Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 521 de 665Vereador quer ampliar projeto que ajuda pelotões mirins
Por Arimatéa Carvalho
O projeto da ConecDOART está expondo obras das artistas plásticas Larissa Palha Dias, Amanda Coelho e da dentista Luciana Soares no Quartal do Comando Geral da PM, na Zona Sul da capital. O dinheiro arrecadado vai comprar fardamento para o Pelotão Mirim.
O vereador Caio Bucar, que é autor da lei municipal do Pelotão Mirim, foi conhecer o trabalho de perto, gostou da iniciativa e declarou apoio à causa, no sentido de ampliar a ação para que mais pelotões sejam beneficiados. "Estou muito feliz de poder participar dessa iniciativa, de saber que em Teresina há pessoas que transformam, que pensam nas crianças carentes", disse.
O Capitão Saraiva, coordenador geral dos pelotões mirins, viabilizou a exposição no quartel. As obras ficam expostas até 15 de agosto, das 8h às 12h.
JVC volta ao topo da lista de candidatos preferenciais de Firmino
Por Sávia Barreto
Os nomes preferenciais citados nos bastidores hoje como pré-candidatos a prefeito de Teresina apoiados por Firmino Filho (PSDB) são, nessa ordem: o ex-senador João Vicente Claudino (PTB), o secretário municipal de Educação Kléber Montezuma, o cientista político e ex-secretário Washington Bonfim e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira. Samuel e o pedetista Evandro Hidd aparecem em seguida.
Proposta irrecusável
Segundo apuração do blog Primeira Mão, o ex-senador João Vicente está no topo da lista de pré-candidatos a prefeito da capital na situação por conta de uma recente conversa com o prefeito Firmino Filho, que segundo interlocutores, teria oferecido ao petebista duas opções: ser o candidato da base na disputa pela prefeitura em 2020, ou indicar o vice. JVC demonstra ter planos maiores, ou seja, com o horizonte na eleição estadual de 2022 e a tendência é indicar o vice do candidato de Firmino. Se optar por fazer isso, o empresário se afasta automaticamente do governador Wellington Dias (PT), cuja reação natural seria entrar na concorrida corrida eleitoral em Teresina, fato que ele vem declinando até agora.
Evaldo Gomes responde Ciro Nogueira: “Estamos prontos para a luta”
Por Sávia Barreto
Mas quem disse que o senador Ciro Nogueira pode vir quente, que ele está fervendo, é o deputado estadual Evaldo Gomes, presidente estadual do Solidariedade. “Não nos preocupamos com a falar do senador. Valença e Novo Oriente são cidades comandada pelo Solidariedade. Estamos prontos para irmos à luta. E vamos com força, com todo o respeito que temos pelo senador”, argumentou Evaldo Gomes à coluna Primeira Mão.
ENTENDA:
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) comprou a briga contra seu ex-adversário eleitoral, Marcos Vinícius, do Solidariedade. Ambos disputaram o Senado no pleito de 2018 e as rusgas da eleição, pelo visto, permanecem. Na última quinta-feita, Ciro esteve costurando a coalisão de oposição ao lado da professora Odeni Silva, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI) e presidente do PT na cidade de Novo Oriente.
Odeni Silva defendeu a aliança do PT com o Progressistas no município de Novo Oriente, formando assim oposição para derrubar prefeito Arnilton Nogueira, ligado ao médico Marcos Vinícius e ao Solidariedade. Na cidade, Ciro Nogueira apoiará junto com o PT o candidato Afonso Sobreira. O senador também apoiará outro adversário de Vinícius, agora na cidade Valença, administrada por Ceiça Dias, mãe do médico. Lá o nome do Progressistas é Íris Moreira.
