Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 576 de 665Daniel Oliveira protocola no STF pedido de habeas corpus de Lula
Por Sávia Barreto
O atual secretário estadual de Justiça e advogado Daniel Oliveira protocolou nesta segunda-feira, 29, um pedido de habeas corpus, ou seja, de soltura imediata do ex-presidente Lula, preso na sede da Polícia Federal em Curitiba.
Em conversa com o blog Primeira Mão, Daniel afirma que o pedido de baseia na presunção de inocência e a garantia constitucional de redução da pena determinada no último julgamento de Lula no Superior Tribunal de Justiça na semana passada. “É uma tese inovadora e estamos acreditando na soltura”, disse Daniel.
A lei determina que um preso tem direito a reivindicar progressão para o regime semiaberto depois de cumprir um sexto da pena, desde que tenha bom comportamento.
Lula havia sido condenado em 12 de julho de 2017 a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex. A sentença, em primeira instância, foi dada pelo então juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, que condenou o ex-presidente por corrupção passiva e de lavagem de dinheiro.
Com coordenaria de Irrigação subordinada ao PT, B.Sá não continua
Por Sávia Barreto
O ex-prefeito B.Sá, atual gestor da Coordenadoria de Irrigação, não vai permanecer na pasta caso a secretaria estadual de Agricultura fique mesmo com o PT, com a indicação do deputado Francisco Limma.
“O que surgir de indicação será via partido e não para me atender politicamente ou meu pai, não fazemos questão”, explicou o deputado estadual B.Sá (Progressistas) ao blog Primeira Mão.
Nos bastidores, avalia-se que B.Sá não tem interesse em ficar na pasta por falta de afinidade com o futuro gestor. A prioridade de B.Sá no Governo está voltada para a região de Oeiras, onde a família tem influência política e compromissos a cumprir.
Foto do encontro de Ciro e Assis: acordo por Sesapi
Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão conseguiu o registro exclusivo do encontro do senador Ciro Nogueira (Progressistas) com o deputado federal Assis Carvalho (PT) durante solenidade de aniversário da cidade de Bom Princípio do Piauí nesta segunda-feira, 29. O assunto, claro, foi o comando da secretaria estadual de Saúde. O PT deve continuar gerindo a pasta com o atual secretário, Florentino Neto, mas o Progressistas estaria referendando o nome de Florentino.
No último final de semana a especulação era de que o Progressistas iria conseguir emplacar o deputado Júlio Arcoverde na Sesapi, mas o governador Wellington Dias entendeu que assim como a Educação, a área da saúde é estratégica e uma indicação que cabe ao próprio governador.
Osmar Jr aposta em manutenção base: “Insatisfação faz parte da vida”
Por Sávia Barreto
O governador Wellington Dias (PT) tem em sua base muitos partidos com interesses conflitantes, mas a expectativa é que consiga equacionar e manter as legendas aliadas com o anúncio oficial do secretariado previsto para esta semana. Para o secretrário estadual de Governo, Osmar Júnior, “a insatisfação [de alguns partidos] faz parte da vida”.
Ele falou sobre o tema no evento de filiação do Progressistas ocorrido na manhã desta segunda-feira na Assembleia Legislativa do Piauí. “O diálogo sempre estará aberto”, frisou. Osmar também lembrou sobre a convocação de deputados para compor o Governo, ressaltando que é “tradição no mundo todo que as gestões do Executivo tenham membros do Parlamento”.
Deolindo x Franzé: “Ele não pode desmanchar o que Executiva decidiu“
Por Sávia Barreto
O vereador Deolindo Moura (PT) não gostou das últimas declarações do deputado estadual Franzé Silva (PT) a respeito da escolha que o diretório municipal da sigla realizou na semana passada referendando o nome do vereador Dudu (PT) como pré-candidato do partido à Prefeitura de Teresina em 2020.
Em conversa com o blog Primeira Mão nesta segunda-feira, 29, Deolindo frisou que a Executiva Municipal do PT “é quem decide o candidato” do partido. “O deputado Franzé não pode estar desmanchando o que está resolvido na Executiva Municipal, desorientando o que é de cunho da Executiva. Se ele quiser ser candidato, ainda tem prazo nas instâncias do partido para que ele coloque o nome dele”.
Na avaliação do parlamentar, Dudu se coloca como contraponto do prefeito Firmino Filho e a legenda precisa de um candidato a prefeito combativo para fortalecer a chapa proporcional no próximo ano. “Independente do Franzé, o Dudu é o melhor nome”, completou.
