Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 538 de 665Daniel x Zanin: debate com advogado de Lula em Congresso da Une
Por Sávia Barreto
O ex-secretário estadual de Justiça e advogado Daniel Oliveira vai dividir uma mesa redonda com o advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin, durante o Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), no Instituto Central de Ciências - ICC da Universidade de Brasília – UnB. Eles debaterão na mesa "Guerras híbridas, Iaw fare e as novas ameaças à democracia", que vai acontecer de 10h às 13h. Os dois, claro, não vão conseguir deixar de falar de alguma forma sobre os impasses judiciais relacionados ao ex-presidente.
POLÊMICA
A defesa de Lula, encabeçada por Zanin, criticou o pedido de habeas corpus impetrado por Daniel Oliveira a favor do ex-presidente em abril deste ano, mas depois copiou os argumentos do piauiense em outro pedido para soltar Lula.
EXPECTATIVA NA UNE
Representantes da União Nacional dos Estudantes reservaram um auditório grande por entender que vai ser um debate relevante para os universitários, reunindo dois jovens advogados com visibilidade. Daniel Oliveira foi presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí e atuou no movimento estudantil do Piauí e, por isso, entra com a preferência da plateia. Zanin tem o perfil mais “certinho”. Mas a discussão promete!
CASO LULA
Em agosto, o Supremo Tribunal Federa deve definir se Lula será solto ou não. Semana passada, o presidente da Corte, Dias Toffoli disse que os ministros do STF têm “couro” para aguentar a pressão diante do julgamento de um pedido de liberdade de Lula.
Ciro vai visitar pontos turísticos e divulgar nas redes
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) vai realizar uma intensa agenda de viagens a diversos pontos turísticos do Piauí e fazer ampla divulgação, especialmente através das redes sociais. Além dos já conhecidos nacionalmente, como Delta do Parnaíba, no litoral do estado, e Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Ciro quer ir a locais ainda pouco conhecidos, como fez recentemente ao visitar o Morro do Gritador e a Cachoeira do Salto Liso (foto), ambos em sua terra natal, Pedro II. O próximo destino do senador já está traçado: Cânyon do Poty, na região de Castelo do Piauí.
"O Brasil, o mundo todo, aliás, precisa conhecer locais como este. Abençoados pela natureza, mas que muita gente ainda não conhece. Precisam de um maior incentivo, de uma estrutura mais adequada e de capacitação de guias turísticos. Quero muito contribuir com o turismo do meu estado", afirmou Ciro.
Schnneyder em Timon e Fábio em Teresina: pré-candidatos se reúnem
Por Arimatéa Carvalho
Em Timon, o Coronel Schnneyder será candidato a prefeito no próximo ano. Em Teresina, a candidatura do major Fábio Abreu a prefeito também é dada como certa no ano que vem. Com diversas afinidades além da farde, ambos se encontraram para trocar experiências e falar de política. Fábio já tem a experiência administrativa da Secretaria Estadual de Segurança Pública (sua segunda gestão à frente da pasta). Ambos são muito populares em suas cidades e aparecem bem nas pesquisas de intenção de votos.0
"Sou militar e posso até o último dia das convenções me filiar em qualquer sigla partidária", conta Schnneyder. "Estamos sendo assediados por diversos partidos, porém, essa decisão ficará para o próximo ano", conta à coluna.
W.Dias define espaço de Gessivaldo: comandará a “Casa do Trabalhador”
Por Sávia Barreto
Prego batido, ponta virada: conforme o blog Primeira Mão adiantou, o deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB) aguardava um sinal do governador Wellington Dias (PT) a respeito de que espaço irá ocupar no Governo. A resposta, enfim, chegou e a definição da participação do pastor na administração pública ocorreu nesta quinta-feira, 04. O blog apurou que Gessivaldo vai indicar um nome para comandar a Casa do Trabalhador.
Será um órgão novo, com a estrutura que já existe em outras pastas. Ou seja, sem gastos a mais para o Estado. O local terá autonomia administrativa, e servirá como uma base para o trabalhador que buscar emprego, orientação e qualificação.
O pastor, vale lembrar, ficou ao lado de Wellington na eleição de 2018 mas seu partido, o PRB, apoiou Dr. Pessoa, no Solidariedade, na oposição.
