Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 599 de 665Georgiano e Júlio se encontram com Wellington Dias
Por Samantha Cavalca
Como antecipado pelo blog, Georgiano Neto e Júlio César estiveram na manhã de hoje (16), com o Wellington Dias.
Na pauta do encontro, entrou a estrutura da nova secretaria de Agronegócio que deve ficar sob a indicação de Georgiano. Núcleo próximo da família Lima afirmam que eles estão preocupados com a capilaridade da já nominada “secretaria do Júlio”.
Ao blog, Georgiano fugiu da polêmica e disse que a conversa girou em torno da “importância do PSD trabalhar a parceria com os municípios, dando continuidade ao trabalho realizado a frente da CDSOL”.
Vale sempre registar que Georgiano Neto está na pista para viabilizar seu nome para 2020.
W. Dias, Ciro e Júlio em clima de confraternização
Por Samantha Cavalca
Depois das inaugurações em Elesbão Veloso, o deputado Júlio Arcoverde, ainda em clima de aniversário, aproveitou também para comemorar a boa repercussão entre os progressistas de sua ida para a Semel.
Contrariando alguns, a comemoração também contou com a presença do governador Wellington Dias. Ambos vestindo branco. No encontro nada formal, eles conversaram sobre a ida de B. Sá para a Alepi. Wellington agradeceu ao senador Ciro Nogueira, que também estava presente, pois a movimentação da sexta permitiria que o grupo político de Oeiras fosse contemplado.
Senador Ciro, vestia uma camisa verde. A cor que representa a esperança, nesse caso a dos suplentes petistas de serem chamados. O blog informou, ainda na sexta, durante participação no quadro Jogo do Poder, que eles estão irritados. A esperança é a última que morre, mas pode ser a primeira que mata, nesse caso.
Partido Novo aplica seleção de empresa privada com candidatos no Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O Partido Novo realizou um encontro com pré-candidatos visando as eleições municipais do próximo ano. A sigla deve apresentar os nomes de pré-candidatos a prefeito e vice em meados de abril. Segundo o coordenador do Novo no Piauí, médico Wallace Miranda, o candidato a prefeito é alguém conhecido, respeitado, que nunca se candidatou e também passou por teste seletivo, assim como os candidatos a vereador.
O Novo funciona como uma empresa e os pré-candidatos precisam passar no teste seletivo. Além disso, os diretórios municipais devem cumprir metas.
Estiveram reunidos 13 pessoas que colocaram seus nomes para participar do Edital de Seleção de Candidatos a Vereador pela sigla laranja, que deve iniciar em agosto deste ano. Na reunião, os coordenadores estaduais destacaram as metas que foram colocadas pela Executiva Nacional para que o partido dispute as vagas na casa legislativa do município.
Wallace Miranda, o partido conseguiu solidificar seu nome em solo piauiense nos últimos meses, o que abriu brecha para que os membros da Executiva Nacional determinasse que Teresina tivesse candidaturas para a Câmara Municipal e para a disputa da Prefeitura de Teresina.
Para a Coordenadora do Partido Novo em Teresina, Val Sales, a sigla deve supreender tanto no nome a ser escolhido para pré-candidato a prefeito quanto nos nomes dos pré-candidatos a vereadores. "Quem for escolhido, e óbvio, passar pelo Seletivo, vai mostrar ao cidadão teresinense que é um nome diferente", diz.
CANDIDATURAS NO INTERIOR
Wallace Miranda destaca que as candidaturas no interior, em especial em Parnaíba, Picos, Oeiras, e em outros municípios, não estão descartados, porém esses locais precisam atingir metas para que possam ter nomes aptos a uma disputa eleitoral.
Júlio Arcoverde assume a SEMEL. e B. Sá entra na Alepi
Por Samantha Cavalca
O deputado estadual Júlio Arcoverde assumirá na próxima segunda-feira o comando da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Com isso, o também progressista B. Sá assume na Assembleia Legislativa. A mudança deixa claro que parceira entra a sigla comandada por Ciro Nogueira e Firmino Filho continua mais forte do que nunca, além de ser reação à reforma administrativa de Wellington Dias, que declarou que não convocaria suplentes. As mudanças propostas são vistas na Alepi como uma reforma que beneficia apenas o PT. A movimentação foi vista pelo grupo de B.Sá como uma demonstração de fidelidade entre os Progressistas.
Ciro comemora 40 deputados, assume comissões e critica segurança
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira passará a integrar as duas mais importantes comissões do Senado: a de Constituição e Justiça (CCJ) e a de Assuntos Econômicos (CAE), onde se analisam os projetos mais revelantes de natureza legal e econômica.
"É com muita honra e responsabilidade que passo a integrar essas duas comissões", afirma o senador. Ele comemorou nesta quarta-feira o ingresso de mais dois deputado no Progressistas: Marcelo Aro e Franco Cartafina. "A nossa bancada Progressista continua a crescer e consolida como a terceira maior bancada da Câmara dos Deputados!", comemorou.
A filiação dos dois novos progressistas foi prestigiada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que é muito próximo de Ciro.
Na terça-feira, no Senado, Ciro discursou criticando a extinção do Ministério da Segurança Pública, que ele classificou de um retrocesso.
