Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 542 de 665Eles querem Charles: vereadores fecham apoio ao presidente da FMS
Por Sávia Barreto
Alguns vereadores de Teresina reuniram-se com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira para afirmar a preferência ao nome de Charles para disputar a prefeitura de Teresina no próximo ano. O blog Primeira Mão conseguiu o registro desse encontro. Entre os presentes estavam Venâncio Cardoso, Stanley Freire, Inácio Carvalho, Gustavo Gayoso, Polyana Rocha, Dr. Lázaro, entre outros. Isso sem contar os outros nomes que apoiam o gestor mas preferem não publicizar a questão para evitar arestas internas.
Vai ter briga
Com o apoio da bancada do prefeito Firmino Filho (PSDB) no Legislativo e já movimentando-se internamente para se consolidar como nome viável, Charles tem três adversários ainda fortes no próprio PSDB e fora dele: o ex-deputado Luciano Nunes, o ex-prefeito Sílvio Mendes (sem partido) e o ex-secretário Washington Bonfim (Progressistas).
Une ou desune
Só tem um detalhe, o que tem de ponto positivo em um, falta em outro. Experiente político do Piauí compartilhou com o blog a seguinte avaliação: Charles tem a preferência de Firmino pois seria leal ao projeto do tucano para o Governo do Estado em 2022, mas não une o PSDB (vide a ala de Marden Menezes). Luciano Nunes tem a confiança de Firmino e une o PSDB – só precisa ser mais viável eleitoralmente, já que aqueles que vão votar na capital preferem um nome não político e mais técnico (segundo pesquisas qualitativas).
Confia ou não confia
Já Washington Bonfim tem a confiança de Firmino, mas não une o PSDB – e tudo indica que a decisão de ingressar num projeto para a Prefeitura e deixar o prestígio e reconhecimento financeiro que vem recebendo nas consultorias que presta fora do Piauí não é um fato consolidado. Por último, Sílvio Mendes, que une o PSDB mas não tem a confiança de Firmino Filho. Para resolver o problema, só se construir um candidato com um pedaço de cada.
Bancada do PT apoia Assis: “Isso não intimida ninguém”, responde Dudu
Por Sávia Barreto
Tudo indica que a bancada do PT fechará questão no nome do deputado federal Assis Carvalho para reeleição na presidência do diretório estadual do PT, que elegerá nova composição no segundo semestre. O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Francisco Limma, disse ao blog Primeira Mão – em referência indireta ao vereador Dudu, que disputa contra Assis – que há grupos que concorrem apenas em busca de espaço na composição do diretório.
“Já há um entendimento da maioria dos parlamentares de que é importante construir uma unidade, e o nome que mais agregaria é o do deputado Assis Carvalho. Como no PT a composição da direção se dá de forma proporcional, às vezes um grupo mantem a candidatura apenas para poder assegurar um espaço”, avaliou Limma.
O vereador Dudu, respondeu: “Sou candidato a presidente do diretório estadual independente do apoio de Limma, de A ou de B. Não é porque tem a maioria dos estaduais que ali está decidida a eleição. Isso não intimida ninguém, não tenho medo de disputar”.
PSL paz e amor: Elizeu deve participar do diretório no PI
Por Sávia Barreto
As disputas internas no PSL parecem terem dado uma trégua, pelo menos por enquanto. O presidente estadual do partido, vereador Luís André, informou ao blog Primeira Mão que a composição do diretório do partido poderá contar com o ex-deputado Elizeu Aguiar como vice. Isso porque a advogada Rubenita Lessa preferiu declinar do convite para o cargo. Elizeu disputou com Luís André o comando do partido no Piauí, mas o vereador levou a melhor.
O partido fará um evento de grande proporção em agosto, inclusive com a presença de um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro. Até lá, a composição do diretório estará fechada.
Gessivaldo sobre espaço no Governo: “Está nas mãos de Deus”
Por Sávia Barreto
O deputado e pastor Gessivaldo Isaías (PRB) informou ao blog Primeira Mão que está orando “todo dia para que Deus opere um milagre nas finanças do estado, no presidente do Brasil e no Congresso”. Questionado sobre qual seria o espaço dele no governo estadual, Gessivaldo disse que “está entregando essa questão nas mãos de Deus”.
O pastor, vale lembrar, ficou ao lado de Wellington na eleição de 2018 mas seu partido, o PRB, apoiou Dr. Pessoa na oposição. Ele já tem espaços no governo e deve multiplica-los, reforçando indicações na área do Trabalho, como a direção do Sistema Nacional de Empregos, o Sine, no Piauí. Mas o governador ainda não anunciou os novos espaços.
Robert diz que Átila é “ameaça que paira sobre o DEM”
Por Sávia Barreto
Apesar do deputado federal Átila Lira (PSB) ter declarado ao blog Primeira Mão que, caso vá para o Democratas, não irá aderir ao bloco governista, o ex-deputado Robert Rios continua preocupado e classifica Átila como uma “ameaça que paira sobre o DEM”. “Preciso estar num partido que eu tenha todas as garantias de que ele vai estar no bloco das oposições. Não posso ir para um partido que depois vá aderir para governo. O Átila é um grande companheiro, uma grande representação para o Piauí e gosto muito dele, mas ele tem sempre um pé dentro de um Governo”.
