Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 540 de 665MDB e PL 2020? Fábio Abreu confirma encontro com Themístocles
Por Sávia Barreto
O deputado federal Fábio Abreu (PL) confirmou ao blog Primeira Mão nesta terça-feira, 02, que terá um encontro com o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Themístocles Sampaio (MDB). A reunião ainda não ocorreu porque Themístocles está acamado com uma gripe. Questionado se também teria um encontro com o prefeito Firmino Filho (PSDB) - conforme divulgado nos bastidores - Abreu deixou portas abertas: “Ainda não”.
THEMÍSTOCLES ACHA QUE ABREU PREFERE O PT
Como tenta viabilizar-se para disputar a prefeitura de Teresina, Fábio Abreu precisa de um partido mais encorpado e que lhe dê sustentação eleitoral. Interlocutor do MDB contou ao blog que Themístocles ainda vê com reticência a aproximação com o PL, já que a primeira opção de Fábio seria mesmo o apoio do PT.
SÍLVIO MENDES É OPÇÃO INCERTA
Já a falada ida de Sílvio Mendes ao MDB foi realmente conversada, mas está longe de acontecer a curto prazo. Por isso, ter uma opção viável eleitoralmente, como Fábio Abreu, para compor com Dr.Pessoa no MDB, parece ser uma aposta segura para Themístocles.
Edson Melo: “Reunião de vereadores com Charles não definem nada”
Por Sávia Barreto
Ele destaca que o condutor das negociações políticas é o prefeito Firmino Filho. “O cronograma, quem trata é o prefeito Firmino Filho, que é o líder maior. Então acredito que no momento certo, a partir de avaliações do próprio perfeito, com pesquisa qualitativa e com conversa com lideranças, será definido o nome”, pontuou, acrescentando: “Essas reuniões são válidas acontecer, mas não definem nada”.
Edson Melo nega que o apoio dos vereadores a Charles vai influenciar Firmino e elenca uma característica pela qual o prefeito é lembrado na hora de articular-se politicamente, “frio”: “O prefeito é muito lúcido, determinado, até, de certa forma, frio, na condução desse processo. Ele tem afinidade grande com o professor Charles assim como tem com outros. Nada está definido e nada vai ser definido, acredito, até o final do ano”.
Nos bastidores, o blog apurou que o prefeito ficou incomodado com o encontro dos vereadores para apoiar Charles. Na visão de Firmino, segundo interlocutores, há uma antecipação que prejudica a gestão em Teresina. Enquanto puder esticar a corda, o tucano assim o fará.
Hidd x Samuel Silveira: não chamem os pré-candidatos para a mesma roda
Por Sávia Barreto
Informações de bastidores confirmadas com fontes próximas aos vereadores citados e obtidas pelo blog Primeira Mão apontam que Evandro Hidd (PDT) e Samuel Silveira (PSDB) – ambos afastados da Câmara Municipal, o primeiro como superintendente da SDU Sudeste e o segundo como secretário de Cidadania e Assistência Social – tiveram um desentendimento.
Da parte de Samuel, o argumento seria de que Charles Silveira na verdade não é candidato pra valer, e estaria, na verdade, marcando território para Evandro Hidd (os dois são muito próximos). Já Evandro teria respondido que Samuel precisa “trabalhar” e esquecer ele. O clima está pesado.
Evaldo: Cepisa tem de respeitar os consumidores humildes
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) denunciou que a Cepisa Equatorial está cortando energia residencial em Teresina nos finais de semana e feriados, o que é proibido por lei. Quatro famílias que foram alvo de corte noturno procuraram o gabinete do parlamentar.
"A empresa precisa ter critérios, não dá para agir com truculência, humilhando as famílias mais pobres do nosso Estado", afirmou. A denúncia do deputado confere com reclamações de ouvintes e telespectadores da Rádio Jornal Meio Norte 90,3 e TV Jornal Meio Norte canal 20.1.
W. Dias parte para o ataque em Água Branca
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias, o senador Marcelo Castro (MDB), os deputados federais Fábio Abreu (PL), Júlio César (PSD), o secretário Merlong Solano e o deputado estadual Georgiano Neto (PSD) foram a Água Branca inaugurar a reforma do estádio de futebol Luizão, feita em parceria da Fundespi com o prefeito Jonas Moura. "A obra é da ordem de R$ 175.040,04, fruto de um convênio entre o Estado e município. Essa nova iluminação no estádio beneficia desportistas do município de Água Branca e também região", disse Clemilton.
