Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 580 de 665O espaço de Oliveira Neto e do Cidadania no Governo W.Dias
Por Sávia Barreto
Há muitos partidos para acomodar, mas o governador Wellington Dias (PT) deve achar um espaço para o deputado Oliveira Neto, do Cidadania, que conversou hoje com o blog Primeira Mão na Assembleia Legislativa do Piauí e confirmou que deve sim compor os quadros da administração estadual. A tendência é que Oliveira fique na Casa e faça a indicação ao órgão que for acertado com o governador.
"Cidadania terá sim espaço no Governo mas ficarei na Alepi, independente da pasta que viermos a ocupar. Estamos à disposição do governador", disse Oliveira ao blog.
Entre as pastas mais cotadas para que Oliveira ocupe via indicação está a Adapi ( Agência de Defesa Agropecuária do Piauí) e a Fundespi (Fundação dos Esportes do Piauí ) - vale lembrar que esta última já havia sido acordada com o progressista Firmino Paulo, mas pode mudar de gestor até que Dias dê a palavra final.
Oliveira Neto foi eleito nas eleições de 2018 com 16.622 votos e é o deputado estadual mais jovem da Assembleia do Piauí, com 24 anos. Ele é filho do atual prefeito de Miguel Alves, Oliveira Júnior, que é filiado ao PT. Foi no município que o novo deputado obteve sua maior votação.
Teresa Britto: “Apoiamos o candidato que Firmino indicar”
Por Sávia Barreto
"Política é dinâmica, mas o PV deve sim continuar na base do prefeito e apoiar o candidato a sucessão do prefeito Firmino Filho". A deputada Teresa Britto (PV) negou nesta terça-feira, 23, as informações de bastidores que apontavam para o seu afastamento do ninho tucano.
O prefeito, inclusive, liberou as emendas parlamentares de quando Teresa era vereadora da capital.
Britto também não poupou elogios ao deputado estadual Themístocles Sampaio (MDB), presidente da Casa, que vem tentando montar um grupo competitivo para disputar as eleições 2020 na capital.
O apoio do PV ao time de Themístocles seria importante e quem entende de política não ignora a possibilidade de aliança futura, a depender da conjuntura.
"O presidente consegue fazer esse trabalho harmômico aqui na Casa. É uma relação de amizade ótima", elogiou Teresa.
Primeira Mão: Blog, rádio, jornal e TV unem informações
A partir desta terça-feira (23/04). a página 4 do Jornal Meio Norte abriga a coluna Primeira Mão, assinada pelos jornalistas Ananias Ribeiro, Arimatea Carvalho e Sávia Barreto. Ela segue a tendência de integração das diferentes plataformas do Grupo Meio Norte, interagindo com portal, TV e rádio.
Veja as notas que saíram na coluna de hoje:
PT já está com 24 pastas no novo secretariado
A coluna/blog Primeira Mão fez um balanço das pastas já ocupadas, com indicação provável e ainda indefinidas na administração do governador Wellington Dias (PT). A expectativa é que Dias anuncie os nomes oficialmente até esta sexta-feira, 26.
A lista mostra a hegemonia total do PT, ocupando 24 pastas. E podendo ampliar esse número.
Secretaria de Educação -ELLEN GERA-PT; Secretaria de Fazenda - RAFAEL FONTELES – PT; Secretaria de Planejamento - RICARDO PONTES - PT; Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência - MAURO EDUARDO – PT; Secretaria de Administração e Previdência - MERLONG SOLANO - PT; Secretaria de Cultura - FÁBIO NOVO - PT; Secretaria de Des. da Agricultura Familiar - FRANCISCO LIMMA - PT; Secretaria de Saúde - PT; Coordenadoria de Comunicação - JOÃO RODRIGUES - PT; Imepi - MAYCON DANYLO- PT; Emater - MARCOS VINÍCIUS - PT; ADH - GILVANA GAYOSO - PT; ATI -AVELINO MEDEIROS - PT; Emgerpi - PT; Agespisa - PT; Instituto de Águas e Esgotos - PT; Iaspi - DANIELE AITA - PT; Fapepi - FRANCISCO GUEDES- PT; Agencia de Fomento - PT; Coord. de Juventude - MARINA - PT; Coord. de Políticas Públicas para Mulheres -ZENAIDE LUSTOSA - PT; Fund. Antares - HUMBERTO COELHO - PT; Metrô -VICENTE SOBRAL - PT; Junta Comercial - PT.
