Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 57 de 665Grupo dos 8 avisará a Dr. Pessoa: quer Semcaspi e Saad para manter parceria
Por Arimatéa Carvalho
Reunidos na segunda-feira (24), um grupo de oito vereadores da base do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) decidiu procurar o gestor na terça-feira (25) para cobrar um melhor tratamento da gestão e mais espaços para o grupo, sob pena do time se tornar independente em relação ao Palácio da Cidade e desobrigado de votar com a orientação do gestor.
O blog conversou com alguns dos parlamentares e apurou que eles querem a Semcaspi e uma Saad de forma direta. Hoje, a Semcaspi está sob o comando de Alan Cavalcante, ligado ao prefeito e tido como pré-candidato a vereador em 2024.
O grupo pretende ser sincero com Dr. Pessoa: tem sido fiel na Câmara e, em troca, pouco tem recebido de atenção do Executivo.
Outro ponto sacramentado: todos estão com o futuro presidente Enzo Samuel (PDT), que toma posse no próximo ano.
O blog conversou com Enzo no final da tarde, mas ele não confirmou a apuração: "Tratamos da votação do Orçamento de 2023", resumiu.
A votação do Orçamento está programada para começar na terça-feira (25) e, a depender da conversa do grupo com o prefeito, será "com emoção", para usar a expressão de um dos parlamentares.
O grupo é formado pelo presidente eleito Enzo Samuel (PDT), Alan Brandão (PDT), Deolindo Moura (PT), Poliana Rocha (PV), Markim Costa (sem partido), Venâncio (PSDB), Bruno Vilarinho (PTB) e Gustavo de Carvalho (PSDB).
O vereador Deolindo Moura foi escolhido informalmente como porta-voz do grupo para o prefeito, dado sua habilidade de diálogo e posta diplomática.
Florentino, Flaviana, Hélio e Rubens unidos por Lula em Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal eleito Florentino Neto (PT), junto com a sua esposa Flaviana, o deputado reeleito Dr. Hélio (MDB) e o deputado eleito Rubens Vieira (PT) se reuniram na manhã de sábado, na casa de Florentino em Parnaíba, com vereadores e várias lideranças de Parnaíba, Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Caraúbas, Cocal, Ilha Grande e Luís Correia.
Estavam também presentes no encontro os prefeitos Caburé, de Caraúbas, e Nonatinho, de Cocal.
O objetivo é intensificar a campanha de Lula na última semana e garantir que o ex-presidente tenha mais de 80% no segundo turno no Estado.
Na parte da tarde, Florentino e sua esposa Flaviana, junto com a militância e vereadores, fizeram uma grande caminhada pelas ruas do Bairro Pindorama, em Parnaíba.
Os outros líderes também terão vários eventos neste final de semana e durante os próximos dias na Planície Litorânea.
Georgiano e Mádison em Água Branca: quem perder dentro do MDB apoia o outro
Por Arimatéa Carvalho
O blog conseguiu flagrantes de uma conversa direta, franca e de pé de ouvido entre dois pré-candidatos do MDB à presidência da Assembleia Legislativa em fevereiro de 2023.
João Mádison e Georgiano Neto se encontraram na caminhada do governador eleito Rafael Fonteles em Água Branca, pró-Lula, e logo acertaram de se encontrar na loja Lili Doces na BR-316, depois do evento.
E o que conversaram? Que quem tiver mais votos dentro do MDB fica com a vaga de candidato e será apoiado pelo outro. Um terceiro pré-candidato é o deputado estadual Severo Eulálio.
REUNIÃO DA CONTAGEM
A coluna também apurou que haverá uma reunião entre os nove deputados do MDB para definir quem será o candidato do partido que irá bater de frente com o pré-candidato do PT, o deputado Franzé Silva, atual vice-presidente da Casa.
A ideia é que os dois que perderem na votação interna apoiem o vencedor. O apoio do presidente da Assembleia e vice-governador eleito, Themístocles Filho, é fator determinante. Depois, com os 9 votos do MDB assegurados, é ir atrás dos oito da oposição e esperar ainda algumas adesões da própria federação. A conferir.
Evento com Alckmin no PSB confirma W. Bonfim forte na sigla para 2024
Por Arimatéa Carvalho
O professor Washington Bonfim e o presidente regional do PSB, José Augusto, comandam na segunda-feira (24) evento político de apoio à chapa Lula/Alckmin em Teresina. O ex-governador Wilson Martins, hoje suplente de deputado federal pelo PT mas com o controle da agremiação, estará no ato.
O encontro, com direito a vídeo do candidato a vice-presidente gravado especialmente para o Piauí, acontecerá às 11h, na sede da sigla na capital. O governador eleito Rafael Fonteles (PT) e o senador eleito Wellington Dias (PT) irão participar.
CAMINHO A SEGUIR
Bonfim é do PSB e deve ganhar mais protagonismo dentro do partido, podendo ser candidato a prefeito de Teresina em 2024 com o apoio do governador Rafael Fonteles. Embora ele não confirme, esse é o caminho provável.
Além do seu próprio PT, Rafael deve montar chapa competitiva em outro partido da base e a escolha pode recair sobre o PSB.
Jeová Alencar e Antônio José Lira juntos em peregrinação pós-eleição
Por Sávia Barreto
Deputado estadual eleito pelo Republicanos, o vereador e presidente da Câmara de Teresina, Jeová Alencar, tirou alguns dias para peregrinação religiosa após vitória nas urnas, como já é tradição em sua vida política. Ele está em Juazeiro, a caminho de Canindé. Jeová segue acompanhado do fiel aliado, o suplente de vereador e líder do prefeito na Câmara, Antônio José Lira.