Questionado pelo blog se não acreditava nas explicações do deputado federal, de que o DEM é um partido de direita e o governador Wellington Dias (PT) é de esquerda, sendo impossível uma composição, Robert puxou da memória o suposto caráter recorrente de adesão de Lira a Governos. “Não posso ir para o DEM se o Átila for presidir o DEM. Ele pode ir para o Governo e eu fico igual a cachorro que caiu da mudança. O Átila disse a mesma coisa em 2002 (que não ia aderir). Estávamos ma oposição e o Átila convencendo o Firmino a ir para o Governo e lançar o vice do Hugo Napoleão e foi um desastre para nós todos”.
Henrique Pires sobre Dr. Pessoa: “somos imbatíveis”
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Henrique Pires, que se lançou pré-candidato a prefeito de Teresina pelo MDB num primeiro momento, disse que ele é soldado do Piauí e o Dr. Pessoa é um soldado de Teresina. Juntos, Henrique diz que a dupla é imbatível em qualquer situação. Ou seja, o deputado está com Pessoa e não abre. A foto foi feita na sala da presidência da Assembleia.
Dr. Pessoa foi lançado pré-candidato pelo presidente Themístocles Sampaio, que em evento no município de Altos chegou a dizer que Dr. Pessoa será um grande prefeito para Teresina. Pelo visto, Henrique, Dr. Pessoa e Themístocles já se entenderam.
Deputado garante embriões para pequenos pecuaristas
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) foi o articulador da implantação do Programa Sebraetec Embriões, voltado para o setor da pecuária. "Vamos fazer uma revolução na pecuária do Nordeste com esse programa, que consegui ao sensibilizar o ex-senador Freitas Neto (presidente do Sebrae)", diz o deputado, ligado ao setor.
Na prática, o Sebrae paga 70% para pequenos produtores fazerem melhoramento genético em seus rebanhos através da adoção de embriões de qualidade. "Avançar e melhorar nosso rebanho, incluindo os pequenos também. Essa é a ideia", diz Mádison.
Recado de Assis para Dudu? Bastidores do lançamento de Franzé à PMT
Por Sávia Barreto
Fonte do PT com acesso privilegiado ao partido procurou o blog Primeira Mão com a seguinte análise a respeito do lançamento do nome do deputado estadual Franzé Silva como candidato a prefeito de Teresina pelo PT na semana passada.
Quem levantou o nome dele na mídia foi o atual presidente estadual do partido e deputado federal Assis Carvalho: “Assis lançou Franzé porque o vereador Dudu se lançou candidato a presidente estadual do PT. É uma resposta a ele e, ao mesmo tempo, um chamado para a briga”. Disputa no PT é coisa séria.
Ex-vereador Chico Wilson: passe disputado por MDB e PTC
Por Sávia Barreto
O ex-vereador Chico Wilson, com história no PSDB, deve filiar-se a uma nova sigla para disputar as eleições 2020 em Teresina. Além do MDB, ele tem conversado com o PTC, presidido no Piauí por Gustavo Henrique. A avaliação é de que no MDB as chances seriam mais reduzidas para o ex-vereador por três mandatos e ex-presidente do PSDB.
“Existe uma possibilidade de acontecer, ele está dentro do teto de 1600 a 1700 que estamos trabalhando”, frisou Gustavo. Além de Chico Wilson, outro tucano tradicional que deixou o partido sem chance de voltar foi Renato Berger, cuja filiação no PSD está marcada para acontecer esta semana.
Chapa pura no MDB: Sílvio candidato a prefeito e Dr.Pessoa como vice
Por Sávia Barreto
Informações obtidas pelo blog Primeira Mão com duas fontes ligadas ao MDB apontam que o partido já tem formada sua chapa majoritária para disputar as eleições 2020 em Teresina: Sílvio Mendes, ex-prefeito da capital, será o cabeça de chapa, e Dr.Pessoa será o vice. Dr. Pessoa que, por sinal, já está oficialmente filiado ao MDB, apesar da festa de filiação só estar marcada para o dia 23 de agosto.
A chapa é considerada forte nos bastidores, afinal, o ex-tucano e ex-progressista Sílvio Mendes, figura na memória do eleitor com sua experiência administrativa, enquanto Pessoa compensa e equilibra a chapa com carisma e bons índices nas pesquisas de intenção de voto.
Se foi cogitado que o MDB pudesse compor com o PSDB, isso já é assunto do passado. As siglas marcharão em campos opostos. O prefeito Firmino Filho (PSDB) tem dado sinais de que seu candidato a prefeito deve ser Charles Silveira (PSDB). Com os sinais dados por Firmino sobre seu escolhido, Sílvio foi acolhido nos braços do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio (MDB), principal adversário do prefeito tucano. Mendes e Firmino já vinham de um histórico de relações estremecidas, mas mesmo nesse contexto a chapa pura do MDB surpreende.