Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 600 de 665Venâncio será convidado pelo MDB
Por Samantha Cavalca
Foi só o blog postar que o vereador Venâncio não estava mais nos planos do Progressistas em 2020, que o MDB apareceu em cena.
O deputado João Madison entrou em contato com o Primeira Mão e disse que irá convidar Venâncio para migrar para a sigla, assim que possível.
Rodrigo Maia irá quinta-feira para Teresina
Por Samantha Cavalca
Rodrigo Maia estará em Teresina nesta quinta-feira (14). Na agenda do presidente da Câmara tem almoço com o governador Wellington Dias. O local do encontro é a residência oficial.
Maia fará viagens aos Estados com o objetivo de convencer governadores a ajudarem na aprovação da reforma da previdência. Vale lembrar que Maia é um dos maiores articuladores da reforma e tem trânsito com vários partidos da oposição.
Venâncio fora dos planos do Progressistas para 2020
Por Samantha Cavalca
Todas as siglas já se movimentam para 2020. Não somente para a Prefeitura de Teresina, mas também para compor uma chapa competitiva para vereadores, principalmente em uma eleição sem coligações proporcionais.
Nesse cenário, o Progressistas definiu que o vereador Venâncio está fora dos planos do partido. Ao blog, fontes relatam que a estrutura que Venâncio teria no partido já está sendo disputada.
Duelo: Georgiano versus Lima.
Por Samantha Cavalca
Como esperado, a Reforma Administrativa apresentada pelo governador Wellington Dias já contabiliza deputados insatisfeitos.
O caso mais notório Georgiano Neto. Ele pleiteava a SDR. Ela foi extinta e deu lugar a duas secretarias: Agricultura Familiar e a do Agronegócio.
A Secretaria de Desenvolvimento de Agricultura Familiar incorpora as funções da Coordenadoria de Combate à Pobreza Rural e a Coordenadoria de Psicultura. A Secretaria do Agronegócio absorve a função da Coordenadoria do Agronegócio dos Cerrados.
Quem ganhou a briga foi o PT, já que a Agricultura Familiar permanece sob indicação da sigla e continua com funções que proporcionam capilaridade por todo o Estado. A expectativa é que tenha um robusto orçamento.
Já o PSD de Georgiano deve indicar nome para a Agronegócio. Grupo próximo ao deputado aposta que a estrutura da nova secretaria, apelidada de Secretaria do Júlio (em referência ao pai de Georgiano, o deputado federal Júlio César), seja equivalente à antiga coordenadoria.
Nessa duelo, a vice-governadora Regina Sousa influenciou diretamente no resultado. O blog informou anteriormente que ela faria campanha para que o setor da Agricultura Familiar ficasse sob o comando dos petistas. Regina já tinha afirmado que essa pasta seria um elo forte entre Governo do Piauí e movimentos sociais.
Wellington Dias apresenta sua reforma administrativa; veja detalhes!
Por Samantha Cavalca
Em reunião fechada, que terminou agora há pouco no Palácio de Karnak, o governador Wellington Dias apresentou a reforma administrativa aos deputados que compõem sua base na Assembleia Legislativa.
Como já era esperado, Wellington reduziu drasticamente as coordenadorias. Ficaram apenas a de Comunicação Social, da Mulher e Enfrentamento às Drogas.
A CEPRO também será extinta, segundo informou Dias aos deputados, assim como a Fundação Hospitalar. Essas informações já haviam sido antecipadas pelo blog.
Outra mudança é a Secretaria do Trabalho e do Empreendendorismo que será incorporada à Secretaria da Assistência Social e da Cidadania. A Secretaria de Desenvolvimento Rural se torna a Secretaria da Agricultura Familiar. Governador também anunciou a criação da Secretaria do Agronegócio. A Secretaria da Mineração permanece.
Governador também comunicou que não chamará nenhum suplente pelos próximos meses.
A reforma administrativa será levada pelo governador Wellington Dias à Assembleia Legislativa até quinta-feira.
Wellington está reunido agora com deputados para definir espaços
Por Arimatéa Carvalho
Finalmente o governador Wellington Dias (PT) está definindo os espaços dos partidos aliados no governo. Neste momento, no Palácio do Karnak, começou a reunião com os deputados da base na Assembleia. Os dois aliados de maior peso são o Progressistas e o MDB.
Atualmente o Progressistas tem a Defesa Civil, Detran e Transportes. Esta última pasta deve ser fundida a outra duas secretarias, Obras e Transportes, formando assim uma supersecretaria.
