Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 550 de 665Carlos Augusto aconselha Fábio Abreu a procurar MDB para eleições 2020
Por Sávia Barreto
O deputado estadual coronel Carlos Augusto (PL) deu um conselho para o deputado federal e secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu (PL): “Dei um conselho pessoal para o Fábio, para que ele buscasse o apoio do PT mas também do MDB, que tem deputados com base eleitoral em Teresina, tem vereadores e militância, para somar com nosso partido”, disse Carlos Augusto ao blog Primeira Mão, comentando a possibilidade de candidatura de Fábio Abreu a prefeito de Teresina em 2020.
“Nome e história ele tem, agora temos que buscar partidos para oferecer uma estrutura”, completou. Na avaliação de Carlos Augusto, Fábio Abreu é uma “novidade” para a política e para o poder Executivo: “Teve 62 mil votos em Teresina e não tenho dúvidas de que ele é um candidato bastante competitivo”, frisou.
Vice-presidente da OAB recebe título na Câmara dia 18
Por Arimatéa Carvalho
A defensora pública Alynne Patrício de Almeida Santos, atual vice- presidente da OAB- PI, receberá o Título de Cidadã Teresinense na próxima terça-feira, dia 18, às 19h, na Câmara de Teresina. O título foi proposto pelo vereador Luís André.
Alynne Patrício, que é natural de Fortaleza (CE), mora no Piauí há 15 anos, atuando como defensora pública e ocupando o cargo de vice-presidente da OAB- PI. Ela se destaca também no magistério, como uma das docentes mais renomadas na área do Direito em cursos preparatórios para concurso, como professora de Direito Penal e Processo Penal.
Ela afirma estar emocionada por já se considerar uma cidadã teresinense de coração. “Meus agradecimentos ao vereador Luis André pela propositura para receber esse título tão honroso de cidadã teresinense. Seja como defensora pública, vice-presidente da OAB Piauí, professora, esposa, mãe ou amiga, todos os meus esforços sempre serão para servir e honrar esta cidade e este estado. Orgulho de ser teresinense. Gratidão,” finaliza.
Landim assume com presença de prefeitos e a caminho do MDB
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Paes Landim tomou posse na noite de terça-feira na Câmara dos Deputados, no lugar de Merlong Solano (que tomou posse na Secretaria de Administração no Piauí). Foi durante sessão deliberativa conjunta do Congresso. Estiverem presentes os prefeitos de Picos, Miguel Alves, Canto do Buriti, Gilbués e o deputado estadual Henrique Pires, do MDB.
O MDB convidou Landim, que saiu do PTB com autorização do partido para tal, para ingressar na sigla. O partido de Marcelo Castro e Themístocles Sampaio deve mesmo ser o destino dele.
Franzé responde Ciro sobre rompimento: “Comentário é desrespeito”
O comentário do senador Ciro Nogueira (Progressistas) na imprensa sobre um rompimento imediato com o governador Wellington Dias (PT) caso aja “interferência do Governo nas eleições municipais”- como o senador alega ter ocorrido em cidades como Picos, com obras do Estado no período eleitoral, favorecendo supostamente candidatos apoiados pelo PT – impactou negativamente na base.
“Cada município tem sua realidade, não podemos é estar agora antecipando as eleições municipais”, respondeu o deputado Franzé Silva (PT) ao ser questionado pelo blog Primeira Mão.
Segundo o parlamentar petista, será discutida a situação de cada município, qual a conjuntura e as linhas de alianças. “Poderemos ter aliança com o Progressistas, o MDB, o PTB, qualquer partido da base. Mas discutir isso agora é precoce e prejudicial para o andamento do governo estadual e dos governos municipais que estão terminando suas gestões”, afirmou Franzé.
“São muitos os problemas da população do Piauí e trazer para pauta algo que pode ser discutido lá na frente, é um desrespeito com a população”, completou. O fato é que as eleições 2020 prometem acirrar as diferenças já intensas entre PT e Progressistas, intensificando fissuras na base e, como próprio senador Ciro Nogueira afirmou, possibilitando até mesmo um rompimento já anunciado.
Júlio quer Dr.Pessoa no Progressistas: “Candidato a vereador”
Por Sávia Barreto
Sem partido mas com boas intenções de voto nas pesquisas de opinião, o ex-deputado estadual Dr.Pessoa está sendo alvo de interesse de várias legendas, como o MDB e o PSC. Mas, conforme adiantado pelo blog Primeira Mão, o Progressistas entrou na disputa e quer Pessoa filiado à legenda. O cargo, no entanto, não é o de prefeito mas sim como vereador.
“Dr.Pessoa é uma liderança a nível municipal e estadual, uma pessoa de bem. Tivemos um encontro informal, eu, ele e o senador Ciro Nogueira e vamos ter uma conversa no decorrer dessa semana, comigo e o vereador Aluísio Sampaio. Não existe nada definido, é uma conversa inicial. É um sonho do partido ter Dr.Pessoa como candidato”, explicou Júlio Arcoverde ao blog.
Questionado qual cargo Pessoa ocuparia, já que se apresenta como pré-candidato a prefeito de Teresina e o senador Ciro Nogueira informou que a legenda estará ao lado do candidato do prefeito Firmino Filho (PSDB), Arcoverde deixou claro que o convite ao ex-deputado é para o cargo de vereador. “Ele sabe que a nossa intenção é convida-lo para fazer parte da chapa proporcional, de vereador. Nós temos entendimento de apoiar o candidato do prefeito Firmino Filho e não vamos mudar esse entendimento. Ele entrando, ele sabe que só pode ir para a chapa proporcional”, pontuou.
