Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 574 de 665Mainha é vetado e Margarete indica irmã para Meio Ambiente
Por Sávia Barreto
A deputada federal Margarete Coelho, do Progressistas, venceu a queda de braço no partido e vai indicar a irmã, Sádia Castro, para o comando da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Vale destacar que Margarete já faz a indicação da superintendência do Ibama no Piauí, alinhando assim as diretrizes do órgão federal e estadual nas políticas públicas para o Meio Ambiente.
Até a noite de quarta-feira, 01, o nome do suplente de deputado federal José Maia Filho, o Mainha, também do Progressistas, era dado como certo na pasta. Segundo informações de bastidores, a mudança ocorreu por conta de divergências eleitorais familiares, já que a família de Mainha teria votado contra o governador Wellington Dias no pleito de 2018.
Na reta final, Emater deve ir para Franzé Silva
Por Arimatéa Carvalho
Na reta final da divulgação da lista de novos secretários do Governo Wellington Dias, o Emater deve sair das mãos do ex-deputado estadual Cícero Magalhães e ir para o deputado estadual Franzé Silva. O Emater é ocupado pelo filho de Magalhães, Marcos Vinicius, que apesar das dificuldades financeiras fez uma gestão correta à frente do órgão.
O governador tem um argumento para não irritar Magalhães: ele vai assumir vaga na Assembleia Legislativa. Mesmo argumento usado com o suplente Paulo Martins, que perdeu a Fundespi para o deputado estadual Oliveira Neto.
Magalhães contou ao blog que ainda não conversou com o governador Wellington Dias sobre o Emater. Ainda aguarda ser chamado.
A lista deve ser divulgada, segundo o novo coordenador de Comunicação Social do Governo, Alisson Bacelar, por volta do meio-dia desta quinta-feira.
Firmino Paulo indica na Adapi e Mainha vai para a Semar
Por Sávia Barreto e Arimatea Carvalho
O saldo da reunião do governador Wellington Dias (PT) com o deputado estadual Firmino Paulo (Progressistas) nesta quarta-feira, 01, a noite foi de que o parlamentar deve indicar um nome para a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Além disso, segundo fontes do blog Primeira Mão, Firmino Paulo vai indicar uma superintendência na secretaria estadual de Cidades com a função da antiga Comepi, que foi agregada com a reforma administrativa.
Já o suplente de deputado federal José Maia Filho, o Mainha, também do Progressistas, vai mesmo para a pasta de Meio Ambiente. A indicação da deputada federal Margarete Coelho era cogitada para a pasta durante o dia, mas o governador optou pelo nome de Mainha, que já era especulado desde o início das tratativas sobre o secretariado.
Dessa forma, o Progressistas está contemplado no Governo Wellington Dias e o governador deve, de fato, anunciar oficialmente o secretariado do seu quarto mandato nesta quinta-feira, 02.
Coronel Marques no comando da PM
Por Arimatéa Carvalho
Diante da resistência de parte dos 21 coronéis da ativa, o governo Wellington Dias encontrou uma alternativa que contenta a maioria para o comando da Polícia Militar: conduzir ao cargo de comandante geral o atual chefe do Gabinete Militar, coronel Denilson Marques, também uma indicação do deputado estadual Carlos Augusto.
Para o lugar dele iria o Major Queiroz, ligado à deputada federal Rejane Dias e ao deputado estadual Franzé. Nesse registro, o coronel Marques e o deputado Carlos Augusto.
Os coronéis argumentam que o governador pode chamar um militar da reserva (caso do atual
comandante, Lindomar Castilho) para funções administrativas apenas, não para o comando. Daí a resistência à permanência de Castilho.
Castilho está no comando e é da reserva, mas só passou a essa condição quando já exercia a posto de confiança, sendo havendo problema. Entendimento dos coroneis. Agora é diferente, avaliam.
Quem entra: Lista dos suplentes que vão para Alepi
Por Sávia Barreto
Com a lista extraoficial de convocados pelo governador Wellington Dias (PT) na Assembleia Legislativa do Piauí, o blog Primeira Mão confeccionou uma outra lista não menos importante, a dos suplentes que podem ser chamados para ocupar cadeiras no Legislativo com a saída dos titulares para compor o secretariado.
