Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 519 de 665Novos Progressistas: Ítalo vem, Marquinhos fica e Flávio Jr pode ir
Por Sávia Barreto
As conversas para montar a chapa proporcional do Progressistas estão adiantadas, com nomes competitivos e a possibilidade de eleger de três a quatro nomes em 2020 em Teresina, segundo apurou o blog Primeira Mão. Entre os que estão com um pé dentro do partido presidido pelo deputado estadual Júlio Arcoverde no Piauí está o vereador Ítalo Barros (PTC).
Outro progressistas que cogitou sair mas deve ficar é Marquinhos Monteiro, filho do deputado estadual Fernando Monteiro (PRTB). Marquinhos se ressentiu ao não ser escolhido para administrar a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da capital, indicada pelo Progressistas e sob comando de Miguel Rosal.
Por fim, o deputado Flávio Nogueira Jr já tratou com a direção do partido sobre a possibilidade de migrar para lá caso o pai, Flávio Nogueira, seja expulso do PDT por ter votado contra a orientação do partido e a favor da reforma da Previdência.
Robert nega que ala do MDB ligada à Castro resista a ele: “Plantada”
Por Sávia Barreto
O ex-deputado Robert Rios, que vai se filiar ao PSB, não concorda que há resistência ao seu nome por ala do MDB ligada ao senador Marcelo Castro, ainda por rusgas das eleições 2018, em que ambos disputaram o Senado. “Isso não é coisa de gente do Marcelo nem autorizada por ele. Coisa plantada. Muitos pesam que eu sou louco para ser vice porque não me conhecem”, argumentou Robert Rios.
O vereador Jeová Alencar, interlocutor do MDB, também garante que a chapa do partido para 2020 em Teresina tem Dr. Pessoa como cabeça de chapa e Robert Rios como vice e está “fechado”.
PT: Almoço sela paz e decisão sobre apoio de Dudu a Assis sai quinta
Por Sávia Barreto
Um almoço nesta terça-feira, 13, selou a paz no Partido dos Trabalhadores com a presença do vereador Dudu, do deputado estadual Franzé Silva, da vice-governadora Regina Sousa, do membro da corrente Resistência Socialista, Maurício Solano, de João Pereira, secretário geral do PT e interlocutor do deputado federal Assis Carvalho. Conforme adiantado pelo blog Primeira Mão, a tendência é que Dudu apoie Assis e retire sua candidatura para a presidência estadual do PT. Mas o OK definitivo será dado pelo próprio Assis, em encontro na quinta-feira.
Concurso da Assembleia terá vagas para jornalistas e radialistas
Por Arimatéa Carvalho
A Assembleia Legislativa anunc iou concurso público para o mês de janeiro do próximo ano, com 41 vagas para diversas funções. O presidente da Casa, deputado estadual Themístocles Filho, assinou convênio com o reitor da UFPI, professor Arimatéia Dantas Lopes, e a instituição federal vai organizar o certame.
Haverá 4 vagas para jornalista e 4 para radialistas. O lançamento do edital será no próximo dia 26 e as provas em janeiro. A posse dos aprovados está prevista para junho. Também haverá vagas para contador, bibliotecário, advogado, especialista em letras, taquígrafo e assistente legislativo.
Pré-candidato a prefeito, Valter Alencar quer modelo de Witzel em THE
Por Sávia Barreto
O pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PSC, Valter Alencar, elencou alguns critérios que o partido tem para aceitar pré-candidatos a vereador: não pode ter mandato e tem que ser ficha limpa.
Ele conversou com o coronel Nixon, nome bastante assediado pelos partidos para uma disputa municipal tendo em vista o potencial de votos, e o delegado Menandro Pedro. “Queremos fazer uma nova forma de política”, frisou Valter, que ocupa hoje o cargo de assessor especial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. “Temos no Rio de Janeiro a experiência da mudança. O eleitorado escolheu um nome novo, técnico e é isso que queremos fazer aqui”.