PP não fica com Saúde e Mainha pode ir para Setrans
Por Sávia Barreto
Informações apuradas pelo blog Primeira Mão com fontes do Progressistas apontam que o resultado da reunião entre o governador Wellington Dias (PT) e o senador Ciro Nogueira (Progressistas) no último domingo foi a manutenção do comando da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) com o PT. O Progressistas estava pleiteando a pasta, mas o governador entendeu que a área da Saúde, assim como Educação, são prioritárias nas políticas públicas de gestão e, portanto, de indicação pessoal do chefe do Executivo. O mais cotado para assumir a função é o deputado petista Francisco Costa no lugar de Florentino Neto, que seria alvo de reclamações de alguns parlamentares petistas por não atender às demandas solicitadas.
Além disso, o suplente de deputado federal José Maia Filho, o Mainha, negou durante evento de filiações do Progressistas na manhã desta segunda-feira, 29, que assuma a pasta de Meio Ambiente. Segundo ele, não é de interesse do partido. Nos bastidores, o nome de Mainha havia circulado como indicação para a Saúde e agora, cogita-se, para a o comando da Secretaria Estadual de Transportes no lugar de Guilhermano Pires, também indicação do Progressistas.
Wellington Dias tem na agenda um dia marcado por reuniões com parlamentares do PSD e do PT para fechar os últimos ajustes e anunciar oficialmente o secretariado de seu quarto mandato à frente do Palácio de Karnak.
PSD chama Major Elizete para ser candidata a vereadora
Por Arimatéa Carvalho
Articulador da chapa de vereadores do PSD em Teresina, o ex-vereador Tiago Vasconcelos aproveitou o jantar de homenagens do Rotary Club para convidar a Major Elizete Lima para se candidatar a vereadora na capital pela sigla. Ela foi candidata a deputada federal pelo Solidariedade no ano passado e estava em dúvida se sairia candidata a vereadora na capital ou candidata a prefeita em sua terra natal, Piracuruca.
O convite foi reforçado pela presidente estadual do PSD Mulher, Simone Pereira. A Major ficou de dar uma resposta.
Hugo com Bolsonaro: “Precisamos ter paciência”
Por Arimatéa Carvalho
O ex-governador Hugo Napoleão, hoje atuando como advogado em Brasília, reuniu-se em almoço privativo com o presidente Jair Bolsonaro na casa do casal de amigos ministros Isabel Gallotti (Superior Tribunal de Justiça) e Walton Alencar Rodrigues (Tribunal de Contas da União), que são próximos de Bolsonaro.
Este blog quis saber se o presidente convidou Hugo, que é do PSD, para algum cargo no governo. "Não, não falamos disso", afirmou. "Eu já recebi alguns convites para voltar à política, mas continuo advogando", afirmou.
Sobre o Governo Bolsonaro, Hugo avalia que "é preciso ter paciência nesse primeiro momento", dar tempo para que as coisas aconteçam.
Júlio Arcoverde é o nome mais cotado para assumir Sesapi
Por Sávia Barreto
O comando da secretaria estadual de Saúde ainda é motivo de incerteza na escalação do secretariado a ser anunciada no início da semana pelo governador Wellington Dias (PT). Fontes ouvidas pelo blog Primeira Mão apontam que há um entendimento entre o governador e a cúpula progressista para que a legenda indique um nome para assumir o lugar de Florentino Neto, atual gestor da Sesapi. O governador só deve bater o martelo no domingo, após reunião que deve ocorrer com o senador Ciro Nogueira (Progressistas).
O Partido dos Trabalhadores também almeja a pasta em uma indicação que seria do deputado federal Assis Carvalho (PT). Teria pesado a favor do Progressistas o fato da sigla ser aliada de primeira hora do governador, além do PT já ocupar a maioria dos cargos importantes da gestão de Dias, como as secretarias estaduais de Fazenda, Planejamento e Educação.
Dessa forma, o mais cotado é o deputado estadual Júlio Arcoverde, atualmente no comando da secretaria municipal de Esporte e Lazer em Teresina.
Júlio, que é advogado, se notabilizou pela articulação política da legenda na Assembleia Legislativa do Piauí, estando na linha de frente do partido e tendo no currículo experiência administrativa como diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí, direção do Departamento Nacional de Trânsito e presidente da Águas e Esgostos do Piauí.
Rejane sobre bancada evangélica: “Nos unimos pelos valores da família”
Por Sávia Barreto
Integrante oficial da Mesa Diretora da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados, a deputada federal Rejane Dias (PT) contou ao blog Primeira Mão as expectativas que tem com os trabalhos na função. "Nós ainda vamos sentar [para discutir projetos]. A ideia do presidente, deputado Silas Câmara, é propor um novo modelo de estatuto para a bancada evangélica, que está nesse momento de discussão e debate", disse.
Ela ressaltou que a bancada, que possui membros da direita e centro-direita, além de forte influência junto ao Governo Federal e ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), supera divergências ideológicas em prol do trabalho conjunto: "De qualquer maneira, o que nos une é a defesa da família e dos princípios cristãos. Todo e qualquer projeto que tenha a ver com esses dois temas terá a união de todos na defesa", ponderou Rejane.