Toffoli receberá título de cidadão piauiense: “Pacificador do país”
Por Sávia Barreto
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, receberá o título de cidadão piauiense. A autoria do projeto foi do deputado Henrique Pires (MDB), tendo sido aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Piauí nesta terça-feira, 11. “Combinaremos com ele a data de entrega. Ele tem sido um pacificador do Brasil, decisões corajosas e republicanas. Há muito o então advogado Dias Toffoli colabora com o Estado do Piauí”, disse Pires ao blog Primeira Mão.
Toffoli foi advogado-geral da União durante o Governo Lula e ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral. À frente do Supremo no Governo Bolsonaro, tem tentado articular um pacto entre o Judiciário, o Legislativo e o Executivo em prol de pautas favoráveis ao país.
Bacelar, Novo, Merlong e Flávio Jr: mudanças na Alepi e Câmara
Por Sávia Barreto
Com o governador Wellington Dias em Brasília para evento do Fórum de Governadores, a terça-feira, 11, será marcada por posses administrativas dos novos gestores estaduais. Merlong Solano (PT) deixou a Câmara Federal e foi empossado secretário estadual de Administração. Em seu lugar, fica Paes Landim (sem partido) no Congresso. Na Coordenadoria de Comunicação, Alisson Bacelar também é empossado hoje.
A assessoria do Governo confirmou que Flávio Nogueira Jr (PDT) retorna hoje para a secretaria estadual de Turismo, porém sem solenidade.
Na secretaria de Cultura, o deputado petista Fábio Novo já foi nomeado. A nomeação saiu no diário oficial com efeitos a partir de hoje.
No lugar de Flávio e Novo, tomam posse Belê Medeiros (Progressistas) e Elisângela Moura (PC do B), acomodando os Progressistas do senador Ciro Nogueira e também o PC do B do secretário de Governo Osmar Júnior. Dessa forma, Wellington Dias conseguiu equacionar a última tensão da base aliada em relação a acomodação de suplentes.
Novo recorde em Parnaíba: secretário fica 1 dia no cargo
Por Arimatéa Carvalho e Sávia Barreto
Após ficar um dia no cargo, mandar pintar o auditório para sua posse na manhã de terça-feira, dia 11, e ajeitar o forro do local, o vereador Daniel Jackson comunicou pelas redes sociais que desistiu de ser o novo secretário.
Ele chegou mesmo a conceder uma entrevista como novo secretário. Além disso, centenas de convites foram impressos e distribuídos.
Nos bastidores da política em Parnaíba, o que se comenta é simples: a super secretária Graça Moraes Souza não abre
mão de nomear diretores e ter voz ativa na gestão.
Isso levou o parlamentar a desistir de assumir e depois não mandar em nada na pasta.
O prefeito Mão Santa já nomeou o substituto interino de Daniel. O nome: Rafael Alves de Sousa. Aguardem cenas dos próximos capítulos
Flávio Dino diz que Sérgio Moro precisa deixar o cargo
Por Arimatéa Carvalho
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), avaliou em entrevista à TV Jornal Meio Norte/Rádio Jornal Meio Norte (Canal 20.1) o impacto do vazamento das conversas entre o então juiz Sérgio Moro e o procurador federal Daltan Dalagnol, nas quais eles traçam estratégias conjuntas na operação Lava-Jato. "Ele deveria se afastar do cargo de ministro", aconselha Dino, que foi juiz federal. O governador considera a situação gravíssima. Ele cobrou explicação públicas, e convincentes, tanto de Moro quanto de Dalagnol.
Sobre a reforma da previdência, o governador confirmou que participa nessa terça-feira do V Fórum dos Governadores, no Banco do Brasil de Brasília, onde o assunto será um dos principais tópicos. Assim como outros gestores do Nordeste, ele não concorda com medias que penalizam trabalhadores rurais e idosos.
A respeito na Educação no Maranhão, o governador reforlçou que irá continuar ajudando os municípios a avançarem no ensino, tanto em estrutura quanto em qualidade. Ele tem construído escolas e doado às gestões municipais. Finalizando, Dino convidou a todos, maranhenses e piauienses, para participar das festas juninas do Estado, conhecidas nacionamente pela alegria e organização.
Firmino e pecuaristas lançam feira de negócios
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Firmino Filho estará às 19h dessa terça-feira, dia 11, no lançamento da ExpoTeresina, que acontece no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde entre os dias 21 e 30 de junho.
O evento, realizado pela Prefeitura de Teresina e pela Associação Piauiense dos Criadores de Zebu, com apoio do Governo do Estado, deve atrair 200 mil pessoas e se consolida como uma das maiores feiras agropecuárias do Piauí.
Durante o lançamento haverá a divulgação oficial da programação, que inclui shows, exposição de animais, cursos técnicos, barracas de comidas típicas, leilões e diversas atividades para o visitante e criadores de animais.
A expectativa é de que o evento gere R$ 5 milhões em negócios, promovendo um impacto positivo à economia do estado. De acordo com o presidente da Associação Piauiense dos Criadores de Zebu, André Nogueira, além de atrair investidores de todo o Brasil, a ExpoTeresina vai promover negócios diretos como a venda de animais e máquinas agrícolas, gerando também transações futuras, como contratos bancários. “ Isso gera um impacto muito grande para a economia do Piauí”, afirma o presidente.