Jeová diz que estão tentando plantar fake news contra chapa do MDB
Por Sávia Barreto
O MDB acredita que o está sendo alvo de “fake news” plantadas com o intuito de desestabilizar o partido, que se movimenta para ter candidato próprio nas eleições 2020 em Teresina. Um dos principais interlocutores da sigla, Jeová Alencar, presidente da Câmara Municipal de Teresina, comentou o caso ao blog Primeira Mão:
“Está cheio de fake news, todo dia tem notinha plantada, algo nos grupos... Mas todo mundo é maduro para saber o que é verdade e o que é mentira. Eleição é daqui a um ano, temos muito trabalho pela frente”, afirmou.
DIÁLOGO THEMÍSTOCLES E FÁBIO ABREU
Jeová aposta ainda no diálogo entre o presidente municipal do MDB, Themístocles Sampaio, e o deputado federal Fábio Abreu (PL), pré-candidato a prefeito de Teresina pela oposição. Mas ele deixa claro: não é hora de ceder a respeito da candidatura própria do MDB:
“Quem conhece o deputado Themístocles, sabe que ele é um homem do diálogo. Fábio Abreu é um bom quadro, quem não quer o Fábio Abreu? Nesse momento, o MDB tem um candidato a prefeito, que é o Dr. Pessoa, isso está bem claro. Tenho certeza que eles irão conversar, Fábio Abreu é uma pessoa do bem”, disse, acrescentando que qualquer discussão tendo seu nome como vice numa chapa pura do MDB está descartada: “Me honraria muito mas estou focado na minha reeleição”.
Clima tenso no PSDB; Charles responde Edson:“Não me digam o que fazer”
Por Sávia Barreto
Charles, que tem sido apontado como um dos nomes favoritos da sucessão de Firmino, disse que a reunião com vereadores tratou de questões administrativas: “Não pedi, não convidei e não chamei nenhum vereador para tratar de eleição. Na referida reunião, foram tratados diversos assuntos da área da saúde”. Ele negou ser candidato a prefeito: “Não tenho como finalidade de vida ser candidato a prefeito”. E deu a cartada final: “O partido tem seu líder que conduzirá o processo eleitoral, entretanto, não venham me dizer o que posso e o que não posso fazer!”.
Leia na íntegra a nota de Charles Silveira:
“Li na sua coluna de hoje a manifestação do Vereador Edson Melo sobre reunião ocorrida com vereadores de Teresina. Constatei a manifestação de vários líderes do meu Partido realizadas de forma direta ou por prepostos. Infelizmente, falam sobre o que não conhecem e dizem impropriedades pelo desconhecimento.
Não pedi, não convidei e não chamei nenhum vereador para tratar de eleição. Na referida reunião, foram tratados diversos assuntos da área da saúde, como projetos na área da Atenção Básica e, como os presentes eram parlamentares, era natural que falássemos sobre política também.
Aos líderes do meu Partido, informo que não tenho como finalidade de vida ser candidato a Prefeito. Sou cônscio da importância da comunicação, de que política se faz com diálogo e sempre vislumbrei enquanto atributo pessoal a minha facilidade de dialogar com todos, inclusive com parlamentares. O Partido tem seu líder que conduzirá o processo eleitoral, entretanto, não venham me dizer o que posso e o que não posso fazer!”
Luís Lobão não está vendendo carro: vereador de THE denuncia golpe
Por Sávia Barreto
“Tem uma pessoa se passando pelo meu nome desde a semana passada como vendedor de veículo. Coloca meu nome e meu perfil no Whatsapp, por isso já fiz a denúncia na delegacia. Meus amigos me repassaram a informação. Esse golpista tentou enganar pelo menos seis pessoas”, informou Lobão.
Fábio Abreu mantém portas abertas com Themístocles:“Vou falar com ele”
Por Sávia Barreto
Enquanto o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themistocles Sampaio, segue adoentado e afastado temporariamente das discussões eleitorais, seu nome continua circulando nas rodas políticas tendo em vista a formação da chapa 2020 para disputar a prefeitura de Teresina. A informação de que Themistocles supostamente teria descartado uma aliança com o PL do deputado federal Fábio Abreu, primeiro foi recebida com impacto por Abreu - “o MDB está se achando a última cereja do bolo”, disse o secretário de Segurança Pública - mas depois foi minimizada.
