Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 596 de 665JVC continua articulando chapa para 2020
Por Samantha Cavalca
O blog já tinha noticiado que o empresário João Vicente Claudino estava conversando com possíveis candidatos para 2020. Foi só acabar o Carnaval que ele seguiu a agenda. Ontem conversou com a assistente social Rita Macedo.
Rita é ex-esposa do deputado federal Fábio Abreu e integra o quadro de filiados do PTB. Ao blog ela disse que sairá candidata a vereadora.
36 advogados do Piauí entregam documento a Rosa Weber
Por Arimatéa Carvalho
Os advogados piauienses, membros da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, entregaram nas mãos da ministra do STF Rosa Weber um manifesto onde apontam violações de direitos contra categorias, mas em especial contra o ex-presidente Lula. Eles afirmam que o processo penal foi manejado com o objetivo de impedi-lo de participar das eleições.
O manifesto, assinado por advogados do Piauí, cita a perseguição da PF, o engajamento ideológico dos procuradores e celeridade a celeridade processual que culminou na condenação a jato, "escancaradamente para o cumprimento de prazos eleitorais com o conseqüente impedimento da candidatura dele a presidente, e o prêmio de Ministro da Justiça ao Juiz Sérgio Moro pela condenação do ex presidente".
Ao final do documento, os advogados afirmam: "Fazemos isso pelo Estado Democrático de Direito, por Lula, mas principalmente por todos as brasileiras e brasileiros que pertencem ao pacto de nação.
Teresina, 05 de março de 2019"
Assinam o documento:
1.Helbert Maciel, OAB-PI 1387.
2. Francisco Célio B. da Costa OAB-PI 17.232
3. Álina Celia Santos Menezes Santiago OAB-PI 14424
4. Maria Jeanete Fortes Silva - OAB 3882
5. Felipe Cândido Borges - OAB/PI 16.807
6. Samara Eugênia Viana Moura Rabêlo - OAB/PI 8858
7. Naiara Castelo Branco - OAB/PI 16038
8-Amélia Maria Pereira Lima OAB/PI 16042
9-Genesio da Costa Nunes - OAB/PI 5.304
10- José Carvalho Rufino. OAB/PI 14.353
11 - Filipe de Oliveira Rufino Borges OAB-PI 6912
12- Francisca Diana Bárbara de Carvalho Rufino OAB-PI 10.101
13- Maria Clara de Oliveira Rufino Borges OAB-PI 12.244
14 - Soleange Sousa Araújo Freitas OAB/PI 6753
15 - Catarine Araújo de Freitas OAB/PI 14.387
16 - Etevaldo de Sousa Brito - OAB-PI 4188
17 - José Ferreira da Silva Neto - OAB/PI 16421
18 - Savina Priscila Rodrigues Pessoa Oab/PI:13874
19- Maria Sueli Rodrigues de Sousa OAB -6242
20 - Wanderssonn da Silva Marinho - OAB/PI n° 16.068 / OAB/DF n° 59.767.
21- Wallyson Soares dos anjos/OAB-PI 10290
22- Jomhara Ribeiro Silva Brito/ OAB-PI 14586
23- José Antonio Monteiro Neto - OAB Pi 9465
24 - Antonia Magna Moreira e Silva - OAB Pi 3606
25- Amanda Augusta Viana Moura, OAB/PI 16817
26- Elenilza dos Santos Silva OAB PI 9979
27 - LUIS FRANCIVANDO ROSA DA SILVA OAB/PI 7301
28 - Yoanna Laís Xavier Araújo OAB/PI 15.381
29 - Dárcio Rufino de Holanda - Defensor Público Estadual - OAB-PI 3539/02
30 - Marcelo dos Anjos Mascarenhas OAB PI - 3105
31- Mayra Brandt Soares Leão -OAB Pi 1402
32- Luyesten Brenon Portela de Holanda OAB PI 15371
33- Mauro Célio Aragão Ventura OAB PI 2726
34 - Francisca Zelma Lima Cavalcante OAB PI 16826
35. Natalia Maria de Lima OAB 12.131
36. Antônio de Sousa Macêdo Júnior OAB/PI 2.291
DEM chama Marden, que pode sair candidato a prefeito
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do DEM no Piauí, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Teresina, Ronney Lustosa, convidou o deputado estadual Marden Menezes para ingressar no partido.
Embora Marden não diga isso, nos bastidores do PSDB o que se comenta é que a saída dele vai acontecer de fato, tendo em vista o climão entre o grupo dele e do prefeito da capital, Firmino Filho.
O ingresso de Marden no DEM seria facilitado também porque o deputado e Heráclito Fortes têm excelente relacionamento. Ronney fez o convite e espera resposta, lembrando que há um bom entendimento e vê um caminho para Marden crescer no DEM.
O nome do Marden é cotado para disputar a Prefeitura de Teresina, inclusive porque ele obteve 10.600 votos na cidade na última eleição.
