Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 598 de 665Júlio César se encontra com Bolsonaro nesta segunda
Por Samantha Cavalca
Como antecipado pelo blog, o deputado Júlio César confirma que tem agenda com o presidente Jair Bolsonaro. O encontro ocorre hoje (25), no Palácio do Planalto.
Júlio já ganhou elogios públicos de Bolsonaro e vai levar à reunião presidencial pautas relacionadas ao desenvolvimento ruralista, não só do Piauí, como de toda região. O parlamentar piauense é coordenador da bancada do Nordeste.
Mainha: Washington Bonfim é nome forte para a Prefeitura
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Progressistas em Teresina, Mainha, esteve reunido com o ex-secretário de Planejamento de Teresina, professor Washington Bonfim, nesta sexta-feira para tratar de uma possível candidatura à prefeitura de Teresina.
O pleito ocorre em 2020, mas o cenário político local já se organiza em torno de nomes e alianças. Segundo Mainha, o nome de Bonfim já foi apontado, inclusive, pelo senador Ciro Nogueira e ao que parece é a aposta do partido para a disputa.
Atualmente, Washington reside em São Paulo e dirige Programa de Apoio à Melhoria da Gestão Pública de sete estados e 12 municípios, entre eles, Teresina. Entre os Estados estão São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pará e Espírito Santo.
Florentino, que deve ficar no cargo, se encontra com ministro Mandeta
Por Arimatéa Carvalho
O encontro do secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, e do secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandeta, em Salvador, durante visita ao Hospital Irmã Dulce, mostra que de fato Florentino deve permanecer no cargo na reforma administrativa de Wellington Dias.
O encontro ocorreu nesta sexta-feira e, assim como outras sinalizações dentro do próprio Estado, demonstra a continuidade de Florentino no comando das ações de sua gestão neste ano de 2019.
Defesa de Ciro diz que vivemos a “espetacularização do Direito Penal”.
Por Samantha Cavalca
Ao blog, o advogado de defesa do senador Ciro Nogueira, Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disse que o Brasil passa por um momento de “espetacularização do Direito Penal".
Kakay ainda relata que a busca e apreensão realizada pela Polícia Federal é desnecessária, e que essa operação, assim como nas vezes anteriores, é baseada somente na palavra de um delator.
“O senador sempre esteve à disposição do Poder Judiciário e se tivesse sido intimidado teria prestado às informações necessárias. A defesa julga que essa busca e apreensão é desnecessária”.
A operação de hoje, também teve repercussões por Brasília. Aliados do senador acreditam que a operação possa ter motivação meramente política, já que Ciro já se posicionou contra alguns pontos da Reforma da Previdência apresentada essa semana pelo Governo.
Já pelo Piauí, a operação acende um alerta no governo do Estado. Progressistas estão na base do governador Wellington Dias. Alguns apostam que a operação é uma tentativa de enfraquecer aliados de primeira hora do governador petista.
Júlio César permanece como vice-presidente da Frente de Agricultura
Por Samantha Cavalca
Foi ventilado que o deputado Júlio César sairia da diretoria da Frente Parlamentar de Agricultura. Quem entraria em seu lugar seria o deputado Marcos Aurélio Sampaio. Fake. Ontem, Júlio depois de conversa com o presidente da Frente, o deputado Alceu Moreira, permaneceu como vice-presidente da FPA.
A posse, que aconteceu ontem, contou com a presença do Presidente Bolsonaro. Júlio e Jair conversaram rapidamente. Marcaram conversa para a próxima semana no Palácio do Planalto.
Tererê deve sair candidato a prefeito de Parnaíba pelo PPS
Por Arimatéa Carvalho
Os entendimentos entre o PPS, futuro Cidadania 23, estão adiantados para que o ex-deputado estadual Deusimar Britto, o Tererê, integre os quadros do partido.
O vice-presidente da sigla, deputado estadual Oliveira Neto, juntamente com o presidente Celso Henrique, reuniram-se em Teresina para avaliar inclusive a pré-candidatura do ex-deputado para a Prefeitura de Parnaíba, em 2020.
“O Tererê é um grande nome na região norte do nosso Estado e sem dúvida tem muito a agregar no nosso partido, no município de Parnaíba. O convite foi feito. Seguiremos dialogando com as demais lideranças que possam caminhar conosco”, afirmou o deputado Oliveira Neto, que vem comandando as conversas com outras importantes lideranças políticas do Piauí, para que possam integrar as quadros do PPS.
