Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 608 de 665Firminos se evitam: distanciamento ou rompimento mesmo?
Por Arimatéa Carvalho
No aniversário do ex-vereador de Teresina Luiz Humberto, o Sebim, o prefeito da capital, Firmino Filho, compareceu para prestigiar o importante líder político da região da Socopo. A ausência notada foi do sobrinho de Firmino, o deputado estadual Firmino Paulo.
No final de semana, foi a vez de Luciana Sebim, filha do ex-vereador e presidente do PSDB municipal, comemorar seu aniversário reunindo lideranças e políticos em sua casa na Socopo. Desta vez o deputado estadual Firmino Paulo foi. Mas o prefeito Firmino Filho, também convidado, não apareceu.
Era comentário no aniversário. A troca de "ausências" alimentou a informação, já colocada no quadro Jogo do Poder, que eles estão rompidos.
É bom lembrar que Firmino Paulo foi eleito a primeira vez graças ao apoio de Firmino Filho. No entanto, em 2018, Firmino concentrou suas fichas na própria esposa, dona Lucy Soares, que se elegeu para um primeiro mandato.
Enquanto isso, Firmino Paulo contou com o restante da própria família e, claro, do Progressistas, seu novo partido. Ambos não escondem um distanciamento, mas evitam falar em rompimento.
O presidente do PSDB, Luciano Nunes, assim como o suplente de deputado federal Mainha e a mãe do senador Ciro Nogueira, dona Eliane, também estavam no aniversário abraçando Luciana Sebim, que será candidata a vereadora e espera o apoio de Firmino.
Wellington Dias e sua postura cristã
Wellington Dias continua falando em entendimento quando o assunto é a eleição na Alepi. Questionado se sua viagem a Israel reforça neutralidade em relação ao pleito, Dias responde que “reforça sua posição cristã em conhecer a Terra Santa”.
Wellington se esquiva em relação a se manter neutro.
Luciana Sebim é candidata a vereadora
Por Samantha Cavalca
Aproveitando a comemoração de seu aniversário, a presidente municipal do PSDB, Luciana Sebim, aproveitou para fortalecer seu nome para disputa a vereadora de Teresina.
Luciana, além de boas relações com lideranças políticas e de bairros, já conta com adesões de outros seguimentos dentro do seu partido, como o de André Santos, hoje vice-presidente nacional do Diversidade Tucana.
Hélio Isaías diz que sairá vitorioso
Por Samantha Cavalca
Em entrevista à TV Meio Norte, o deputado estatal Hélio Isaías disse que “não tem dúvidas que sairá vitorioso” das eleições na Alepi.
Ele aproveitou a oportunidade para dizer que não existe chances de retirar sua candidatura: “Sou candidato graças a uma composição de partidos. Não é só o Hélio Isaías”.
Jeová Alencar: o anti-Firmino
Por Samantha Cavalca
O presidente da Câmara de Vereadores, Jeová Alencar, nunca escondeu que mira na Prefeitura de Teresina.
Jeová está em compasso de espera e aguarda alguns lances, como o resultado das eleições na Alepi. Isso poderá definir inclusive seu futuro partidário.
A avaliação do grupo próximo a Jeová é que ele só irá para o MDB se tiver a garantia que será o candidato a prefeito da sigla. O motivo é que não compensaria disputar uma eleição para vereador em uma sigla que também traria nomes como Robert Rios, Zé Nito e Dr. Pessoa, já que nas próximas eleições não haverá coligações proporcionais.
Para 2020 temos uma certeza na sucessão à Prefeitura de Teresina: Firmino Filho apoiará algum candidato. Em termos de polarização política, ganhará atenção quem se estabelecer como o anti-Firmino e até o momento esse nome é Jeová Alencar.
Wellington defende nome de Maia para eleição da Câmara
Por Samantha Cavalca
Em entrevista à Folha de São Paulo, o governador Wellington Dias defende o nome de Rodrigo Maia para a eleição na Câmara. Na reportagem, o governador do Piauí disse que, mesmo com o apoio do PSL, os entendimentos iniciados com o PT para apoiar Maia não podem ser descartados.
A fala de Wellington reforça que Maia deve ter o apoio de petistas, embora não oficialmente. Pela Executiva Nacional do PT, a entrevista de Dias também soou como se o governador começasse a ocupar espaço diferenciado na liderança nacional do PT.
Vereador Fábio Dourado vai para o Solidariedade
Por: Samantha Cavalca
Fábio Dourado vai para o Solidariedade de Evaldo Gomes. O vereador atualmente integra a base do prefeito Firmino Filho.
Dourado também era cortejado pelo PR. Bastidores apontam que a negociação com o Solidariedade durou dois meses e foi acompanhada de perto pelo Palácio da Cidade. Uma outra informação, já antecipada pelo blog, é que Evaldo Gomes e Firmino Filho estão se aproximando novamente.
Maia descarta o PT, mas só oficialmente
Maia descartou PT, certo? Não é bem assim. O descarte oficial aconteceu, mas por debaixo dos panos, ele segue conversando com parlamentares petistas.
A intenção do presidente da Câmara ao descartar a turma do Partido dos Trabalhadores, para agradar o PSL, não foi tão verdadeira assim.
Se Maia não tomou café à toa com Wellington Dias, o que será que pesselistas vão dizer sobre isso?
Por Samantha Cavalca
Coronel Julia ou Lindomar Castilho para comandar a PM
Por Samantha Cavalca
O blog já tinha antecipado que a Coronel Julia era a favorita para comandar a Polícia Militar do Piauí. Dentro da PM, se fala que ela tem apenas um concorrente, o também Coronel Lindomar Castilho.
Se Julia for a escolhida, ela se torna a primeira mulher a comandar a PM no Piauí. Nas redes sócias ela recebeu o apoio da professora Marinalva Santana, que é um dos membros fundadores do movimento Matizes e tem trabalho reconhecido na área de Direitos Humanos.