Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 609 de 665Enquanto isso na Prefeitura de Teresina
Por Samantha Cavalca
No Palácio da Cidade, prefeito Firmino Filho avisa que mudanças administrativas só próximo mês. Assim como Wellington Dias, que só deve anunciar os nomes que farão a composição do seu primeiro escalão no mesmo período.
Integrante do círculo próximo de Firmino diz que ele também quer esperar resultado da Assembleia.
Regina Sousa: “vou cuidar dos excluídos”
Por Samantha Cavalca
A vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, voltou a falar sobre sua indicação para a Secretaria de Administração: “lá é um lugar que eu não iria”.
Ao blog, Regina disse também que “tudo que rola por aí é especulação”, mas que “algumas coisas podem coincidir no final”. Ela disse também que vai cuidar dos excluídos e para isso é melhor sem secretaria.
Maia descarta apoio do PT
Por Samantha Cavalca
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, descartou apoio da bancada do PT para sua reeleição. O motivo foi a pressão dos pesselistas que não queriam compor bloco com integrantes do Partidos dos Trabalhadores.
Maia esteve nesta terça-feira com o governador petista Wellington Dias para conseguir apoio da bancada federal piauiense. Bastidores apontam também que as fotos de Maia com o governador petista foram o estopim para a “rebelião” do PSL contra a união do presidente da Câmara com o PT.
Diante desse fato, a avaliação é que a situação de Maia pode se complicar caso a eleição não seja definida em primeiro turno. Existe entendimento de que outros candidatos, como Arthur Lira (PROGRESSISTAS) ou Fábio Ramalho (MDB-MG) devem redistribuir votos entre si num eventual segundo turno.
A decisão de Maia pegou parte dos parlamentares petistas de surpresa, mas não os leitores do blog, já que tínhamos informado que a aliança mais provável no atual cenário seria a união de Progressistas, PT e MDB em bloco de oposição contra Maia.
Otimistas, dois lados já contabilizam 42 votos na eleição da Assembleia
Por Arimatéa Carvalho
A eleição para a presidência da Assembleia Legislativa tem dois lados: de um o MDB e seus aliagos apoiando a reeleição de Themístocles Sampaio e do outro, o Progressistas e seus aliados confiando na vitória de Hélio Isaías.
Na contagem de votos do senador Ciro Nogueira, já são 20 deputados com Hélio. Já João Mádison, do MDB, diz que serão 22 votos para Themístocles. A soma dá 42 votos. Mas só há parlamentares.
João Mádison esteve reunido com o governador Wellington Dias na tarde dessa quarta-feira e saiu mais uma vez confiante. "Ele voltou a dizer que ambos os lados votaram com ele e, portanto, não vai se meter na eleiçã", diz Mádison.
Já o presidente do Progressistas, Júlio Arvcoverde, assim como Ciro, afirmam que Hélio é mais candidato do próprio Wellington do que do partido, pois foi o governador que escolheu o nome. E assim caminha a disputa para o dia 1 de fevereiro.
Jonas assume APPM com presença do presidente da CNM
Por Arimatéa Carvalho
O novo presidente da APPM, prefeito Jonas Moura, de Água Branca, toma posse às 10h dessa quinta-feira. A solenidade será no auditório da própria Associação Piauiense de Municípios (APPM). O mandato é para o biênio 2019/2020.
Além dos prefeitos e prefeitas municipais, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Haroldi, confirmou presença.
Jonas Moura promete um "municipalismo cada dia mais forte". Ele é o atual vice-presidente da entidade e foi escolhido em chapa de consenso.
Após a solenidade, o presidente empossado concederá coletiva de imprensa na sala de reuniões da entidade.
Secretário faz crítica em rede social e pode virar o 9 a cair em Parnaíba
O superintendente de Cultura da Prefeitura de Parnaíba, cartunista Albert Piauhy, fez postagem em sua rede social criticando filhos que se metem nas funções de pais governantes. Na avaliação de Albert, melhor seria se eles ficassem em casa. O conselho também valeria para o presidente Jair Bolsonaro.