Themistocles e Jeová fazem convites juntos
O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, e o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, estão montando juntos uma chapa forte para disputar as 29 vagas na Câmara da capital em 2020.
Nessa segunda-feira eles alinharam a candidatura a vereador pelo MDB do primeiro suplente de deputado estadual da oposição, Antônio Félix, que disputou a eleição pelo PTC. Félix não marcou data para se filiar, até porque ele ainda tem bastante tempo para isso, mas deve mesmo seguir esse caminho e ficar na oposição ao grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB). Ele se afastou muito do deputado estadual Evaldo Gomes, que presidia o PTC e hoje comanda o Solidariedade. Muito mesmo.
Teresa firme e forte com Themistocles
Atual aliado do prefeito Firmino Filho (PSDB), o PV, liderado pela deputada estadual Teresa Britto, está trocando o barco tucano para remar com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB).
Desde que ingressou na Alepi, Teresa se aproximou muito de Themístocles, inclusive com a viabilização do próprio nome para presidir a Comissão de Saúde na Casa. Deputados de primeiro mandato costumam apenas integrar comissões e não presidir. Britto, com o apoio de Themístocles, conseguiu o feito.
Vanessa Tapety: vereadora em Teresina
O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade, vai realizar a convenção estadual do partido na quinta-feira, dia 25, no plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9h, com a filiação de seis prefeitos e dois vereadores da capital ao partido, além de figuras públicas conhecidas. “Entre as figuras públicas de destaque está a ex-candidata a vice-governadora do Piauí, Vanessa Tapety, que deve sair candidata a vereadora de Teresina”, explica Evaldo.
A ida de Vanessa é um caminho natural, já que formou chapa com Dr. Pessoa ao Governo do Estado no ano passado representando o PTC, partido que Evaldo comandava. Dos dois vereadores da capital que devem se filiar ao SDD, Fábio Dourado é o mais empolgado, pois vai comandar o diretório municipal.
Venâncio com o bico no ninho tucano
O vereador de Teresina e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Cardoso, deve deixar mesmo o Progressistas assim que a janela de troca partidária for aberta no próximo ano. O caminho mais indicado até o momento é o PSDB. Quem vai bater o martelo é o prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), já que Venâncio também pode se filiar a uma sigla aliada aos tucanos para compor o projeto de sucessão tucana para 2020. Venâncio admite que pode ir, sim, para o PSDB. Ou para outra sigla que o prefeito indicar.
Posição de Pollyanna
A respeito da distância entre a deputada estadual Teresa Britto e o prefeito Firmino Filho, a vereadora Pollyanna Rocha (PV) esclarece que na administração atual do prefeito Firmino Filho ocupou dois cargos: secretária executiva da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e secretária executiva da Secretaria Municipal de Governo. Na Semel, Pollyanna foi indicada pelo próprio prefeito. Na Semgov, Pollyanna foi convidada por Charles da Silveira para ocupar o lugar deixado por Tiago Vasconcelos. A indicação foi chancelada por Firmino Filho. Pollyanna e Firmino estão mais firmes e mais fortes ainda.
Firmino Paulo vai indicar Fundespi
O deputado estadual Firmino Paulo, do Progressistas, vai indicar a Fundespi no Governo Wellington Dias. Ele se acertou pessoalmente com o governador. E assim se distancia de vez do prefeito de Teresina, Firmino Filho, seu tio e principal responsável por sua primeira eleição.
Themístocles e Jeová montam chapa de vereadores na capital
Por Arimatéa Carvalho
O presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, e o presidente da Câmara de Vereadores de Teresina, Jeová Alencar, estão montando uma chapa forte para disputar as 29 vagas na Câmara da capital em 2020. Nessa segunda-feira eles alinharam a candidatura a vereador pelo MDB do primeiro suplente de deputado estadual da oposição, Antônio Félix, que disputou a eleição pelo PTC.
Félix não marcou data para se filiar, até porque ele ainda bastante tempo para isso, mas deve mesmo seguir esse caminho e ficar na oposição ao grupo do prefeito Firmino Filho (PSDB).
PV distante de Firmino Filho e Teresa Britto próxima de Themístocles
Por Sávia Barreto
Atual aliado do prefeito Firmino Filho (PSDB), o PV liderado pela deputada estadual Teresa Britto, pode deixar o barco tucano para remar com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB).
Desde que ingressou na Alepi, Teresa tem se aproximado de Themístocles, inclusive com a viabilização do próprio nome para presidir a Comissão de Saúde na Casa. Deputados de primeiro mandato costumam apenas integrar comissões e não presidir. Britto, com o apoio de Themístocles, conseguiu o feito.
