Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 531 de 665Robert terá encontro com Themístocles e Wilson: “Ele fica na oposição”
Por Sávia Barreto
Acontece nesta quinta-feira à noite um encontro entre o ex-deputado Robert Rios, o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio e o ex-governador Wilson Martins (PSB). Questionado pelo blog Primeira Mão se Wilson poderia ir para o lado políticos do prefeito Firmino Filho (PSDB), já que ambos se reuniram essa semana, Robert foi taxativo: “Isso não vai acontecer, Wilson Martins fica na oposição”.
A pauta será mesmo a possibilidade de aliança com o PSB. Hoje Robert coloca-se como pré-candidato a vice-prefeito do ex-deputado Dr. Pessoa (MDB). “A conversa está quase concluída com o PSB. Terá hoje mais uma reunião comigo, Wilson e Themístocles”, disse.
O próprio Wilson Martins avaliou hoje ao blog como “grandes” as chances de Robert Rios se filiar ao PSB. Ele também negou a possibilidade de presidir a Fundação Municipal de Saúde em Teresina. “Isso deve ser fale news. Nos encontramos sim. Mas lhe garanto, não conversamos sobre este assunto não”, destacou Martins.
Já o presidente municipal do PSDB em Teresina, vereador Edson Melo, não acredita que o jogo está ganho na oposição a respeito do PSB: “Nós esperamos que sim (sobre PSB ficar ao lado de Firmino)! Rodrigo Martins já exerce cargo de Gerência na FMS e nosso amigo coronel Edvaldo Marques”, lembrou Melo.
Encontro de Fábio Abreu e Firmino Filho já tem dia e hora marcada
Por Sávia Barreto
O encontro do deputado federal Fábio Abreu (PL) com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) já tem dia e hora para acontecer, segundo apurou o blog Primeira Mão: será segunda às 9h30.
Hoje, Abreu aparece nas primeiras posições nas pesquisas internas de intenção de voto para prefeito de Teresina. Firmino, que não pode mais se reeleger, apoiará um candidato que deve ser do PSDB.
As expectativas para o encontro são altas. Primeiro porque Abreu ainda tem sido tímido nos movimentos políticos. Por ocupar uma pasta importante como a da Segurança Pública, ele precisa ser cauteloso para não demonstrar-se afoito eleitoralmente e isso manchar sua imagem administrativa em um segmento delicado. Já Firmino, tem dialogado cada vez mais. Ele sentou-se com Dr.Pessoa (MDB) no início do ano e esta semana conversou com o ex-governador Wilson Martins (PSB), que tende a alinhar-se com Robert Rios no grupo de Themístocles Filho (MDB). Portas abertas parece ser o lema.
Dudu diz que grupo de Assis quer cancelar 2,5 mil filiações: “Tapetão”
Por Sávia Barreto
Após o anúncio da corrente interna do PT “Resistência Socialista” em apoiar o deputado federal Assis Carvalho na disputa pela reeleição como presidente estadual do PT, o principal adversário de Assis, o vereador de Teresina Dudu, minimizou a aliança dos concorrentes. “Conversei com a corrente do deputado Merlong, do Mauricio, senti parte deles com grande interesse em fechar com a gente e cada um busca o caminho mais cômodo para chegar ao seu objetivo. Parabéns para eles. Isso não diminui em nada o impacto da nossa campanha”, argumentou ao blog Primeira Mão.
Dudu denuncia o grupo de Assis por supostamente tentar cancelar filiações de pessoas favoráveis a Dudu em Teresina. O vereador reclama de “armação e tapetão”: “ Nós não vamos aceitar arrogância e tapetão como, por exemplo, o grupo ligado ao deputado Assis Carvalho, se sonhou ou sonha em anular filiações em Teresina, é bom que esse sonho acabe. Há essa tentativa. Ontem na executiva municipal se queria homologar as filiações botando ressalva de que tinha sido feito plenária de formação política em Teresina. Isso é uma balela. Foi feita uma reunião com 40 pessoas e querem deixar isso para a nacional tomar posição”, destacou.
“Até porque temos combatido as armações inclusive contra o nosso presidente Lula”, insinuou Dudu. Informações de bastidores apontam que o vereador tem maioria dos apoios em Teresina mas Assis Carvalho tem somado mais votos no interior, sendo o favorito na disputa. Há tentativas do grupo de Assis de buscar um consenso com Dudu, mas o vereador resiste a isso. O objetivo de tentar o consenso é porque Dudu tem feito críticas incômodas sobre o PT e, particularmente, Assis Carvalho, insinuando “truculência” no trato do parlamentar a respeito das questões internas do partido.
Solução no PSL: partido pode ter 2 cargos de primeiro vice-presidente
Por Sávia Barreto
Depois da conturbada posse da comissão provisória do diretório municipal do PSL em Teresina na última quarta-feira, 17, o partido pode encontrar uma solução inusitada: ter dois cargos de primeiro vice-presidente. Isso contemplaria o ex-candidato a senador, Elizeu Aguiar, e o empresário conhecido como Walter Rei das Motos. Elizeu tinha sido informado de que tomaria posse como primeiro vice-presidente mas na hora do evento quem foi chamado para a função foi Walter. Ele se recusou então a ser empossado e se retirou do local, cogitando até sair da sigla.
“Vamos equacionar esse pequeno probleminha. Esse partido é tão especial que podemos ter dois primeiros vice-presidente. Essa questão de ordenação é completamente irrelevante. Nós estamos trabalhando nesse momento é a estruturação do partido para as eleições”, afirmou ao blog Primeira Mão o capitão Anderson, presidente municipal do PSL em Teresina.