Teve jogo de futebol com dirigentes da Prefeitura de Água Branca, da Fundespi (o presidente Clemilton jogou) e com a participação do governador no ataque. Wellington partiu para o ataque.
W.Dias comenta votos de Assis e Rejane na Previdência
Por Sávia Barreto
Apesar das chances serem remotas, o governador Wellington Dias (PT) segue confiante na reinserção dos estados e municípios na reforma da Previdência, cujo relatório será votado esta semana em Brasília. Questionado pelo blog Primeira Mão sobre a expectativa a respeito dos estados participarem do projeto, Dias disse que a questão principal é sobre como sanar o déficit de 40% entre o que é pago e o que é recebido de aposentadorias e pensões.
“É muito mais do que um cronograma para a reforma. Queremos encontrar um entendimento para sair de uma reforma com solução para o principal problema, que é o déficit. Estou bastante confiante que vamos alcançar”, disse o governador. Ele comentou ainda os votos da esposa, deputada federal Rejane Dias (PT) e do deputado federal Assis Carvalho (PT) a respeito da reforma. O PT fechou questão nacionalmente contra a reforma proposta por Bolsonaro. Mas no Piauí, Dias tem enfrentado problemas financeiro com o déficit da Previdência.
“Se for uma reforma fruto de um entendimento, teremos mais votos do que temos hoje. Se for a reforma do jeito que está, que não dá solução para o déficit, pessoas da oposição e da base do governo, não votarão. Só podemos tratar com os parlamentares após a definição de um texto que leve em conta aquilo que estamos apresentando”, argumentou Wellington.
Além da reinclusão dos estados e municípios, existe pressão para aliviar as regras de aposentadoria das categorias policiais, capitaneada pelo PSL. O objetivo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, é que a votação em plenário da matéria ocorra antes do recesso parlamentar, que inicia em 17 de julho.
TJ-PI afasta tabeliães e declara vagos os cartórios de dois municípios
Por Sávia Barreto
A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e a Vice-Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí editaram normativo que afasta tabeliães e declara vagos os cartórios de Luís Correia e Barro Duro. A Portaria Conjunta nº 01, de 1º de julho de 2019, “dispõe sobre a designação de interinos para a Serventia Extrajudicial de Oficio Único de Barro Duro e 1ª Serventia Extrajudicial de Registro Geral de Luís Correia-PI”.
No último dia 26 de junho, a Presidência do TJ-PI publicou a Relação de Vacâncias das serventias notariais e/ou de registro vagas no Estado do Piauí com vistas ao provimento de tais vagas por concurso público, elaborada pela Vice-Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí.
Nesta lista, constam como vagos os cartórios de Luís Correia e de Barro Duro, em função de permuta irregular entre seus delegatários. Francisco Pereira Neto e Manoel Barbosa do Nascimento Filho eram titulares, respectivamente, da 1ª Serventia Extrajudicial de Registro Geral de Luís Correia-PI e da Serventia Extrajudicial do Oficio Único de Barro Duro, tendo efetuado permuta sem a realização do devido concurso de remoção.
Por conta disso, as serventias foram incluídas na Relação Provisória de Vacâncias organizada pela Corregedoria Nacional de Justiça. Nos autos do Mandado de Segurança n° 29.383/DF, impetrado por Manoel Barbosa do Nascimento Filho, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou legal a declaração de vacância da 1ª Serventia Extrajudicial de Registro Geral de Luís Correia-PI. Já a declaração de vacância da Serventia Extrajudicial de Ofício Único de Barro Duro está mantida em função de decisão do Supremo Tribunal Federal nos autos da Suspensão de Segurança n° 4.018/PI.
Portaria
Na Portaria Conjunta nº 01/2019, o presidente do TJ-PI, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, e o vice-corregedor geral da Justiça, desembargador Othon Mário Lustosa, determinam “o retorno do Sr. Francisco Pereira Neto, atual responsável interino pela Serventia Extrajudicial de Ofício Único de Barro Duro-PI, para responder interinamente pela 1ª Serventia Extrajudicial de Registro Geral de Luís Correia-PI, até que venha a ser referida serventia provida por delegatário aprovado em concurso púbico de provas e títulos” e “o retorno do Sr. Manoel Barbosa do Nascimento Filho, atual responsável interino pela 1ª Serventia Extrajudicial de Registro Geral de Luís Correia-PI, para responder interinamente pela Serventia Extrajudicial de Ofício Único de Barro Duro-PI, até que venha a ser referida serventia provida por delegatário aprovado em concurso púbico de provas e títulos”.
