Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 56 de 665Triunvirato da Segurança na gestão Rafael: Chico Lucas, Keiko e Zanatta
Por Sávia Barreto
O advogado e ex-diretor do Interpi, Chico Lucas, deve mesmo ser o novo secretário estadual de Segurança Pública, segundo apuração da coluna com fontes ligadas ao governador eleito Rafael Fonteles. Vale lembrar que além da experiência de ter sido presidente da OAB-PI, Chico Lucas foi aprovado no concurso da Polícia Rodoviária do Piauí aos 19 anos e atuou na área por cinco anos.
Grupo
Ele não estará sozinho na segurança, que terá reforços já no Orçamento aprovado esse ano na Alepi. O subsecretário, na linha de frente das operações e parte técnica da área deve ser o atual Delegado Geral, Lucy Keiko. Já o novo Delegado Geral deve ser confirmado como Matheus Zanatta, atual gerente de Polícia Especializada.
Time A
Nas outras áreas, a tendência também é a que a Sasc seja indicada por um “deputado com perfil social”. O deputado Georgiano Neto ficará com a indicação da Setrans e uma coordenadoria e não mais com a Sasc, como previsto anteriormente. Já o deputado federal Fábio Abreu (PSD), deve assumir como secretário de uma pasta que faz obras e assim se viabilizar como candidato a prefeito de José de Freitas em 2024. A pasta não foi definida.
RafaBoys em alta
Na Seduc, o nome é o do juiz do Trabalho, Washington Bandeira, que terá que se desligar da magistratura. O secretário de Saúde deve ser o médico Dirceu Hamilton Cordeiro Campelo, enquanto a área da alta complexidade seria dirigida pelo também médico Leonardo Machado, ambos são “RafaBoys”, nomes jovens e técnicos, que estudaram na juventude no Instituto Dom Barreto com o governador eleito.
Lula ganha bolo de 77 anos em THE e Pessoa pede empenho de secretários
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), realizou grande caminhada conjunta com lideranças petistas na tarde de quinta-feira (27), pelas ruas da zona Sul da capital. No local houve um bolo em comemoração aos 77 anos de Lula.
Pessoa tem cobrado empenho dos secretários municipais para intensificarem as ações de apoio à Lula na reta final da campanha do segundo turno.
A caminhada foi organizada pelo superintendente da Saad Sul, Juca Alves, indicado pelo presidente da Câmara e deputado estadual eleito, Jeová Alencar (Republicanos).
Madison e Franzé devem fazer chapa de consenso na presidência da Alepi
Por Sávia Barreto
A chapa para a presidência da Assembleia Legislativa deve ter um petista e um emedebista: João Madison e Franzé Silva. Essa seria a composição de consenso. Fonte da coluna informa que Madison seria o cabeça de chapa enquanto Franzé deve ser o vice para os próximos dois anos. Com a aprovação de resolução da Alepi que regulamenta o fim da reeleição na Casa, a sucessão seria de Franzé. Os petistas, porém, ainda buscam reverter a ordem, colocando Franzé Silva como cabeça de chapa agora e Madison na sucessão daqui há dois anos.
Até ontem
O nome que era mais cotado até então, Severo Eulalio, sai do páreo porque o pai, conselheiro do TCE-PI, Kléber Eulalio, deve ser o próximo presidente do órgão de Contas. Já no secretariado, a tendência é que Severo Eulalio indique o próximo diretor do Idepi. A questão é que hoje o parlamentar do MDB já tem o irmão, Felipe Eulalio, indicado como diretor-geral do DER e deve tentar mantê-lo no espaço.
Chico Lucas pode ser surpresa na Segurança em secretariado de Rafael
Por Sávia Barreto
A coluna apurou que o advogado, ex-presidente da OAB-PI e ex-diretor do Interpi, Chico Lucas, tem três opções de pastas para ocupar no primeiro escalão do governo Rafael Fonteles: Educação, Saúde ou Segurança Pública. Rafael já disse a aliados que essas três secretarias são indicações pessoais, ou seja, a tendência é que os partidos que contribuíram para a eleição do petista ocupem outros espaços na gestão.
Chico Lucas foi um dos protagonistas da eleição no campo governista, indo para a linha de frente na defesa de Rafael em contraponto a Sílvio Mendes, então candidato da oposição.
Choque de gestão
Ele também teve papel relevante como articulador e há especulações de que possa se projetar para disputar o Palácio da Cidade em 2024. A ideia de Rafael Fonteles, segundo fontes próximas ao governador eleito, é fazer um “choque de gestão” na Segurança Pública. Dessa forma, aliados acreditam que Chico Lucas deva ir para essa pasta estratégica, já que a violência é um dos principais problemas citados pelos piauienses.
A expectativa é que Fonteles faça anúncio de novos secretários a partir da semana que vem, após o resultado do segundo turno.
PSD: bancada de 5 vereadores e filiação do prefeito vão turbinar a sigla
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), se reuniu na quarta-feira (25) com os vereadores Vinício Ferreira, Neto do Angelim, Eduardo Draga Alana (licenciado), Renato Berger e com os deputados Júlio César Lima e Georgiano Neto, todos do PSD.
Neto e Vinício irão se filiar em breve. E ainda é esperada a filiação do vereador Valdemir Virgino, que assim como Neto era do PP. Com isso, a bancada do PSD na Câmara cresce de dois (Renato e Ismael Silva) para cinco (com a entrada de Neto, Vinício e Valdemir).
ESPAÇOS NA PMT
Eduardo Draga Alana deve mesmo deixar a Semjuv e assumir na Câmara (ele é o primeiro suplente e Renato e está na Semel). Assim, o PSD teria seis vereadores.
