Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 548 de 665Daniel avalia vazamentos: “Revelações terão impacto na defesa de Lula”
A pedido do blog Primeira Mão, o ex-secretário estadual de Justiça e advogado, Daniel Oliveira, comentou os vazamentos divulgados pelo site The Intercept Brasil que apontam diálogos entre Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, quando ainda era juiz, e Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da operação em Curitiba.
“As revelações terão impacto na defesa do ex-presidente Lula porque reforçam a tese de suspeição do magistrado. A operação Lava Jato está em cheque”, destacou Daniel, acrescentando, no entanto, que a Lava Jato, assim como o julgamento do mensalão, foram ações importantes de combate à corrupção.
“Só que tinha que ser uma operação judicial de combate à corrupção e não política, para tirar um candidato a presidente da República da disputa eleitoral”, avaliou Daniel Oliveira sobre a Lava Jato após os vazamentos.
Ele ressalta que um dos pressupostos basilares do estado democrático de Direito é um Poder Judiciário autônomo, que profere julgamentos justos: “Para isso precisa de um juiz imparcial, e isso não foi demonstrado”, frisou o advogado.
Ciro e Themístocles se encontram: recado a W. Dias
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira (Progressista) e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB), que se tornaram forças antagônicas devido à disputa pela vaga de vice na chapa do governador Wellington Dias e pela presidência da Assembleia, vão tomar café da manhã juntos nesta segunda-feira. Os dois podem costurar uma reaproximação que passa pelo Palácio da Cidade e pelo Palácio do Karnak. Os termos da parceria interessam diretamente ao governador Wellington Dias (PT). O encontro, aliás, é um grande recado ao petista e sua intenção de colocar a vice Regina Sousa como sua substituta em 2022.
Firmino também entra na parceria
A parceria que começa a ser desenhada nesta segunda-feira entre Ciro e Themistocles Filho também, é claro, inclui o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). Embora ele ainda não vá participar do café. O encontro será na casa de Themístocles, o anfitrião da conversa.
Fiéis escudeiros
Os deputados estaduais Júlio Arcoverde e João Mádison, fiéis escudeiros de Ciro e Themístocles, também participam do café da manhã. O fato mostra a dimensão da parceria, ampla mesmo.
Diretora do Iaspi anuncia volta da emergência pediátrica
Por Arimatéa Carvalho
A diretora geral do Iaspi Saúde, médica oncologista Daniele Aita, contou ao blog que o plano de saúde dos servidores do Estado voltou a oferecer urgência/emergência pediátrica. "Firmamos parceria com o Hospital São Pedro e retomamos o atendimento na área de urgência/emergência pediátrica, que estava suspenso desde o final do ano passado. A parceria fechada esta semana garante a volta do serviço, que começou a ser ofertado à rede credenciada em 2014", conta.
Nesse período, a diretora buscou entendimento com a rede credenciada, com quem manteve uma série de encontros e negociações, com o objetivo de garantir o retorno desse serviço, por reconhecer a necessidade do atendimento a uma parcela significativa de segurados.
O Iaspi, em maio de 2014, colocou como opção à rede credenciada decidir se queria prestar atendimento de urgência/emergência pediátrica, ou seja, a oferta sempre foi facultativa. Em 2018, apenas um hospital oferecia o serviço, mas no final do ano informou que deixaria de atender todos os planos, não apenas o Iaspi.
Como o serviço é opcional, com a suspensão da urgência/emergência pediátrica pelo único hospital que ofertava esse atendimento, essa parcela da população ficou a descoberto, enquanto a direção do Iaspi buscava um entendimento e negociava com outro credenciado a opção de voltar a oferecer o serviço.
Luciano “não vê possibilidade” de Firmino apoiar nome de outro partido
Por Sávia Barreto
O ex-deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) “não vê possibilidade” do prefeito Firmino Filho apoiar um nome que não seja do PSDB nas eleições 2020. “As alianças devem ser com os partidos da base de sustentação na Câmara mas não vejo como o candidato não ser do PSDB”.
