Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 547 de 665Georgiano Neto: “MDB e PSD devem estar juntos na oposição”
Por Sávia Barreto
O deputado estadual e pré-candidato do PSD à prefeitura de Teresina, Georgiano Neto, avaliou ao blog Primeira Mão, o encontro entre o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), com o senador Ciro Nogueira (Progressistas). Ciro quer fazer a ponte entre os rompidos, Themístocles e o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB).
“Acompanhei pela imprensa, muita especulação. Na classe política, o diálogo tem que acontecer. O presidente (Themístocles) é um grande líder, sabe se portar muito e com certeza vai ser o melhor caminho”, ponderou Georgiano, que aposta estar do mesmo lado do MDB nas eleições de 2020. “Já temos tido vários diálogos com MDB. O PSD, o MDB, os partidos que fazem oposição à atual gestão na capital devem estar juntos no próximo ano”, completou.
Questionado sobre as declarações do ex-deputado Robert Rios – que disse ao blog na semana passada que Georgiano “não tem expressão eleitoral em Teresina – o deputado do PSD minimizou: “O Robert é um grande líder, um amigo, que todo partido tem interesse de ter nos seus quadros. Ele tem essa opinião, nós divergimos”.
Robert: candidatura a vereador pelo PSL pode ser caminho para Senado
Por Sávia Barreto
Apesar de estar com caminho sólido para filiar-se ao MDB, o ex-deputado Robert Rios recebeu um convite que abre portas para 2022 vindo do PSL. O vereador Luís André, presidente estadual da sigla, confirmou ao blog Primeira Mão que as conversas com Robert e o deputado federal Letício Lacerda (PSL-RJ) – delegado federal e amigo de Robert Rios, que também é delegado - foram produtivas.
Rios seria, segundo o convite feito, candidato a vereador de Teresina no pleito de 2020, mas com a perspectiva de disputar a eleição pelo Senado em 2022.
Luís André e Letício Lacerda foram à casa de Robert Rios (veja o registro abaixo). Lá, o ex-deputado chegou a falar ao telefone com o vice-presidente nacional do PSL, Antônio Hueda.
Robert Rios é cobiçado pelo PSL e outras legendas porque é visto como um puxador de voto. A expectativa otimista é que ele consiga atrair até 40 mil votos na capital.
“Não tenho interesse em deixar Cidadania”, responde Dr. Lázaro
Por Sávia Barreto
O vereador de Teresina Dr. Lázaro respondeu as críticas do presidente municipal do Cidadania no Piauí, professor José Augusto. Ele desafiou Dr.Lázaro a ir para a convenção disputar o comando da sigla. Mas se depender de Lázaro, no entanto, ele é quem fica no partido e os demais é que devem sair. “Não tenho mais interesse numa pessoa que passa três anos, abandona o partido e agora quer ser reeleito novamente. Ele não representa o Cidadania. E ele que vá para a convenção conosco e tente ser eleito pelos delegados do partido. Já temos 35 candidatos numa chapa”, pontuou José Augusto ao blog Primeira Mão.
Lázaro, no entanto, não pensa em deixar o partido e admite que buscou, através da direção nacional, o comando local da legenda. “Não tenho interesse de deixar o Cidadania, partido com o qual eu tenho identidade e tem uma história muito bonita e projeto de Brasil. Procurei a nacional no intuito de buscar apoio para ampliar esse projeto no nosso estado.”, explicou o vereador ao blog.
Ele critica os rumos da sigla em Teresina. “Infelizmente, a nível local, o Cidadania tem uma posição e participação secundária nas eleições. Recebi de retorno que o presidente Roberto Freire dá total apoio, inclusive, para que possamos compor chapas majoritárias na capital. E isso não é o pensamento da presidência estadual e municipal”, destacou, acrescentando que pretende resolver a situação “sem brigas”.
PRB tenta vaga de vice na chapa apoiada por Firmino em 2020
Por Sávia Barreto
Enquanto todos falam sobre quem será o nome a encabeçar a chapa de situação apoiada pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), alguns partidos começam a ser articular para indicar o vice. É o caso do PRB, segundo apurou o blog Primeira Mão com fontes ligadas ao partido.
Os deputados mais votados da capital, vale destacar, foram Lucy Silveira (Progressistas), esposa do prefeito, e o pastor Gessivaldo Isaías (PRB), com quase 16 mil votos na cidade. O próprio Gessivaldo seria o nome do partido para a disputa municipal.
A sigla trabalha nos bastidores a filiação de três vereadores de Teresina para o PRB. Com uma chapa proporcional forte, a sigla quer mostrar fôlego para tentar um espaço na chapa majoritária. As conversas estão adiantadas, mas a janela partidária só abre no próximo ano. Até lá, é momento de dialogar.
