Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 541 de 665Henrique Pires diz que chance do MDB indicar vice de Abreu é zero
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Henrique Pires (MDB) disse ao blog Primeira Mão que a chance do MDB indicar o vice do deputado federal Fábio Abreu (PL) nas eleições municipais de Teresina no próximo ano são “nulas”.
“O fato é que teremos candidato a prefeito. A chance de indicar vice do Fábio Abreu é zero. O ex-prefeito Sílvio Mendes pode vir ao partido e escolheremos o candidato após pesquisas quantitativas e qualitativas”, frisou. Ele deixa claro: também é pré-candidato a prefeito e não retira o nome por causa da filiação de Dr.Pessoa ao MDB. Já Abreu, é cotado como candidato a prefeito mas ainda não se posicionou publicamente sobre o tema.
Elmano Férrer explica convite para Flávio Nogueira ir ao Podemos
Por Sávia Barreto
O convite que o senador Elmano Férrer fez aos deputados Flávio Nogueira e Flávio Jr para que deixem o PDT e ingressem no Podemos surpreendeu o mundo político no final de semana. O blog Primeira Mão conversou com Elmano, que atualmente preside o partido no Piauí. A ideia, segundo ele, é criar um grupo político alternativo com outros políticos que estejam insatisfeitos com suas legendas.
Quando consolidado, o grupo deve seguir unido para as eleições 2020 e 2022. Nos bastidores, avalia-se que o fortalecimento do Podemos é também o crescimento do grupo político do ex-senador João Vicente Claudino, do PTB. JVC tem planos de disputar o pleito de 2022, seja ao cargo de senador ou de governador.
Já Elmano, tem sido um senador atuante mas a entrega da presidência do Podemos a outro político seria interpretado como uma forma de afastar-se da pequena - e desgastante- política diária para focar-se no seu mandato em Brasília.
Confira as falas de Elmano Férrer com o blog:
“Tivemos uma conversa com o Flávio Nogueira em Teresina e vamos prosseguir num novo encontro na quarta, em Brasília, com a presidente nacional do Podemos, a Renata Abreu. A tendência é ficarmos juntos”.
“Queremos formar um grupo político com muitos partidos que estão insatisfeitos com suas siglas. Vamos fazer um grupo político alternativo, levar lideranças do PDT para o Podemos e também lideranças de outros partidos”.
“O que está em jogo é a construção de um grupo político para atuar no Piauí nas eleições 2020 e 2022”.
Questionado se ele iria entregar a presidência do Podemos para Flavio Nogueira, Elmano respondeu:
“Sou despido de vaidades”.
Após ser atendido em clínica com sangramento, Firmino já está em casa
Por Sávia Barreto
O sangramento no nariz do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), foi mais grave do que se pensava inicialmente. Ele esteve na Clínica Flávio Santos nesta segunda-feira, 01, para fazer a cauterização da artéria do nariz que estava sangrando. Firmino já está em casa, em repouso, informou a assessoria do prefeito ao blog Primeira Mão.
O sangramento iniciou na última sexta-feira, quando Firmino esteve na Expoteresina. Ele chegou a ser atendido pelo ex-prefeito Sílvio Mendes. A agenda de Firmino em Brasília esta semana teve que ser cancelada.
O problema de saúde começou por causa do clima seco na capital federal, onde ele esteve na semana passada. Um vaso sanguíneo no nariz rompeu, mas o gestor não repousou segundo orientações médicas, o que agravou o caso. A semana será de descanso para que Firmino possa se recuperar.
Família Lira se reúne e Georgiano é convidado especial
Por Arimatéa Carvalho
A família Lira se reuniu no final de semana em festão que começou às 10h e prosseguiu até meia-noite. Estavam lá o deputado federal Átila Lira (de saída do DEM), a influente Tetê Lira, o filho dela, Clovinho; Pompilhinho (candidato a prefeito de São Miguel do Tapuio em 2020) e o empresário Edwaldo Lira. Yara Lira viajou, mas os três filhos dela compareceram. O irmão mais animado era o pré-candidato a vereador Antônio José Lira.