A postagem foi avaliada no secretariado de Mão Santa como uma crítica à atuação da supersecretária Graça Moraes Souza, que já teve atritos com outros secretários da gestão de seu pai, o prefeito Mão Santa. Ela venceu todos eles.
Em dois anos, Mão Santa trocou oito secretários. Veja o mapa das mudanças, dos secretários e suas pastas. Se Albert Piauhy sair, será a 9ª troca em dois anos.
Secretaria de Educação: Roger Jacob, Altair Marinho e Carlos Eduardo
Secretária de Saúde: Valdir Aragão, Raimundo Bessa, Leonardo Correia e Dynora
Superintendência de Cultura: Teófilo Lima
Dr. Pessoa será candidato a vereador de Teresina se não tiver boa estrutura para prefeito
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Dr. Pessoa sai dia 4 de fevereiro do Solidariedade. Ele deixa a sigla dizendo que foi desrespeitado pelo presidente nacional do partido, Paulinho da Força. Segundo Pessoa, Paulinho o proibiu de sair candidato a senador pelo Piauí e depois queria proibir a candidatura de Franka Aguiar pela coligação. "Eu aceitei desistir da candidatura ao Senado e saí para governador. Mas não quis abandonar o Frank e isso me custou caro", afirma.
Ele disse que não recebeu apoio estrutural nenhum do partido. Daí sua saída magoado. O partido agora está sob o comando do deputado estadual Evaldo Gomes, que sai do PTC.
Sobre seu futuro político, Dr. Pessoa disse que recebeu convites de Themístocles Filho (MDB), inclusive para assumir o Diretório Municipal de Teresina; do advogado Valter Alencar Rebelo (PSC), que quer entregar a ele o título de Cidadão do Rio de Janeiro, via governador Witzel (PSC); do PSD de Júlio César e Georgiano Neto; do Patriotas (5 vereadores a pedido de Firmino Filho) e do PMN da advogada Ravena Castro.
Ele não descarta sair candidato a prefeito de Teresina, inclusive com o apoio de Firmino Filho, mas disse que não tiver uma boa estrutura, prefere sair mesmo candidato a vereador da capital novamente.
NO PSL NINGUÉM ATENDE
Dr. Pessoa disse que apoio Jair Bolsonaro no segundo turno no Piauí, fez caminhadas, eventos de campanha e, após sua vitória, telefonou para lideranças do partido no Estado para parabenizar, mas ninguém nunca o atendeu. "Fique de dedo doído de tanto ligar", diz. Ele comenta que não queria pedir cargos, porque não precisa de cargos para sobreviver, pois é professor da UFPI e médico.
Ciro anuncia liberação de R$ 1 milhão para santuário de S. Cruz dos Milagres
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira e o presidente do Progressistas no Piauí, deputado estadual Júlio Arcoverde, anunciaram a liberação de R$ 1 milhão para a construção de estacionamento para carros e motos no santuário de Santa Cruz dos Milagres, o maior destino religioso do Piauí e um dos maiores do Nordeste.
A reunião do anúncio contou com o padre Tony Batista e o prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Dr. Wilney. "Esse dinheiro foi garantido pelo senador Ciro Nogueira para o estacionamento que vai receber os romeiros que vão ao santuário", conta Júlio Arcoverde.
"É sempre positivo conversar com o padre Tony Batista, que nos dá uma palavra de incentivo e alegria por fazer o bem", diz Júlio.
Ciro sobre Maia: “nada definido”
Por Samantha Cavalca
Rodrigo Maia visitou Ciro Nogueira e se reuniram a portas fechadas. Maia foi pedir o apoio do Progressistas.
Sobre o encontro, senador disse ao blog: “Nada definido. Quem tá conduzindo essa questão é o líder do partido na Câmara”. Ciro se refere ao deputado Arthur Lira.
Ciro sobre Maia: “nada definido”
Por Samantha Cavalca
Rodrigo Maia visitou Ciro Nogueira e se reuniram a portas fechadas. Maia foi pedir o apoio do Progressistas.
Sobre o encontro, senador disse ao blog: “Nada definido. Quem tá conduzindo essa questão é o líder do partido na Câmara”. Ciro se refere ao deputado Arthur Lira.