Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 532 de 665Grupo de Pedro Calisto e Merlong Solano decide apoiar Assis Carvalho
Por Sávia Barreto
Conforme adiantado no quadro Jogo do Poder, do programa Agora, da TV MN no início da semana, o grupo interno do PT no Piauí, Resistência Socialista, decidiu apoiar a candidatura do deputado federal Assis Carvalho à presidência estadual da sigla. Assis tem como principal opositor o vereador de Teresina, Dudu, que almejava o apoio da mesma corrente e teve encontro com membros do grupo na semana passada. Ele dava como certa a adesão da Resistência Socialista, que abriga petistas históricos como Pedro Calisto (ex-opositor de Assis na última eleição do diretório estadual), Merlong, Maurício e Décio Solano.
Assis Carvalho é da corrente majoritária do PT, a CNB, que tem como membros o governador Wellington Dias e a vice-governadora Regina Sousa. O grupo Resistência Socialista tem cerca de 3 mil filiados e vai indicar o secretário de finanças do PT, deputado Franzé Silva e mais cinco membros na executiva, segundo apuração do blog Primeira Mão com fontes internas do partido. O anúncio oficial está previsto para as 16h.
Dessa forma, as chances de vitória de Assis Carvalho consolidam-se no PT.
Confusão no PSL: Elizeu sai no meio de posse do diretório
Por Sávia Barreto
Assim como o PSL nacional, a sigla do presidente Jair Bolsonaro no Piauí não deixa a desejar quando o quesito é confusão. Dessa vez, no evento que parecia tranquilo da posse do diretório municipal da sigla nesta quarta-feira, 17, a mudança nos cargos que preteriu o ex-candidato a senador Elizeu Aguiar foi o estopim para uma crise. O blog Primeira Mão conversou com Aguiar, que só soube que não seria o primeiro vice-presidente e sim o segundo, na hora do evento, quando a mesa estava sendo composta. Seu lugar foi ocupado pelo empresário conhecido como Walter Rei das Motos.
“Não tomei posse. Saí no meio. Me senti desprestigiado. O que custava me chamar antes e avisar? Eu não faço questão de cargo. Mas se não me querem lá, que digam. Estão me chutando. Não tenho como ficar num local em que estou sendo execrado”, disse Elizeu ao blog.
Elizeu chamou a atitude do partido presidido estadualmente pelo vereador Luís André e localmente por capitão Anderson em Teresina, de “imatura”: “Faltou decência. Não se pode construir um partido com tanta rasteira e falsidade”, frisou Aguiar, que pretendia ser candidato a vereador pelo PSL mas não descartava ser candidato a prefeito caso estivesse bem nas pesquisas internas da sigla em janeiro do próximo ano.
“Luís André me ofereceu a direção municipal do PSL e eu não quis. O Anderson era um bom nome. Mas é preciso destacar que na política, quem manda, primeiro é o mandato e segundo é o voto. Eu tive 80 mil votos”, argumentou.
A coluna teve acesso a um documento do diretório estadual na segunda-feira, em que constava o nome de Elizeu como primeiro vice. Já na inscrição feita na Justiça Eleitoral e checada ontem, os nomes haviam sido trocados.
Juliana deixa Parnaíba em ebulição
Por Arimatéa Carvalho
A ex-deputada estadual Juliana Moraes Souza e o ex-governador Zé Filho se reaproximaram do governador Wellington Dias (PT) e ela pode, inclusive, ocupar uma pasta no secretariado, que seria a Desenvolvimento Econômico (Sedet), hoje nas mãos do deputado estadual Nerinho (PTB). Zé Filho é o primeiro suplente da coligação oposicionista formada por PSDB / DEM / PSB. Agasalhar Zé Filho na Assembleia Legislativa é complicado, então Juliana seria contemplada. Claro que a informação chacoalhou a política parnaibana, porque isso pode ter implicações na eleição municipal do ano que vem.
Ex-aliados
Juliana e Zé Filho já foram aliados de Wellington Dias e, mesmo na oposição, conservaram bom relacionamento pessoal com o petista. Mas o ex-governador é sobrinho do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, esse, sim, um rival declarado do PT e do governador. Zé Filho com W. Dias significa deixar o tio de lado.
Com Mão Santa se preparando para um luta árdua contra a oposição nas eleições do ano que vem no litoral, a perda seu sobrinho nesse processo é um duro golpe. Por outro lado, a ida do grupo para o lado petista causaria um rebuliço, pois hoje já existem candidatos demais para vagas de menos (Zé Hamilton, Dr. Hélio e Florentino Neto estão no páreo pela vaga de candidato a prefeitura pelas oposições unidas).
