Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 536 de 665Ex-vereador José Ferreira deve deixar PSDB pelo PSD
Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão apurou que o ex-vereador tucano José Ferreira, que já presidiu a Câmara Municipal de Teresina, deve seguir para longe do ninho tucano e no rumo exatamente oposto: o PSD do deputado estadual Georgiano Neto. Ferreira, inclusive, pode não ser o candidato, e sim seu filho, o advogado Vinícius Ferreira.
Ferreira segue o rumo de outros ex-vereadores da base do prefeito Firmino Filho que estão migrando para outros partidos em busca de uma luz ao sol: Renato Berger e Ananias Carvalho foram os nomes mais proeminentes a migrar do lado de Firmino, para o lado de Georgiano, pré-candidato a prefeito de Teresina. O PSD segue com a mira apontada para desidratar o grupo da situação.
Margarete é peça-chave na rejeição da prisão em 2ª instância
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Margarete Coelho (Progressista) foi determinante para que o grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisa o pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro, retirasse do projeto a parte que permite a prisão após condenação em segunda instância. Esse é o caso do ex-presidente Lula.
O relator do projeto, Capitão Augusto (PL-SP), alertou que a medida poderia libertar milhares de presos no Brasil. Os demais deputado reagiram contra a fala do Capitão. A presidente do Grupo, Margarete, tomou a palavra e disse que a decisão tomada ali não soltaria nenhum preso. Ele fez um apelo que os colegam não "desinformem" a população sobre o tema. A votação foi apertada: sete votos a seis.
A maioria decidiu que o tema deve ser tratado por meio de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e não por projeto de lei.
Fábio Xavier diz que PL vai ouvir PT antes de decidir candidatura
Por Sávia Barreto
O deputado estadual e presidente regional do PL, Fábio Xavier, reafirmou ao blog Primeira Mão a relação entre a sigla e o PT e disse que a decisão sobre a candidatura a prefeito de Teresina do secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu, passará antes por uma conversa com a sigla do governador Wellington Dias.
“O PT é nosso partido irmão, temos grandes amigos lá e parceria com o governador Wellington Dias. Então, não vamos tomar posição sem antes ter uma discussão com todos os partidos da base, fundamentalmente o PT”, frisou Xavier, acrescentando que esse momento ainda é precoce para firmar alianças.
ALIANÇA SÓ EM 2020
“Nosso partido conversa com todos mas nesse momento não se toma posição para fechar aliança, isso só vai acontecer para março do ano que vem”, pontuou Fábio Xavier.
SINAL VERDE
A cúpula do PL em Brasília deu sinal verde para a candidatura de Fábio Abreu: “A direção do partido sempre orientou que o PL tivesse candidatos em todas as capitais e em Teresina não é diferente, tendo um nome com todo o potencial e confiança que o Fábio Abreu tem, ele tem o total aval do diretório nacional”.
Robert sobre ir ao MDB: “Mesmo que decida, só vou divulgar ano que vm”
Por Sávia Barreto
Os colegas de faculdade Robert Rios e Themístocles Sampaio estão conversando sobre a ida de Robert ao MDB. O ex-deputado não quer mais ficar no Democratas. Mas parece que o partido do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí tem uma nova estratégia para lidar com as filiações.
Consiste em filiar e não divulgar – como foi feito com o ex-deputado Dr.Pessoa, já membro no papel na sigla, mas cujo evento para oficializar perante o público só acontece em agosto. “Mesmo que a definição fosse agora, eu só vou anunciar no ano passado”, insinuou Robert ao blog Primeira Mão.
Samarone nega reconciliação com Mão Santa: “Não sabemos quem manda”
Por Sávia Barreto
O vice-prefeito de Parnaíba, Marcos Samarone (Patriota), afirmou ao blog Primeira Mão que não tem chance de voltar à aliança política com o prefeito Mão Santa por que, segundo ele, “não tem como participar de uma gestão que você não sabe quem é que manda”:
“Lá existe um governo que é uma usurpação consensual. Você não sabe quem quem é o gestor, os secretários não tem a mínima autonomia porque tem que falar com uma terceira pessoa, que não vou mencionar o nome, que faz menção à padroeira de nossa cidade”, argumentou Samarone.