Luciano se coloca como pré-candidato a prefeito de Teresina mas disputa com outros nomes fortes da legenda ou fora dela, como Washington Bonfim pelo Progressistas e Evandro Hidd no PDT. “Meu nome está à disposição para esse enfrentamento. Firmino é o líder do processo. Ele que vai escolher”.
Questionado pelo blog Primeira Mão se disputaria a eleição para o cargo de vereador, Luciano não descarta: “Estou à disposição do prefeito mas não é algo que está nos meus planos. Tenho disposição para tudo e não tenho obsessão com nada”, destacou.
“Georgiano não é expressão eleitoral em Teresina”, avalia Robert
Por Sávia Barreto
O ex-deputado Robert Rios ainda não decidiu em qual partido vai se filiar após deixar o Democratas. Entre as opções de legendas que o convidaram estão o PSD (“procede que o Georgiano fez o convite para eu ir ao partido dele), PL, PSB (“o Wilson Martins veio para minha casa ontem e me convidou”) e MDB. Questionado pelo blog Primeira Mão sobre qual partido seria mais fácil que ele se filiasse, Robert lembrou que tem uma relação mais próxima com o MDB: “Tenho grande amizade com Themístocles Sampaio”.
Ele deixou claro que não vai para um partido que tenha qualquer aliança com o senador Ciro Nogueira (Progressistas) e com o prefeito Firmino Filho (PSDB). “O MDB é certeza que não estará ao lado de Firmino”. Na avaliação de Robert, Teresina virou um “favelão eleitoral” de Firmino Filho. Ele acredita que nas eleições de 2020, além do candidato de Firmino (“que já entra forte”), haverá o candidato de Themistocles (“que é um político muito experiente”) e do governador Wellington Dias (“mas o Wellington só apoia ele mesmo”).
Na avaliação de Rios, Fábio Abreu só será candidato se tiver um forte grupo o apoiando. Já o deputado Georgiano Neto, é visto pelo ex-deputado como uma liderança que “não é expressão eleitoral em Teresina”: “Ele só teve 4 mil votos na capital”.
TJ-PI rejeita suspensão e manterá resultado do concurso dos cartórios
Por Sávia Barreto e Arimatéia Carvalho
O desembargador do Tribubal de Justiça do Piauí, Haroldo Rehem, indeferiu nesta sexta-feira, 14, o pedido de antecipação de tutela com efeito suspensivo alegando ausência de requisitos indispensáveis na divulgação do resultado do concurso de cartórios do Piauí, cuja divulgação do resultado final do certame está prevista para hoje. O blog Primeira Mão teve acesso à decisão.
O grupo impetrou a ação contra o presidente da comissão organizadora do concurso dos cartórios do Piauí. No último dia 15 de abril, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI) concluiu o julgamento do mandado de segurança referente ao concurso dos cartórios. O impasse se arrastava desde 2013. O Judiciário piauiense decidiu pela validade apenas dos títulos adquiridos até a publicação do edital do concurso, em julho de 2013.
Divulgação
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, ja havia pedido explicações ao Tribunal de Justiça do Piauí sobre a judicialização do 1º concurso dos cartórios no estado.
O concurso visa preencher 292 vagas para titulares de cartórios de notas e registros no Estado. Destas vagas, 97 são para remoção e 195 para provimento. Foram mais de 1.700 candidatos inscritos.
Queiroz do Judô deixa PSL e vai para grupo de Gustavo Henrique
Por Sávia Barreto
O suplente de vereador Queiroz do Judô anunciou em reunião realizada na noite de quinta-feira, 13, sua desfiliação partidária do PSL e anunciou a ida para o grupo montado pelo ex-candidato a senador Gustavo Henrique. “Ele acredita nas estratégias que estamos planejando e pondo em prática para elegermos dois vereadores podendo sonhar com um terceiro dependendo do desempenho de fato de todos e das demais composições”, disse Henrique ao blog Primeira Mão.