Como Firmino e Themístocles hoje caminham em grupos opostos nas eleições de 2020 em Teresina, a deputada terá que escolher um lado - e tudo indica que seja o emedebista e não mais o tucano.
Teresa, inclusive, já não tem indicações na gestão atual de Firmino, mas antes de se eleger na Alepi era dela a indicação da fisioterapeuta Pollyana Rocha para o cargo de secretária executiva de Governo de Firmino Filho. Com a saída de Teresa Britto da Câmara Municipal para a Alepi, a suplente Polyanna foi empossada no cargo e deve se manter na base tucana.
Quais as pastas que WDias ainda não definiu nomes no Governo? Lista
Por Sávia Barreto
Pocurando um gestor para chamar de seu... o blog Primeira Mão fez um balanço das pastas já ocupadas, com indicação provável e ainda indefinidas na administração do governador Wellington Dias (PT). A expectativa é que Dias anuncie os nomes oficialmente até esta sexta-feira, 26. Tudo pode mudar até lá, mas política também é um exercício de previsão.
A agenda do governador desta segunda-feira, por sinal, foi toda dedicada no período da tarde aos últimos ajustes em conversas diretas com os deputados a quem Dias tem realizado tratativas, como Fábio Novo, cotado para a Cultura pelo PT e Júlio Arcoverde, interlocutor do Progressistas.
INDEFINIDAS:
SAÚDE - FLORENTINO NETO (Apesar da predileção do governador e de ser próximo a Rejane Dias, Florentino pode deixar cargo se Assis Carvalho viabilizar outro nome. Francisco Costa é cotado)
MEIO AMBIENTE - Ex-deputado Mainha, do Progressistas, é cotado, mas PRTB de Fernando Monteiro pode ficar com a pasta, já que Progressistas indicou baixo interesse.
TURISMO - PDT não quer manter a pasta, que pode ir para o PRTB.
MINERAÇÃO, PETRÓLEO, ENERGIAS RENOVÁVEIS – PDT ou PRTB
DEFINIDAS:
Secretaria de Governo – OSMAR JUNIOR – PC do B
Secretaria e Segurança Pública- FÁBIO ABREU - PR
Secretaria de Educação - ELLEN GERA - PT
Secretaria de Fazenda – RAFAEL FONTELES – PT
Secretaria e Segurança Pública- FÁBIO ABREU - PR
Secretaria de Planejamento – RICARDO PONTES - PT
Secretaria de Justiça - DANIEL OLIVEIRA – (Indicação que contempla o PT e o PR)
Secretaria de Transportes - GUILHERMANO PIRES - PP
Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência - MAURO EDUARDO – PT
Comando PM/PI – LINDOMAR CASTILHO
Bombeiros – CARLOS FREDERICO
NOMES E PARTIDOS MAIS PROVÁVEIS:
Secretaria de Administração e Previdência – MERLONG SOLANO - PT
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – ZÉ SANTANA - MDB
Secretaria de Cidades - FÁBIO XAVIER - PR
Defesa Civil - HÉLIO ISAÍAS - PP
Secretaria de Cultura – FÁBIO NOVO - PT
Secretaria de Infraestrutura - JANAÍNA MARQUES - PTB
Secretaria de Des. da Agricultura Familiar - FRANCISCO LIMMA - PT
Secretaria do Des. Economico e Tec- JOSÉ NERINHO - PTB
Secretaria do Agronegócio- SIMONE PEREIRA - PSD
Coord. de Comunicação – JOÃO RODRIGUES - PT
Idepi- GERALDO MAGELA – MDB
Imepi- MAYCON DANYLO- PT
Emater- MARCOS VINÍCIUS - PT
ADH- GIOVANA GAYOSO - PT
Detran - ARÃO LOBÃO - PP
ATI- AVELINO MEDEIROS - PT
DER- CASTRO NETO - MDB
Emgerpi- PT
Agespisa- PT
Instituto de Águas e Esgotos- PT
Iaspi- PT
Interpi - PP
Fapepi- PT
Fundespi- PT
Adapi -CIDADANIA
Agencia de Fomento - PT
Coord. de Juventude – ROSÂNGELA MOURA - PT
Coord. de Enfrentamento às drogas – SÂMIO FALCÃO - PSD
Coord. de Políticas Públicas para Mulheres – ZENAIDE LUSTOSA - PT
Coord. do Idoso – MARLOS SAMPAIO - MDB
Coord. de Irrigação – B. SÁ – PP
Vanessa Tapety será candidata a vereadora pelo Solidariedade
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Evaldo Gomes, presidente do Solidariedade, vai realizar a convenção estadual do partido na quinta-feira, dia 25, no plenarinho da Assembleia Legislativa a partir das 9h, com a filiação de seis prefeitos e dois vereadores da capital ao partido, além de figuras públicas conhecidas.