Hospitais regionais evitam superlotação em Teresina no carnaval
Por Arimatéa Carvalho
O bom funcionamento e alto grau de resolutividade dos hospitais regionais do interior, Picos (1.607 atendimentos), Piripiri (978 atendimentos) e São Raimundo Nonato (551 atendimentos), selecionam e organizam o envio de pacientes para os hospitais de Teresina, desafogando a rede de saúde pública da capital, otimizando assim os recursos disponíveis.
A presidente da Fundação Hospitalar, Natália Monteiro Pinheiro, comenta que esse nível de qualidade não aconteceu por acaso. "O Governo do Estado, através da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares e da SESAPI , alcançou isso graças à descentralização da saúde no estado, principalmente através de investimento em equipamentos e abertura de novos serviços de saúde. Aliado a isso, tem-se a a dedicação das equipes e profissionais das mais diversas áreas da saúde, a quem desde já agradecemos”, disse.
Em Picos, 1.607 pacientes foram atendidos no Hospital Regional Justino Luz. Em Piripiri, no Hospital Regional Chagas Rodrigues, foram 978 registros, sendo 60 internações, 21 cirurgias gerais e 18 cirurgias ortopédicas de 1 a 5 de março. Em São Raimundo Nonato, no Sul do Estado, foram 551 atendimentos realizados na UPA. Desse total, 21 foram resultado de acidentes de trânsito. No Hospital, foram registrados 98 internações e 19 cirurgias.
"Os números desses três hospitais regionais do interior do Estado mostram uma evolução no funcionamento da rede pública, levando uma maior comodidade ao usuário do interior do Estado", diz. Destaca-se que estes hospitais estão sob gestão da Fundação Hospitalar.
Novela do PSL: Átila e Elizeu Aguiar podem ganhar novas cenas
Por Samantha Cavalca
Depois da saída do empresário Fábio Sérvio da presidência do PSL no Piauí, a novela sobre o comando da sigla continua sem desfecho.
Foi ventilado recentemente que o deputado federal Átila Lira poderia assumir a presidência da sigla de Bolsonaro. Anteriormente, ao blog, Átila sempre deixou claro, que não tinha interesse. Depois desse novo capítulo, Átila muda o discurso.
Ao ser questionado pelo Primeira Mão, ele respondeu hoje: “vou pensar com os companheiros”. Se antes Átila negava, dessa vez, deixou aberta a possibilidade, mas o deputado federal sempre pontua que atualmente a lei o impede. Átila, sem dúvidas, tem força junto aos personagens principais no cenário nada fictício do Palácio do Planalto.
Se, para o governo federal, Átila é visto como mocinho dessa história, para a militância local, o deputado federal é apresentado como vilão nas redes sociais. Essa mesma militância, atua de maneira coadjuvante e faz campanha para barrar essa possibilidade.
No capítulo bônus sobre o comando da sigla, um novo personagem quer ganhar protagonismo: Elizeu Aguiar. Ele foi candidato pelo PSL ao Senado e teve mais de 40 mil votos no pleito de 2018, somente em Teresina. Os votos não foram computados por erro do jurídico do PSL, mas não significa que não existiram. Isso é que conta nesse roteiro.
Ao blog, Elizeu Aguiar confirma que está comandando uma estratégia para comandar o PSL: “Na realidade nós ajudamos a construir a militância de direita no Piauí, já Fábio desistiu. É claro que nós estamos tentando que o partido fique com essa nossa base”.
Elizeu diz ainda que sabe da resistência que existe em relação a possibilidade do novo presidente da sigla não ter mandato e aproveita para citar outros nomes do PSL: “Temos Adriana Sousa, capitão Anderson, Antônio José Lira e coloco à disposição meu nome”.
“Se vamos ou não conseguir, será uma decisão da Nacional. Podemos até não pegar, mas não será por omissão. Estamos nos articulando”, complementa Elizeu.
Ao blog ele também fala na possibilidade de se candidatar pela sigla à Prefeitura de Teresina.
Depois do Carnaval, agora temos cenas dos próximos capítulos e quem sabe um desfecho. Quem terá o seu final feliz?
Partidos estão de olho nos 20% do eleitorado evangélico
Por Arimatéa Carvalho
Dos 558 mil eleitores de Teresina, 20% são evangélicos e essa parcela do eleitorado costuma ser fiel aos candidatos apoiados por suas igrejas. Pensando nesses mais de 100 mil votantes, os partidos têm se mobilizado para atrair líderes religiosos.
Durante o carnaval, o deputado estadual Coronel Carlos Augusto, do PR, reforçou o convite para o Missionário João Batista ingressar na sigla e concorrer à Câmara de Teresina no próximo ano. Eles se reuniram em mercado público. Também foi em mercado público que o missionário ouviu convite do PSD de Tiago Vasconcelos.