Ciro compra briga contra Marcos Vinícius em Novo Oriente e Valença
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) comprou a briga contra seu ex-adversário eleitoral, Marcos Vinícius, do Solidariedade. Ambos disputaram o Senado no pleito de 2018 e as rusgas da eleição, pelo visto, permanecem. Na última quinta-feita, Ciro esteve costurando a coalisão de oposição ao lado da professora Odeni Silva, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI) e presidente do PT na cidade de Novo Oriente.
Em Valença, idem
O blog Primeira Mão apurou que Odeni Silva defendeu a aliança do PT com o Progressistas no município de Novo Oriente, formando assim oposição para derrubar prefeito Arnilton Nogueira, ligado ao médico Marcos Vinícius e ao Solidariedade. Na cidade, Ciro Nogueira apoiará junto com o PT o candidato Afonso Sobreira. O senador também apoiará outro adversário de Vinícius, agora na cidade Valença, administrada por Ceiça Dias, mãe do médico. Lá o nome do Progressistas é Íris Moreira.
Irmã de capitão Anderson e mais dois querem ocupar presidência do PSL
Por Sávia Barreto
Se inicia um novo capítulo a respeito da sucessão na vaga de presidente do PSL em Teresina. É que a família, amigos, militares e militantes do PSL formaram um grupo que se reunirá na segunda-feira, às 19h, para pleitear a ocupação da vaga por um dos seguintes três nomes ligados diretamente a Anderson. O blog Primeira Mão um dos candidatos que pleiteia ocupar a vaga de capitão Anderson, morto em um trágico acidente de carro a caminho do litoral, é o tenente Flaubert, atual presidente da Associação dos Bombeiros, que substituiu Anderson na função de representante da categoria.
Próprio sangue
Mas há também Márcia Gardênia, irmã do capitão Anderson, policial civil e coordenadora da campanha do irmão. Outro candidato a presidente municipal do PSL é Wesley Demes, que tem formação em Ciência Política, amigo pessoal e braço direito de Anderson. Foi indicado pelo então presidente vereador Luis André, para assumir a presidência da Juventude do PSL no Piauí. É esse o grupo que deverá exigir a vaga de presidente da municipal. Eles alegam que uma nova escolha é algo já previsto no estatuto do partido: “Na hipótese de vaga, por morte, renúncia ou impedimento legal na Comissão Executiva, o diretório dentro de 30 dias, elegerá o substituto dentro os membros efetivos”, diz o estatuto.
A lista de interessados
O primeiro-vice-presidente do PSL em Teresina é o empresário conhecido como Walter Rei das Motos. A expectativa natural era de que ele assumisse o comando do partido com a morte de Anderson. Mas a vereadora Teresinha Medeiros (PSL), já havia questionado se a formação do diretório com Anderson na presidência havia sido oficializada realmente, ou seja, abrindo a possibilidade de uma nova disputa pela direção da sigla do presidente Jair Bolsonaro, que tem tempo de TV e bastante fundo partidário para distribuir.
MDB vai guardar lugar para descontentes da base de Firmino
Por Sávia Barreto
O MDB vai reservar um espaço para investir em dissidências futuras de vereadores e suplentes da base do prefeito Firmino Filho. Interlocutores acreditam que pela dificuldade de montagem de chapa com vereadores de mandato haja “mais compromisso futuro” com os não eleitos, porém bem votados.
“O Themístocles Sampaio tem um bom histórico de cumprir se não tudo que é acordado mais ao menos 90%. Os políticos, de uma maneira geral, confiam no que ele diz e acorda”, informou reservadamente uma fonte da coluna Primeira Mão que preside um partido pequeno e que ainda não definiu o posicionamento sobre candidato majoritário em 2020.
