Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 578 de 665Deputados do PT no evento do Mourão: “Iremos sim”
Por Sávia Barreto
Errou quem especulou que os petistas poderiam boicotar a vinda do vice-presidente Hamilton Mourão ao Piauí. A solenidade de entrega do título de cidadania piauiense a Mourão na Assembleia Legislativa marcada para esta sexta-feira, 26, deve contar com a presença dos partidários do governador Wellington Dias, como confirmou o deputado Franzé Silva (PT) ao blog Primeira Mão: “Iremos sim, é uma questão de urbanidade”, resumiu.
Major Paulo Roberto quer discursar na convenção do Solidariedade
Por Sávia Barreto
O vereador Major Paulo Roberto, do Solidariedade, vai comprar a briga com o deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do diretório estadual da legenda. Major promete pedir a palavra nesta quinta-feira, 25, durante a convenção do Solidariedade que acontece na Assembleia Legislativa do Piauí. Ele não foi convidado para o evento.
Major e Evaldo estão no mesmo partido mas não falam a mesma língua. No passado, Paulo Roberto fez duras críticas a Evaldo Gomes e foi o propositor da Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Teresina para investigar a Comissão Municipal Expedidora de Identidade Estudantil em Teresina, que já foi presidida por Gomes e pelo suplente de vereador do Solidariedade, Edvan Silva.
Além disso, com a chapa proporcional competitiva que Evaldo Gomes pretende formar na capital no próximo ano - incluindo entre os nomes o de Stanley Freire, hoje na Câmara como suplente de Caio Bucar - Paulo Roberto teria uma quantidade de votos suficientes para se eleger mas que não contribuiria com os planos coletivos de formação da bancada da legenda.
PSL prepara grande festa para General Mourão
Por Arimatéa Carvalho
O PSL prepara uma grande recepção para o vice-presidente da República na sexta-feira em Teresina e nas cidades onde ele vai passar a caminho do município de Pedro II, no sábado. O general Hamilton Mourão chega ao Estado para receber na manhã de sexta-feira o título de Cidadão Piauiense, concedido pela Assembleia Legislativa por proposição dos deputados Fernando Monteiro (PRTB) e Henrique Pires (MDB).
Na noite de sexta-feira, ele abre às 20h a 24ª Convenção Lojista, no auditório da Uninovafapi. No sábado, parte para Pedro II, onde nasceu seu avô, Antônio Mourão, e onde ele tem tios e primos.
O capitão Anderson, que vai assumir o PSL de Teresina, preparou camisetas e arregimentou centenas de militantes de direita para prestigiar Mourão tanto na Assembleia quanto as cidades de Altos, Campo Maior, Capitão de Campos, Piriripi e Pedro II, inclusive mandou fazer faixas e camisetas.
Ele disse ao blog que pretende mostrar ao general que o Piauí e a direita estão firmes e fortes com o Governo Bolsonaro e o vice-presidente pode contar com o apoio do Piauí.
Deputada e reitor reforçam briga pela UFPI
Por Arimatéa Carvalho
A deputada federal Marina Santos (SDD) reforçou a briga em defesa das universidades públicas. Em Brasília, ele se reuniu com o reitor da UFPI, Arimatéia Lopes, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais.
"Todos se colocaram à disposição para junto conosco defenderem a universidade pública, gratuita e de qualidade", falou o reitor. Marina Santos disse que a defesa da educação foi uma das suas bandeiras de campanha.
CDSOL esclarece sobre obra em Conceição do Canindé
Por Arimatéa Carvalho
O blog publicou informação sobre uma obra de pavimentação na cidade de Conceição do Canindé, indicando que a Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer (CDSOLPI) realizou licitação para contratação de empresa especializada no valor de R$ 1 milhão, e que conta com recursos federais. Além disso, informou que houve divulgação tardia do aviso de licitação, que só ocorreu no dia 15/04/2019, já com a obra em fase finalização.
No entanto, a coordenadora da CDSOLPI, Simone Pereira, entrou em contato com o blog e mostrou que as fotografias divulgadas da obra em fase de finalização, na verdade, se referem a uma obra da Secretaria de Turismo, e nada tem a ver com obra da CDSOLPI.
A Coordenarodia tem, sim, obra em Conceição do Canindé, mas ela foi licitada, homologada neste mês de abril e ainda será iniciada. Ou seja, transcorre dentro da normalidade e percorrendo os trâmites comuns para esse tipo de obra, sem irregularidades. Trata-se de mais de 11 mil metros de pavimentação em paralelepídedo em ruas de Conceição do Canindé, conforme previsto em edital.
Isso não quer dizer, é claro, que a obra da Setur mostrada nas fotografias seja irregular. Apenas as fotografias em questão se referem a ela, conforme indica placa com os dados exposta ao público.