“Tenho uma boa relação com o deputado Themistocles, sempre falo com ele. Não deixarei de falar com ele. Tenho um respeito e por isso que vou falar com ele. Mesmo que não seja possível a aliança política, não deixarei de ter amizade”, afirmou Abreu ao blog Primeira Mão, confirmando que segue na intenção de se reunir com Themístocles e discutir a possibilidade de uma aliança entre as siglas para o próximo ano.
Fábio e Dr. Pessoa, filiado ao MDB, lideram as pesquisas internas feitas pelos partidos de intenção de voto. Ambos estão na oposição ao prefeito Firmino Filho (PSDB) e, se decidirem marchar juntos, são uma chapa forte nesta eleição que já promete ser uma das mais disputadas na capital.
“Estuprador”, “Já foi preso”: vereadores de Timon brigam em plenário
Por Sávia Barreto
O Brasil precisa urgente de um carregamento de suco de maracujá. E, de preferência, que ele seja encaminhado para os plenários dos legislativos do país. Isso porque os ânimos tem se exaltado tanto quase a ponto da agressão física entre políticos. O último caso ocorreu no município de Timon (MA) na última quarta-feira, 03.
Um vereador da base do prefeito Luciano Leitoa, Francisco Torres, discutiu com um da oposição, Raimundo Barbosa. Os dois se sentam lado a lado no plenário e discutiram feio, se levantaram e quase saíram nos socos, se não fossem separados pelos colegas.
Como a briga começou
O blog Primeira Mão apurou que a briga começou na hora do Grande Expediente, durante discussão de um requerimento de uma vereadora. O vereador Torres estava com a palavra, mas seguia discutindo outro assunto, não o requerimento da vereadora. Isso gerou reclamação de outros parlamentares e uma discussão no plenário.
Foi nesse momento que o vereador Raimundo, que senta do lado dele, reclamou. Torres falou para ele se calar, porque ele já tinha sido preso. Torres foi o candidato da base de Luciano Leitoa à presidente da Casa em janeiro, mas foi derrotado. Raimundo enfrenta um processo por conta de um acidente, em que ele teria atropelado uma pessoa. Por outro lado, Torres foi acusado por Raimundo de ser “estuprador”.
O Corregedor da Câmara Municipal de Timon, vereador Antunes Macedo, destacou que abriu processo administrativo para apurar o incidente ocorrido entre os vereadores. O parlamentar ressaltou que após o encerramento do processo o seu parecer será encaminhado para o Conselho de Ética da Casa, para que sejam tomadas as devidas sanções aos parlamentares. As penalidades a serem tomadas vão de suspensão de seis meses até mesmo a perca do mandato.
Antunes Macedo afirmou que os debates divergentes são salutares, mas quando ficam no âmbito político-adminsitrativo, porém é inadmissível o desrespeito e a falta de decoro. "Na sessão de hoje ouve um incidente entre dois vereadores. Agora como corregedor eu abri um processo administrativo para apurar o ocorrido e após a conclusão irei encaminhar meu parecer ao Conselho de Ética para que as devidas providências sejam tomadas", afirmou.
Flávio Nogueira: “Essa história de ir ao Podemos não existe”
Por Sávia Barreto
Quando o mundo político já dava como certa a ida do deputado federal Flávio Nogueira e seu filho, Flávio Nogueira Jr, do PDT para o Podemos após convite do senador Elmano Ferrer (Podemos), o parlamentar pedetista nega a informação ao blog Primeira Mão: “Não tem essa história de que irei para o Podemos”.
Elmano Ferrer, no entanto, informou ao blog que a ideia era de que tanto o pai como o filho filiados ao PDT deixassem a sigla para assumir o Podemos. Elmano, que é o presidente estadual da legenda, deixaria o comando na mão do deputado federal.
Em Brasília, Flávio tem se alinhado ao governo de Jair Bolsonaro enquanto o PDT fechou questão na oposição ao presidente. Esse fato tem dificultado a permanência de Nogueira na sigla. “Temos conversas com deputados estaduais de mandato e outras lideranças que nos acompanharão”, frisou Flávio.