Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 601 de 665Distribuição dos cargos federais causa mal estar
Por Samantha Cavalca
O blog antecipou em primeira mão alguns detalhes sobre a reunião da bancada em Brasília que debateu a distribuição dos cargos federais no Piauí. O primeiro ponto é que Assis Carvalho, Rejane Dias, Marcelo Castro e Fábio Abreu não farão indicações.
Ainda na reunião de quarta, parlamentares veteranos escolheram suas primeiras indicações de cargos. Na sequência, os “novatos” (que assumiram seus mandatos esse ano) também fizeram suas indicações.
Bastidores apontam que a distribuição nas primeiras opções ficaram assim:
1- Átila Lira - FUNASA
2- Ciro Nogueira - CODEVASF
3- Elmano Ferrer - DNIT
4- Iracema Portela - DNOCS
5- Júlio César- INCRA
6- Marina Santos - ?
7- Marcos Sampaio - ?
8- Margarete Coelho - SPU e PESCA
9- Flávio Nogueira - INSS
Acontece que esse esquema criou um mal estar entre Marcos Aurélio Sampaio e Marina Santos com ao demais membros da bancada federal.
Fontes relatam ao blog que a deputada Marina Santos já conversou com seu círculo próximo, que considerou injusta essa divisão. Essas mesmas fontes afirmaram que Mariana teria dito que só ela trabalhou por Bolsonaro.
Já no caso de Marcos Aurélio, interlocutores do mdebista disseram ao blog que “do jeito que está aí não vamos indicar nada. Se necessário, vamos convocar a bancada federal do MDB para levar a questão do Piauí ao governo federal". Esses interlocutores acreditam que a melhor opção seria sorteio.
Vale destacar, no caso de Marina, que Evaldo Gomes estaria em conversa com o PSL. Se ela for para a sigla de Bolsonaro, ela poderá ter prioridade.
No meio de todas essas questões, integrantes do PSL no Piauí também afirmaram ao blog que “podem até não indicar, mas que farão caça às bruxas em relação aos nomes que não apoiaram Bolsonaro".
O blog ainda lembra que o deputado Átila Lira, coordenador da bancada federal piauiense, tem uma forte relação política com o Ministro-Chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
O certo mesmo, até o momento, é a exigência do governo federal que todas as indicações devem preencher o requisito da tecnicidade.
Luís André se encontra com Luciano Bivar; vídeo
Por Samantha Cavalca
Em Recife, o vereador do PSL Luís André esteve, na manhã de hoje (08), com o presidente nacional da sigla de Bolsonaro, Luciano Bivar.
“A conversa foi sobre os rumos do PSL no Piauí”, afirmou o vereador ao blog. Luís André disse ainda que durante a conversa com Bivar, o deputado federal afirmou que, independente do futuro da sigla no Piauí, pretende contar com o apoio do vereador para o crescimento do partido em nível regional.
“Bivar incentivou nossa reeleição a vereador em 2020 e pediu para eu amadurecer sobre uma candidatura a federal em 2022. Ele garantiu que o partido me apoiaria nessa empreitada”, comenta o vereador de Teresina.
Veja vídeo:
Elmano: “Estou muito bem no PODEMOS”
Por Samantha Cavalca
Por Brasília, muito se fala sobre a possibilidade do senador Elmano Ferrer migrar para outra sigla. Ele é amigo do presidente do Senado e por isso surgiu especulação que o parlamentar piauiense poderia ir para o DEM. Questionado pelo blog, Elmano afirmou: “estou muito bem no Podemos”.
Com a declaração, Elmano pretende por fim às especulações. Ele acrescentou que sua sigla passou de cinco para oito senadores. “Vamos crescer mais”, profetizou Elmano.
Senador Elmano também faz pedidos para ministra que vem ao Piauí
Não é somente o deputado federal Júlio César (PSD) e o ex-deputado Heráclito Fortes que disputam a atenção e levam demandas para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que virá ao Piauí na próxima semana.
Em audiência com Tereza Cristina, o senador Elmano Férrer (PODEMOS) pediu atenção a importantes projetos de irrigação do Piauí: o perímetro irrigado na cidade de Guadalupe, na região sul do Piauí, os Platôs de Guadalupe, terras férteis e promissoras, além do Perímetro Irrigado Tabuleiros Litorâneos do Piauí, na região Norte.
A ministra terá uma agenda na região Nordeste e visitará, na cidade de Parnaíba, a produção de alimentos orgânicos nos Tabuleiros Litorâneos.
Júlio e Heráclito disputam maior influência junto à ministra: Júlio queria levá-la aos Cerrados, mas Heráclito prefere ao litoral. Nessa queda de braço, Elmano também tem suas demandas.
