Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 55 de 665Lula sobe de 62% para 65% em Parnaíba; Florentino fará Caravana da Gratidão
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal eleito Florentino Neto e sua esposa, a asssistente social Flaviana Veras, conseguiram aumentar a votação de Lula em Parnaíba de 62,78% no primeiro turno para 65,68% no segundo.
O casal está no litoral preparando um cronograma de viagens: Florentino pretende voltar aos 220 municípios onde foi votado para agradecer pela confiança. A ação é chamada de Caravana da Gratidão.
TIME UNIDO
Sobre o desempenho em Parnaíba, Flaviana Veras comentou ao blog:
“Isto só foi possível graças ao apoio da Direção do PT, dos vereadores, da militância e das coordenações das campanhas proporcionais, como Ferreira Neto, por exemplo, que está aqui representando o deputado Flávio Nogueira; Assis Car e Joãozinho, do grupo de Rubens Vieira, o nosso Zé Filho Caxingó, do grupo do deputado Dr Hélio, e o Ronaldo, que representa Janaína Marques. Todos foram fundamentais na construção dessa vitória ”, afirmou Flaviana.
Lula pede que W. Dias coordene Orçamento com Marcelo e ajuste transição
Por Arimatéa Carvalho
O senador eleito Wellington Dias já ganhou uma função dada por Lula. Ele irá comandar a construção do Orçamento da União para 2023 que será votado no Congresso este ano.
Wellington já marcou para quinta-feira (3), em Brasília, uma reunião com o relator do Orçamento, senador Marcelo Castro (MDB), para avaliar a proposta e propor as adequações necessárias para contemplar o plano de governo do presidente Lula.
ARTICULADOR
Em Brasília, o senador Wellington Dias também deverá se reunir com os presidentes do Senado e da Câmara Federal, a fim de estabelecer um diálogo da futura equipe do executivo com o Legislativo e garantir a inclusão das propostas de campanha no orçamento.
Com essa função Wellington já se posiciona como articulador do presidente Lula com o Congresso e pode, portanto, assumir a Casa Civil a partir do próximo ano. Hoje o cargo é ocupado por outro piauiense, o senador Ciro Nogueira (PP).
Severo pode voltar a ser nome de consenso e Kléber recuar no TCE-PI
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que o cenário da eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí tem um novo elemento de indefinição: o provável retorno do deputado Severo Eulálio (MDB) à disputa pela presidência.
Isso porque já havia um consenso estabelecido entre PT, MDB e demais partidos da Casa de que a presidência do Poder Legislativo seria em regime de rodízio partidário para os próximos quatro anos após a eleição do atual presidente, Themistocles Sampaio, para o cargo de vice-governador.
Até ontem
O PT trabalha o nome do deputado Franzé Silva, enquanto no MDB, João Madison é o indicado. Um para presidente, outro para vice. Severo era o nome de consenso do MDB, mas o fato do pai do parlamentar, Kléber Eulalio, ser conselheiro do TCE-PI e futuro presidente da Corte de Contas, inviabilizaria sua presença presidindo um Poder a ser fiscalizado pelo TCE.
Dessa forma, Severo abriria mão para Kléber ser eleito por consenso como presidente do Tribunal no próximo dia 11 de novembro.
Atualizou
Há movimentações de bastidores que indicam que Kléber Eulalio poderia abrir mão de ocupar a presidência do TCE nesse biênio, dando espaço ao conselheiro Kennedy Barros.
Assim, Severo Eulalio voltaria à disputa pela vaga de presidente da Alepi. Com bom trânsito entre os pares e sem maiores arestas, Severo precisaria buscar o acordo com o PT, que tem sinalizado não abdicar da cabeça de chapa para Franzé.
Celso Barros sobre Chico Lucas: “Com certeza irá fazer grande gestão”
Por Sávia Barreto
“Chico Lucas com certeza irá fazer uma grande gestão à frente da Segurança Pública, enfrentando os graves problemas que tem o nosso Estado”, afirmou à coluna o presidente da OAB-PI, Celso Barros Neto, sobre o novo secretário estadual de Segurança, Chico Lucas, advogado e ex-presidente da OAB-PI. Ele, que já esteve no campo político oposto ao de Chico Lucas na disputa interna da Ordem, explicita tom de conciliação.
