Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 522 de 665Deputado busca ideias de Rafael para finanças
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania 23) participou de reunião com o secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles. O parlamentar foi ouvir o gestor sobre ideias a serem sugeridas no parlamento que envolvem a área fiscal do Estado. Oliveira Neto é membro da Comissão de Finanças, e buscou quem entende do assunto.
A reunião contou também com a presença do prefeito de Miguel Alves, Oliveira Jr., e do presidente da Fundespi, Clemilton Queiroz.
Dr.Pessoa nega ter coach e diz que mudança é “orientação divina”
Por Sávia Barreto
Com um discurso mais partidário e até mesmo uma mudança mais formal no modo de se vestir, o ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Teresina pelo MDB, Dr. Pessoa, negou ao blog Primeira Mão que tenha um coach lhe orientando. “O que me fez mudar foram as orientações divinas”, brincou.
“Antes era só eu e Deus e agora estou num grupo”, argumentou Pessoa, que concluiu recentemente o mestrado e irá fazer doutorado em Saúde da Família. O pré-candidato é cirurgião e tem um trabalho de atendimento popular aos mais carentes. Nos bastidores, avalia-se que Pessoa deve fortalecer a divulgação do seu currículo como forma de mostrar qualificação técnica aos eleitores - especialmente das classes A e B - que encontram resistência ao seu nome.
Dr.Pessoa reitera que o fato de Firmino Filho (PSDB) não ter lançado um nome à sua sucessão até agora não impacta na estratégia dele. “Pode vir o candidato do partido A, B ou C, isso não em incomoda. Não estou preocupado com a candidatura dos outros”, frisou.
Evaldo diz que SDD tem lista com 3 candidatas à vice para PMT
Por Sávia Barreto
Enquanto segue a incógnita sobre qual vai ser o nome indicado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) à sua sucessão em Teresina, os partidos da base aliada buscam desde já posicionarem-se em condições de indicar o vice. O presidente estadual do SDD, deputado Evaldo Gomes, disse ao blog Primeira Mão que a sigla tem uma lista com três mulheres que podem ser candidatas a vice do nome escolhido por Firmino.
“Se o candidato for do sexo masculino, estamos apresentando uma alternativa para que a vice seja uma mulher. Ou seja, a mulher tendo um espaço maior na política do Piauí e para a gente seria um honra o Solidariedade indicar esse nome para compor a chapa na condição de vice”, argumentou Evaldo, que não quis revelar os nomes das pré-candidatas.
CHAPA DE VEREADORES
Gustavo Gayoso e Fábio Dourado são os vereadores da capital ligados ao Solidariedade - eles só podem se filiar no ano que vem. Os partidos aos quais são filiados, PTC e PEN, não atingiram a cláusula de barreira. Mas além dos dois, Evaldo articula nos bastidores a filiação de mais quatro nomes com mandato. “São quatro vereadores aos quais existe uma possibilidade muito grande de se filiarem ao partido”, destacou Gomes.
Fábio Xavier perto de deixar Alepi para ceder lugar a João de Deus
Por Sávia Barreto
Para evitar os problemas que teve na reforma administrativa do semestre passado, com a resistência de membros da base em deixar o Legislativo para o Executivo, o governador Wellington Dias (PT) deve apostar em um aliado de primeira hora para poder modificar a composição da Assembleia Legislativa do Piauí e acomodar o suplente de deputado do PT, João de Deus.
A coluna apurou que o escolhido é Fábio Xavier (PL), que está de stand by sobre a possibilidade de deixar a Casa e assumir o comando da pasta de Cidades no lugar de Gustavo Xavier. A previsão é de que isso ocorra no final de agosto ou início de setembro, já que antes disso Dias tem como foco o Encontro de Governadores do Nordeste que acontece em Teresina este mês, após seu retorno da China.
Franzé defende que oposição escolha candidato depois de Fimino
Por Sávia Barreto
Questionado pela coluna se do PT pode apoiar o deputado federal Fábio Abreu (PL), o deputado estadual Franzé Silva (PT) declinou. Ele, aliás, é o nome favorito do PT para disputar a prefeitura de Teresina em 2020: “É uma estratégia (ter candidatura própria) que o PT precisa tomar em Teresina. É uma eleição diferenciada, precisamos fortalecer os proporcionais. No segundo turno, pode alinhar-se com as forças de oposição, mas creio que devemos ter candidatura própria”, argumentou. Nos bastidores, a expectativa é de um sinal de Wellington Dias.
Apressado come cru
Franzé Silva também defende que a oposição, dividida em três grandes grupos – PT, MDB e PSD – espere mais antes de decidir lançar nomes para a corrida pelo comando do Palácio da Cidade. “Tenho dito nas conversas internas do PT que precisamos entender que essa é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros. Estamos agindo com paciência, quem deve lançar primeiro o candidato é o prefeito”, frisou o petista. O argumento dele é oposto ao que já está acontecendo na oposição, que tem Georgiano Neto como pré-candidato pelo PSD e a dupla Dr.Pessoa e Robert Rios na composição MDB e PSB.
