Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 610 de 665O futuro de Paes Landim
Por Samantha Cavalca
Foi só João Vicente Claudino afirmar que se tivesse o apoio incondicional de Firmino Filho, seria candidato à Prefeitura de Teresina, que o Karnak reagiu.
Assessor próximo a Wellington Dias disse ao blog que essa ideia, caso ganhe corpo, pode colocar em risco o futuro político Paes Landim, atualmente na suplência de deputado federal. Para ele assumir na Câmara, precisaria da interferência direta do governador.
“Wellington não vai dar força ao PTB de Landim e JVC, para a sigla ir para a oposição em 2020”, informa interlocutor de Dias.
Rodrigo Maia se encontra com Ciro Nogueira em Teresina
Por Samantha Cavalca
Por Brasília, os parlamentares costumam se encontrar com frequência. A novidade é que o encontro de hoje entre Ciro Nogueira e Rodrigo Maia aconteceu na residência do senador em Teresina.
Depois de se reunir com governador Wellington Dias e maioria da bancada federal piauiense, o presidente da Câmara e sua comitiva seguiram para encontro com Ciro. Foram até o local os deputados federais Júlio César, Margarete Coelho e Átila Lira e os estaduais, Nerinho e Júlio Arcoverde. Por lá também já se encontravam alguns prefeitos do Progressistas.
Rodrigo Maia está na capital para pedir apoio para sua reeleição a Presidência da Câmara dos Deputados.
O senador e o Presidente da Câmara conversaram a sós. Rodrigo Maia quer o apoio do Progressistas, principalmente depois da especulação em nível nacional que a sigla comandada por Ciro estaria fechando bloco alternativo contra Maia, com a ajuda do MDB e participação de PT e PDT.
O atual presidente da Câmara recebeu hoje o apoio do PSDB. Maia já contava com o apoio de, pelo menos, seis partidos: PSL, DEM, PSD, PRB, PROS e PPS.
Fotos:
Passagem de ônibus custará R$ 3,85.
Por Samantha Cavalca
Ao blog, o prefeito de Teresina Firmino Filho disse que a passagem de ônibus custará R$ 3,85.
Valerá a partir de 10 de janeiro.
Dias e Themístocles falaram sobre apoio a Rodrigo Maia e Alepi
Por Arimatéa Carvalho
Oficialmente, o encontro do presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, com o governador Wellington Dias (PT) no Palácio do Karnak, na noite desta segunda-feira, teve como objetivo falar da visita do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, ao governador.
O encontro de Wellington e Rodrigo Maia vai acontecer às 8h dessa terça-feira na residência oficial do governador. Também estarão presentes o deputado federal, Orlando Silva e Osmar Junior, futuro secretário de Governo. Wellington Dias vai manifestar apoio à reeleição de Rodrigo Maia, embora nacionalmente o deputado também conte com o apoio de Bolsonaro. Wellington vai ser pragmático, pensando em elos que poderá construir entre sua gestão e o governo federal. Maia pode ser um desses elos.
Extra-oficialmente, Wellington e Themístocles falaram sobre a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa sim. Novamente o presidente pediu, no mínimo, a neutralidade de Wellington na disputa.
Mais cedo, em encontro com o presidente do Progressistas, Júlio Arcoverde, o governador ouviu pediro contrário: que ele mergulhe de cabeça no apoio ao candidato Hélio Isaías.
João Henrique toma posse na presidência do Sebrae
Por Samantha Cavalca
Em Brasília, João Henrique Sousa toma posse como presidente nacional do Sebrae. Ele assume para um mandato de quatro anos à frente da instituição.
Durante seu discurso de posse, João Henrique fez uma retrospectiva da sua experiência na vida pública e aproveitou para realizar um agradecimento especial ao ex-presidente Michel Temer.
Ao blog ele disse que pretende continuar com o trabalho do presidente anterior, Guilherme Afif Domingos. Acrescentou também que a novidade na sua gestão ficará por conta da facilitação do crédito ao pequeno empreendedor.
“Hoje o Sebrae cria condições técnicas para que o empreendedor conduza a sua empresa, mas reconhece que na ponta o pequeno empresário tem dificuldade em relação ao crédito. A ideia que queremos implementar dará suporte a essa necessidade”, disse o presidente.
O blog também questionou sobre as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, que haveria cortes no Sistema S. “Tive a oportunidade de conviver durante três mandatos com Bolsonaro no Congresso e recentemente o ouvi dizer, em alto e bom som, que ele nada faria antes de dialogar”, afirmou João Henrique.
O presidente empossado hoje complementou o assunto ao falar que pode haver redistribuição de verbas, mas que tudo será conversado.
Pelos bastidores da posse, familiares e amigos mais próximos de João Henrique comemoraram sua decisão de deixar a vice-presidência do MDB no Piauí. “Tudo que ele conseguiu foi por ele e por amizades construídas em âmbito nacional. Nunca teve apoio do MDB no Piauí”, informa um familiar do presidente nacional do SEBRAE.
