Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 607 de 665Ministra da Agricultura virá ao Piauí
Por Samantha Cavalca
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já manifestou interesse de conhecer de perto as áreas do agronegócio do Nordeste e isso inclui o sul piauiense, conhecido por sua produção de soja.
Em encontro com o deputado federal Júlio César, a ministra já tinha manifestado interesse no desenvolvimento agrário do Piauí, como informou o próprio parlamentar.
Quem informa também ao blog que Tereza irá ao Piauí é o presidente do PSL no Piauí, Fábio Sérvio. “Falta apenas ela confirmar a data exata, mas será em fevereiro”, diz Sérvio.
João Henrique almoça com Bolsonaro e terá audiência para parceria no Sebrae
Por Arimatéa Carvalho
O presidente nacional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), João Henrique de Almeida Sousa, participou nesta quarta-feira de almoço oferecido pelo presidente Jair Bolsonaro ao presidente da Argentina, Maurício Macri, no Palácio do Itamaraty.
João Henrique aproveitou para conversar com Bolsonaro e adiantou que solicitará audiência com o presidente para discutir ideias e projetos do Sebrae de incentivo aos micro e pequenos empreendedores.
João Henrique e Jair Bolsonaro foram colegas de Câmara dos Deputados durante os três mandatos do hoje presidente do Sebrae.
Major Diego Melo é eleito o novo presidente da Associação dos Oficiais da PM
Por Arimatéa Carvalho
O major Diego Melo tornou-se o novo presidente eleito da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Piauí (Amepi) com mais de 83% dos votos.
O ex-presidente da Amepi, tenente coronel Carlos Pinho, parabenizou o novo presidente e toda a diretoria eleita. “Desejo uma gestão de sucesso e de grandes conquistas em prol da categoria representada”, pontuou.
Major Diego Melo afirmou que vai continuar lutando em defesa dos oficiais militar estadual. “Vamos trabalhar para que a Amepi avance na legalidade, na moralidade na luta em defesa pela categoria”, afirma.
Logo após a eleição, os novos representantes da associação se reuniram junto com os amigos apoiadores e familiares na aérea de lazer da Amepi para comemorar a vitória.
Perfil do presidente
Major Diego Melo Major Diego é membro da Polícia Militar do Piauí, natural de Teresina - PI, compõe as Ações Táticas Especiais, Piloto de Helicóptero, presidente da Associação dos Oficiais Militares do Piauí-AMEPI, Bacharel em Direito e em Segurança Pública, e Especialista em Gestão da Segurança Pública e Ciências Criminais.
Evaldo vai ter secretaria na reforma de Firmino Filho; veja nomes
Por Arimateá Carvalho
O Solidariedade está alinhado ao prefeito Firmino Filho (PSDB) e, na reforma administrativa que o prefeito vai anunciar em fevereiro, o deputado estadual Evaldo Gomes vai indicar uma secretaria. Perguntando pelo blog, o deputado desconversou a indicação, dizendo que não acertou cargo nenhum com o prefeito, embora os dois estejam mesmo em rota de união política.
A aproximação de Firmino e Evaldo foi costurada pelo senador Ciro Nogueira. Se o nome para a secretaria for o do vereador Gustavo Gayoso, então assume na Câmara o suplente Edvan Silva, que já foi vereador.
UM NOVO VEREADOR
A ida do vereador Fábio Dourado para o Solidariedade, inclusive, contou com a aprovação do prefeito Firmino Filho. Na Câmara de Vereadores de Teresina, o que se comenta é que Evaldo vai puxar um segundo vereador para o partido. Mas ele diz que não tem nada de concreto e se recusa a citar nomes.
NOVO SECRETARIADO
Evaldo Gomes também negou que a deputada federal Marina Santos, do Solidariedade, vá assumir a Fundação Municipal de Saúde, dando lugar ao suplente de vereador Silas Freire na Câmara Federal. Nesse caso, a negação é confirmada pelo fato de Marina e seu marido, Marcus Vinicius, junto com os filhos, estarem se mudando em definitivo para Brasília na próxima segunda-feira, dia 21, inclusive com os filhos matriculados em escolas na capital federal.
Quanto à reforma administrativa de Firmino Filho, ele deve chamar pelo menos três vereadores para assumir secretarias:
Gustavo de Carvalho – Sai para assumir a Prodater e dar lugar ao suplente Eduardo Aguiar, que hoje é o presidente da Prodater.