O grande convidado foi o deputado estadual Georgiano Neto, do PSD e pré-candidato a prefeito de Teresina, fato que demonstra que a Família Lira deve seguir com ele nas eleições do ano que vem na capital. Antônio José Lira explicou aos presentes, mais um vez, sobre a matemática eleitoral que vai nortear as eleições do ano que vem. E da qual ele é expert.
Firmino é atendido por Silvio Mendes ao apresentar sangramento
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, teve de deixar a feira e exposição ExpoTeresina na noite de sexta-feira após apresentar sangramento no nariz esquerdo e ser atendido pelo amigo tucano e ex-prefeito da capital, Sílvio Mendes.
Firmino chegou ao parque de exposições Dirceu Mendes Arcoverde acompanhado de esposa, a deputada estadual Lucy. Eles encontraram reunidos em uma mesa Sílvio Mendes, o senador Marcelo Castro e o ex-deputado estadual Dr. Pessoa, que deve ser o candidato a prefeito da capital no próximo ano pelo MDB. O candidato de Firmino deve ser o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira.
Firmino apresentou o sangramento e causou preocupação. O primeiro atendimento ocorreu no próprio parque, feito por Sílvio. Em seguida, o prefeito e dona Lucy deixaram o local.
Os políticos na mesa ficaram preocupados devido ao sangramento e houve recomendação que ele procurasse atendimento ao sair do evento.
Dr. Hélio com Tererê e Samarone: sou candidato e não abro!
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Dr. Hélio (PL) se reuniu em Parnaíba com o pré-candidato a prefeito de Parnaíba pelo PV, ex-deputado Tererê, e com o vice-prefeito de Mão Santa, Samarone (inimigo de Mão Santa, diga-se). Hélio tem pretensão de sair candidato a prefeito, mas os ex-prefeitos Florentino Neto (secretário estadual de Saúde) e Zé Hamilton caminham para sacramentar o nome deste último. Se Hélio abandonar o barco das Oposições Unidas e sair em carreira solo, o prefeito Mão Santa pode levar a melhor.
No entanto, por enquanto o recado de Hélio é: Sou prefeito e não abro. Além disso, está fazendo costura para se fortalecer mais que o aliado Zé Hamilton. Oficialmente, ele quer atrair Tererê e Samarone para o grupo das Oposições Unidas. E, claro, ser escolhido candidato.
Se Zé Hamilton tem vantagem nessa briga, Dr. Hélio tem força de vontade.
Chapa 2020? Dr.Pessoa e Sílvio flagrados em conversa de pé de ouvido
Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão recebeu o registro exclusivo de um encontro especulado - e agora publicizado - entre o ex-deputado Dr.Pessoa (MDB) e o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) na noite desta sexta-feira, 28. Ambos participam da ExpoTeresina, que acontece no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde. Nos flagras, em que também está presente o senador Marcelo Castro (MDB), nota-se a afinidade e as conversas de pé de ouvido entre Pessoa e Sílvio.
O que se fala nos bastidores é que o ex-prefeito, sem partido no momento, pode ir para o MDB ser o candidato a prefeito, enquanto Pessoa sairia como vice. As imagens, pelo menos, dão o que falar.
Júlio Arcoverde: mulheres devem estar em chapa ou comandar processo
Por Sávia Barreto
“Se Deus quiser”. Foi assim que o deputado e presidente estadual do Progressistas no Piauí, Júlio Arcoverde, respondeu a questionamento do blog Primeira Mão se iam continuar as visitas do prefeito Firmino Filho (PSDB) junto com o partido para o interior do estado em agendas políticas. Arcoverde explicou que Firmino interage muito com os prefeitos do interior por conta do intercâmbio de experiência administrativa “Os prefeitos acabam convidando o Firmino para algumas festas, inaugurações, festejos. O Progressistas tem 85 prefeitos, então as chances de irmos para o mesmo evento são muitas”.