O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), que está montando um poderoso time de candidatos à Câmara no seu entorno, conversou também com o líder religioso. "Estamos conversando e analisando os convites", disse o missionário.
Átila Lira a caminho do PSL, levando Wilson e Rodrigo Martins
Por Arimatéa Carvalho
O deputado federal Átila Lira deve mesmo comandar o PSL no Piauí, levando junto o ex-governador Wilson Martins e o ex-deputado federal Rodrigo Martins, que sairiam do PSB.
O presidente Jair Bolsonaro já sinalizou que prefere um comandante local com mandato e muitos votos. O vereador Luís André, que é do PSL e demonstrou interesse em assumir a função, não tem o peso político que o Capitão gostaria e Luciano Bivar quer alguém com forte ligação com a direita, como Átila.
Luís André, por exemplo, é visto como alguém que tem relacionamento próximo demais com caciques petistas locais para estar no comando da sigla anti-PT.
Com a sua entrada no PSL, Rodrigo Martins entra na lista de prefeitáveis novamente com bastante força.
Prefeituras fazem festival de licitações no Carnaval
Por Arimatéa Carvalho
Carnaval é época de...licitações! Elas estão agitando os municípios do Piauí. Em Marcolândia, o prefeito Chico Pitu marcou para a terça-feira de Carnaval uma licitação de R$ 351 mil para a aquisição de material de informática para os órgãos municipais. Na Quarta-feira de Cinzas, é a vez de nova licitação em Marcolândia, mas para comprar carro quatro portas no valor de R$ 80.100,00.
Em Amarante, o prefeito Diego Teixeira (foto) marcou para esta segunda-feira uma licitação de R$ 244 mil para fazer pavimentação. No entanto, houve grande repercussão negativa do fato na cidade, sobretudo em redes sociais e grupos de whatsapp.
A Prefeitura informou que adiou o certame, transferindo a data para 8 de março, após o período festivo.
A Prefeitura de Madeiro marcou para abrir hoje, segunda-feira de Carnaval, as propostas de preços para contratação de serviços médicos especializados. Valor: R$ 250 mil. Mas o grande filé mignon das licitações de hoje em Madeiro é outro: R$ 500 mil de licitação para obras de pavimentação em paralelepídedo.
Já a Prefeitura de Wall Ferraz realizou hoje abertura de envolopes da licitação para compra de câmeras de monitoramento e segurança no valor de R$ 59 mil.
Em São Pedro do Piauí, a comissão de licitação vai trabalhar mesmo é no próprio feriado de Terça-feira de Carnaval, quando haverá licitação para compra de combustível e alimentos para preparar a merenda escolar.
Telsírio Alencar vai pedir R$ 38 milhões ao Solidariedade
Por Samantha Cavalca
O jornalista Telsírio Alencar informou ao blog que irá entrar com uma ação requerendo indenização por danos morais contra o Solidariedade. A motivação foi sua expulsão da sigla de Paulinho da Força que ocorreu em julho de 2018.
“Vou pedir o equivalente a um ano de fundo partidário ao Solidariedade, por todo o constrangimento que me impuseram”, diz Telsírio. Na época, o Solidariedade divulgou, por meio de nota, a informação de que o jornalista Telsírio Alencar, que chegou até ser pré-candidato ao Senado pela sigla, foi disciplinado conforme Código de Ética.
No período da decisão sobre a expulsão de Telsírio, o Solidariedade era comandado por Dr. Pessoa.
Pablo diz que novo modelo da Fundação traz economia
Por Arimatéa Carvalho
Indagado pelo blog sobre a colocação do deputado estadual Francisco Costa (PT) a respeito da reformulação da Fundação Hospital, o deputado estadual Pablo Santos (MDB) concorda em boa parte com as colocações do deputado Francisco Costa, porém, acredita que há outras soluções para melhorar a qualidade nos serviços ofertados pela Fundação e se adequar à redução e contenção de gastos propostas pelo Governo Estadual.
“A Diretoria da Fundação já iniciou o processo de cadastro da Fundação no Ministério da Saúde, através do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNEAS. Isso possibilitará à FEPISERH receber recursos de emendas parlamentares, bem como outras verbas federais, desonerando assim o tesouro estadual”, disse.
“Quanto à contratação de mão de obra, a FEPISERH, a exemplo de outras fundações e empresas criadas com finalidade de gerir hospitais estaduais, estuda a possibilidade de contratação através de credenciamento/chamamento público de serviços, fato que gerará economia de gastos com folha de pessoal, principalmente redução da carga tributária”, disse.
“Esse Credenciamento/Chamamento Público já é praticado na Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (FUNEAS-PR) e na Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares”, cita. Pablo destaca ainda a celeridade e economicidade processual na tramitação dos processos através da FEPISERH, respeitados os princípios da legalidade, transparência e eficiência da administração pública, características atribuídas as fundações e empresas públicas.