no Piauí, e ao suplente de deputado Cícero Magalhães, que concorria contra o ex-vereador Gilberto Paixão. Pela parcial apurada pelo blog Primeira Mão, Assis e Magalhães já estão virtualmente eleitos com os votos contabilizados.
Os 2,5 mil votos dos filiados que estavam aguardando aprovação para participar do pleito foram decisivos para Magalhães e importantes para dar mais espaço a Dudu na composição do diretório. Petista ouvido pela coluna disse que o PT agora é “daqui para frente”, ou seja, todos sentarão a mesa e, a partir de agora, vão costurar espaços e compor a direção da sigla proporcionalmente, focando nas eleições 2020. Há o desafio de ser oposição a nível federal ao Governo Bolsonaro e a onda antipetismo que arrefeceu, mas não morreu, e ainda à incógnita se o PT terá candidato a prefeito de Teresina ou não.
Cida terá de absorver 5 suplentes em sua estrutura de campanha
Por Arimatéa Carvalho
Reunidos no final de semana, o grupo de pré-candidatos a vereador do PSD em Teresina e o coordenador da chapa, Tiago Vasconcelos, elaboraram a proposta a ser apresentada à vereadora Cida Santiago na manhã de segunda-feira, dia 9, com as condições para que ela permaneça na chapa. A reunião ocorreu no conjunto habitacional Jacinta Andrade, na casa do pré-candidato Marcelo Capoeira.
"Ela terá de absorver na grande estrutura que ela tem cinco suplentes apontados pelo grupo do PSD para reduzir a desigualdade entre os demais pré-candidatos e ela. Assim, com esses cinco de pelo menos mil votos cada um, compensa a desigualdade", explica o pré-candidato Antônio José Lira. Ele explica que esses cinco que Cida Santiago tem de absorver vão garantir pelo menos 7 mil votos ao grupo.
"Ou é isso ou a vereadora terá de buscar outro caminho", explica.
A fórmula foi elaborada pelo próprio Tiago Vasconcelos, que vai ser reunir com a vereadora na segunda-feira para comunicar da decisão. À noite, ainda na segunda, os 30 pré-candidatos do PSD se reúnem para saber da resposta de Cida. O encontro noturno será na casa da secretária estadual do Agronegócio, Simone Pereira.
"Foi uma ideia light que o Tiago deu. Só que nós que iremos dizer quem serão os suplentes. A bola agora está com ela, pois o grupo está unido e decidido", disse. Segundo Antônio José Lira, os cinco nomes de suplentes já estão escolhidos. No encontro do Jacinta Andrade, além do próprio Antônio José, aparece na foto os suplentes Renato Berger e Ismael Silva.
Com Alepi em tensão, Júlio e Themístocles se reúnem a portas fechadas
Por Sávia Barreto
O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Sampaio (MDB), esteve reunido com o presidente estadual do Progressistas, Júlio Arcoverde, na última sexta, na sala da presidência da Assembleia Legislativa. Fonte da coluna que ficou sabendo do teor do encontro, que ocorreu por mais de uma hora a portas fechadas, relata que a reunião vai reverberar e terá consequências na movimentação política na próxima semana.
Luís André rebate PRTB sobre uso de imagem de Bolsonaro: “Incoerente”
Por Sávia Barreto
O PRTB em Teresina tem usado a imagem do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ao lado do vice, Hamilton Mourão (filiado ao PRTB), para convocar interessados a se filiarem na sigla. Mas para o vereador Luís André, presidente estadual do PSL no Piauí, o ato é “incoerente”: “Que eu saiba o PRTB é ligado ao governador Wellington Dias. O próprio deputado Fernando Monteiro é da base do governador e isso não coaduna com os princípios do presidente Jair Bolsonaro. Acho que a incoerência está muito grande no PRTB”, argumentou Luís André ao blog Primeira Mão.
Já o ex-PSL e futuro presidente municipal do PRTB em Teresina, Wesley Demes, afirmou que não há incoerência alguma quanto ao uso da imagem do presidente Jair Bolsonaro, pelo contrário: “O PRTB é o partido que deu total apoio à candidatura do atual presidente e tem como membro o vice-presidente da República General Mourão. Jair Bolsonaro é presidente da República e não propriedade material do PSL de Teresina”, rebateu Demes, que promete atrair bolsonaristas insatisfeitos. “Portanto, defendemos não apenas o partido hoje, mas as bandeiras da direita, da militância pró-Bolsonaro e das pautas que ligam ambos os partidos. Deus, Pátria, Familia e Trabalho”, acrescentou.
Edson Melo reforça convite para Luís Júnior ser candidato a vereador
Por Sávia Barreto
Se depender de convite, o ex-reitor da Universidade Federal do Piauí e vice-prefeito de Teresina Luís Junior está a um passo de virar tucano. É que o vereador Edson Melo reforçou o convite para o emedebista ingressar no partido de Firmino Filho. Edson, que preside o PSDB na capital, se reuniu com Luís Junior, o vereador Venâncio Cardoso (outro quase tucano) e o também tucano Samuel Silveira.
“Esperamos que ele analise a proposta. Estamos otimistas, até porque ele é bem entrosado com a gestão do prefeito Firmino Filho”, pontuou ao blog Primeira Mão. Além do vice-prefeito, Melo confirmou interesse na filiação de Dr. Lázaro, cuja sigla, o Cidadania, já avisou que não o quer na chapa.