Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 606 de 665Secretária Graça Moraes Souza ataca apresentador
Por Arimatéa Carvalho
A secretária municipal de Infraestrutura de Parnaíba e filha do prefeito, Graça Moraes Souza, atacou duramente o apresentador da Rede Meio Norte, Ieldson Vasconcelos, em sua rede social. Segundo a filha do prefeito Mão Santa, Ieldson defende o Governo do PT de todas as formas em troca de dinheiro.
O ataque ao apresentador é, antes de mais nada, injusto. Em seu programa diário na Rede Meio Norte, ele sempre abriu espaço para entrevistas e reportagens com políticos de todas as tendências, inclusive os mais ferrenhos opositores do governo petista.
Se Ieldson tem suas simpatias como comunicador, isso nunca foi impedimento para opinições contrárias em seu progama diário.
Além disso, a virulência do ataque é também contra a imprensa, que precisa trabalhar em um ambiente de liberdade para criticar e expressar os mais diversos pontos de vista a respeito de políticos e suas gestões.
Como governador, Mão Santa sempre foi tolerante a críticas (que eram muitas) dos jornalistas. Pelo visto, mudou a orientação de respeito à liberdade de imprensa em sua gestão na segunda maior cidade do Piauí.
Franzé diz que haverá posicionamento unitário da bancada
Por Samantha Cavalca
O deputado estadual Franzé Silva disse ao blog que ontem as conversas com os deputados petistas giraram em torno de “haver um posicionamento unitário da bancada” em relação à eleição da Alepi.
Assis Carvalho comemora já que essa união se dará em torno do nome de Hélio Isaías. O blog perguntou se o voto de Franzé estava fechado com o candidato do progressistas, o deputado federal disse que Franzé “nunca nem abriu”.
Onyx Lorenzoni vai conversar com Fábio Abreu
Por Samantha Cavalca
O Ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, já mandou interlocutor agendar conversa com o Deputado Federal Fábio Abreu. A informação foi confirmada pelo próprio Abreu que disse ao blog que encontro ficou para depois da posse.
Abreu será Secretário de Segurança do Governador petista Wellington Dias. Onyx é um dos escalados para manter diálogo aberto entre governo federal e Congresso.
Ministra da Agricultura vem ao Piauí em fevereiro
Por Samantha Cavalca
O deputado Júlio César informou ao blog que a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deverá ir ao Piauí no dia 13 de fevereiro.
Júlio estará em Brasília essa semana e vai se encontrar pessoalmente com a Ministra para bater martelo em relação a data e roteiro em solo piauiense.
Pelo Ministério da Agricultura sabe-se que a prioridade do novo governo é levar projetos para o Nordeste que contribuam para a geração de renda e cidadania para a população.
“Vamos intensificar a campanha”, avisam progressistas
Por Samantha Cavalca
“Vamos intensificar a campanha do Hélio a partir desta semana”. O aviso é do senador Ciro Nogueira e do presidente do Progressistas no Piauí, deputado estadual Júlio Arcoverde.
Eles retornam ao Piaui e a meta é intensificar a campanha de Hélio Isaias para a presidência da Assembleia.
O deputado estadual Júlio Arcoverde tem reunião com o prefeito de Teresina, Firmino Filho, e o senador Ciro Nogueira vai retomar diálogo com os deputados estaduais.
Ao blog, o senador afirmou que já começa nesta segunda-feira.
Filha de Mão Santa dispara contra oposição: “crime organizado”
Por Samantha Cavalca
Print vazado do grupo de WhatsApp "Apoio Gestão Mão Santa" eleva a temperatura no embate político que tomou de conta da cidade de Parnaíba.
A filha do prefeito Mão Santa, a secretária de Infraestrutura Maria das Graças Moraes Sousa, chamou de “crime organizado” a reunião de vereadores que hoje integram a oposição ao prefeito de Parnaíba.
Filha de Mão Santa dispara contra oposição: “crime organizado”
Por Samantha Cavalca
Print vazado do grupo de WhatsApp "Apoio Gestão Mão Santa" eleva a temperatura no embate político que tomou de conta da cidade de Parnaíba.
A filha do prefeito Mão Santa, a secretária de Infraestrutura Maria das Graças Moraes Sousa, a Gracinha, chamou de “crime organizado” a reunião de vereadores que hoje integram a oposição ao prefeito de Parnaíba.
Fontes na Prefeitura da cidade afirmam que o alvo do descontentamento de Gracinha seria o vereador Daniel Miranda.
Núcleo próximo a Mão Santa atribue a ele articulação que derrotou o prefeito na Câmara de Vereadores da cidade e que desencadeou brigas sucessivas em relação à concessão do abastecimento de água em Parnaíba.
Átila Lira: “estive com Onyx para tratar de interesses da bancada”
Por Samantha Cavalca
O deputado Átila Lira confirmou ao blog que esteve com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, para tratar de assuntos de interesse da bancada federal piauiense.
Átila, como coordenador da bancada, falou ao Primeira Mão que a conversa foi sobre as indicações dos cargos federais: “Onyx disse que essa questão só será resolvida em fevereiro, inclusive como se daria as indicações políticas e técnicas".
Sobre seu futuro partidário, Átila corroborou a informação já noticiada pelo blog: não irá para o PSL. Também afirmou que tem muita proximidade com integrantes do Progressistas, mas que recebeu convites do DEM e PSDB.
O blog ainda questionou Átila Lira sobre a especulação de que ele estaria no grupo que quer manter Avelino Neiva à frente da Codevasf. “Não depende só de mim, mas já conversei com Onyx e expûs minha posição de manter Avelino Neiva como presidente da Companhia”, finalizou o deputado.
Governadora Regina Sousa questiona decisão judicial
Por Samantha Cavalca
A governadora do Piauí em exercício, Regina Sousa, comentou sobre a decisão do ministro do STF, Luiz Fux, que suspendeu provisoriamente as investigações sobre as movimentações atípicas envolvendo o ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz.
Ao blog, Regina Sousa questionou: "Ainda temos STF?". A governadora ainda disse que “é inacreditável que um ministro tome uma decisão só porque o filhinho do papai pediu”.
“Quais os fundamentos?! Eu conhecia prisão preventiva, mas proteção preventiva não. Depois tem ministro e ministra amofinado dizendo que querem apequenar o STF, quando é ele próprio que se apequena com essas atitudes parciais e submissas”, finaliza Regina Sousa.
Política é política, irmãos a parte
Por Samantha Cavalca
Como o blog já tinha antecipado, o caminho de Átila após sair do PSB deve ser o Progressistas, sigla de Ciro Nogueira que apoia Firmino Filho. O senador já declarou que em 2020 vai manter o compromisso com o Prefeito de Teresina. Ligando a tecla SAP: Ciro deve apoiar o candidato escolhido por Firmino para sucedê-lo à frente da PMT.
A oposição de Firmino começa a se articular também. Um dos nomes é o de Jeová Alencar, considerado o nome mais anti-Firmino até o momento. O presidente da Câmara tem como fiel escudeiro o ex-vereador Antônio José Lira.
Mais uma vez, os irmãos Lira estarão em lados opostos da política.