Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 575 de 665Entenda as pendências que fizeram W.Dias adiar anúncio do secretariado
Por Sávia Barreto
A expectativa era que o governador Wellington Dias (PT) conseguisse anunciar o secretariado de seu quarto mandato nesta terça-feira, 30, até o final do dia, mas ajustes com a base ainda devem ser fechados no feriado e o anúncio oficial ficou para a quinta-feira, 02.
O blog Primeira Mão lista os impasses que o chefe do Executivo estadual ainda precisa equacionar até lá:
- PDT: partido dos Flávios (Nogueira pai, deputado federal e filho, deputado estadual) não quer mais uma pasta que não gerencie obras. Dessa forma,o espaço oferecido, de Turismo, não contemplaria o interesse da sigla que cresceu na última eleição.
- PRTB: cogitado na pasta da mineração às coordenadorias, o partido do deputado Fernando Monteiro ainda não tem seu espaço definido.
- PR: estava tudo certo para que o PR ficasse com a pasta de Cidades com o deputado Fábio Xavier nela, mas de última hora a secretaria foi cogitada para o PT. A questão não foi resolvida.
- PP: em conversa com o blog Primeira Mão, o senador Ciro Nogueira informou que iria viajar e as últimas tratativas da legenda seriam feitas pelos parlamentares da legenda. Questionado se a situação do Progressistas estava resolvida na questão dos espaços de Governo, Ciro respondeu negativamente. O governador também deve procurar uma maneira de acomodar o ex-prefeito BSá, que não vai mais ficar com a coordenadoria de Irrigação, conforme o blog adiantou esta semana. No Meio Ambiente, apesar as especulações de que o suplente de deputado Mainha pudesse comandar a pasta, o Progressistas não teria interesse.
Após polêmica com Guedes, João Henrique assume diretoria do Sebrae-DF
Por Sávia Barreto
O ex-presidente nacional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), João Henrique de Almeida Sousa, foi empossado na tarde desta terça-feira (30) no cargo de diretor de Administração e Finanças do Sebrae do Distrito Federal (Sebrae-DF).
O ministro da Economia, Paulo Guedes, atuou para tirar o piauense do cargo. O novo presidente do órgão é o ex-deputado federal mineiro Carlos Melles.
A posse ocorreu por volta das 15h30, logo depois de ele ser eleito para o cargo pelo Conselho Deliberativo do Sebrae-DF. João Henrique assume a diretoria do Sebrae-DF depois de ter sido destituído da presidência do Sebrae Nacional, numa articulação comandada pelo ministro Paulo Guedes, da Economia, a fim de assumir o controle da instituição, de olho no orçamento bilionário da instituição.
A diretoria executiva do Sebrae-DF é composta ainda por Jamal Jorge Bittar, na presidência do Conselho Deliberativo; Valdir Oliveira, como superintendente; e Rose Rainha, como diretora técnica.
Firmino e Marden: encontro para acertar mágoas do passado
Por Sávia Barreto
Tudo indica que o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) e o deputado estadual Marden Menezes vão enfim sentar e tentar se entender esta semana, antes que o diretório estadual da legenda realize a convenção marcada para sábado, 04, e que deve reconduzir o ex-deputado Luciano Nunes à presidência do partido dos tucanos. Um encontro, que pode ser um almoço ou jantar, está sendo articulado e contaria com a presença de Luciano para intermediar a conversa, segundo apurou o blog Primeira Mão com fontes da sigla.
Para contextualizar, vale lembrar que a mágoa maior é de Marden com Firmino e não do prefeito com o deputado. Marden ficou chateado porque Firmino Filho filiou a esposa, a deputada eleita Lucy Soares, ao Progressistas. A filiação prejudicou o parlamentar tucano, na avaliação dele segundo fontes ouvidas pelo blog. Menezes teria perdido o apoio de lideranças para Lucy, inclusive do próprio presidente do diretório municipal de Teresina, vereador Edson Melo, que apoiou a primeira-dama da capital. O deputado, de acordo com apurações de bastidores, também teria perdido alguns cargos na Prefeitura, o que complicou a situação.
A expectativa é que possam se entender até a convenção, afinal, depois de 2018, vem uma nova eleição pela frente.
Candidatura em THE: PT estadual e municipal afinam discursos na sexta
Por Sávia Barreto
Está marcada para esta sexta-feira, 03, na Câmara Municipal de Teresina uma reunião entre as executivas municipal, estadual e as bancadas municipal e estadual do Partido dos Trabalhadores. A presença da vice-governadora Regina Sousa também é esperada. A pauta: definições e ajuste de discurso entre a esfera estadual e municipal da sigla, que andou se estranhando na última semana desde que o vereador Dudu foi escolhido pela instância da capital para ser pré-candidato a prefeito pela sigla em 2020.
Dudu conversou com o blog Primeira Mão e pontuou que a legenda "não tem dono". "A executiva municipal de Teresina é quem vai conduzir a eleição de 2020, é o PT de Teresina. PT funciona assim sempre e não vai mudar as formas de conduzir as decisões desse partido", frisou. Dudu foi enfático e deu o recado para o deputado Franzé Silva (PT), que andou pedindo cautela no anúncio do candidato do partido: "PT não tem dono, nem cacique, nem deputado é maior que vereador e nem o presidente Lula é maior do que qualquer liderança do PT".
Oficialmente Franzé não se coloca como candidato, mas nos bastidores especula-se que ele só lançaria seu nome se o governador Wellington Dias o referendasse. O governador, no entanto, tem evitado se posicionar sobre o tema. Há também a expectativa de que o PT pudesse fazer uma aliança e apoiar o candidato de outro partido, com a sigla indicando o vice na chapa majoritária que concorreria ao comando do Palácio da Cidade. O nome mais cotado nesse cenário - que tem forte resistência da instância estadual da sigla - é o do deputado federal Fábio Abreu.