"Entre as figuras públicas de destaque está a ex-candidata a vice-governadora do Piauí, Vanessa Tapety, que deve sair candidata a vereadora de Teresina", explica Evaldo. A ida de Vanessa é um caminho natural, já que formou chapa com Dr. Pessoa ao Governo do Estado no ano passado representando o PTC, partido que Evaldo comandava.
Dos dois vereadores da capital que devem se filiar ao SDD, Fábio Dourado é o mais empolgado, pois vai comandar o diretório municipal.
"Vamos fazer uma chapa forte no ano que vem para vereador", diz Evaldo, que está na base do prefeito Firmino Filho e indicou Scheivan Lima para a presidência da Fundação Wall Ferraz.
Venâncio Cardoso no PSDB: só depende de Firmino Filho
Por Sávia Barreto
O vereador de Teresina e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Venâncio Cardoso, deve deixar mesmo o Progressitas assim que a janela de troca partidária for aberta no próximo ano. O caminho mais indicado até o momento é o PSDB. Quem vai bater o martelo é o prefeito da capital, Firmino Filho (PSDB), já que Venâncio também pode se filiar a uma sigla aliada aos tucanos para compor o projeto de sucessão tucana para 2020.
Procurado pelo blog Primeira Mão, Venâncio ressalta que não vê problemas em estar filiado em um partido como o PSDB enquanto sua mãe, a deputada estadual Flora Izabel, é filiada histórica do PT. "Tenho minha independência política", frisou.
A avaliação é que Venâncio tem desenvolvido um trabalho positivo em pouco tempo na gestão da Prefeitura. Projetos como o THE Vejo na Ponte, trouxeram repercussão e deram um gás na área do turismo, que andava relegada a segundo plano. Firmino tem aprovado a proatividade do progressista.
A saída de Venâncio do Progressistas se dá por conta de reflexos da eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí, quando a deputada Flora Izabel ficou ao lado do presidente reeleito, Themístocles Sampaio, ao invés de apoiar o candidato do presidente do Progressistas, o senador Ciro Nogueira.
Brutalidade policial no PI: resposta da PM é eficaz mas pode melhorar
Por Sávia Barreto
Em menos de uma semana, dois casos de violência policial no Piauí chamam a atenção para a correlação entre política, direitos humanos e legalidade. O primeiro caso ocorreu em uma delegacia em Piripiri. Um vídeo mostrava dois policiais militares espancando um homem preso e algemado, dentro da delegacia. O segundo caso foi o de uma policial militar que também foi flagrada em vídeo agredindo um suspeito de praticar assalto a uma papelaria no bairro Dirceu Arcoverde II, zona Sudeste de Teresina.
O fuzilamento no Rio de Janeiro no início de abril com mais de 80 tiros que matou o músico Evaldo Rosa dos Santos e o catador Luciano Macedo, e deixou outra pessoa ferida, já havia acendido a luz vermelha sobre a violência praticada por agentes do Estado. Com os dois casos recentes no Piauí, alguns pontos podem ser levantados na complexa relação entre a população, farta da alta taxa de criminalidade, e a polícia, que não pode deixar seu papel de só usar a força em caso de necessidade (o que não condiz com agredir suspeitos já detidos e em poder do Estado).
Ao viver em sociedade e colocar o monopólio da violência nas mãos do Estado, decidimos que aqueles que não cumprirem as regras que estabelecemos como corretas, devem ser punidos. A punição vem através das instituições e sistemas legais. Se nós mesmos punirmos como bem quisermos uns aos outros, não haverá mais motivo para o Estado existir e retornamos à barbárie, onde cada um que tiver meios e poder, causará dor àqueles que julgar estarem desobedecendo acordos sociais.
PRISÃO DE POLICIAIS É RECADO DO COMANDO DA PM-PI
Apesar de existir uma espécie velada de "autorização" da população para a brutalidade policial (ou praticamente uma torcida, vide tantas tentativas de linchamento registradas em casos como roubos na rua onde o suspeito é pego no flagra por populares), o comando da Polícia Militar no Piauí tem agido rápido e de maneira eficaz ao determinar a prisão dos militares acusados nos dois espancamentos a acusados. Deixa assim, o recado aos demais PMs: quem for pego praticando tortura a suspeitos que estejam sob a responsabilidade do Estado, será punido rápida e exemplarmente.