Bivar diz que qualquer decisão só depois de conversa com o PSL
Por Samantha Cavalca
O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, conversou com o blog sobre a informação repassada pelo deputado Evaldo Gomes a respeito do convite para ingressar na sigla de Bolsonaro.
Bivar disse que teve uma “conversa produtiva” com o piauiense e que aproveitou para explicar sobre as diretrizes do PSL. O presidente também mencionou que nada foi definido e que qualquer decisão passará também pelos membros que compõem o PSL no Piauí.
Evaldo Gomes é convidado para assumir PSL no Piauí
Por Samatha Cavalca
Por Brasília, o deputado estadual Evaldo Gomes esteve reunido com o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar. Ele confirmou ao blog que foi convidado pelo presidente da sigla do presidente Jair Bolsonaro para assumir a liderança do partido no Piauí.
Evaldo conversa com a deputada federal Marina Santos sobre a possibilidade. Nesse caso, ela ingressaria no partido. Ele também conversou sobre a questão com o senador Ciro Nogueira e com o prefeito de Teresina, Firmino Filho.
Ao blog ele também afirmou que está afinadíssimo com Firmino e que ficou de dar uma resposta a Bivar na terça-feira.
Cargos federais: Indicações permanecem quase iguais
Por Samantha Cavalca
Como antecipado pelo blog, em primeira mão, hoje a bancada federal se reuniu em Brasília para definir sobre a divisão dos cargos federais e critérios de indicação.
Os petistas Assis Carvalho e Rejane Dias não participaram, assim como o mdebisha Marcelo Castro. Ao contrário do que foi especulado, tanto Fábio Abreu quando Flávio Nogueira participaram da reunião.
No encontro, Abreu decidiu não indicar qualquer cargo. Interlocutores informaram ao blog que o deputado considera incoerente fazer indicações no governo federal e não participar das votações, já que assumirá a Secretaria de Segurança Pública.
O deputado Átila Lira, coordenador da bancada piauiense, ao lado de Ciro Nogueira e Elmano Ferrer, conduziu as tratativas no encontro. Bastidores da reunião apontam que a bancada decidiu que os parlamentares antigos mantém os cargos. Os recém chegados no Congresso vão se entender entre eles a respeito dos cargos remanescentes. Os novatos nesta legislatura são: Margarete Coelho, Marcos Aurélio Sampaio, Flávio Nogueira e Marina Santos.
A reunião entre esses quatro nomes deve ocorrer pela manhã desta quinta-feira. Uma vez decidida essa questão, Átila vai encaminhar as solicitações ao ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Presidente do Sebrae ganha homenagens
Por Arimatéa Carvalho
O presidente do Sebrae Nacional, ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, recebeu cumprimentos de diretores e dos servidores do Sesi e do Sebrae, nos dias 4 e 5, respectivamente, pela passagem de seu aniversário, comemorado no dia 4.
As festas foram organizadas pelos próprios funcionários, com direito e discursos e presentes. No Sesi, a comemoração contou com a presença do filho Sérgio Henrique.
Flávio Nogueira é eleito vice-presidente de Frente Parlamentar
Por Samantha Cavalca
O deputado federal Flávio Nogueira foi eleito vice-presidente da Região Nordeste da Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas e Entidades Filantrópicas.
Flávio tem experiência, já que foi durante 20 anos diretor clínico do Hospital São Marcos. Nesse período ele ajudou a tornar a instituição referência no combate ao câncer.
Ministra da Agricultura vai somente para Parnaíba
Por Samantha Cavalca
O deputado federal Júlio César já tinha anunciando sua intenção de levar a ministra da Agricultura Tereza Cristina para conhecer as áreas do agronegócio no sul do Piauí. Pelo visto, ficará para outra oportunidade. Em virtude da agenda da ministra, a visita aos agricultores da região do Piauí não acontecerá em fevereiro como era previsto.
O fato é que Tereza Cristina manteve em seu itinerário a visita aos Tabuleiros Litorâneos no norte do estado. Essa parte da viagem ministerial teve como interlocutor o ex-deputado Heráclito Fortes. Ele fez a proposta para a ministra que logo pediu para a sua assessoria acertar com o prefeito de Parnaíba, Mão Santa. Assessores de Mão Santa confirmaram ao blog que até as reservas de hotéis já foram realizadas.
O DEM, partido de Tereza Cristina, é cada vez mais forte no cenário nacional. Além de Tereza, possui mais dois ministérios: Casa Civil com Onyx Lorenzoni e Saúde com Luiz Henrique Mandetta. Sem falar que possui os comandos da Câmara, com Rodrigo Maia, e do Senado, com David Alcolumbre. Toda essa força também deve se refletir em Heráclito Fortes que ganhou o primeiro round contra Júlio César e mostrou força no governo Bolsonaro. Fontes em Brasília relatam que Heráclito é um conselheiro da ministra.