João de Deus será chamado para Alepi; Fábio Xavier ou Hélio podem sair
Por Sávia Barreto
Não terminaram as convocações do governador Wellington Dias (PT) para o secretariado. Visando contemplar a convocação do suplente de deputado João de Deus para a Assembleia Legislativa do Piauí, o governador deve mexer no secretariado. O blog Primeira Mão apurou com fontes do Governo que quem pode deixar a Alepi para dar lugar a João de Deus é o deputado estadual do PL, Fábio Xavier ou o deputado do Progressistas, Hélio Isaías.
João de Deus foi líder do governo na última legislatura e teve 19.593 votos na última eleição, ocupando a sétima suplência da coligação governista. O petista foi nomeado superintendente de Relações Sociais da Secretaria de Governo. O PT defende a ida de João de Deus para o legislativo. Projetos importantes para o Governo tramitam na Casa, como o pedido de empréstimo e a possibilidade da discussão da Previdência, caso não seja aprovada no Congresso a inclusão dos estados.
Fábio Xavier tem a indicação da pasta de Cidades, com o irmão Gustavo Xavier. Hélio Isaías, por outro lado, indicou Manoel Gustavo Costa de Aquino para a secretaria estadual de Transportes. Os dois são tidos como governistas fiéis e não criariam embaraços ao Governo para deixar a Alepi, como ocorreu com Fábio Novo (PT) e Flávio Nogueira Jr (PDT).
A previsão é que a mudança ocorra nas próximas semanas.
“Em 2022, temos tudo para marchar juntos”
Por Arimatéa Carvalho
O encontro do senador Ciro Nogueira (Progressista) com o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (MDB), na manhã de segunda-feira, dia 17, para um café da manhã conciliador, foi mais proveitoso do que se supunha.
O deputado estadual João Mádison, um dos articuladores do encontro, disse que foram superadas todas as rusgas anteriores e os dois partidos têm tudo "para marchar juntos em 2022", sinalizando uma união para a sucessão do governador Wellington Dias (PT).
Mádison disse que, no próximo ano, na eleição municipal de Teresina é mais difícil haver uma parceria, pois o MDB sabe que o Progressista é fechado com o candidato do prefeito Firmino Filho e o MDB busca rumo próprio. Mas, mesmo nesse caso, nada é impossível.
Ou seja, MDB e Progressista seguem agora alinhados. Uma força e tanto para se contrapor ao aliado PT.
Presidente do Cidadania não quer mais Dr. Lázaro: “Abandonou partido”
Por Sávia Barreto
Depois do duelo entre o vereador Major Paulo Roberto (SDD) e o presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes, uma nova disputa sobre quem fica e quem sai de partido político no Piauí se desenha a respeito do vereador da capital, Dr. Lázaro. Filiado ao Cidadania, ele foi criticado pelo presidente municipal da sigla, professor José Augusto, em conversa com o blog Primeira Mão neste domino, 17.
“Nunca nos posicionamos em retirada do Dr Lázaro, queríamos que ele compusesse realmente o partido, coisa que ele nunca fez”, destacou José Augusto. Segundo ele, ao término das eleições, Lázaro “simplesmente abandonou e se distanciou do partido”. “Do mês de junho para cá, foi lá na nacional dizer que nós não o queríamos. Ele esteve reunido conosco e nós dissemos que ele não constrói o partido. Embora ele tenha os votos, não foi eleito sozinho, não teve 15 mil votos sozinho”, argumentou.
José Augusto afirma que o vereador não dá espaço ao partido em seu gabinete. “Não que nós quiséssemos cargos, mas ele não contemplou o partido em nenhum momento. Pergunte quantas pessoas do Cidadania estão no gabinete dele? Ele é independente. Depois que conseguimos o Oliveira Neto como candidato a deputado, que é partidário, ele quis ser candidato a deputado estadual para não ficar para trás”.
O presidente da legenda desafia Dr.Lázaro a ir para a convenção disputar o comando da sigla. “Não tenho mais interesse numa pessoa que passa três anos, abandona o partido e agora quer ser reeleito novamente. Ele não representa o Cidadania. E ele que vá para a convenção conosco e tente ser eleito pelos delegados do partido. Já temos 35 candidatos numa chapa”, pontuou.
Elisângela e Belê na Alepi: a importância de ter mulheres na política
Por Sávia Barreto
Dos 30 deputados eleitos em 2018, apenas três são mulheres: Teresa Britto (PV), Lucy Silveira (Progressistas) e Flora Izabel (PT). Mas a bancada feminina na Assembleia Legislativa do Piauí deve ter um espaço maior a partir dessa segunda-feira, 17, com a posse confirmada das suplentes Belê Medeiros (Progressistas) e Elisângela Moura (PC do B).
Uma das metáforas para falar de uma mulher que chegou ao poder é que ela “quebrou barreiras”, ou seja, que vem de um lugar fora do poder e apossou-se de algo que não tinha direito. Garantir efetivamente às mulheres espaço na estrutura de poder das instituições é reverter um processo que se desenrola de maneira histórica e institucional e relega às mulheres posições secundárias na esfera pública.