PTB e Progressistas juntos
Júlio Arcoverde quer uma parceria Progressistas e PTB para o pleito de 2020 assim como de 2022: “O PTB sempre foi nosso aliado, fico feliz que o ex-senador tenha voltado à política. Acredito que ele será um grande parceiro dos Progressistas, como sempre foi. Podemos estabelecer uma parceria para 2020 e já pensando em 2022 com o senador João Vicente. O prefeito Firmino tem conversado muito com João Vicente e pessoas próximas do prefeito, como Edson Melo, tem relação com ele”, justificou. João Vicente está viajando e só retorna ao país no início de julho. É quando deve sentar para começar a ouvir o partido e aliados e, assim, definir o caminho da sigla.
Partido Delas
Além de atender a legislação eleitoral, muitas siglas também preocupam-se com a representativa de gênero perante a opinião pública na composição das chapas que vão disputar o pleito de 2020. “Tem que ter uma mulher na chapa ou comandando algum processo”, resumiu Júlio Arcoverde sobre a participação feminina no Progressistas. “Temos conversas bastante adiantas com vereadoras, candidatas a deputadas que querem ser vereadores. Estamos montando uma chapa bem feminina. Mas diferente de outros partidos, eu não divulgo com quem estou conversando. Tem que divulgar quando a pessoa já for filiada”, frisou.
Jeová Alencar é conhecido pelos vereadores como “Pavão Misterioso”
Por Sávia Barreto
Codinome beija-flor é coisa do passado. O vereador Jeová Alencar (ainda no PSDB), presidente da Câmara Municipal de Teresina, é chamado pelos colegas nos bastidores da Casa com o seguinte nome: “Pavão Misterioso”. “É que o Jeová diz para a gente que vai fazer uma coisa seguindo determinados passos. Ele faz tudo o contrário. E dá certo”, afirmou um vereador ao blog Primeira Mão. Ele preferiu não ser identificado.
A avaliação nos bastidores é que Jeová fortaleceu-se desde que se aproximou-se do grupo do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB). Themístocles, diga-se de passagem, é conhecido por ser um agregador e por acolher e impulsionar aqueles que estão sob suas asas. Hoje, Pavão Misterioso – opa, Jeová – é o grande articulador do MDB e deve alçar maiores voos políticos em futuro breve, avaliam vereadores da capital próximos ao quase ex-tucano.
Diretórios do PT: consenso só em Teresina e briga entre Assis e Dudu
Por Sávia Barreto
O clima foi tenso na última reunião da Executiva estadual do PT. Duas coisas saíram definidas: primeiro, que não vai ter consenso para a sucessão no diretório estadual do partido, em que disputam o deputado federal Assis Carvalho e o vereador de Teresina, Edilberto Borges, o Dudu. Segundo, que o grupo de Gilberto Paixão e Cícero Magalhães pode se unir em torno de um terceiro nome neutro com o resultado final de consenso em Teresina. Mas isso ainda está em fase de discussão. Até agora Magalhães afirma em alto e bom som que não abre mão de ser o candidato.
Bis: Assis x Dudu
O grupo de Assis acredita que Dudu só quer ser candidato para “se aparecer” e conseguir espaço no diretório estadual, pois tem tudo para perder. Já o grupo de Dudu, entende que Assis ainda é majoritário, mas tem se desgastado, especialmente em Teresina e algumas bases do interior do estado.
Ainda alegam que a relação do deputado federal com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), resultou no incentivo de Carvalho ao nome do deputado estadual Franzé Silva para disputar a PMT pelo PT. Franzé seria um adversário que Firmino consideraria “melhor” que o próprio Dudu, por exemplo. Os dois lados não abrem nem por um trem.