Samuel diz que Lucy ganhou “força social” após embate com Dudu
Por Sávia Barreto
Se conselho fosse bom, não era dado, e sim vendido. Mas mesmo assim o vereador e secretário municipal de Assistência Social, Samuel Silveira, disse que vai procurar o vereador Dudu para o aconselhar que ele se retrate: “Estranhei essa fala, o conheço, sei que não é do seu feitio posturas dessa natureza, mas esperamos uma retratação e pedido de desculpas. Posturas machistas e de regressão não podem mais ser aceitas de qualquer forma”, destacou Samuel Silveira ao blog Primeira Mão. Para ele, Lucy ganhou uma “força social” maior após o episódio.
Teresinha faz ato contra Dudu; vereador responde: “Não me intimidam”
Por Sávia Barreto
A vereadora Teresinha Medeiros (PSL) comprou mesmo a briga com o vereador Dudu (PT) por causa do episódio em que o petista disse para o prefeito Firmino Filho cuidar da “cozinha de casa”. Isso ocorreu após a deputada estadual e primeira-dama, Lucy (Progressistas), dizer que Firmino é o melhor nome para comandar o Palácio de Karnak em 2022. O fato foi classificado como machismo.
Teresinha então organizou um ato contra Dudu na Câmara Municipal de Teresina, reunindo dezenas de mulheres e lideranças ligadas à PMT. “Foi de uma forma muito grosseira, inadmissível. Não sei por que tanto ódio, tanto machismo contra a mulher, principalmente, quando essa fala vem de um representante do povo”, criticou Teresinha ao blog Primeira Mão.
Perseguido político
A reação do vereador Dudu foi a de apontar perseguição política por parte do grupo de Firmino Filho: “Tive orgulho de ser o principal coordenador de campanha da Trindade, grande mulher, e não seria eu a fazer qualquer tipo de comentário machista. Não podemos deixar de ficar estarrecidos com esse clamor todo, essa perseguição toda... não vamos ficar intimidados”, justificou Dudu.
Segundo ele, a expressão “cuidar da cozinha” quer dizer algo semelhante a “cuidar dos próprios aliados e problemas”, ou seja, do quintal de casa antes de apontar para o do vizinho. Isso porque Firmino disse que quem fala agora de eleição não tem o que fazer. “Mas todos os aliados do prefeito falam de eleição não só de 2020, mas de 2022”, completou Dudu.
Duelo entre Themístocles e Lobão: vereador é convidado a sair
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, já decidiu: o vereador Luiz Lobão não terá seu nome colocado na chapa de candidatos a vereador do MDB para 2020. Lobão é ligado ao prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), e já declarou que pretende sair candidato novamente pelo MDB.
Themístocles sabe que Lobão é ligado também ao senador Marcelo Castro (MDB), mas avisou que se o vereador pensa que Marcelo manda no MDB de Teresina, engana-se: Marcelo manda no MDB regional. No municipal da capital, o poder é dele, Themístocles, quem tem o controle total do diretório.
Está travado o duelo então entre Themístocles, que mandou Lobão arrumar as malas, e o vereador, que ainda diz que vai sair pelo partido no próximo ano.
O Progressistas, do senador Ciro Nogueira, já convidou Luiz Lobão para ingressar na sigla e concorrer pelo partido.
Assis Carvalho e Paixão lançam chapas na sexta-feira
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Assis Carvalho (PT) lança sua chapa à reeleição do Diretório Estadual do PT na sexta-feira, dia 09 de agosto, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, às 19h. A Chapa Lula Livre tem 600 petistas de 146 municípios, reunindo 5 tendências do partido e militantes não organizados em tendências.
As eleições internas estão marcadas para o dia 8 de setembro. A chapa é formada por militantes das tendências Avante, Construindo um Novo Brasil, Militância Socialista, Movimento PT, Resistência Socialista e tem apoio também de militante sem alinhamento a tendências específicas.
Assis Carvalho deve concorrer com o vereador Dudu, de Teresina.
O presidente do Diretório Municipal de Teresina, Gilberto Paixão, também lança sua chapa de reeleição na sexta, no meamo local e horário de Assis. Os dois presidentes são aliados e devem ser reeleitos.