A sigla a qual o grupo deve se filiar pode ser anunciada na próxima semana mas segue uma incógnita. “Nosso grupo não há medalhões, pessoas com grande soma econômica. Não é um grupo para eleger vereador a, b ou c. São pessoas que já foram testadas nas urnas e foram levadas sob o manto das promessas. Quem se elege deve compreender que não se chega no pódio sem a ajuda de outra pessoa”, frisou Henrique, que tem no grupo nomes como o ex-candidato a senador Quem Quem.
Paulo Roberto diz que está gostando de visibilidade dada por Evaldo
Por Sávia Barreto
O vereador Major Paulo Roberto (Solidariedade) afirmou nesta sexta-feira, 14, que não está incomodado com a tensão envolvendo o presidente do partido, deputado Evaldo Gomes, e possibilidade de expulsão da legenda.
“Estou é gostando da visibilidade que ele (Evaldo) está me dando”, disse Major, acrescentando que foi convidado por outras cinco siglas mas não pensa em se desfiliar do Solidariedade: “Estou muito bem no meu partido”, informou, apesar das denúncias de que foi infiel nas eleições de 2018.
Paulo Roberto diz que um dos partidos que o convidou para se filiar foi o PSDB. “O vereador Edson Melo me perguntou se tenho coragem de ir para o PSDB”. Ele, no entanto, não quis se pronunciar quando questionado se apoiou ou não o deputado estadual Georgiano Neto e seu pai, deputado federal Júlio César, ambos do PSD, nas eleições 2018. “Desse assunto eu não falo”. Mas deu a entender que não está mais no grupo político de Georgiano, que é pré-candidato a prefeito de Teresina.
W.Dias critica retirada de estados da reforma: “Acordo rompido”
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias criticou a quebra do acordo feito a respeito da Reforma da Previdência, nesta quinta feira (13), após a apresentação feita pelo relator da proposta de emenda à Constituição (PEC), deputado Samuel Moreira, na comissão especial na Câmara.
No parecer do relator, foram retirados alguns pontos, como mudanças na aposentadoria rural, no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a criação do regime de capitalização. Além disso, ficaram de fora do relatório estados e municípios.
Dias lembrou que na terça-feira (11), no Fórum dos Governadores havia tido o entendimento com a posição de retirada de 4 pontos apresentados. “Já no dia seguinte tivemos a 'quarta feira do estrago'. Fomos pegos de surpresa com o anúncio pela imprensa que os Estados e Municípios estavam de fora da Reforma da Previdência. Em bom português: rompido o acordo”, comentou o chefe do executivo piauiense e que tem se destacado na tentativa de entendimentos representando os estados do nordeste.
O governador disse que mesmo sabendo do desgaste que ganharia, com a posição assumida, fez a sua parte, juntamente com outros líderes. “Sei que dificilmente membros da base do atual governo, quanto da oposição jamais assumiriam a posição governadores do nosso campo político, mas nos assumimos pelo bem do Brasil. Com a quebra do acordo parte dos governadores sairão da posição de defesa de um texto com modificações”, comentou.
“Deixou de ser a grande proposta da previdência para União, Estados e Municípios, setor público e setor privado. Espero que quem teve esta bela idéia garanta mesmo os 308 votos ou mais prometidos. Faltou responsabilidade com o Brasil”, declarou Wellington Dias.
O relatório modifica alguns dos principais pontos da matéria.Antes de seguir para análise do plenário, o parecer do relator ainda precisa ser votado na comissão. As datas de votação não foram definidas. Depois de passar pela Câmara, o texto vai ao Senado.
Deputado Átila firma compromisso com administradores
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Átila Lira se reuniu com o presidente do Conselho Regional de Administração, Roberthy Barbosa, e ouviu o pedido para ele acompanhar na Câmara a Lei do Administrador, em tramitação. Átila é administrador. O parlamentar se comprometeu com essa e outras causas da categoria.
A visita contou com a participação da diretora de relações institucionais, Monica Carvalho, do diretor de fiscalização, Cristovam Colombo e dos presidentes de Comissões, Alainy Leitão e Bernardo Val.