Na contramão do PSB: o destino de Átila Lira
Por Sávia Barreto
Com a decisão do Conselho de Ética do PSB de instaurar um processo contra os 11 deputados do partido que votaram a favor da reforma da Previdência, o piauiense Átila Lira, que está incluso entre os “infiéis”, está sendo cobiçado por outras siglas. Entre as opções apuradas pelo blog Primeira Mão estão o PSD e o Progressistas, ambos partidos que não causarão problemas em termos de alinhamento com o Governo Bolsonaro em Brasília.
“Tenho relação com todos esses partidos e afinidade ideológica. E eles jamais vão tomar uma decisão como essa de fechar questão e proibir um deputado possa exercer seu pensamento”, argumentou Átila ao blog.
Ele afirma que presidir uma sigla não é critério para filiação. “Nunca procurei ser dirigente partidário, sempre fui um militante que busca fazer um certo trabalho e faço minhas eleições não dependendo de poder público”, pontuou. O deputado se diz ainda um liberal em termos econômicos, mas aberto às pautas sociais, sendo favorável às cotas, por exemplo.
Os bastidores do encontro de Dr.Pessoa, Themistocles e WDias
Por Sávia Barreto
Fonte do blog Primeira Mão presente ao encontro do governador Wellington Dias (PT) com o ex-deputado estadual Dr. Pessoa (MDB) e os presidentes da Câmara Municipal de Teresina e Assembleia Legislativa do Piauí, Jeová Alencar (PSDB) e Themístocles Sampaio (MDB) resumiu assim o saldo da reunião:
1. Após disputar contra Wellington nas eleições do ano passado, um encontro do ex-deputado com o governador era importante para sinalizar uma aproximação política. Não que Pessoa tenha sido um adversário que fez ataques pessoais inviabilizando qualquer parceria futura, pelo contrário, mas depois de uma campanha eleitoral há sempre arestas a aparar.
2. O grupo de Themístocles queria entender do próprio governador como o PT vai se comportar nas eleições 2020. O termômetro é o seguinte: pela história do partido e a militância aguerrida, é muito difícil o PT não ter candidato próprio na capital. O melhor nome desse projeto é o do deputado estadual petista Franzé Silva. Mas Wellington agora é que vai sentar para ponderar essas questões. Não há nada fechado.
3. Existindo uma candidatura da situação, haverá também da oposição, que tende a se fragmentar para poder fortalecer as chapas proporcionais que precisam de candidaturas fortes a prefeito visando alavancar os nomes que disputam para vereador. Dessa forma, um segundo turno é uma perspectiva a se trabalhar e, desde já, se articula quem serão potenciais aliados, como PT e MDB.
Entre Dr. Pessoa e DEM, Robert Rios fica como vice de Pessoa
Por Sávia Barreto
O ex-deputado estadual Robert Rios teve que fazer uma escolha: ou ficava com o também ex-deputado Dr.Pessoa na chapa encabeçada pelo emedebista com vistas a comandar o Palácio da Cidade, ou permanecia no Democratas, onde poderia ser candidato a prefeito de Teresina. Ele escolheu ser vice de Pessoa, deixando assim o DEM. Rios confirmou a informação nesta terça-feira, 16, ao blog Primeira Mão. “Confirmo (saída do DEM) porque corro o risco de não ter a legenda para fazer uma dobradinha com o doutor Pessoa”, justificou.
Rios avaliou ainda o encontro entre Dr. Pessoa, os presidentes da Câmara Municipal de Teresina e da Assembleia Legislativa do Piauí, Jeová Alencar e Themistocles Filho, e o governador Wellington Dias. “A disputa é municipal e Wellington Dias e Pessoa têm adversário em comum e poderão estar junto no segundo turno”, acredita.
Entre as opções de Robert Rios está o PSB, do ex-governador Wilson Martins. Ele só garante uma coisa: “Vou para quem estiver na oposição”. O MDB era uma possibilidade, pela proximidade de Robert com Themístocles, mas para não fazer chapa pura e limitar as opções da coligação, ele deve buscar outra legenda. O ex-deputado frisa que tem um acordo com Pessoa: “Serei vice dele onde for possível”.
Jair Bolsonaro e ministros vem para o aniversário de Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O Palácio do Planalto entrou em contato com a Prefeitura de Parnaíba na tarde de segunda-feira, dia 15, para pedir a programação do Aniversário de 175 anos de Parnaíba, dia 14 de agosto, e confirmar a vinda do presidente Jair Bolsonaro ao litoral piauiense na data. Ele vai anunciar ao prefeito Mão Santa a liberação de recursos para a conclusão dos Tabuleiros Litorâneos.
