Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 584 de 665Marcelo tem reunião com deputados na segunda para anunciar cargos
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do MDB, senador Marcelo Castro, marcou reunião com os seis deputados estaduais do partido nessa segunda-feira, dia 15, para anunciar o resultado da reunião com o governador Wellington Dias e os espaços do partido no novo desenho administrativo do Estado.
A expectativa é positiva por parte dos deputados. Um deles afirmou ao blog que é possível pelo menos manter os espaços da gestão passada. Eles contam com a força de Marcelo junto ao governador. Inclusive porque hoje o senador é tido como o nome que Wellington vai apoiar para sua sucessão daqui a quatro anos.
Marden e Firmino se reaproximam
Por Arimatéa Carvalho
O Palácio da Cidade já procurou o deputado estadual Marden Meneses para conversar. E ele está disposto, sim, ao diálogo com o prefeito Firmino Filho. "Já recebemos essa sinalização e não nos furtamos ao diálogo não", afirmou o parlamentar, que assim com o presidente do partido, Luciano Nunes, haviam se distanciado politicamente do prefeito.
Luciano Nunes já se reaproxima do gestor da capital, mas o caso de Marden parecia mais grave. Como se sabe agora, pode haver entendimento em breve.
O novo presidente do diretório do PSDB em Teresina, Edson Melo, ligou para Marden na sexta-feira, véspera de sua posse no cargo, para convidá-lo. "Edson Melo é meu amigo e já trabalhamos juntos em algumas eleições. Gosto dele. Mas infelizmente não pude ir porque tinha compromissos já firmados em Piripiri", explicou Marden.
Firmino vai do Sul ao Norte no final de semana e volta empolgado
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Firmino Filho está intensificando o processo de interiorização de seu nome com vistas às eleições de 2022. No final de semana ele esteve em Oeiras, Valença, Aroases e Piracuruca (já no domingo). Piracuruca, aliás, é a terra do deputado estadual Marden Menezes, também tucano mas que se distanciou do prefeito e hoje têm atritos com ele e interesses que pareciam inconciliáveis. Pareciam, pois ambos ensaiam uma reaproximação.
O prefeito gostou da receptividade ao seu nome nas cidades por onde passou no final de semana e está empolgado com essa largada. O senador Ciro Nogueira é mola mestra nesse processo.
Em Piracuruca, Firmino e a deputada estadual dona Luci, sua mulher, têm um grupo de lideranças organizado e eficiente, que garantiu inclusive a votação dela na eleição de outubro passado.
Bolsonaro pode vir ao Piauí em setembro a convite de Ciro Nogueira
Por Sávia Barreto
O convite para visitar o Piauí foi feito e recebido positivamente pelo presidente da República Jair Bolsonaro em conversa com o senador Ciro Nogueira (Progressistas), há cerca de duas semanas. "Foi uma conversa muito produtiva, falei das demandas do nosso estado, convidei para que ele viesse para a procissão de Santa Cruz dos Milagres em setembro e ele se comprometeu a vir", disse Nogueira questionado pelo blog Primeira Mão na manhã deste sábado (13/04) durante a convenção do PSDB em Teresina.
Bolsonaro conversou com Ciro e outros presidentes de partidos do "Centrão" visando uma aproximação e apoio na aprovação da reforma da Previdência no Congresso Nacional. Ciro, inclusive, fez ressalvas sobre o conteúdo do atual projeto de reforma: "A reforma é extremamente necessária, só colocamos que os trabalhadores rurais sejam protegidos na reforma, não aceitamos que se mexam com essas categorias", enfatizou.
Wilson Martins fica no PSB: “Não tenho motivo para sair”
Por Sávia Barreto
Convidado pelo Democratas e o PSDB, o ex-governador Wilson Martins se disse honrado com os convites mas deve mesmo manter-se no PSB, partido que preside a nível regional no Piauí. Ele confirmou a informação ao blog Primeira Mão neste sábado (13/04), durante passagem pela convenção municipal do PSDB em Teresina.
"Estamos tranquilos no PSB, não temos razão nenhuma para deixar o partido, nós amamos, gostamos e queremos muito, temos relação de excelência no PSB e somos secretário nacional do partido. Tem uns problemas aqui e ali, mas não é só no Piauí", explicou.
O ex-governador admite que está numa corrente minoritária na sigla, mas frisa que isso não é impedimento para sua permanência: "Você pode estar na corrente maior ou menor, o importante é que não possa desmorecer e possa resistir. Na vida política e partidária tem altos e baixos. Estamos organizando o partido", disse.
Vale lembrar que nacionalmente o PSB se aproxima do PT na oposição ao Governo Jair Bolsonaro enquanto no Piauí, o partido tende a se manter na oposição ao Governo de Wellington Dias.