Firmino pode sair candidato ao Senado em 2022
Por Samantha Cavalca
Esse final de semana, durante comemorações do aniversário do Prefeito Júnior, de Demerval Lobão, muitos políticos confraternizaram juntos. Dentre eles: Wellington Dias, Ciro Nogueira, Firmino Filho, Marcelo Castro, Themístocles Filho, Iracema Portela, Margarete Coelho, B. Sá, Júlio Arcoverde, Mainha e segue a lista.
Em dado momento, quando se reuniriam apenas Progressistas e o prefeito de Teresina foi levantada a questão de quando Firmino Filho ingressaria na sigla de Ciro Nogueira. Mais uma vez, Firmino se esquivou do assunto.
Já é de conhecimento público que Ciro disse que Progressistas teria candidato ao governo em 2022. Ainda falta tempo, por isso Firmino não se apressa em deixar o ninho tucano para a empreitada e com isso segue como a maior liderança do partido, principalmente em Teresina.
Em dado momento da conversa, um progressista perguntou a Firmino se ele “toparia” sair candidato ao Senado. Dessa maneira ele não precisaria sair do partido e Ciro, que já está em plena campanha, ficaria na cabeça da chapa majoritária.
Para completar o diálogo, fonte relatou ao blog, que Firmino respondeu que achou “interessante” a possibilidade.
Cida Santiago se reúne com Júlio César para discutir filiação
Por Arimatéa Carvalho
A vereadora Cida Santiago, que era do PHS, partido que não atingiu a cláusula de barreira e ficou inviabilizado, tem recebido convites de diversas agremiações para filiar-se. Até do PT ela recebeu convite. Mas a conversa mais adiantada é com o PSD dos deputados Georgiano Neto (estadual) e Júlio César (federal). Ela já conversou com o filho e na quarta-feira desta semana se reúne com o pai.
"Vamos ouvir e saber de que forma podemos chegar a um consenso", diz, lembrando que não tem pressa, pois pode se definir somente no começo do próximo ano.
Um outro convite forte foi feito a Cida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho.
LISTA DE CONVIDADOS:
Se todos os convidados aceitarem se filiar, o PSD vem forte para a eleição municipal de 2019 na capital. Foram chamados Dr. Pessoa (ex-deputado estadual), Tiago Vasconcelos (ex-vereador e suplente de deputado estadual), Simone Pereira e Ismael Silva, entre outros.
Organizador da Marcha para Jesus será candidato em Teresina
Por Arimatéa Carvalho
Um dos organizadores da Marcha para Jesus, maior evento religioso de Teresina, e também figura de destaque na comunidade evangélica da capital, o missionário João Batista deve sair candidato a vereador ou vice-prefeito na capital. Ele já recebeu convites de partidos para ambos os cargos e conversou com o senador Ciro Nogueira e com o presidente do Progressitas, deputado estadual Júlio Arcoverde, sobre uma eventual candidatura.
João Batista também é conhecido por organizar a Copa Evangélica.
"A lembrança do meu nome muito me deixa honrado", afirma. "Como um homem de Deus, sou movido a desafios e se for da vontade Dele certamente nós não fugiremos à luta", completa.
Venâncio sai do PP e espera orientação de Firmino sobre nova sigla
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Venâncio Cardoso, que é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Teresina, disse que deve mesmo sair do Progressistas. O relacionamento dele com a cúpula do partido azedou depois que ele defendeu publicamente o direito de sua mãe, a deputada estadual Flora Isabel (PT), de escolher o candidato de preferência dela na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa. Acontece que o candidato de Flora foi o atual presidente da Casa, Themístocles Filho (MDB), que se reelegeu, enquanto o Progressistas tinha um candidato no pleito, Hélio Isaías.
Venâncio disse em entrevistas que não poderia interferir no voto de sua mãe, que é deputada experiente e tem ligação de proximidade com Themístocles. A fala do vereador não foi deglutida pelo comando do partido, que também não escondeu seu descontentamento publicamente. A princípio, Venâncio disse que não sairia do partido, mas agora admite que não tem c omo ficar.
E para onde ele vai? "Estou esperando a orientação do prefeito Firmino Filho (PSDB)", disse o vereador, que afirma estar firme e forte com o tucano. Ele pretende continuar na Semdec e esteve reunido com o prefeito e o presidente do Sebrae, ex-governador Freitas Neto, para estabelecer uma parceria com o Sebrae.
Nessa terça-feira, Venâncio e o Ministério Público instalam o Procon Municipal, no Palácio da Cidade, em solenidade às 11h.