Boas perspectivas
Ambos, Chico e Celso, possuem boa convivência, como apurado pela coluna. A OAB-PI tem cobrado de maneira constante o sistema de segurança pública do Piauí e agora acredita ter com Chico Lucas na pasta boas perspectivas de política na área.
Celso apoiou Chico Lucas na sua eleição de 2015 e não obteve apoio de Chico em 2018 nas eleições da OAB. O fato são águas passadas, já que em 2021 Lucas teria feito apoio velado à reeleição de Celso na Ordem.
Florentino Neto comanda carreata pró-Lula em Parnaíba na véspera da eleição
Por Arimatéa Carvalho
Na tarde deste sábado (29), o deputado federal eleito, Florentino Neto, comandou uma carreata que percorreu vários bairros de Parnaíba, para fechar a campanha de Lula na cidade. No primeiro turno o candidato petista teve mais de 62% dos votos dos parnaibanos.
Na campanha do segundo turno, Florentino e a esposa Flaviana Veras realizaram diversas atividades e concentraram forças com o objetivo de ampliar a maioria de Lula não apenas em Parnaíba, mas em toda região norte do estado.
Enquanto Flaviana ficou mais na Planície Litorânea, Florentino foi presença também em atos em outras cidades do norte, como Teresina, Altos, Campo Maior, Piripiri dentre outras.
Ontem, o deputado eleito participou de atividades ao lado do governador eleito, Rafael Fonteles e do senador eleito, Wellington Dias, em diversos municípios da região norte do estado. Segundo Florentino, a estratégia de aliados de Lula no Nordeste é ampliar ao máximo a votação do ex-presidente na região.
Bárbara entra na disputa pela presidência da Alepi: “Estou à disposição”
Por Arimatéa Carvalho
Um novo nome surgiu na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa do Piauí em fevereiro do próximo ano: o da deputada Bárbara do Firmino, do Progressistas.
Bárbara do Firmino diz que está à disposição para ajudar a construir um Piauí melhor para todos. "Fico muito honrada em saber que meu nome foi cogitado para a missão de presidir a Alepi, especialmente por ser mulher e deputada estadual de primeiro mandato", enfatiza.
Ela foi eleita para um primeiro mandato no dia 2 de outubro, substituindo sua mãe, a deputada Lucy Soares (PP), viúva do ex-prefeito de Teresina Firmino Filho.
Apesar de ter sido eleita pela oposição ao agora governador eleito Rafael Fonteles (PT), Bárbara tem bom relacionamento tanto com Rafael quanto com a base do governo de maneira geral.
A bancada da oposição terá oito deputados dos 30, o que na prática requer dela amplo apoio da base. Tanto a jovem médica quanto sua mãe, deputada Lucy, também são próximas do atual presidente da Casa e vice-governador eleito, Themístocles Sampaio.
Themístocles é peça-chave para a eleição, assim como Rafael. Até hoje, somente MDB (João Mádison) e PT (Franzé Silva) tinham apresentado nomes para a disputa.
Fábio Novo entrega espaço que resgata tradição centenária da rabeca
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Fábio Novo (PT) inaugurou o Espaço Cultural Mestre Joaquim Carlota, em Bom Jesus, que ganhou reforma e modernização. Inaugurado em 2016, o espaço, que leva o nome do rabequeiro Joaquim Carlota, de 83 anos, ganhou uma nova fachada com uma rabeca de 5 metros de altura, além de salas climatizadas.
MEMÓRIA VIVA
Fábio Novo, que era secretário estadual de Cultura, conta que um memorial com 12 rabecas conta a história do instrumento e da sua tradição centenária em Bom Jesus. Também tem galeria de fotos com registros do espetáculo da Paixão de Cristo e de outros festivais realizados na cidade.
