Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 595 de 665Wellington e João Henrique fecham parceria em Brasília
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias e o presidente do Sebrae, João Henrique de Almeida Sousa, vão ampliar o acesso ao mercado externo dos produtos produzidos pelos empresários de pequenos negócios no Piauí. Esse foi o resultado de reunião entre os dois realizada na terça-feira em Brasília, na sede do Sebrae.
Aumentar as exportações dos produtos produzidos pelos empresários de pequeno porte é objetivo principal da parceria entre o Governo e o Sebrae.
“Nós queremos fortalecer a exportação dessas empresas que representam a principal força na geração de emprego e renda para o estado”, explicou o governador Wellington Dias. Hoje, o estado do Piauí possui 140 mil empresas, das quais 135 mil são de micro e pequenas empresas (MPE) e microempreendedores individuais (MEI).
“O projeto com o Piauí é apenas o começo de uma série de parcerias que queremos firmar para ampliar a participação dos pequenos negócios com foco no mercado externo”, explicou o presidente do Sebrae, João Henrique.
Elmano é oficializado vice-líder do governo no Senado
Por Samantha Cavalca
O senador Elmano Férrer foi oficializado como um dos vice-líderes do Governo no Senado. O parlamentar piauiense vai se encontrar nesta quarta-feira (13) com o presidente Jair Bolsonaro junto com o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho e os demais vice-líderes.
O anúncio foi feito agora há pouco no plenário do Senado pelo líder do governo.
W. Dias se reúne com Paulo Guedes e pede Cepisa de volta
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias (PT) se reúne com o ministro da Economia, Paulo Guedes, na noite de terça-feira, dia 12 de março, em Brasília.
A reunião terá como pautas: Programa e Fundo de Equilíbrio da Previdência para Investimentos; empréstimos e securitização e processo de desestatização da Cepisa. O governador quer que a empresa volte ao controle do Estado.
Durante o dia de amanhã em Brasília, Wellington profere palestra no II Seminário Internacional da Primeira Infância, com o tema "A Experiencia do Piauí".
Na quarta-feira, já de volta ao Estado, ele vai a Campo Maior para a entrega das medalhas, às 16h, referente à Batalha do Jenipapo, o Mérito Renascença. Ele não poderá participar da missa e do culto porque estará em Brasilia na manhã do dia 13. A vice-governadora Regina Sousa irá representar o governo na parte da manhã.
Em Brasília, Luís André vai conversar com Bivar sobre o comando do PSL
Por Samantha Cavalca
O vereador Luís André do PSL já se encontra em Brasília. Ele tem conversa agendada com o presidente nacional da sigla, Luciano Bivar.
A conversa com Bivar será sobre o comando da sigla no Piauí.
Nerinho fala que poderá ir para Progressistas ou PT
Por Samantha Cavalca
O deputado estadual Nerinho volta a falar que se Paes Landim continuar à frente do PTB, ele sairá.
A preferência de Nerinho é pelo empresário e ex-senador João Vicente Claudino, mas ele disse que poderia ser outro nome. Se Landim ficar, Nerinho avalia que poderia ir para o Progressistas ou para o PT.
Líder do Diversidade Tucana critica Marden e Luciano Nunes
Por Samantha Cavalca
André Santos, que atualmente é vice presidente nacional do Diversidade Tucana, informou ao blog que conversou com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, e que agora pretende entrar em campanha para se eleger presidente do “Diversidade” do PSDB. Vale lembrar que Covas é o mais cotado a assumir a presidência nacional do PSDB.
“Começo a viajar ainda esse mês pelo Brasil para viabilizar minha candidatura. É uma oportunidade de um representante piauiense ocupar uma posição de destaque em nível nacional”, afirma André.
André disse ao blog o entrave que é a falta de apoio das lideranças no PSDB do Piauí, inclusive de Marden Meneses e Luciano Nunes. “Estou me sentindo abandonado por eles. Sempre estive ao lado deles”.
