Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 537 de 665Firmino é o 8º prefeito mais influente no Twitter
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), é o oitavo prefeito mais influente do Brasil no Twitter no mês de julho. Ele tem estado nas primeiras posições em praticamente todos os meses. O Top 60 elenca os 60 gestores mais influentes nessa rede social e o tucano entrou no Top 10.
A boa gestão de suas redes sociais não é novidade em se tratando do prefeito. Primeiro: ele sempre usou, ao contrário de gestores que só lembram dessa ferramenta de contato direito com a população em ano eleitoral. Segundo: ele usa de maneira inteligente, aliando conteúdo e informação com um toque pessoal, mostrando que ele mesmo posta. Isso é um diferencial.
Na lista, o primeiro colocado é o prefeito de Salvador, ACM Neto.
Zé Filho renova seu comando sobre a Fiepi
Por Arimatéa Carvalho
O ex-governador Zé Filho foi aclamado por unanimidade para novo mandato à frente da Federação das Indústrias do Piauí (Fiepi). O ato foi em Parnaíba. Ele prometeu iniciar uma modernização do Senai e Sesi.
“Agradeço de coração a confiança e os votos que recebi hoje. Sou uma pessoa feliz por ter não só companheiros de federação, mas amigos que estão dispostos a juntos e irmanados desenvolver a indústria. Nosso Estado ainda é um dos mais pobres da federação e nós precisamos virar esse quadro e temos que acreditar que juntos podemos fazer isso”, pontuou Zé Filho.
Dudu critica “campanha branca” de nomes do PT que apoiam Firmino
Por Sávia Barreto
Você conhece o termo "campanha branca"? O vereador de Teresina, Dudu, deu uma indireta ao deputado federal Assis Carvalho - seu adversário na disputa do diretório estadual do PT - para falar sobre as eleições 2020 em Teresina.
"Quanto a alguns do PT terem aproximação com a Prefeitura de Teresina, é verdade, não temos como negar. Na campanha de 2016 vários candidatos não se dispuseram a fazer reunião com uma liderança sua, tinha candidatos a vereadores aqui liderados por essas grandes lideranças que não fizeram. Isso mostra aquela velha e famosa campanha branca, que é por debaixo dos panos", argumentou Dudu ao blog Primeira Mão, que vincula a relação política muito próxima de Assis e o prefeito tucano Firmino Filho como prejudicial ao próprio PT e aliados.
Ou seja, campanha branca é fingir que apoia um, mas trabalha mesmo em prol de outro. Ou, pelo menos, se finge de morto para não atrapalhar.
Deputado critica colega do MDB: “De manhã uma coisa, de tarde outra”
O MDB diz que Dr.Pessoa é o melhor nome de manhã, mas a tarde, lideranças do partido seguem acenando para o ex-prefeito Sílvio Mendes, dando sinais de que o querem no partido - naturalmente como cabeça de chapa. A estratégia é arriscada. Interlocutor do MDB disse ao blog Primeira Mão que está indignado com colega da sigla que costuma dar declarações convidativas de Sílvio Mendes a Fábio Abreu. " Como é que se constrói candidatura assim?", questionou.
Magalhães quer consenso com Paixão:“Não é legal que ele fique sozinho”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Cícero Magalhães (PT) deixou o muro e abraçou o lado do vereador Dudu (PT) na disputa interna do Partido dos Trabalhadores nas eleições para renovação dos diretórios do partido, que acontece só em setembro. "Eu havia dito ao companheiro Assis Carvalho que ia buscar consenso ao nome dele há cerca de 20 dias, mas agora digo que o meu nome para o diretório estadual do PT é o do companheiro Dudu. Para ganhar, é preciso de voto e de apoio. E jamais eu iria rejeitar o apoio do Dudu e do vereador Deolindo Moura", destacou ao blog Primeira Mão.
Magalhães deixou o consenso por Assis, mas quer evitar a disputa com Gilberto Paixão no diretório municipal, ao qual os dois disputam: "Eu não busquei essa conversa com ele, mas os companheiros Dudu e Deolindo têm conversado. Teríamos uma maioria esmagadora e seria importante ele vir para cá, para construir juntos essa vitória que sempre tivemos", disse o petista, acrescentando que " não é legal que Paixão fique lá sozinho".
Já a deputada Flora Izabel, que apoia a assistente social Joseane Borges, é mais comedida e acredita que apoio pode acontecer sim, mas só a partir do segundo turno. Por enquanto, ela vai levantar o nome de Joseane para comandar o diretório estadual.
Marco Aurélio diz que Dr.Pessoa é o candidato do MDB: “Honesto”
Por Sávia Barreto
Para o deputado federal Marco Aurélio Sampaio (MDB ), o melhor nome do MDB para 2020 é o do ex-deputado Dr.Pessoa, recém-filiado ao partido. Vale lembrar que a sigla tem outros pré-candidatos, como o vereador Luís Lobão e o deputado Henrique Pires. "Dr.Pessoa é o nosso nome aqui do MDB, é aquele que eu acredito que é um candidato honesto, com responsabilidade, que tem zelo com a coisa pública, e que quer o melhor para nossa cidade de Teresina. Eu acredito nessa mensagem e vou espalhar para que outros acreditem junto com a gente", pontuou o parlamentar ao blog Primeira Mão.
REFORMA DA PREVIDÊNCIA: DIFÍCIL INCLUIR MUNICÍPIOS E ESTADOS
"É muito difícil, matematicamente, estados e municípios serem incluídos na reforma da Previdência porque precisaria de 308 votos favoráveis à inclusão nesse jogo político", explicou o deputado federal ao blog Primeira Mão ao comentar a tramitação da Reforma da Previdência na Câmara Federal, cuja previsão de votação em plenário é para esta semana. Ele não acredita em desconfiguração da reforma por causa dos lobbys de categorias, como os policiais, que defendem regras mais brandas. "Não, todos os deputados têm a responsabilidade de fazer uma reforma que entregue para a população aquilo que ela deseja, que é a economia voltar a girar e que no futuro todos consigam receber sua aposentadoria".