Naturalmente, essas prisões são temporárias e os PMs deverão cumprir todo o posterior processo legal para tentar provarem-se inocentes ou justificarem os atos – apesar de todas as provas em vídeo e áudio deixando claro o flagrante e a ilegalidade das práticas.
POLICIAIS NO FIO DA NAVALHA
É importante reconhecer que o trabalho policial deixa o profissional que atua na rua no fio da navalha. A população clama pela punição imediata, a injustiça dos assaltos, roubos e demais violências cotidianas a que todos terminamos submetidos revolta de maneira explosiva. Ser policial é ter que implementar ali, no quente do momento, uma solução imediata para problemas complexos e com o adicional do fator imprevisível. Não é fácil e, por isso mesmo, há todo um protocolo e treinamento prévios que orientam para a ação.
O QUE A PM DO PIAUÍ PODE FAZER PARA EVITAR NOVOS CASOS?
Cabe agora ao comando da PM reforçar que esses protocolos e métodos ensinados aos aspirantes a policiais piauienses não fiquem na teoria e sejam realmente aplicados na realidade. É preciso ainda monitorar o trabalho dos policiais e premiar aqueles que se destacam com práticas positivas. Apenas prender os que se desviam, excedem a força e usam função para praticar violência gratuita, não é suficiente.
Uma polícia violenta, que excede o que seu papel legal determina, torna a sociedade como um todo mais vulnerável, dificulta a confiança dos grupos mais pobres e estigmatizados e termina, por fim, obstruindo a cidadania. Se hoje é o bandido que apanha sob aplausos da população e replicação de palmas nos grupos de Whatsapp, amanhã pode ser um músico, indo para um chá de bebê, levando 80 tiros em um desastre de excesso de uso da força.
GOVERNO BOLSONARO ENCORAJA
Não se pode deixar de citar o encorajamento político da violência na gestão de Jair Bolsonaro (PSL). Em agosto de 2018, em entrevista ao Jornal Nacional, o então candidato a presidente disse que criminoso não é "ser humano normal" e defendeu policial que "matar 10, 15 ou 20". "E dar para o policial, dar para o agente de segurança pública, o excludente de ilicitude. Ele entra, resolve o problema. Se matar 10, 15 ou 20, com 10 ou 30 tiros cada um, ele tem que ser condecorado [o policial] e não processado", afirmou na época.
Há também o pacote anticrime do ex-juiz Sérgio Moro, hoje ministro da Justiça, que almeja alterar artigo 23 do Código Penal, que trata das exclusões de ilicitude (as condições em que uma pessoa não é punida mesmo cometendo um crime). O artigo destaca que eventuais excessos na legítima defesa serão punidos. Moro deseja a seguinte mudança: “O juiz poderá reduzir a pena até a metade ou deixar de aplicá-la se o excesso decorrer de escusável medo, surpresa ou violenta emoção”.
Traduzindo: qualquer um - especialmente policiais - podem sair sem punição caso excedam em violência a algum crime. Discurso e legislação, juntos, em incentivo à mais violência policial ao invés de trabalhar as questões de fundo que levam ao descontrole das taxas de criminalidade, como a política de combate às drogas e a possibilidade de unificação das polícias.
A SOLUÇÃO? A PALAVRA
Se não há solução há curto prazo, há ao menos esperança. Vou empresta-las do psicanalista Christian Dunker: “A melhor forma de tratar a violência ascendente no Brasil de hoje, bem como seu efeito sintomático, que é o ódio, está na retomada da palavra como experiência de reconhecimento. Se nossos policiais trocassem duas ou três palavras antes de atirar, deixaríamos de ser a polícia que mais mata ao sul de Gaza”.
“Não comentava nem quando ele tinha mandato”, diz Ciro sobre Robert
Por Sávia Barreto
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) não quis polemizar sobre as recentes declarações do ex-deputado Robert Rios (Democratas) de vincular apoio político no pleito do próximo ano ao fato do grupo a que ele vier a se aproximar não ter relações próximas com Nogueira.
“Não comentava declaração do Robert nem quando ele tinha mandato, imagine agora”, disse Ciro Nogueira ao blog Primeira Mão. Ressalta-se que Robert se afastou prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), dentre outros motivos, por conta da proximidade do tucano com Ciro.
Ao que tudo indica, a recíproca da posição de Rios sobre Ciro é verdadeira.