Evaldo leva prefeito de Luzilândia para o SDD. Dia 26 tem mais
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Evaldo Gomes pretende reforçar o Solidariedade no Piauí, com vistas às eleições municipais do próximo ano e também as de 2022. E no final de semana foi a Luzilândia, importante cidade do Norte do Estado, para reforçar a parceria com o prefeito Ronaldo Gomes.
Juntos, eles inauguraram obras e participaram de entregas de dezenas de prêmios nos 129 anos de Luzilândia. Ronaldo Gomes vai se filiar ao Solidariedade no dia 26, na Convenção Estadual da sigla. Evaldo quer promover um grande evento de filiações, inclusive com a ingresso de vereadores da capital e outras lideranças do interior do Estado. O presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, confirmou presença.
Em Luzilândia, Evaldo Gomes obteve uma votação expressiva ano passado: 3.050 votos. E a parceria segue firme e forte.
Firmino Filho pode apoiar uma mulher para sua sucessão
Por Samantha Cavalca
Não se sabe se foi o efeito do dia internacional da mulher, mas o Prefeito de Teresina, Firmino Filho, admitiu a amigos e a círculo político próximo que o candidato à sua sucessão pode ser uma candidata.
O blog já havia relatado conversas de Firmino ao avaliar nomes de mulheres que pudessem ocupar a vaga de vice de um candidato apoiado por ele. Agora, ele começa a avaliar a possibilidade de uma mulher ocupar a cabeça da chapa.
Na conversa com seu núcleo mais próximo, foram levantados alguns nomes, como o da vereadora Graça Amorim e da deputada federal Margarete Coelho. Ambas pertencem a composição de Firmino e possuem larga experiência política.
A novidade ficou por conta dos nomes de Marcilane Gomes, Secretária de Políticas Públicas para a Mulher, Monique de Menezes, Secretária de Concessões e Parcerias, e Samara Pereira, presidente da Fundação Wall Ferraz. Interlocutor afirmou ao blog que o Prefeito de Teresina entende que todas possuem liderança e preparo.
Bastidores da conversa ainda apontam que Firmino quer uma candidata que não tenha disputado cargos eletivos.
Em tempos da necessidade de representatividade feminina na política, siglas partidárias vão ter que avaliar e trabalhar nomes de mulheres competitivas e agregadoras para a nova política esperada pelo eleitor teresinense.
Sesapi e Fundação divulgam nota conjunta negando extinção
Por Arimatéa Carvalho
A Secretária Estadual de Saúde e a Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares informaram na tarde de hoje, através de nota conjunta, que não existem tratativas entre as duas instituições sobre a extinção da Fundação.
"Atualmente a FEPISERH executa um contrato de gestão com a SESAPI, o qual passa por avaliação quantitativa e qualitativa, já que finalizamos o primeiro ano de vigência do contrato. A SESAPI e a FEPISERH buscam executar os melhores serviços e uma demonstração disto foi o êxito da operação carnaval, quando as duas redes atenderam mais de 11.000 pacientes, em apenas 5 dias", diz a nota.
Havendo qualquer alteração na estrutura administrativa estadual, as instituições cumprirão as determinações legais, que deverão estabelecer regras de transição. Neste momento, SESAPI e FEPISERH trabalham para prestação de melhores serviços e pelo fortalecimento do SUS.
Parte do PSL se encontra e pede que Adriana Sousa comande a sigla
Por Samantha Cavalca
O blog noticiou que existem vertentes dentro da sigla que não estão se entendendo sobre o futuro da sigla, principalmente no que diz respeito ao comando do partido.
Ontem, uma ala do PSL no Piauí, se reuniu em Teresina. Na reunião, os presentes praticamente chegaram ao consenso em torno do nome da médica Adriana Sousa.
Antônio José Lira e Elizeu Aguiar, candidatos ao senado pelo PSL no último pleito, não foram chamados para a reunião. Também foi preterido o vereador da sigla, Luís André. Vale lembrar que o blog noticiou que Elizeu também está lutando pelo comando do PSL no Piauí.
Todos as alas estão em contato com Luciano Bivar, presidente nacional da sigla.