O normativo estabelece ainda que os juízes corregedores permanentes das comarcas de Barro Duro e Luís Correia procedam à transmissão de acervos, na forma do Provimento n° 02, de 27 de maio de 2019, da Vice-Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí.
Ciro e W.Dias: onde um anda, o outro não está pisando
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) pode até manter seu discurso de aliado do governador Wellington Dias (PT), mas cada vez menos tem andando ao lado do chefe do executivo estadual. Na eleição do ano passado, onde estava um, era possível encontrar o outro: só andavam juntos.
Na quinta-feira passada ele esteve participando da inauguração do novo espaço do Hospital Dirceu Mendes Arcoverde, em Água Branca, e fez a entrega durante solenidade de ambulâncias e equipamentos para a área da saúde. Houve a destinação de R$ 1 milhão em emendas do senador. Detalhe: Wellington Dias não estava durante toda essa programação, que inclusive marcou o aniversário da cidade. Só vai no domingo.
Os polêmicos “tetos” de votos para vereador que os partidos estão estipulando como estratégia para escolher os nomes que comporão as chapas proporcionais no pleito de 2020 já eliminou o suplente de vereador Miranda Neto do PSD. Ele discordou do teto estabelecido e agora abriu conversa com Celso Henrique, presidente estadual do Cidadania (ex-PPS). O partido trabalha sua possibilidade de filiação e de seu grupo político constituído de seis suplentes.
Conheça lista tríplice do TJ-PI para vaga da advocacia no TRE-PI
Por Sávia Barreto
O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) definiu, nesta segunda-feira (01), durante sessão administrativa ordinária, lista tríplice com advogados para concorrer ao cargo de juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) no biênio 2019/2020. Os mais votados foram Leandro Cavalcante de Carvalho, com 13 votos, e Charlles Max Pessoa Marques da Rocha e Astrogildo Mendes de Assunção Filho, com 12 votos cada um.
A lista tríplice será enviada ao TRE-PI, que deverá encaminhá-la à Presidência da República para definição do nome que integrará a Corte como juiz eleitoral efetivo representando o Quinto Constitucional na vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB-PI) nos próximos dois anos.
A Resolução nº 26/2012, do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, que dispõe sobre a escolha de juiz para compor o TRE-PI na categoria jurista, estabelece que a elaboração da lista tríplice para preenchimento da vaga deve se dar em sessão plenária pública, com votação aberta, podendo concorrer advogados devidamente inscritos junto à Ordem dos Advogados do Brasil, com candidatura previamente registrada junto ao Protocolo Geral do TJ-PI.
A lista dos vereadores que estão fechados com Charles Silveira
Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão conseguiu a lista dos vereadores que estão “fechados” com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira, apoiando-o como candidato a prefeito de Teresina nas eleições 2020. Os nomes são daqueles que publicamente falam que preferem Charles, mas é fato que há outros que o apoiam, mas preferem não “queimar” os cartuchos publicamente.
Vereador da base do prefeito Firmino Filho ouvido pelo blog, afirma que o apoio coletivo a Charles é importante sim, pois mostra a boa articulação política do ex-secretário municipal de Governo. Só que na hora H, o que importa é o que o prefeito decidir. E assim, todos que apoiam Charles hoje, caso o candidato de Firmino seja outro, seguirão de olhos fechados o nome que o prefeito indicar. O tucano segue misterioso e prefere definir questões eleitorais de maneira pública a partir do segundo semestre.
Uma curiosidade na lista dos que apoiam Charles Silveira é o nome de Evandro Hidd (PDT), vereador cotado também como candidato a prefeito apoiado pela atual gestão. Evandro é ligado a Charles e é visto como uma versão mais jovem de Silveira. Se Hidd for o escolhido, ou o próprio Charles, ambos devem sentir-se contemplados.
Lista de vereadores que apoia o Charles Silveira :
Gustavo Gayoso
Gustavo Carvalho
Polyana
Nilson Cavalcante
Inácio Carvalho
Enzo Samuel
Zé Filho
Venâncio
Fábio Dourado
Dr Lázaro
Stanley Freire
Evandro Hidd
Neto do Angelim