Neto do Angelim – Sai para assumir a SDU Sul, dando lugar na Câmara ao suplente Roberto Viana, também da confiança do prefeito.
Caio Bucar – Sai para dar lugar na Câmara ao suplente de vereador Stanley Freire, filho de Silas Freire. Nesse caso, a mudança não é para agora, pois Stanley vai se submeter a cirurgia no final deste mês e Caio também enfrenta problemas de saúde.
PTB fecha questão e fica com Hélio Isaías
Por Samantha Cavalca
A deputada Janaína Marques viajou, mas antes de aproveitar o recesso com a família, ela esteve com o deputado Nerinho e fecharam questão em relação à eleição da Assembleia.
Ao blog, Nerinho disse que debateram sobre o que seria melhor para a Alepi e para o PTB, e ambos chegaram ao consenso em torno do nome de Hélio.
Manato e líder do Solidariedade reforçam parceria
O deputado federal Carlos Manato, do PSL do Espírito Santo, foi nomeado secretário especial para a Câmara Federal, para auxiliar o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na articulação política com os deputados.
Amigo do advogado e membro da direção do Solidariedade, Flávio Júnior, eles se encontraram para conversar sobre política. O Solidariedade apoia a reeleição do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, assim como o PSL de Manato.
Flávio Júnior é um elo de ligação entre o Governo Federal e o Piauí, pois tem bom trânsito com lideranças do Planalto e do partido do presidente. “Estou sempre a serviço do Piauí”, diz o advogado, que já presidiu o partido no Estado e continua na cúpula junto com o o presidente Paulinho da Força.
O Solidariedade tem uma deputada federal, a médica Marina Santos, pelo Piauí. E o marido dela, que foi candidato ao Senado, Marcus Vinicius, ocupará cargo nacional na estrutura do partido.
Paulo Pimenta diz que PT vai recorrer a STF contra decreto de armas
Por Samantha Cavalca
Em entrevista ao vivo, durante o quadro Jogo do Poder na TV Meio Norte, o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta, disse ao blog que vai entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra o decreto de Jair Bolsonaro (PSL), que facilitou a comercialização e posse de armas.
“Esse decreto extrapola os limites da competência do Executivo estipulados pela lei. O decreto das armas invade a competência do Poder Legislativo”, disse Pimenta.
Segundo o líder do PT na Câmara, ele vai ao STF hoje ou, no máximo amanhã, contra o decreto de Bolsonaro.
Heráclito e Rubenita pelo Piauí
Por Samantha Cavalca
Pelos bastidores de Brasília, que tratam principalmente da indicação de cargos federais, uma dupla piauiense pode fazer a diferença: a advogada Rubenita Lessa e o deputado federal Heráclito Fortes.
Heráclito é amigo do ministro Onyx Lorenzoni e Rubenita Lessa, amiga da ministra Damares Alves.
Eles se conheceram em coquetel no Itamaraty. Na época, Rubenita relatou ao blog que Heráclito nutria uma vontade de conhecê-la, já que seu nome circula bem nos bastidores da política, inclusive no meio próximo a Bolsonaro.
Regina Sousa sobre a Alepi
Por Samantha Cavalca
Regina Sousa também acompanha as movimentações para as eleições da Alepi. Ao blog ela disse que acredita que essa questão só será definida dia 30 ou 31 de janeiro.
Na reunião do PT, que ocorreu ontem, ela afirma que foram tratados assuntos relativos ao futuro da sigla.
Famílias Silva e Moraes Souza brigam após crítica de Mãosantinha
As duas famílias políticas mais tradicionais do litoral do Piauí, os Silva e os Moraes Souza, estão em pé de guerra em Parnaíba. Tudo começou quando o filho do prefeito Mão Santa, Mãosantinha, postou em rede social que a culpa da falta de desenvolvimento da Pedra do Sal, única praia de Parnaíba, é culpa da família Silva, que é dona da maioria das terras da região e atravanca o avanço turístico do local.
Os sobrinhos do ex-governador Alberto Silva, Herbert e Evangelina, filho de João Silva, reagiram. Evangelina disse que Mãosantinha quer retirar a responsabilidade da prefeitura, essa sim responsável pela falta de estrutura e abandono da bela Pedra do Sal.
Amigos dos dois lados compraram a briga, que prossegue nos blogs e redes sociais. As famílias Silva e Moraes Souza eram aliadas.