Tiago Vasconcelos diz que PSD filiará “um delegado e um jornalista”
Por Sávia Barreto
O articulador da chapa proporcional do PSD e presidente do Incra no Piauí, Tiago Vasconcelos, disse que a candidatura de Georgiano Neto está “só pegando um fôlego, maratona aquática”. Ele confidenciou à coluna que o PSD fará mais três filiações de pré-candidatos a vereador em breve. Questionado se poderia adiantar quem são, deu as seguintes pistas: “Um é delegado, que não é o James Guerra e o outro é jornalista”, destacou.
Mádison com Bob Freitas e Ciro com Roger: embate em J. de Freitas
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) e seus aliados em José de Freitas, o ex-prefeito Robert Freitas e seu filho, Bob, participaram da tradicional festa do vaqueiro, que acontece há 30 anos. No próximo ano, Robert Freitas Júnior, o Bob, sairá candidato a prefeito pelo MDB com o apoio de Mádison e do pai, Robert.
A cidade hoje é comandada por Roger Linhares, do Progressistas, que será candidato à reeleição com o apoio do senador Ciro Nogueira. Lá, MDB e Progressistas vão bater de frente.
Briga por presidência do PSL em THE tem duelo por sede para reunião
Por Sávia Barreto
Um grupo ligado ao capitão Anderson, então presidente municipal do PSL em Teresina e morto em trágico acidente, pretendia realizar ontem uma reunião com cerca de 30 lideranças na sede do PSL de Teresina. O objetivo era se articularem para a indicação de um nome que ocupe a vaga de presidente da Comissão Municipal na capital. Eles não se contentam com o fato de que a direção seja assumida pelo primeiro vice-presidente, o empresário Walter Rei das Motos. Argumentam que é justo das espaço a alguém que leve à frente o trabalho de Anderson com os movimentos de direita.
Aqui mesmo não
Só que o presidente estadual do PSL, vereador Luís André, deu o recado: “Eles não têm legitimidade, nem fazem parte da comissão provisória. Façam a reunião em outro local, porque na sede do partido, nós não fomos avisados. O partido tem hierarquia”, falou Luís André. Outro membro do PSL que não quis se identificar disse o seguinte: “Aqui não é presidência hereditária não”. Em resposta, fonte da coluna ligada ao grupo que quer fazer a reunião, disse que se a sede estiver fechada, eles se farão as deliberações até na calçada.
Ala do MDB ligada a Marcelo resiste a Robert Rios como vice de Pessoa
Por Sávia Barreto
Há nos bastidores do MDB um movimento ainda discreto de resistência ao nome do ex-deputado estadual Robert Rios como candidato a vice-prefeito da chapa de Dr.Pessoa. Fonte da coluna Primeira Mão destacou que Dr.Pessoa é ponto consolidado no partido, mas Robert, não.
Isso porque nas eleições de 2018 restaram algumas cicatrizes da disputa pelo Senado entre Rios e o senador eleito Marcelo Castro (MDB). Pode ser que a tal pomada “Themigloss” (traduzindo, o deputado Themístocles Sampaio) seja acionada de novo para apaziguar a situação. Uma das possibilidades seria ter uma mulher compondo com Pessoa, mas os nomes estão sendo mantidos em sigilo máximo.
Rober Riost, vale lembrar, teve votação expressiva em Teresina e atrai as classes A e B, compensando Dr.Pessoa, que dialoga mais com as classes C, D e E.
Georgiano diz que pré-candidatura segue firme: “Força nos bastidores”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Georgiano Neto deu uma resposta a quem disse que ele está “sumido” da disputa pela Prefeitura de Teresina. “Estamos planejando a nossa pré-candidatura. A caminhada permanece com mais força nos bastidores. Estamos fortalecendo também a nossa chapa proporcional”, pontuou o pré-candidato a prefeito da capital pelo PSD. “Teremos novidades em breve”, acrescentou ao blog Primeira Mão.
Mas nas redes sociais, o parlamentar segue ativo, postando visitas às suas bases, especialmente no interior do estado. Como Georgiano foi o primeiro a lançar seu nome na corrida do Palácio da Cidade, é natural que aja uma submersão para recobrar o fôlego.