Detalhe: a padroeira de Parnaíba é Nossa Senhora da Graça. A filha de Mão Santa e secretaria de Infraestrutura se chama Gracinha Moraes Souza.
Ananias Carvalho tem cargos cortados da PMT após ida ao PSD
Por Sávia Barreto
Se antes participava da administração do prefeito Firmino Filho (PSDB), um dia depois de filiar-se no PSD, partido com candidato adversário à administração tucana em Teresina, o agora o ex-vereador Ananias Carvalho já sente na pele o que é ser um ex-aliado.
O blog Primeira Mão apurou que o ex-vereador começou a ter demitidas várias de suas indicações na prefeitura. Há quem aposte na volta de Ananias ao ninho tucano, mas o filho do ex-vereador, Ananias Júnior – que pode ser o candidato da família ao invés do pai – garante: “100% Georgiano Neto em 2020’.
Antônio Félix: decisão por candidatura a vereador de Teresina
Por Sávia Barreto
O ex-deputado Antônio Félix reuniu seu grupo político no último final de semana para afirmar que deve ser mesmo candidato a vereador de Teresina pelo MDB, ao invés de disputar a prefeitura de Campo Maior.
Agora o candidato natural da família na terra dos carnaubais, deve ser Joãozinho Félix, ex-prefeito. Há alguns processos aos quais ele responde, o que pode barrar a intenção. A aguardar os desdobramentos.
Firmino Paulo e Fábio Abreu: um pé do progressista no PL
Por Sávia Barreto
O deputado progressista Firmino Paulo esteve reunido com o secretário estadual de Segurança Pública Fábio Abreu (PL). Questionado pelo blog Primeira Mão sobre qual o teor da conversa, ele sintetizou: “Conversamos sobre eleições municipais em Teresina”.
Nos bastidores, indica-se que o caminho de Firmino Paulo seja o PL, tendo em vista seu distanciamento do prefeito Firmino Filho e consequente aproximação do próprio Firmino com o Progressistas. A proximidade com Abreu dá uma mostra concreta disso e reafirma o caminho sem volta de Paulo longe do primo tucano, já que Fábio Abreu é oposição à atual administração da Prefeitura de Teresina.
Ciro posta foto com legenda de eleitora: “Meu governador”
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira parece estar gostando dessa história de ser chamado de “meu governador” em suas andanças pelo interior do Piauí. Esteve na noite de segunda-feira em Floriano, ao lado de três prefeitos (Joel, Jonas e Jr Carvalho, de Floriano, de Água Branca e Demerval Lobão, respectivamente) e circulou em meio a populares. Uma das eleitoras o chamou de "meu governador". Ciro postou o pequeno vídeo em seu perfil do Instagram, na ferramenta stories, que disponibiliza postagens por 24h.
No final de semana, inclusive, ele tem agenda em Oeiras e outras cidades da região, algo atípico para um senador recém-eleito. Dos outros eleitos em 2018, Ciro é o que tem feito uma intensa maratona de compromissos com gestores locais. Aposta para ficar de olho: Ciro parece estar animado pensando em 2022. Ele já disse: o Progressistas terá candidato. Ou o prefeito Firmino Filho deixa o PSDB para assumir o desafio, ou o próprio senador encara a escalada para o comando do Palácio de Karnak.
Assis convida e Joaquim do Arroz pode ir para o PT
Por Arimatéa Carvalho
Enquanto o vereador Dudu (PT) envia indiretas ao presidente do PT no Piauí, deputado federal Assis Carvalho, ele toma café com o vereador Joaquim do Arroz (sem partido) e o convida para ingressar na sigla ano que vem e concorrer à reeleição. Joaquim do Arroz ficou de avaliar, mas pode aceitar.
O ingresso dele pode ser uma dor de cabeça para Dudu, pois o partido precisaria fazer 39 mil votos para garantir as três vagas: do próprio Dudu, de Deolindo Moura e de Joaquim do Arroz. Aliás, Joaquim já foi do PCdoB. O cálculo dos 39 mil votos necessários é do matemático eleitoral Antônio José Lira, ex-vereador hoje no PSD.
Dudu e Assis vão disputar em setembro o comando do PT. Assis é o favorito.