Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 605 de 665Piauiense assume comando nacional de marketing do Sebrae
Por Arimatéa Carvalho
O jornalista Mussoline Guedes vai assumir no dia 4 de fevereiro, próxima segunda-feira, a Unidade de Gestão de Marketing do Sebrae Nacional, em Brasília.
"Já fui a Brasília, conheci tudo por lá e conversei com toda a equipe", resumo o jornalista, com larga experiência em redações e assessoria de imprensa.
Ele se afastou hoje do cargo de assessor de imprensa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), um dos mais cobiçados do Piauí e já ocupado por jornalistas de renome como Deoclécio Dantas, Cláudia Brandão e Cinthia Lages.
A ida de Mussoline Guedes para o Sebrae nacional mostra que o presidente da instituição, João Henrique de Almeida Sousa, está privilegiando a prata da casa. E, claro, colocando alguém de sua estrita confiança em um cargo estratégico para sua gestão.
Agora a reforma será mini; em julho, mais ampla
Por Arimatéa Carvalho
O prefeito Firmino Filho (PSDB) vai fazer uma pequena reforma administrativa agora em fevereiro, com algumas trocas e ajustes no secretariado. Já em julho, as mudanças serão mais amplas.
O vereador Gustavo de Carvalho (Pen-Patriotas, a foto neste post), que tem como principal base eleitoral seu trabalho no Shopping da Cidade, vai comandar a Secretaria Municipal de Economia Solidária (Semest), hoje com o vereador Ricardo Bandeira (PSL). A ida de Gustavo para a Semdest puxa para a Câmara de Vereadores da capital o suplente Eduardo Aguiar, atual presidente da Prodater.
O vereador Caio Bucar (PRTB) vai para a Eturb, dando lugar ao suplente Stanley Freire, filho do apresentador de TV Silas Freire (PR).
O superintendente de Transporte e Trânsito (Strans), Carlos Daniel, deve ceder a cadeira para José João Braga, da Semplan, um nome que o prefeito Firmino Filho tem como curinga em suas gestões.
Há uma dúvida ainda: se o vereador Gustavo Gayoso, do Solidariedade, vai assumir secretaria. Ele daria lugar na Câmara de Teresina ao suplente Edvan Silva, que já foi vereador da capital. Mas essa alteração está sujeita ao prefeito confirmar a aliança com o presidente do Solidariedade no Paiuí, deputado Evaldo Gomes. Essa costura parecia finalizada, mas o apoio de Evaldo ao presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, na eleição da próxima sexta-feira, pode ser comprometido a parceria. Se o senador Ciro Nogueira pedir ao prefeito, ele desfaz a aliança com Evaldo.
Em julho, a reforma será mais abrangente, inclusive porque estará mais próximo das eleições municipais.
Candidato de Firmino não precisa ser do PSDB
Por Samantha Cavalca
Nas conversas de bastidores sobre a sucessão na Prefeitura de Teresina alguns pontos são sempre recorrentes. O primeiro é que Firmino Filho terá o apoio de Ciro Nogueira. O segundo é que o núcleo do prefeito já avalia nomes de mulheres para compor a chapa majoritária e o terceiro é que o candidato não precisaria ser do PSDB.
Nesse terceiro quesito, Evandro Hidd se antecipou e convidou, novamente, o professor Charles Silveira para se filiar ao PDT. Charles certamente é um nome bem cotado por Firmino.
Firmino e Jeová: reatando
Por Samantha Cavalca
O prefeito de Teresina, Firmino Filho esteve sábado com o presidente da Câmara de Vereadores, Jeová Alencar. Ao blog, Firmino disse que o diálogo foi bom e que eles estão “reatando”.
A aproximação de Jeová com Firmino também se reflete em bom relacionamento com os aliados do prefeito. Hoje o presidente da Câmara também esteve na Fundação Municipal de Saúde conversando com Charles Silveira e Evandro Hidd.
Cardápio à moda de Themístocles Filho
Por Samantha Cavalca
Com a fatura liquidada em relação às eleições na Alepi, o deputado Henrique Pires vai oferecer na sua residência uma almoço em comemoração a iminente vitória de Themístocles Filho.
Além dos deputados apoiadores, o almoço deve contar com a presença de Marcelo Castro.
Bloco de oposição oficializa apoio a Themístocles
Por Samantha Cavalca
O deputado Evaldo Gomes informou ao blog que o bloco da oposição oficializou apoio a Themístocles Filho.
Esse último movimento em relação às eleições na Alepi praticamente líquida a fatura em favor de Themístocles.
Ministra da Agricultura confirma visita ao Piauí
Por Samantha Cavalca
A ministra da Agricultura Tereza Cristina confirma vinda ao Piauí no dia 14 de fevereiro. A informação foi repassada ao blog pelo deputado federal Júlio César que esteve com a ministra na tarde de hoje em Brasília.
Desde que assumiu, a ministra esteve em contato com deputado Júlio. No encontro de hoje, ambos debateram sobre dados apresentados por ele sobre agricultura familiar e crédito rural.
A data já foi fechada, mas o roteiro ainda não. A ideia é levar a ministra até os municípios de Bom Jesus e Uruçuí para se reunir com agricultores da região. Picos também deve receber a visita de Tereza Cristina.
Fernando Monteiro: “não sou candidato à presidência da Alepi e voto no Hélio“.
Por Samantha Cavalca
O deputado estadual Fernando Monteiro desmente notícia veiculada na imprensa que ele seria candidato à presidência da Assembleia. Ao blog, disse que desmente em alto e bom som e aproveitou para reforçar seu apoio à Hélio Isaías.
Já os progressistas avaliam que não darão relevância a mais uma fake news. Uma outra avaliação de integrantes da sigla é que a questão não passa de desespero da ala liga a Themístocles Filho.
Júlio Arcoverde e Themístocles em clima de harmonia
Por Samantha Cavalca
Júlio Arcoverde disse ao blog que só haverá consenso se for em torno do nome de Hélio Isaías, mas nem por isso o clima entre Progressistas e Themístocles anda tão acirrado como pinta parte da imprensa piauiense.
Em encontro hoje na Alepi, Júlio Arcoverde e Themístocles Filho até posaram para foto. Júlio aproveitou para pedir o voto do atual presidente da Alepi em Hélio.
Regina Sousa alfineta Moro e Bolsonaro
Por Samantha Cavalca
Em sua conta no Twitter, a governadora em exercício do Piauí, Regina Sousa, não poupou o ministro da Justiça Sergio Moro e o presidente Jair Bolsonaro.
“E o Moro? Esse silêncio ensurdecedor incomoda. Bolsonaro deu um golpe bem dado, tirou de circulação o único juiz que poderia prendê-lo”, escreveu Regina.
No mesmo tuíte, Regina ainda disse que se Moro saísse do governo, nem advogado poderia ser. Segundo a publicação da governadora, “Dizem que não passou no exame da OAB”.
Regina não é a única a pedir explicações sobre o caso Flávio Bolsonaro. Por Brasília, a avaliação é que Fabrício Queiroz se tornou coadjuvante e Flávio assumiu o protagonismo de maneira negativa. O governo teme que desdobramentos desse caso comprometam as reformas econômicas, já que a oposição vai usar os últimos acontecimentos para cobrar explicações do Presidente.