O próprio prefeito pode ingressar no PSD, ampliando ainda mais os espaços da sigla em sua gestão. A propósito, o PSD continua indicando a Semjuv. Além da Semel e Semjuv, a sigla agregaria novas indicações.
Empresários se reúnem com Roncalli e irão levar campanha de Natal a Pessoa
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina, Evandro Cosme, juntamente com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Piauí, Sávio Normando, o superintendente da CDL, Ulysses Moraes, o presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, e os diretores Marco Pinto, André Brasil e Leonardo Viana estiveram reunidos na quarta-feira (26), na SAAD Centro, com o superintendente Roncalli Filho, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Eulálio, além do presidente da Eturb, Pessoinha.
CAMPANHA DE NATAL
A reunião teve como objetivo discutir o projeto de reforma e revitalização do Centro de Teresina, a fim de oferecer uma melhor estrutura a empresários e consumidores, garantindo assim mais mobilidade. Na segunda-feira (31), os presidentes e diretores reunirão-se com o prefeito, Dr. Pessoa para apresentação da campanha de natal.
OBRAS DA SAAD
Atualmente o Centro comercial da capital passa por obras de revitalização comandadas pela Saad Centro que incluem novo piso nivelado, iluminação de led, bancos, sinalização e jardineiras. A finalização está prevista para dezembro.
Também no Centro, a Saad vai inaugurar o Museu da Imagem e do Som (MIS), na antiga sede da Câmara de Vereadores, ao lado da Praça Rio Branco. O espaço cultural terá, inclusive, restaurante com vista panorâmica da região.
Eleição na presidência da Alepi: favoritos mudam com Bolsonaro ou Lula
Por Sávia Barreto
Tem data a definição sobre a eleição da Mesa Diretora da Alepi: primeira quinzena de novembro. É quando o TCE-PI elege o novo presidente. Se o conselheiro Kléber Eulalio for candidato lá - é a vez dele no rodízio e seu nome está mantido- o filho Severo Eulalio não disputa no Legislativo.
Certezas
Há duas certezas: a primeira é que bater chapa não é o cenário preferido do Palácio de Karnak - ou seja, deve ter apenas uma chapa de consenso - e a segunda é que Rafael Fonteles só sinalizará apoio após a eleição nacional.
Preparem-se
Uma presidência com Bolsonaro deve culminar com um petista raiz na Assembleia, já que Rafael vai precisar de um nome 100% alinhado por conta de prováveis medidas mais austeras que um eventual governo Bolsonaro culminará no estado que no primeiro turno deu a maior votação no país a Lula.
Raiz x Nutella
No PT raiz, Fábio Novo e Franzé Silva são os favoritos, mas Hélio Isaías corre por fora como neo-petista. Já Lula no Palácio do Planalto, é quase certo que um nome do MDB - João Madison, Severo Eulalio ou Georgiano Neto - se cacife, pois o mundo político enxergaria ser excessivo ter a Presidência, Governo e Alepi.
Robert Rios afirma: “Vereadores terão espaço mas sem faca nas costas”
Por Sávia Barreto
O vice-prefeito Robert Rios já está com a saúde restabelecida depois de viajar recentemente para uma cirurgia na vista. E segue atuando como bombeiro na relação do prefeito Dr.Pessoa com a Câmara de Teresina.
Questionado pela coluna, Robert foi taxativo: “A Câmara nunca foi problema e sempre ajudou a gestão, é natural que eles querem mais espaço. Mas não podem vir aqui com a faca nas costas. Dr.Pessoa é um homem do diálogo. Assim como o Rafael vai dar espaço para os deputados, os vereadores terão espaço na Prefeitura”, frisou.
Átila Filho anuncia construção da Adutora de Curimatá: “Água para o Sul”
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal eleito Átila Filho (PP) anunciou na terça-feira (25) a assinatura da ordem de serviço para a construção da Adutora de Curimatá, que irá captar água da barragem de Algodões II para melhorar o abastecimento d'água. "Fico extremamente feliz de participar dessa grande conquista para esse querido município do Extremo Sul do Piauí", comentou o empresário, eleito no dia 2 de outubro.
TIME EM BRASÍLIA
A solenidade da Adutora de Curimatá aconteceu em Brasília, com as presenças de Átila Filho, do prefeito da cidade, Valdeci Júnior, do deputado federal Átila Lira (PP), do ministro-chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, e do presidente da Codevasf, Marcelo Andrade.
Dragalana protocola pedido de volta na CMT, mas Jeová não deve empossar
Por Sávia Barreto
O secretário municipal de Juventude e vereador Eduardo Dragalana protocolou nesta terça-feira seu pedido de posse no cargo de parlamentar na Câmara Municipal de Teresina. A medida tem consequências. A primeira delas é a saída do suplente Antônio José Lira, hoje atuando como líder do prefeito Dr.Pessoa na Casa. A segunda, é a leitura de que essa é uma reação direta do Palácio da Cidade ao Poder Legislativo e, mais especificamente, ao vereador Jeová Alencar, aliado de Lira.
Não!
A questão é que Dragalana só tomará posse se a Câmara assim interpretar que o segundo suplente de Renato Berger preenche todos os requisitos legais. E o presidente da CMT, vereador Jeová Alencar, já avisou que Lira só sai com decisão judicial. Outra opção seria o retorno de Renato Berger à Casa, mas o vereador do PSD já avisou a aliados que está confortável atuando na Semel, além de ser amigo de Antônio José e preferir não entrar diretamente nesse imbróglio. Cenas do próximo capítulo.