Simone Pereira esclarece que tudo foi feito dentro que prevê a legislação e a ordem de serviço da pavimentação ainda será dada. A informação colhida pelo blog é fruto de uma briga política dentro do município, mas agora está de fato esclarecida.
A CDSOL é uma das coordenadorias extintas na reforma administrativa do governador Wellington Dias e tem indicação dos deputados Júlio César (federal) e Georgiano Neto (estadual), do PSD.
Georgiano: PSD segue na base do governador
Por Sávia Barreto
O deputado estadual Georgiano Neto (PSD) esclareceu ao blog Primeira Mão que as conversas do governador com a sigla continuam e não procede a informação de bastidor apontando para a possibilidade do PSD sair da base de Wellington Dias (PT) caso não tenha suas demandas atendidas. O partido pode ficar com o comando da secretaria de Agronegócio. "Nunca foi avaliado isso [saída da base]", frisou Georgiano.
Wellington só deve fechar os nomes indicados para cada pasta na próxima semana, tendo tempo para sentar com os líderes partidários e costurar os últimos acordos visando manter a governabilidade e a sustentação política do seu Governo.
Polícia na Alepi, carreata e desconvite: bastidores da vinda de Mourão
Por Sávia Barreto
A vinda do vice-presidente da República ao Piauí, Hamilton Mourão, está sendo preparada com todo o zelo pela Polícia Federal, que esteve nesta quarta-feira, 24, vistoriando a Assembleia Legislativa do Piauí - fato que gerou uma certa apreensão em alguns parlamentares desavisados.
Tudo esclarecido, o presidente da Assembleia, deputado Themístocles Sampaio (MDB) não concedeu ponto facultativo aos funcionários na sexta (que já é dia de expediente interno e sem sessão plenária) mas todo o acesso, até aos servidores que irão trabalhar no plenário, como técnicos da sonoplastia e taquigrafia estão sendo monitorados pela Segurança com identificação até com o nome da mãe do servidor.
O protocolo de segurança de Mourão é rígido. A ideia é que o evento conte com a imprensa credenciada e convidados, selecionando melhor o público e a segurança no evento de entrega do título de Cidadania, marcada para acontecer às 11h.
Se nacionalmente o PSL vive em pé de guerra com Mourão, no Piauí o vice será recebido com pompa. Blusas já foram confeccionadas com palavras de ordem - incluindo pedidos para livrar o Piauí do comunismo - e carreatas estão sendo organizadas via grupos de Whatsapp durante o percurso do vice de Teresina até Pedro II, no sábado, onde o general tem família.
O vereador Luís André, presidente do diretório estadual do PSL, também garantiu ao blog Primeira Mão que a especulação de que ele não teria sido convidado para o evento na Alepi é improcedente: "Eu e o PSL estaremos em peso prestigiando nosso vice", disse André.
Lázaro no Solidariedade e Chico Lucas fora do MDB
Por Sávia Barreto
O músico Lázaro do Piauí, que estava no PSDB, deve se filiar ao Solidariedade a convite do deputado estadual Evaldo Gomes. Já o advogado Chico Lucas, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí, convidado para o MDB, contou ao Primeira Mão que não vai para a legenda e nem pensa em disputar nenhum cargo no pleito do próximo ano.
Robert Rios no PR: “Se Fábio Abreu for candidato”
Por Sávia Barreto
O ex-deputado Robert Rios (Democratas) garantiu ao blog Primeira Mão que não se filiará a nenhum partido até o final do ano. Mas tem conversado com muitas siglas. A mais adiantada no momento é o PR, porém, há uma condicionante: se o deputado federal Fábio Abreu (PR) for mesmo candidato a prefeito de Teresina nas eleições do próximo ano.
“Tenho muita simpatia e amigos no PR, mas até agora nada resolvido. Lá tenho que ter certeza da candidatura do Fábio Abreu”, disse ao Primeira Mão.
Outra sigla que tem tentado filiar Rios é o MDB.
Ciro Nogueira será reconduzido à presidência do Progressistas
Por Sávia Barreto
O Progressistas deve se reunir nesta quinta-feira, 25, e reconduzir o senador piauiense Ciro Nogueira à presidência nacional do partido. A informação foi confirmada ao blog Primeira Mão pelo senador, que prefere se pronunciar oficialmente apenas após a escolha ser referendada pelos seus pares.
O Progressistas, vale lembrar, tem sido peça chave nas articulações da reforma da Previdência no Congresso Nacional e a tendência é que se aproxime ainda mais do Governo Jair Bolsonaro.
Dessa forma, a importância de Ciro no contexto político nacional se fortalece junto com o crescimento do chamado “Centrão”, que tem sido o fiel da balança de Bolsonaro - cuja base ainda é indefinida no Legislativo e incapaz de barrar as manobras da oposição em comissões importantes como a de Constituição e Justiça.