São eles - sem contar B.Sá (Progressistas), que já está na vaga de Júlio Arcoverde (Progressistas):
Warton Lacerda (PT)
Ziza Carvalho (PT)
Magalhães (PT)
Belê Medeiros (Progressistas)
Elisângela Moura (PC do B)
João de Deus (PT)
Paulo Martins (PT)
PMDB e PSDB em 2020?O encontro de Charles da Silveira e Henrique Pires
Por Sávia Barreto
Seriam os dois futuros candidatos a prefeito de Teresina pelo MDB e PSDB em 2020? Se depender do deputado estadual Henrique Pires (MDB), é provável que sim. Ele esteve reunido ontem com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles da Silveira, para discutir ações na área de saúde. "Foi um papo agradável, falamos de projetos na Saúde. Mas eu disse a ele que meu nome está à disposição do partido e ele disse que o dele também", pontuou Pires ao Primeira Mão.
Já Charles, questionado pelo blog, disse que o ideal é só falar em candidaturas em março do ano que vem. Questionado se seu nome estava à disposição dos tucanos e do prefeito Firmino Filho, ele desconversou: "Uma candidatura majoritária não depende só da pessoa, depende de muitos fatores, das pesquisas..."
Pablo Santos na Fundação Hospitalar e Margarete indicando Ambiente
Por Sávia Barreto
A volta do deputado estadual Pablo Santos para a Fundação Hospitalar depende de alguns pontos, entre eles a liberdade de ação na pasta. Caso contrário, o parlamentar pode apenas fazer a indicação, sem deixar a Assembleia Legislativa do Piauí. Entre os hospitais que a Fundação iria comandar estão o Hospital Getúlio Vargas o Hospital de Picos e ainda um terceiro não revelado pelas fontes do blog Primeira Mão.
Já a pasta do Meio Ambiente, cujo nome mais cotado até o momento era o do suplente de deputado federal José Maia Filho, o Mainha, deve ser uma indicação da deputada federal Margarete Coelho, do Progressistas. Vale lembrar que Margarete atuou como vice-governadora em defesa da Serra da Capivara e teria uma relação com a pasta.
W.Dias coloca Florentino e F. Costa cara a cara
Para definir de uma vez por todas o destino da Secretaria Estadual da Saúde, o governador Wellington Dias coloca frente a frente na manhã deste feriado do Dia do Trabalhador os dois principais postulantes ao comando da pasta: o atual gestor, Florentino Neto, e o ex-gestor e atual deputado estadual, Francisco Costa, ambos do PT.
A reunião com os dois está marcada para 9h na residência oficial.
W. Dias quer aparar arestas e não quer traumas ao tomar sua decisão final sobre a mais problemática pasta da reforma, devido à intensa disputa pelo espaço.
Destino de Daniel Oliveira após Sejus pode ser a Educação
Por Sávia Barreto
Informações de bastidores do blog Primeira Mão apontam que foi conversado no Palácio de Karnak a possibilidade do secretário estadual de Justiça, Daniel Oliveira, assumir a pasta da Educação. O atual gestor é Ellen Gera, que assumiu no lugar de Helder Jacobina.
Mas se a ideia se concretizar, não será agora. Gera, que é um técnico, ainda deve ficar alguns meses na pasta antes de qualquer contemplação política na secretaria estadual de Educação, que tem forte influência da deputada federal Rejane Dias, antiga gestora.
Outra possibilidade é Oliveira voltar para a Sejus no futuro, já que agora ele pretende se dedicar à advocacia. Os planos de mudança na Seduc dependem ainda da eleição municipal em Teresina.
Secretariado: Hélio na Setrans e Fernando Monteiro na Defesa Civil
Por Sávia Barreto
O blog Primeira Mão apurou que os últimos ajustes no secretariado do governador Wellington Dias (PT) apontam que a secretaria estadual de Transportes - atualmente com Guilhermano Pires - ficará com o deputado Hélio Isaías, do Progressistas. Na Defesa Civil - em que Hélio era cotado - fica contemplado Fernando Monteiro, do PRTB. Foi conversada ainda a possibilidade do deputado Pablo Santos (MDB) voltar para a Fundação Hospitalar, mas a situação não foi definida.O deputado já assumiu a pasta anteriormente.
Até quinta-feira, 02, quando o governador fizer o anúncio oficial do secretariado, a lista de nomes está sujeita a ajustes de propostas e contrapropostas dos parlamentares e políticos indicados para compor o Governo.