Flávio Nogueira ainda espera reunião para definir PDT no governo
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do PDT, deputado federal Flávio Nogueira, está em Brasília e só chega a Teresina por volta das 16h de terça-feira. Detalhe: ele disse agora ao blog que não conversou com o governador Wellington Dias sobre os espaços do PDT no novo secretariado e ainda aguarda o encontro para definir o assunto. Ele afirmou que não acertou a permanência na Secretaria de Turismo. Repetindo: ele ainda aguarda a conversa definitiva com Wellington.
Durante a segunda-feira, a permanência de Bruno Correia Lima na Setur era dada como certa.
A nova lista de secretários, portanto, tem tudo para sair mais para o final da tarde da terça-feira. Ou sairá sem um acerto formal com o PDT.
Em reunião tensa, PT reclama que Rejane manda demais
Por Arimatéa Carvalho
Foi tensa a reunião do PT com o governador Wellington Dias na noite desta segunda-feira. O presidente regional do partido, Assis Carvalho, reclamou que dona Rejane Dias está indicando Educação (Elen Gera), Saúde (Florentino Neto), Coordenadoria da Juventude (Vicente Gomes) e Inclusão Social (Mauro Eduardo).
Wellington argumentou que as indicações são da cota pessoal dele. Assis quer que o deputado estadual Francisco Costa reassuma a Saúde. De quebra, isso puxaria para a Assembleia um suplente aliado de Assis, o também petista Warton Lacerda, que teve seu apoio na última eleição.
Assis também não aceitou bem a saída do petista Paulo Martins da Fundesp para uma indicação do deputado estadual Oliveira Neto. Neste caso, o governador acaba de chamar Paulo Martins para uma conversa na terça-feira bem cedo, fora da agenda oficial. Ainda pode haver mudanças na Fundespi, portanto.
Deputado discute bullying nesta terça-feira na Alepi
Por Arimatéa Carvalho
Cerca de 11,96% dos alunos da rede estadual de ensino do Piauí dizem ter sofrido algum tipo de intimidação sistemática, o Bullying. Os dados são do sistema Modieduca.me, que já atua em conjunto com o Estado, e contribuíram para a proposição do deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania23) de abordar o assunto nesta terça-feira, às 9h, em audiência publica na Assembleia.
“Não podemos deixar que essa problemática se instale em nosso país, sobretudo em nosso Estado. Precisamos discutir e definirmos os caminhos mais apropriados de combate e, principalmente, de disseminação da cultura de paz”, afirmou o deputado estadual.
“Antes só ouvíamos falar em bullying em filmes, noticiários estrangeiros... Hoje é uma realidade que bate à nossa porta. Está acontecendo aqui, agora. Precisamos unir os entes públicos e civis para, juntos, combatermos esta triste realidade”, pontuou.
Vice-prefeito de Teresina ganha ação contra Adufpi
Por Arimatéa Carvalho
O atual vice-prefeito de Teresina, Luiz Júnior, ganhou ação contra o Sindicato dos Professores da Universidade Federal do Piauí (Adufpi). Júnior acusou a Adufpi de ter publicado, sistematicamente, informações falsas sobre ele no cargo de reitor da UFPI. O ex-reitor ganhou em todas as instâncias. O caso se arrasta desde 2008, quando a entidade passou a fazer sistemática oposição ao então reitor. Uma página hospedada no site da Adufpi, sob o titulo de Observatório, e outras mídias, inclusive outdoor, foram usados para acusar Luiz Junior de cometer improbidade administrativa, de truculência e de ser golpista. As derrotas do sindicato vieram no TJ, STJ e STF.
Disputa política
O caso encerrado agora remonta a uma disputa política na reeleição de Luiz Junior à reitoria da UFPI, em 2008. Na época, o sindicato fez oposição ao reitor e manteve essa oposição mesmo após passada a eleição, fazendo uso do espaço da entidade na internet e em outras mídias para publicar pesadas e não comprovadas. “Eu e todos os que trabalharam comigo em oito anos de Reitoria fizemos um trabalho que tornou a universidade maior e melhor. Esse trabalho nos deixa feliz e o reconhecimento da Justiça de que agimos de modo correto nos completa essa alegria”, diz o ex-reitor.
Thanis Killian se filia e sairá vereador pelo Progressistas
Por Arimatéa Carvalho
O intrépido Thanis Killian, figura bastante conhecida dos teresinenses, é um dos vários novos filiados do Progressistas. Na solenidade de filiação realizada na segunda-feira no Cine Teatro da Assembleia Legislativa, ele foi uma das "lideranças" a filiar-se.
O partido filiou um total de oito prefeitos, três vice-prefeitos, o vereador de Teresina Marquin Monteiro e várias lideranças da capital e interior do estado.
Mão Santa chama Evaldo para título e deve dizem “sim” ao SDD
Por Arimatéa Carvalho
No dia 10 deste mês o presidente do Solidariedade, deputado estadual Evaldo Gomes, vai a Parnaíba receber o título de Cidadão Parnaibano, honraria articulada pelo prefeito Mão Santa, atualmente sem partido. E durante essa viagem o prefeito, que era do Solidariedade e saiu, deve anunciar sua volta. O convite foi feito por Evaldo.
Nesta segunda-feira, Evaldo teve outro motivo para alegrar-se: a posse de Scheyvan Lima na Fundação Wall Ferraz, espaço do partido gestão do prefeito Firmino Filho (PSDB). A aliança entre o prefeito e Evaldo está forte.