No dia 20 de agosto, é a vez do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, ir a Brasília. Ele participa da sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem a Parnaíba. A sessão foi proposta pelo deputado federal Flávio Nogueira, que apesar de ser do PDT está alinhado ao presidente Jair Bolsonaro.
Um assessor do prefeito Mão Santa disse ao blog que Mão Santa já afirmou: "Ninguém duvide se eu trouxer até o presidente Donal Trump a Parnaíba". E que ninguém duvide mesmo.
MINISTROS
Além do presidente Jair Bolsonaro, devem vir a Parnaíba no aniversário da cidade os ministros Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional) e Teresa Cristina (Agricultura). Boa parte da bancada federal do Piauí, hoje alinhada com o presidente, também estará presente.
B.Sá decide não indicar cargos no Governo: “Fomos preteridos”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual B.Sá Filho (Progressistas) informou ao blog Primeira Mão nesta segunda-feira, 15, que seu grupo não fará nenhuma indicação política em Oeiras. “As conversas vem se arrastando desde o início do ano. Hoje, após reunião, ficou decidido que meu grupo não participará dos critérios no interior. Página virada”, destacou B.Sá.
Questionado pelo blog se isso mudará sua posição em relação ao governo de Wellington Dias (PT), ele afirmou que “está com Ciro (Nogueira, presidente do partido)”. “Em primeiro lugar do lado do povo do Piauí, matérias que são de interesse geral Segundo lugar, seguindo orientação do senador Ciro”, apontou.
B.Sá foi o deputado mais votado na região, seguido do petista Francisco Costa, apoiado pelo deputado federal Assis Carvalho.
"PRETERIDOS"
O blog apurou que a decisão foi tomada depois que o deputado e o pai, coordenador municipal de Irrigação, o ex-prefeito B.Sá, estiveram em reunião no Palácio de Karnak. “Amanhã meu pai comunicará pessoalmente ao governador e essa semana iremos comunicar a toda a população da microrregião de Oeiras que, mais uma vez, não iremos fazer nenhuma indicação. Será esclarecido a toda sociedade que fomos preteridos do reconhecimento de nossa liderança política e apoio ao governador”.
ENTENDA
O Primeira Mão adiantou há duas semanas insatisfação de alguns aliados com a demora para a indicação dos cargos de segundo escalão no Governo em cidades do interior. Municípios como Picos seguem com indefinição, porque os deputados não concordam com os critérios.
Os parlamentares mais votados se dizem “perseguidos” ao serem chamados de traidores com a alegação de outros membros da base de que não apoiaram totalmente o governador Wellington Dias (PT) nas eleições do ano passado em algumas localidades. É o caso de Oeiras.
Ex-vereador Ferreira se entende com Firmino e deve ficar na base
Por Sávia Barreto
O ex-vereador José Ferreira, que já presidiu a Câmara Municipal de Teresina, foi sondado pelo PSD do deputado estadual Georgiano Neto, pré-candidato a prefeito de Teresina na oposição. Mas as conversas não se prolongaram porque ele retomou o diálogo com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), e a atual tendência é a permanência na base aliada ao Palácio da Cidade. O partido ao qual vai se filiar ainda não está definido, mas segundo fontes do blog, só será decidido em comum acordo com Firmino, podendo ou não ser o próprio PSDB.
Dessa forma, Firmino Filho passa a reagir às investidas do grupo de Georgiano, que já filiou ao PSD os ex-vereadores Renato Berger e Ananias Carvalho, dois nomes históricos na relação com o PSDB na capital. Vale destacar que Ferreira pode ser candidato ou seu filho, o advogado Vinícius Ferreira, ser o escolhido pelo grupo político.
O blog Primeira Mão recebeu um flagra do ex-vereador na secretaria municipal de Governo, aguardando para ser atendido e dialogar sobre demandas administrativas.
Direção do Solidariedade dá 3dias para Major Paulo Roberto se explicar
Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão teve acesso nesta segunda-feira, 15, ao documento da direção nacional do Solidariedade que estipula o prazo de três dias para que o vereador Major Paulo Roberto (Solidariedade) explique a denúncia de infidelidade partidária.
A denúncia não foi protocolada pelo deputado estadual Evaldo Gomes, que preside o partido no Piauí e ao qual travou embates públicos. O blog apurou que a denúncia foi protocolada por um candidato a deputado estadual da sigla que não quer ter a identidade revelada.
Ele se sentiu prejudicado porque supostamente o vereador apoiou os candidatos a deputados estadual e federal Georgiano Neto e Júlio César, do PSD.