Charles e Firmino costuram aliança com Wilson e conversam com JVC
Por Arimatéa Carvalho
O ex-governador Wilson Martins e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), devem ficar juntos no próximo ano, o que levaria o ex-deputado estadual Robert Rios a escolher outra sigla que não o PSB após sua saída do DEM, partido que também estará com o prefeito tucano. Não é descartado o ingresso de Robert no MDB, assim ele sairia como vice de Dr. Pessoa (MDB) numa chapa pura à Prefeitura de Teresina.
Charles? Presente!
O encontro entre Firmino Filho e Wilson Martins no qual o prefeito convidou Wilson para compor seu secretariado teve a efetiva participação do presidente da FMS, Charles Silveira, provável candidato a prefeito de Firmino Filho. Wilson poderia ir para a própria FMS. Charles, como se vê, está ajudando em todas as costuras.
Além da aliança com Wilson Martins, o prefeito também está conversando sobre política e sucessão na capital com o empresário João Vicente Claudino. Os dois almoçaram juntos na Socimol (fábrica da família Claudino) na quarta-feira, dia 17. Depois do almoço, ambos disseram que a conversa foi positiva.
Na próxima semana, o encontro do prefeito vai ser com o secretário estadual de Segurança Pública e pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PL, deputado federal Fábio Abreu. Como se vê, as oposições se movimentam (Themístocles Sampaio pelo MDB e Georgiano Neto pelo PSD mais que todos), mas o prefeito sempre faz movimentos em resposta. Definitivamente, o processo eleitoral de 2020 começou mais cedo.
Recém-filiados do PSD estariam dialogando com tucanos; Tiago responde
Por Sávia Barreto
Fonte ligada ao Palácio da Cidade confidenciou ao blog Primeira Mão que nomes recém-filiados ao PSD estariam querendo deixar o partido. Motivo: não estariam mais acreditando na candidatura do deputado estadual Georgiano Neto (PSD) a prefeito pela oposição. Por baixo dos panos, estariam tentando para voltar ao ninho tucano. Os ex-vereadores Renato Berger, Ananias Carvalho, Antônio José Lira e o suplente Eduardo Draga Lana foram apontados como esses descontentes. Todos negam e reafirmam que vão ficar no PSD.
O coordenador da chapa proporcional do PSD, Tiago Vasconcelos, respondeu à coluna: “Segundo as informações que eu tenho, na verdade, o grupo do prefeito é que tem procurado essas pessoas. Eles não vão bloquear nem bater o telefone na cara. Continuamos conversando com muita gente, inclusive alguns que fazem parte de outros grupos e do grupo do prefeito Firmino Filho também”. Em resumo: o PSD segue de olho nos descontentes do grupo tucano. E os tucanos seguem no contra-ataque.
O encontro de Firmino, Júlio Arcoverde e Wilson Martins
Por Sávia Barreto
O prefeito Firmino Filho não dá folga à oposição. Se o ex-deputado Robert Rios cogitava filiar-se ao PSB do ex-governador Wilson Martins para poder ser o vice de Dr.Pessoa (MDB) na disputa pelo Palácio da Cidade em 2020, Firmino agiu rápido. Na terça encontrou-se com Wilson e o presidente estadual do Progressistas, Júlio Arcoverde. Apesar da amizade com Robert, Wilson é pragmático e a tendência é hoje ficar ao lado de Firmino.
JVC no Governo W.Dias: ex-senador é convidado para ser conselheiro
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias convidou o ex-senador João Vicente Claudino, presidente estadual do PTB, para assumir o cargo de conselheiro no Conselho que será formado para estimular grandes obras e focos de desenvolvimento no estado, segundo apuraçãoo do blog Primeira Mão.
JVC, que é empresário, se recusa a receber salário pela função, caso venha a aceitar o convite. Para interlocutores do PTB, o gesto do governador de querer JVC tão perto mostra que o petista tem planos que incluem Claudino em 2022.
O ex-senador é peça cobiçada do baralho eleitoral. Hoje mesmo almoçou com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), com quem também se dá muito bem.
Paulo Roberto da Iluminação assume direção de órgão no governo W.Dias
Por Sávia Barreto
O ex-vereador Paulo Roberto da Iluminação (PTB) assumirá um cargo no governo Wellington Dias (PT). Ele será o responsável pela gestão do programa “Luz Para Todos” no estado, atuando na interlocução junto a empresa Equatorial.
Sobre o futuro político, Paulo informou ao blog Primeira Mão que pode tanto ser candidato a vereador em Teresina como a prefeito em Monsenhor Gil, cidade em que já foi gestor. A tendência é que ele siga
A ida de Paulo sela a relação estreita do PTB com Wellington Dias. O passo seguinte é a presença do ex-senador João Vicente Claudino no Governo.
Briga do PSL sobra até para o Nel: “Não faz mais parte do grupo”
Por Sávia Barreto
O nó do PSL sobrou até para o empresário Manoel Lopes, o Nel, militante do partido, que se pronunciou criticando a situação: “O Nel não integra a composição do partido e nem tem legitimidade para deliberar sobre as questões internas partidárias. Ele não faz mais parte do grupo PSL”, respondeu ao blog Primeira Mão o capitão Anderson, recém-empossado presidente municipal. Nel, claro, respondeu que continua no PSL sim e não é Anderson quem manda.
"O capitão Anderson precisa se informar melhor. Sou filiado ao partido e falo do que acho do rumo do partido na hora que quiser e bem entender. Não devo satisfação ao Capitão, meu único erro foi ter sido um dos que votou e indicou ele como candidato a presidente do diretório municipal, aliás, é bom frisar que ele é provisório e está começando muito mal a sua gestão. Pode ser reprovado no futuro", disse Nel ao blog.