PARCERIAS
O deputado acrescenta que o local possui salas para oficinas de teatro, dança e rabeca. "É a sede da nossa escola de rabeca, que ensina a nova geração a tocar e a confeccionar o instrumento. Um presente pra cidade que celebra a volta do Festival de Rabeca, com a sua 13ª edição", diz. Ele agradeceu à governadora Regina Sousa, ao secretário de Cultura, Carlos Anchieta, e ao Paraíba, patrocinador da obra através do Siec.
Florentino diz que a Capital do Delta será a Capital de Lula no dia 30
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal eleito Florentino Neto, o senador eleito Wellington Dias e o governador eleito Rafael Fonteles comandaram grande caminhada em Parnaíba. Eles trabalham pra aumentar ainda mais a votação de Lula na Capital do Delta.
No primeiro turno, o candidato petista teve mais de 62% da votação do município. Depois da caminhada, teve bolo e parabéns para Lula, que completou 77 anos. Dona Flaviana Veras, mulher de Florentino, era uma das mais entusiasmadas.
Florentino quer Lula com mais de 80% dos votos em Parnaíba no dia 30 de outubro. Ele já foi prefeito da cidade e se elegeu no dia 2 de outubro com a maior votação para um deputado da história de Parnaíba, com 21.009 votos. Ele diz que a Capital do Delta vai se transformar na Capital de Lula no domingo.
Dr.Pessoa se reunirá com vereadores sem intermediários para resolver tensão
Por Sávia Barreto
Bandeira branca! O prefeito Dr.Pessoa deve se reunir com os vereadores a partir da próxima semana após a tensão dos últimos dias, quando os vereadores anunciaram modificações no Orçamento do município e sinalizaram a criação de um grupo independente, capaz de barrar as pautas da PMT e a agenda do prefeito.
Pá-pum!
Pessoa já sinalizou que não quer mais intermediários na relação do Palácio da Cidade com a Câmara - o que atinge em especial, o atual presidente e deputado eleito, Jeová Alencar, que segue sendo a maior liderança e articulador da CMT. O prefeito deve ouvir e dizer cara a cara se pode ou não atender ao pleito de cada vereador. Pá-pum!
Cargos federais no Piauí: veja lista de possíveis indicações para 2023
Por Sávia Barreto
A coluna traz a lista com as possíveis indicações de cargos federais no Piauí a partir do ano que vem. Os cenários contam com vitória de Lula ou de Bolsonaro, o que fortalecerá grupos políticos distintos, seja os ligados a Ciro Nogueira, seja os ligados a Wellington Dias e Rafael Fonteles.
As indicações de cargos em órgãos federais com sede no Piauí é feita pelos deputados e senadores eleitos. A previsão é que se concretize apenas em abril de 2023, após a posse dos parlamentares e prioridades de indicações de primeiro escalão no Governo Federal. Dessa forma, alguns nomes importantes de deputados ainda devem ser somados à lista.
Cargos federais Piauí: quem deve indicar :
-Codevasf
Se Lula ganhar: Júlio César
Se Bolsonaro ganhar: Júlio Arcoverde
-DNIT:
Se Lula ganhar: Marcelo Castro
Se Bolsonaro ganhar: Elmano Ferrer
—Funasa:
Se Lula ganhar: Francisco Costa
Se Bolsonaro ganhar: Átila Filho
-Dnocs:
Se Lula ganhar: Jadyel Alencar
Se Bolsonaro ganhar: Ciro Nogueira
-INSS:
Se Lula ganhar: indefinida
Se Bolsonaro ganhar: indefinida
-Conab:
Se Lula ganhar: Rejane Dias
Se Bolsonaro ganhar: Jadyel Alencar*
—DNPM:
Se Lula ganhar: indefinida
Se Bolsonaro ganhar: indefinida
-Superintendência do Ministério da Agricultura:
Se Lula ganhar: indefinida
Se Bolsonaro ganhar: indefinida
-Incra:
Se Lula ganhar: Florentino Neto
Se Bolsonaro ganhar: Júlio César*