“Menos cargos e mais obras”: políticos preveem mudança de tom com Rafael
Por Sávia Barreto
É um governo petista, mas com novo comandante no navio! E políticos da base sentem algumas importantes diferenças: a tendência é que eles sejam contemplados mais com ações, obras e intervenções. “Ele não vai dar um secretária por deputado”, prevê fonte aliada em conversa com a coluna.
Melhor assim
“Entre obra e cargo acho que os parlamentares se tiverem que escolher preferem o primeiro”, disse outro político, também ouvido em reserva. Ou seja, o estilo de Rafael coincidirá com o que os políticos nesse momento também almejam, visando em especial se fortalecerem para a eleição municipal de 24.
Fica pra depois
Mas, claro, toda essa divisão de espaços depende da eleição nacional: “Lula ganhando, Rafael ganha tempo com os federais. Se Bolsonaro ganhar, todos os cargos federais ficam com Ciro aí o negócio aperta dos federais para o Rafael”, completou a fonte, sob sigilo.
Evaldo sobre chapa do SDD para 24: “Eleger de 3 a 4 vereadores”
Por Sávia Barreto
A coluna questionou o presidente estadual do Solidariedade, deputado Evaldo Gomes, sobre a informação que circula nos bastidores de que o Solidariedade poderia não lançar a vereadora Fernanda Gomes na chapa do partido no pleito de 2024 em Teresina. O destino de Fernanda - que teve expressiva votação para deputada federal - poderia ser a chapa da Federação com o PT, PV e PC do B.
Evaldo sobre chapa do SDD para 24: “Eleger de 3 a 4 vereadores”
Cedo demais
A questão é que, justamente por ter sido bem votada, Fernanda Gomes teria peso político para a chapa da Federação, enquanto a atração de nomes para compor a chapa do SDD enfrentaria mais desafios na formação da cauda por conta do favoritismo da vereadora. “Muito cedo para isso, minha prioridade é a chapa. Cada eleição e uma eleição e cada eleição tem uma história. Meu projeto é eleger de 3 a 4 vereadores”, disse Evaldo após ser questionado pela coluna.
Ao lado de Rafael e deputados, Pessoa pede votos para Lula na terra natal
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa participou (Republicanos), na noite de quinta-feira (20) de caminhada na cidade de Água Branca, sua terra natal, ao lado do governo eleito Rafael Fonteles (PT). Dr. Pessoa aderiu à candidatura do ex-presidente Lula à Presidência da República e não tem medido esforços para aumentar a votação do petista no Estado.
No primeiro turno, Lula obteve 74% dos votos do eleitorado no Piauí e a meta agora no segundo turno, segundo o governador eleito Rafael Fonteles, é ultrapassar os 80% no dia 30 de outubro.
Deputados, prefeitos, vereadores, suplentes e lideranças estão sendo convocados para um força-tarefa para estimular os eleitores a comparecerem às urnas, evitando uma alta abstenção que pode prejudicar o desempenho de Lula.
Junto com Rafael estavam os deputados Ana Paula (PMDB), Georgiano Neto (MDB), João Mádison (MDB) e Rejane Dias (PT).
Vereadores que ajudaram em campanha de Rafael querem espaço na gestão
Por Sávia Barreto
“Rafavereadores” - vereadores de Teresina que apoiaram Rafael Fonteles na última eleição - esperam ser contemplados com cargos de segundo escalão.
Os vereadores querem ir além do espaço que possuíam no governo Wellington Dias: indicações pontuais sem maiores influências.
Na gestão Fonteles, os parlamentares esperam espaços mais robustos de segundo escalão.
Exceção
A exceção seria o vereador Enzo Samuel (PDT), presidente eleito da Câmara de Teresina. Enzo chegou a dialogar com Sílvio Mendes e Joel Rodrigues no primeiro turno, mas optou por ficar ao lado de Rafael e brecou o movimento pró-Silvio que se formava por articulação do vereador Jeová Alencar.
Dessa forma, a expectativa é de que Enzo teria o mesmo espaço que Jeová poderia ter se fosse eleito no mesmo grupo: a indicação de uma secretaria. A aguardar.
PT raiz quer brecar crescimento dos “RafaBoys”: “Correlação de forças”
Por Sávia Barreto
O PT raiz não está nada animado com a rápida ascensão dos “Rafaboys”: “Correlação de força política que elegeu Rafael é muito grande. Elegemos 22 deputados. Não acredito muito nesses RafaBoys”, desabafou à coluna fonte do PT que espera a contemplação dos partidos da base com espaços importantes, como Saúde, Segurança e Educação. Os “RafaBoys” são nomes jovens e técnicos ligados ao governador eleito Rafael Fonteles. Eles atuaram ativamente durante a campanha e estudaram com o petista no Instituto Dom Barreto.
Consenso x Conflito
Já as pasta da Agricultura com Francisco Limma e Cultura com Fábio Novo são consensos. Novo ainda poderia ir para a secretaria de Turismo, que é relacionada ao setor cultural.
O PT também não acha justo abrir mão da Sasc para o MDB, pois o foco da trajetória política do partido é a área social. Aí o consenso acaba. Fontes do PT refutam a possibilidade de que o deputado Georgiano Neto, do MDB, indique o futuro gestor da Sasc. Mas, segundo apuração da coluna, essa pasta foi alvo de conversa entre Georgiano e Rafael na semana passada, tendendo a ser indicada por Georgiano com a suplente de deputada Simone Pereira no comando da secretaria.