Alepi: Procuradoria avalia emenda de Mádison após polêmica com Franzé
Por Sávia Barreto
Depois da polêmica discussão entre os deputados João Mádison (MDB ) e Franzé (PT) na semana passada - um chamou o outro de "demagogo" e "hipócrita" -, o presidente da Casa, Themístocles Sampaio (MDB ), é quem vai buscar um meio termo. "Aqui é uma Casa do diálogo. Antes de mandar para o plenário, o presidente Themístocles Sampaio está mandando para a Procuradoria da Alepi para fazer um parecer. Dependendo desse parecer, vamos discuti-lo em plenário ou não", explicou Mádison ao blog Primeira Mão.
A proposta do emedebista é que 50% dos recursos de emendas parlamentares para a Cultura possam custear bandas nacionais em eventos do Piauí. Franzé quer exclusividade em pagamento com recursos públicos apenas para artistas piauienses. João Mádison não aceitou a proposta de Franzé, para que os recursos aplicados a bandas de fora ocorressem em eventos com mais de cinco anos, como o Festival de Inverno de Pedro II. "Isso é muito pouco. Tem certos eventos, como a Exposição de Piripiri, que é tradicional e tem três anos", justificou.
Chama o VAR! Tiago Vasconcelos entre Evandro Hidd e Samuel Silveira
Por Sávia Barreto e Arimatea Carvalho
Na última sexta-feira, os vereadores de Teresina fizeram uma partida de futebol para testar quem vai correr mais atrás do voto no próximo ano. Detalhe: Evandro Hidd e Samuel Silveira estão separados pelo ex-vereador Tiago Vasconcelos, hoje coordenador da chapa de vereadores de Georgiano Neto (PSD), que quer o lugar de Firmino.
PRIMEIRO-MINISTRO EVANDRO
O superintendente da SDU Sudeste e vereador pelo PDT, Evandro Hidd, tem sido chamado por alguns vereadores de “primeiro-ministro” da Prefeitura de Teresina. É que Evandro, além da própria pasta que conta com muitas atribuições, tem influência na Fundação Municipal de Saúde presidida por Charles Silveira, e ainda na SDU Leste.
PESOS PESADOS
Evandro Hidd disputa espaço com o secretário de Cidadania e Assistência Social, o também vereador Samuel Silveira. Ambos atuam nos bastidores para serem candidatos a prefeito da capital em 2020 apoiados por Firmino Filho.
“EU NÃO!”
Durante o quadro Jogo do Poder, na TV Jornal Meio Norte e Rede Meio Norte, o vereador Evandro Hidd negou a desavença com o colega de secretariado e a pretensão de sair candidato a prefeito: “Somos amigos, eu e o Samuel, não tem nada disso de briga. E estou candidato à reeleição como vereador”, afirmou.
Franzé responde Júnior do MP3 e diz ser firme pró-candidatura do PT
Por Sávia Barreto
Depois que o ativista social e militante do PT, Júnior do MP3, afirmou que uma ala do partido é contra o diálogo do deputado estadual Franzé Silva (PT) com o deputado federal Fábio Abreu (PL), o pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT defendeu-se e garantiu estar firme na bandeira da candidatura própria da sigla: “Meu posicionamento tem sido firme pela candidatura própria do PT para fortalecimento do nosso partido no executivo e legislativo municipal”, disse Franzé ao blog Primeira Mão.
Ele minimizou a conversa com Fábio Abreu, que também tem o nome colocado nos bastidores como opção para disputar a prefeitura de Teresina. Foi o próprio Abreu que informou ao blog que tem dialogado com Franzé.
“Conversei com Abreu, durante um almoço entre nós dois, a respeito de municípios onde lideranças apoiaram nossas candidaturas. Dialogamos sobre emendas e apoios nesses municípios em 2020. Em relação à Teresina falamos da importância de termos candidaturas fortes de oposição e que essas forças possam está juntas num eventual segundo turno”, argumentou Franzé.
Posse na Cidade Jardim: filho de Roncalli se movimenta para 2020
Por Sávia Barreto
A posse de Newton César como presidente da associação de moradores do bairro Cidade Jardim, na zona Leste de Teresina, neste sábado, 06, contou com a presença de muitos políticos, entre eles o filho do ex-deputado Roncalli Paulo, José Roncalli Costa Paulo Filho. Tudo indica que ele deve seguir a linhagem política da família e disputar uma cadeira de vereador em 2020. Para isso, tem se movimentado por eventos políticos na capital.
DISPUTA ACIRRADA
A disputa pela presidência da associação já havia revelado as altas temperaturas da disputa municipal na capital. Entre os grupos brigando pela presidência da associação, havia aquele representado pelo vereador Italo Barros (PTC e pró-Firmino Filho) e do ex-vereador Sebim. Chagas Bispo, o atual presidente que buscava a reeleição, era apoiado por Italo, que chegou a levar o prefeito de Teresina e a primeira-dama e deputada Lucy Silveira (Progressistas), ao bairro, para prestar apoio ao candidato.
O resultado das urnas, no entanto, deu vitória ao grupo de oposição, do cabo Newton - ligado ao pré-candidato a vereador Júnior Macedo, que é próximo do ex-senador João Vicente Claudino (PTB) e ao deputado estadual Georgiano Neto (PSD), pré-candidato a prefeito de Teresina - com uma diferença de cerca de 300 votos.