O partido presidido pelo deputado estadual Júlio Arcoverde espera que o governador reconheça o papel fundamental da agremiação na reeleição para o quarto mandato. E, claro, mantenha no mínimo o mesmo naco administrativo.
Mais cedo, o blog ouviu o suplente de deputado estadual Mainha, do Progressistas, sobre ele assumir uma secretaria. Ele não negou, mas preferiu não comentar em respeito a uma negociação que ainda está em curso.
O nome de Arão Lobão, do Detran, é tido como certo para permanecer no comando do Departamento caso o órgão continue com o grupo político do senador Ciro Nogueira.
Em outra frente, no PTB, a deputada estadual Janaína Marques deve novamente ser secretária. Ela já explicou ao governador Wellington Dias que gosta mesmo é de gestão, atividade para o qual tem um natural talento. Assim sendo, prefere ser secretária e será atendida em seu pleito. Ela pode ocupar Cidades, que seria mantida no organograma.
Tererê vai para o PR e reforça candidatura de Dr. Hélio a prefeito
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Dr. Hélio (PR) conseguiu um reforço e tanto em sua jornada rumo à Prefeitura de Parnaíba. O ex-deputado estadual Tererê, que era do PTC, está indo para o PR e será candidato a vereador.
A ida de Tererê, sempre bem votado para cargos proporcionais mas nem tanto para executivos, vai ajudar Dr. Hélio numa candidatura a prefeito da segunda maior cidade do Estado no próximo ano.
"As conversas estão bem adiantadas e Tererê será muito bem-vindo no PR. O Tererê é um nome forte e tenho certeza que será bem votado, seja para vereador seja como vice", confirmou ao blog o deputado Dr. Hélio após encontro com Tererê.
Tererê chegou foi cogitado para ser o próximo vice-prefeito na chapa do prefeito de Parnaíba, Mão Santa, já que o atual, Samarone, tornou-se inimigo político do gestor. Mas a oposição foi mais hábil e fisgou o ex-deputado.
Alcolumbre faz visita a Elmano ; vídeo
Por Samantha Cavalca
Na noite de ontem (09), o presidente do Senado, David Alcolumbre fez uma visita informal ao senador Elmano Ferrer.
Na oportunidade, eles aproveitaram para discutir algumas pautas, como o projeto de Elmano que pretende criar a Comissão permanente de Segurança Pública do Senado.
Teresa Brito exige presidência de comissão ou vai à Justiça
Por Arimatéa Carvalho
A deputada estadual Teresa Brito exige a presidência da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Assembleia Legislativa. A parlamentar argumenta que "as comissões mais importantes, de maior peso na Casa, ficaram com a bancada do governo". "Mas nós também temos o direito, mesmo em menor número, de escolher qual comissão vamos presidir", avisa.
Ela é vice-líder da oposição, que tem 4 dos 30 deputados da Casa. Ela afirma que pode acionar a Justiça caso a oposição não consiga a presidência da Comissão. "Acionaremos na Justiça o cumprimento do regimento interno da Casa", garante.
Teresa afirma que a oposição pode requerer que a ocupação de todas as comissões aconteça por votação e não por acordo, como acabou de acontecer.
Dudu e Merlong são pré-candidatos do PT à Prefeitura de Teresina
Por Arimatéa Carvalho
O PT começa a definir no dia 16 deste mês, no Encontro do Diretório Municipal do PT de Teresina, a eleição para a Prefeitura de Teresina no próximo ano. Se depender da maioria dos integrantes do diretório municipal, haverá candidatura própria, mas eles não estão tão radicais: admitem, sim, uma composição com outros partidos, inclusive abrindo mão da cabeça de chapa.
No entanto, dois nomes já são trabalhados como os mais viáveis para uma candidatura própria: Merlong Solano, que é secretário de Governo e primeiro suplente de deputado federal, e o vereador Dudu Borges.
Dudu disse ao blog que seu nome está posto e ele se encontra à disposição do partido. Ele, inclusive, palestra no encontro do diretório municipal.
No mesmo evento, às 11h30 do dia 16, vão debater a eleição na capital a vice-governadora Regina Sousa, o presidente do PT, Assis Carvalho, e o veterano do partido Francisco Sales, sempre um militante aguerrido.
O evento será no Sindicato dos Bancários, das 8h às 13h, com o tema "PT: a nossa estrela não foge à luta".