"Acho um erro, mas temos que confiar nas atitudes de um presidente que acabou de ser eleito. Mas, se nós não investirmos pesadamente na segurança pública, vamos frustrar toda uma população que hoje está amedrontada", disse.
Ele disse que na campanha eleitoral, ao andar pelas periferias das cidades do Piauí, percebeu que pessoas vivem trancadas dentro de casa. "As pessoas estão assustadas, sem poder sair de casa, e os comerciantes ficam enjaulados em seus comércios como meio de se proteger de assaltos”, disse.
"Precisamos criar um fundo para a segurança no Brasil, como existe na saúde, como existe na educação. É preciso valorizar os policiais e que se deem condições para os estados contratarem mais policiais. Do meu ponto de vista, o problema não é só legislação, principalmente no que diz respeito à segurança. O problema da segurança deste país é financeiro", disse.
Aurélio diz que não vai condicionar apoio em troca de cargos
Por Samantha Cavalca
O blog perguntou ao deputado federal Marcos Aurélio Sampaio sobre o fato dele não ter feito indicações, até o momento, para os cargos federais no Piaui.
Ele respondeu: “Não vou condicionar apoio ou não em troca de um cargo ou outro”.
Bancada se reúne, mas ainda não existe consenso sobre cargos federais.
Por Samantha Cavalca
Em nova reunião da bancada federal em Brasília, que foi finalizada agora há pouco, parlamentares voltaram a debater sobre distribuição dos cargos federais no Piauí.
Como o blog já tinha antecipado, ainda existem impasses. Até o momento a distribuição, levando em conta as primeiras opções, está assim:
1 - Átila Lira - FUNASA
2 - Ciro Nogueira - CODEVASF
3 - Elmano Ferrer - DNIT
4 - Iracema Portela - DNOCS
5 - Júlio César - INCRA
6 - Marina Santos - Agricultura e IBAMA
7 - Marcos Sampaio- ?
8 - Margarete Coelho - SPU e PESCA
9 - Flávio Nogueira - INSS e Correios
Marcos Aurélio Sampaio ainda não fez indicação. Segundo interlocutores que participaram da reunião, o mdebista teria dito que se a divisão ocorrer nesses termos, ele não teria interesse de indicar.
Os mesmos interlocutores apontam que o deputado Júlio César também não ficou tão “satisfeito” em permanecer com a indicação do INCRA.
A argumentação da maioria da bancada é que ainda existem outros cargos que também podem ser indicados pelos parlamentes insatisfeitos.
O coordenador da bancada piauiense, deputado Átila Lira, irá convocar nova reunião para a próxima semana. Uma vez resolvida a questão internamente, a lista será avaliada por Onyx Lorenzoni.
Marina Santos e Evaldo Gomes se filiam ao Solidariedade em Brasília
Por Samantha Cavalca
Após muitas conversas e polêmicas, a deputada federal Marina Santos e o estadual Evaldo Gomes se filiam ao Solidariedade.
O ato de filiação ocorreu na noite desta terça-feira (12) em Brasília e contou com a presença do presidente nacional da sigla, Paulinho da Força. Na oportunidade, Evaldo destacou que Marina, apesar de ter sido candidata pela primeira vez, foi consagrada pelas urnas.
Marina fará indicações para cargos federais no Piauí e garante que terá sintonia total com o governo de Jair Bolsonaro.
Após crítica sobre hospital, reunião tenta encontrar soluções
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual João Mádison (MDB) reclamou na Assembleia Legislativa da situação do Hospital de Corrente, no Sul do Estado e onde ele tem forte influência política.
Ele se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, com os representantes do Hospital de Corrente, Wilson Granjeiro, vereadores João Antônio (presidente da Câmara ), Márcio, Naira, Salmon Filho e André Nogueira para buscar uma solução urgente para o estabelecimento.
"Temos de resolver a situação precária do hospital de nossa cidade", explica o deputado. O secretário prometeu medidas imediatas.
Definida programação de ministra em Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, vai receber na quinta-feira a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que estará em visita à segunda etapa dos tabuleiros litorâneos.
Parnaíba é a primeira cidade do Nordeste a ser visitada pela ministra. O itinerário da ministra vinha sendo disputado pelo deputado federal Júlio César e pelo ex-deputado Heráclito Fortes. O litoral era o roteiro defendido por Fortes.
A programação está definida:
15h - Chegada e recepção no Aeroporto – (Dr. João Silva Filho)
15h10 - Deslocamento ao Tabuleiro Litorâneo
Trajeto Av. Francisco Borges dos Santos, Av. São Sebastião , Av. Dep. Pinheiro Machado, BR 343 (sentido Capital) a 18 km da sede do Tabuleiro. (24km percorridos)
15h40 – Visita in Loco ao Tabuleiro Litorâneo
Da área implantada no tabuleiro litorâneo.
17h00 – Deslocamento para o auditório da FIEPI
Local: Rua Riachuelo, 455 - Centro
17h30 – Reunião com Apresentação do Potencial de Agronegócio de Parnaíba com os Produtores rurais e Entrega da Medalha do Mérito Municipal a Ministra da Agricultura
19h00 – Coletiva de Imprensa