Ciro cobra que redução no preço do gás seja repassada aos consumidores
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) analisou a redução no preço do gás de cozinha, divulgada recentemente pela Petrobras. Para ele, a queda de 8% "passa longe de resolver o problema do alto custo do gás no Brasil, mas não deixa de ser uma boa notícia". Ciro cobrou que essa redução no preço do gás vendido para as distribuidoras seja repassada aos consumidores. “Agora, é preciso que preços melhores cheguem até o consumidor final, que são as famílias que sofrem para conseguir comprar o botijão para sua casa e seu negócio", destacou.
Venâncio, Edson e Samuel discutem chapa do PSDB com secretárias da PMT
Por Sávia Barreto
A coluna conseguiu o registro do encontro do vereador e secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Venâncio Cardoso, o vereador Edson Melo e o secretário Samuel Silveira, com mulheres de destaque na administração municipal.
Além das pautas na formulação de políticas públicas, há algo mais: Macilane Gomes da secretaria municipal de Políticas para Mulheres, Monique de Menezes, responsável pelas parcerias público-privadas e Samara Pereira, secretária executiva da Fundação Wall Ferraz, devem se filiar ao PSDB - assim como Venâncio - para disputar as eleições de 2020 na capital.
Além do trabalho prestado, elas engrossam a já forte chapa do PSDB em Teresina e ajudam a completar a porcentagem necessária de mulheres disputando.
Presidente da Funasa receberá homenagem no Piauí
Por Sávia Barreto
Confirmada a presença no Piauí do presidente nacional de Funasa (Fundação Nacional de Saúde), da Funasa, Ronaldo Nogueira, em Teresina na próxima segunda-feira (12). Ele vem participar da sessão especial em homenagem ao órgão que é ligado ao Ministério da Saúde.
O pedido para a realização da homenagem é do deputado emedebista Henrique Pires, que presidiu a Funasa nos governos da ex-presidente Dilma e do ex-presidente Michel Temer. Milhares de cisternas e obras de saneamento que melhoraram os índices de desenvolvimento do Piauí vieram do órgão, portanto, há o que se homenagear.
Teresa responde Flávio Jr: “Turismo não é só tirar areia das estradas”
Por Sávia Barreto e Arimatea Carvalho
O sempre pacato deputado estadual Flávio Jr (PDT) conseguiu se estressar com as críticas da deputada Teresa Britto (PV). Ela visitou a orla de Atalaia, disse ter visto muito lixo e criticou a pasta de Turismo, comandada justamente por Flávio. Segundo o deputado, Teresa tem buscado usar a tribuna do parlamento estadual “para conseguir mídia já pensando nas próximas eleições”.
Ele ainda recomendou que Britto, que é psicóloga, procure ajuda médica: “Estamos com o contrato vigente com uma empresa de limpeza. No início de junho realizamos um mutirão de limpeza e as coletas são feitas em horários programados, principalmente na madrugada onde tem baixo fluxo de turistas”, esclareceu o gestor. Para Flávio Junior, o discurso dela é eminentemente eleitoreiro. “É preciso parar com esse discurso eleitoreiro e procurar um apoio psicológico para se acalmar. Essas atitudes não condizem com atitudes corretas de uma parlamentar. É preciso ter discernimento”, salientou.
Vai trabalhar!
“Se tem uma coisa que eu tenho feito nessa Casa é trabalhar. Inclusive, recomendo que todos façam o mesmo que eu”, respondeu Teresa Britto a Flávio Jr. Ela reafirmou que esteve no litoral, encontrou muito lixo e registrou em imagens: “Se ele quiser, posso mandar para ele as fotos que eu tirei”. De acordo com Teresa, faltam lixeiras e chuveirões na orla e a política de turismo não pode se resumir a “tirar areia das estradas”. Por fim, Britto disse que Flávio é uma “pessoa maravilhosa”: “Não tenho nada contra ele, eu quero é contribuir”.
JVC em campo: quais as variáveis do ex-senador para 2020 e 2022
Por Sávia Barreto
O ex-senador João Vicente Claudino mostra que está mesmo fazendo política, seja pensando em 2020 ou em 2022, o time de JVC está em campo. O presidente estadual do PTB esteve na Vila Samaritana, em Teresina, com a liderança popular Mariola, que vai ser candidata a vereadora pelo partido.
O plano de JVC, segundo fonte da coluna, é fortalecer o PTB com chapa proporcional forte em Teresina para o pleito do ano que vem. Se, nesse processo de sair às ruas para construir o partido, ele aumentar a popularidade e o projeto de ser candidato a prefeito encorpar, ele até pode disputar o Palácio da Cidade. Isso, claro, com o apoio do prefeito Firmino Filho, que por sua vez, tem outras opções menos independentes do que o empresário à disposição no momento. São muitos “se”...