O blog Primeira Mão também conversou com o deputado federal Átila Lira (PSB) sobre a possibilidade de saída do parlamentar do PSB. Lira é outro que deve seguir na legenda até que a questão legal seja resolvida, afinal, se ele deixar o partido agora - sem um acordo para sua expulsão sem punições, por exemplo - pode perder o mandato. Átila articula para comandar o Democratas no Piauí.
Caio Bucar e Stanley Freire: vereador nega conflito
Por Sávia Barreto
O encontro entre o presidente da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb) e vereador de Teresina, Caio Bucar, com o vereador Stanley Freire neste sábado (13/04) no plenarinho da Câmara Municipal de Teresina durante a convenção municipal do PSDB em Teresina foi marcado pela fraternidade, enterrando as especulações de que Bucar poderia deixar a Eturb e retornar à Câmara por conta de desentendimentos com Stanley a respeito do gabinete.
Tanto Bucar quanto Stanley reforçaram que mantem uma relação política e administrativa marcada por respeito de ambas as partes e que nunca houve nenhum problema que motivasse um retorno precoce de Caio ao Legislativo.
Em tempo: os parlamentares devem seguir para o Solidariedade quando a janela partidária for aberta, permitindo troca de partido sem punição.
Firmino Filho nega ter tido conversa com W.Dias sobre PPP do Verdão
Por Sávia Barreto
Sem conversas, pelo menos por enquanto. Essa foi a informação repassada pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), a respeito da tensão administrativa com o governador Wellington Dias (PT) sobre a Parceria Público-Privada do estádio Verdão, particularmente em torno da posse do estacionamento. Prefeitura e Governo alegam ser os donos do espaço.
Questionado pelo blog Primeira Mão durante participação na convenção municipal do PSDB na manhã desta sábado (13/04) em Teresina, Firmino foi taxativo: "Ainda não (conversamos). Não existe uma conversa feita nem nada marcado".
O governador, no entanto, havia afirmado na última sexta-feira que dialogou com Firmino em busca de uma solução para o impasse.
O blog conseguiu o registro exclusivo de um encontro rápido do tucano com o petista ainda na sexta durante a procissão em Oeiras. Os dois trocaram cumprimentos calorosos e palavras rápidas.
Valter Alencar pune “infiéis” e reação é imediata: “Sem legitimidade”
Por Arimatéa Carvalho
Briga das grandes no PSC. O presidente do partido, ex-candidato a governador Valter Alencar, enviou comunicado dissolvendo as comissões municipais do partido que, segundo avaliação dele, votaram em outros candidatos nas últimas eleições.
Só que a reação foi imediata. Em Cristino Castro, um dos municípios onde o PSC é mais forte, porque tem o vice-prefeito e os vereadores mais votados da cidade, a resposta foi a seguinte: "Nunca recebemos sequer um convite ou ofício convocando para participar de reuniões ou convenções para a criação de uma base de apoio em nível estadual", argumenta o vice-prefeito, Rangel Moura Pontes, que é presidente do Diretório Municipal. Ele lembra que existe na cidade um diretório, e não uma comissão apenas.
Ele também questiona a assintura do documento de dissolução das comissões. Segundo consulta feita por ele ao TSE, a secretária-geral que assina o documento, Lísnia Silmara Rodrigues Silva, não exerce o cargo de secretária-geral.
Valter Alencar alega que integrantes do PSC desrespeitaram a ética partidária e o estatuto do partido, prejudicando o desempenho do mesmo nas últimas eleições. O candidato obteve 11.015 votos.
O caso pode terminar com uma série de ações judiciais nos âmbitos cível e criminal.
Vereadoras e deputadas fazem evento em mercado no domingo
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora Teresinha Medeiros vai promover no domingo, a partir das 7h no Mercado da Piçarra, zona Sul de Teresina, o "Café com Política", evento que vai reunir pré-candidatas à Prefeitura de Teresina em 2020 e lideranças da capital.
Estão confirmadas no café a deputada federal Margarete Coelho, a deputada estadual Luci, a vereadora Graça Amorim e a jornalista Samantha Cavalca. À exceção de Luci, todas podem sair candidatas no próximo ano, seja para vereadora, para vice-prefeita ou prefeita.
A ideia é fortalecer a participação das mulheres na eleições municipais do próximo ano em Teresina, viabilizando diversas candidaturas de peso nos partidos.
Deputado vai fazer audiência sobre violência nas escolas
Por Arimatéa Carvalho
Os casos envolvendo a violência no ambiente escolar vem crescendo no Piauí e o cenário é preocupante. O deputado estadual Oliveira Neto (Cidadania23) registrou o problema e utilizou a tribuna na Assembleia para lembrar que em menos de 72 horas dois casos foram registrados no Estado, sendo um motivado pela tragédia ocorrida há um mês, em Suzano (SP).
Oliveira Neto reforçou também a importância de sua audiência pública que irá tratar do “Bullying e outras violências no ambiente escolar”, no dia 30 de abril, na Assembleia Legislativa.