Mais mulheres na política, traz consequências positivas em geral para a qualidade da vida pública, pois a tendência é que esses grupos antes marginalizados possam participar ativamente da representação dos seus interesses. Mesmo com uma legislação que determina cotas para a participação feminina nas chapas que disputam as eleições no Brasil visando uma maior representatividade de candidatos quanto ao gênero, nota-se que a determinação normativa é desrespeitada quando as candidatas mulheres, por exemplo, não recebem os mesmos recursos financeiros dos partidos para realizarem campanha ou até mesmo quando têm suas candidaturas registradas somente com o intuito de demonstrar cumprimento formal à lei.
Para que a exclusão feminina dos espaços de tomada de poder seja revertida é preciso que existam não apenas leis, mas uma mudança coletiva de mentalidade sobre o papel da mulher na sociedade. A atuação política é uma dessas formas de interferir nos rumos dos Estado, pautando um novo ambiente onde é possível vislumbrar políticas públicas que permitam transformações político-estruturais em benefício da igualdade de gênero.
Dois ministros do STJ e CEO da Oi recebem comenda no TJ-PI segunda
Por Sávia Barreto
Dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Benedito Gonçalves e Raul Araújo Filho, recebrão no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) nesta segunda-feira (17), a comenda Colar do Mérito Judiciário. A honraria é concedida a autoridades que prestaram contribuições relevantes ao Poder Judiciário piauiense. O ato solene acontecerá no Auditório Pleno do Palácio da Justiça, a partir das 9h. No mesmo dia, será descerrada, na Galeria de Presidentes, a fotografia do ex-presidente do TJ-PI, desembargador Erivan Lopes (gestão 2016-2018).
Além dos ministros, recebem a comenda o desembargador federal e vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região, Kássio Nunes Marques, além do CEO da Oi Telecomunicações, Eurico de Jesus Teles Neto.
Pela Resolução nº 15/1994, que normatiza a outorga do Colar do Mérito Judiciário, os agraciados devem ser “pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços à cultura jurídica ou à Justiça de modo geral”.
SAIBA MAIS SOBRE OS HOMENAGEADOS
Benedito Gonçalves é carioca, bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui mestrado na mesma área. Desde 17 de setembro de 2008 é ministro do STJ. Na magistratura, já foi membro do Tribunal Regional Federal da 2.ª Região, desembargador federal (por merecimento). Já recebeu diversas condecorações e medalhas pela sua atuação jurídica e social, tal como o diploma de Honra ao Mérito, conferido pela OAB, Seção Rio de Janeiro.
Raul Araújo Filho é cearense, formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Economia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É membro da Corte Especial da 2.ª Seção e da 4.ª Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), do qual é ministro desde 12 de maio de 2010. Já foi corregedor-geral da Justiça Federal e do Estado do Ceará, entre outras funções na magistratura.
Kássio Nunes Marques é piauiense, formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e doutorando na área pela Universidade Autónoma de Lisboa. Desde o dia 12 de maio de 2011 é membro do Tribunal Regional Federal, 1.ª Região. Foi professor de Direito Constitucional na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), juiz membro titular do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, entre outros cargos na magistratura.
Eurico Teles Neto é piauiense, natural de Piripiri. É formado em Ciências Econômicas e Direito pela Universidade Católica de Salvador e possui pós-graduação em Direito do Trabalho e Legislação pela Universidade Estácio de Sá. Desde novembro de 2017 é CEO da Oi Telecomunicações, empresa da qual já foi diretor jurídico. Em 2006, ocupou o cargo de presidente da Comissão de Direito de Telecomunicações da OAB-RJ e também já foi procurador do Tribunal de Justiça Desportiva.
Ciro diz que Brandão está certo: “Cedo para descartar candidatura”
Por Sávia Barreto
O comentário do secretário estadual de Mineração, Wilson Brandão (Progresisstas), de que ainda seria “cedo” para que o partido descartasse a possibilidade de uma candidatura à prefeitura de Teresina foi minimizado pelo presidente nacional da sigla e senador piauiense Ciro Nogueira. O senador havia dito ao blog anteriormente que o partido vai estar ao lado do prefeito Firmino Filho (PSDB), indicando ou não um nome na chapa majoritária que será apoiada pelo gestor no pleito de 2020 em Teresina. Questionado pelo blog Primeira Mão neste domingo, 16, ele ponderou que Brandão “tem toda razão”.
Nogueira ainda reafirmou que o nome do Progressistas é o do ex-secretário e cientista político Washington Bonfim. “É muito cedo ainda, ele tem toda razão. A gente tem a esperança de que o prefeito escolha um candidato do Progressistas, que no caso seria o nome do professor Washington Bonfim mas o que eu digo é o Progressistas não vai fazer nenhum tipo de exigência, nós vamos acompanhar a orientação do prefeito – isso não quer dizer que não vamos trabalhar para que isso ocorra”, argumentou Ciro.
O deputado Júlio Arcoverde, presidente estadual do Progressistas, foi mais enfático sobre o apoio a Firmino. “Nós vamos estar ao lado do prefeito Firmino Filho, indicando candidato ou não. Nosso compromisso é com o prefeito Firmino”, respondeu ao blog.