Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 597 de 665Wellington retira da reforma fim de contratações e reajustes
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias decidiu retirar da proposta da Reforma Administrativa o polêmico artigo que suspendia por um ano as contratações e reajustes de servidores. O deputado estadual Franzé Silva ponderou junto a ele que não havia ncessidade de constar isso na reforma e ele aceitou a argumentação.
A própria Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) já veta contratações e reajustes quando os limites previstos são ultrapassados e, portanto, não há necessidade de aprovar algo nesse sentido. Agora, a bancada aliada está esperando que a oposição também dê aval para a aprovação, pois esse era o foco de resistência dos deputados.
A decisão de Wellington foi tomada na tarde desta quarta-feira.
Piauiense assumirá o Iprev do Distrito Federal
Por Samantha Cavalca
O Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) terá o piauiense Ney Ferraz Júnior como presidente. Ferraz ocupava o cargo de gerente-executivo do INSS em Teresina. Já o Iprev era ocupado pelo procurador federal Adler Anaximandro de Cruz e Alves.
Ney Ferraz já foi apresentado à equipe da entidade, mas só deve tomar posse em 1º de março, com a saída oficial de Adler.
Ao blog, o novo presidente do Iprev do Distrito Federal informou também que já foi colocado no grupo da “força-tarefa” da Reforma da Previdência em que ele e o governador Ibaneis Rocha estarão representando o GDF.
Governador e Rejane passam carnaval com a família em Orlando
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias e dona Rejane Dias passam o Carnaval em Orlando, nos EUA. O pedido para a viagem de internacional já foi encaminhado à Assembleia Legislativa e autorizado pelos deputados.
O casal segue no dia 2 de março e volta dia 11. A vice-governador Regina Sousa vai assumir novamente o governo nesse intervalo.
A ideia é ir com a família toda, mas o filho Vinicius trabalha em hospital em Brasília e talvez não consiga se ausentar.
Marcos Aurélio diz que MDB terá candidato a PMT
Por Samantha Cavalca
O jornalista Efrém Ribeiro relatou durante sua participação no Jogo do Poder, na tv Meio Norte, que o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, seria candidato à PMT.
O blog falou agora há pouco com seu filho, o deputado federal Marcos Aurélio Sampaio. Sobre o assunto ele comentou: “ele tem muita vontade, mas não sei se será ele”. Marcos disse também acreditar que MDB terá candidato majoritário para a prefeitura de Teresina.
Bastidores do encontro de Fábio Abreu e Georgiano Neto
Por Samantha Cavalca
Georgiano Neto e Fábio Abreu estiveram reunidos em Brasília ontem (25). Em comum, eles têm uma meta: disputar, de maneira competitiva, a Prefeitura de Teresina.
Do encontro, eles bateram martelo em relação a alianças futuras. Interlocutor disse ao blog que independente de como se dará o caminho, eles devem permanecer unidos.
Átila diz que distribuição dos cargos será resolvida rapidamente
Por Samantha Cavalca
O deputado federal e coordenador da bancada piauiense, Átila Lira, disse ao blog que a questão dos cargos federais será resolvida manhã ou logo após o carnaval.
O Governo estava resistente em negociar diretamente com os parlamentares, mas a estratégia não estava satisfatória para os congressistas. “Como coordenador estou resolvendo direto com a liderança do governo”, afirma Átila.
Abreu informa que PR é contra mudança previdenciária para professores
Por Samantha Cavalca
O deputado federal Fábio Abreu participou da reunião da bancada do seu partido, o PR. Os 38 deputados decidiram que qualquer mudança em relação a aposentadoria dos professores não terá apoio da sigla.
“Decidimos que os professores devem manter as condições atuais”, disse Abreu ao blog.
Anteriormente, o PR decidiu que estaria oficialmente na base de Jair Bolsonaro. A situação não é mais a mesma. Parlamentares, de maneira geral, estão insatisfeitos com o que ele denominam “falta de articulação” e a perspectiva é que haja dissidência na base governista.
Thiago Vasconcelos se filia dia 11 ao PSD e Cida anuncia até lá
Por Arimatéa Carvalho
O ex-vereador Thiago Vasconcelos vai se filiar ao PSD no dia 11 de março. A ideia inicial é ele coordenar o trabalho de montagem de uma chapa muito competitiva para as eleições municipais. A vereadora Cida Santiago promete anunciar sua filiação até essa data. Há expectativa que ela também ingresse na sigla, que andou convidando ainda outros vereadores para engrossar a lista de candidatos ao Legislativo em 2020, entre eles o comunista Enzo Samuel.
"Vou me filiar no dia 11", afirmou Thiago. O presidente do PSD no Piauí, deputado federal Júlio César Lima, e o seu filho, deputado estadual Georgiano Neto, também convidaram a jornalista Samantha Cavalca, deste blog, para concorrer ao cargo de vereadora ou vice-prefeita. Ela não aceitou ainda.
Georgiano planeja entre entre 5 e 6 vereadores no próximo ano e está montando agora a relação de candidatos. Ele também pode sair candidato, mas a prefeito da capital.
O registro do encontro de Júlio César e Bolsonaro
Por Samantha Cavalca
O blog recebeu somente agora o registro do encontro entre o deputado Júlio César e o presidente Jair Bolsonaro.
Planalto registra e depois encaminha para “devidos tratamentos de imagem” feito pela assessoria de comunicação, e somente depois divulga.
No registro, o também deputado estadual Georgiano Neto. Ao vivo na tv Meio norte, ele disse ao blog que a meta é que o PSD componha uma chapa competitiva de vereadores para 2020 e não descarta concorrer à Prefeitura de Teresina.
Bolsonaro para Júlio: “Porque você não é meu ministro”?
Por Samantha Cavalca
Acabou agora há pouco a reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Júlio César. O blog acompanhou as pautas que foram debatidas no encontro que ocorreu no Palácio do Planalto. Dentre as demandas levadas pelo parlamentar piauiense, a conclusão de obras importantes para o desenvolvimento da região Nordeste foi um dos temas principais.
“A obra mais importante é a finalização da transposição do Rio São Francisco que vai beneficiar mais de 20 milhões de habitantes”. O deputado também falou sobre a Transnordestina e destacou a importância da conclusão para o estado do Piauí, principalmente no escoamento da produção de grãos.
Júlio disse que não tratou de “problemas pessoais” e pediu celeridade nos pleitos do Piauí. Bolsonaro disse que trataria tudo com o ministro Paulo Guedes. Júlio também informou ao blog que convidou Bolsonaro para participar da próxima reunião da bancada do Nordeste, a qual Júlio é coordenador. O presidente aceitou o convite e o encontro deve ocorrer após o Carnaval.
Bastidor: Após a explanação dos pleitos, Bolsonaro, em clima descontraído, perguntou a Júlio: “por que você não é meu ministro”? Júlio respondeu, rindo, que essa avaliação cabe somente ao presidente.