“Diga que seguirá a orientação do Governador”
Por Samantha Cavalca
Wellington Dias começou a receber deputados da sua base aliada. Um dos que estiveram pelo Karnak reportou ao blog que questionou o governador: “o que respondo quando me perguntarem como votarei na Alepi”?
O mesmo deputado disse que ouviu de Wellington: “diga que seguirá a orientação do governador”.
Wellington só vai \“tomar partido\” faltando 10 dias para a eleição
Por Arimatéa Carvalho
Somente na reta final. É assim que o governador Wellington Dias (PT) vai agir em relação à eleição para a presidência da Assembleia Legislativa.
Os progressistas garantem que o governador prometeu interceder na eleição da presidência da Assembleia em favor do candidato Hélio Isaías. A maior prova disso,
argumentam, é que o candidato seria o deputado Júlio Arcoverde, mas o
próprio Wellington sugeriu a troca pelo nome de Hélio, que teria menos
resistência dentro da Casa.
Já o deputado João Mádison (MDB) afirma que Wellington assegurou ao presidente do partido, senador eleito Marcelo Castro, que irá ficar neutro. Essa neutralidade beneficia a
reeleição de Themístocles Filho para o cargo. Equivale a um apoio.
Mas nenhum dos 30 deputados têm dúvida: Wellington vai, sim, meter a colher nesse angu. Até porque ele precisa ter a Assembleia como uma aliada forte nos próximos quatro anos, sobretudo porque terá um Governo Federal hostil.
Nesse cenário, ter uma Alepi inconfiável é o pior dos mundos para Wellington. A aposta é que ele só vai interferir para valer no processo já na reta final, depois do dia 20 de janeiro, a poucos dias da eleição. Se a favor do candidato do senador Ciro Nogueira ou a favor de Themístocles, nisso reside o X da questão.
João Henrique toma posse no Sebrae sob o risco da ameaça de Guedes
Por Arimatéa Carvalho
O ex-deputado federal e ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, que comandou o Conselho Nacional do Sesi, toma posse na presidência nacional do Sebra nessa segunda-feira, dia 7 de janeiro.
A posse está marcada para 17h, em Brasília. João Henrique assume para um mandato de quatro anos à frente da instituição, após vencer com folga a disputa: 14 votos contra apenas 1 do candidato Antônio Alvarenga, da Sociedade Nacional da Agricultura, que tinha o apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes.
Por conta da derrota, o ministro Paulo Guedes adotou em seguida um discurso crítico em relação aos recursos repassados pelo governo às instituições do Sistema S, o que preocupa as instituições. Apesar de ser um organismo privado, o Sebrae, assim como as entidades do Sistema S, recebem repasses federais.
O dinheiro do governo é vital para o funcionamento das entidades, admite João Henrique. Ele teve o apoio do ex-presidente Michel Temer para vencer as eleições. É tradição que o presidente que está saindo do poder indique o próximo presidente do Sebrae. Jair Bolsonaro e Paulo Guedes tentaram desfazer essa tradição, mas fracassaram.
João Henrique manifesta preocupação com o risco desse corte, mas acredita que nenhuma decisão será tomada pelo ministro sem uma conversa, um diálogo. João Henrique é conhecido pela capacidade de negociação e diálogo, aliás.
Conta a favor da manutenção dos repasses pelo governo o fato do presidente que está saindo do Sebrae, Guiherme Afif Domingos, ser amigo de Paulo Guedes e ter ido trabalhar com ele no Governo Bolsonaro.
Wellington para Ciro: “estamos juntos”
Por Samantha Cavalca
Políticos do Piauí também estão apostando nas redes sociais para se manifestarem. Foi o caso do senador Ciro Nogueira que através do Twitter fez post criticando tentativas de indispo-lo com o governador Wellington Dias.
Wellington Dias ao ler o print da postagem de Ciro aproveitou para mandar recado sobre a parceira de ambos. “ Estamos juntos”, escreveu o governador no grupo entitulado de Médio Parnaíba.
Presidente é eleito, mas liminar anula sessão em Timon
Por Arimatéa Carvalho
Parecia o fim de uma novela com cenas de drama e comédia que se desenrolava desde o ano passado. Mas não acabou.
Nesse sábado, os vereadores da oposição elegerem Helber Guimarães como novo presidente da Câmara de Vereadores de Timon, mas a base do prefeito Luciano Leitoa não compareceu à sessão e ainda conseguiu uma liminar da Justiça anulando a sessão.
O vereador Ramon Jr, do Progressistas, explica que foram eleitos:
Presidente
Helber Guimarães
1 vice
Ramon Jr
2 vice
Kaká
1 secretáia
Cláudia
2 secretário
Adão
"Todos foram eleitos e empossados. Os vereadores da base conseguiram uma liminar hoje de manhã anulando a sessão e a briga vai para a Justiça", explica.
O resultado da votação foram 11 votos pela chapa, já que os 10 da base aliada faltaram.
"A presidente interina foi notificada depois da eleição e da posse. A mesa eleita está empossada normalmente. A ex-presidente interina, Socorro Waquim, vai responder o processo e o novo presidente está eleito e tomando providências", diz Ramon.