Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 611 de 665Ciro avisa: Não vão conseguir me colocar contra Wellington
Por Arimatéa Carvalho
O senador Ciro Nogueira fez postagem em sua rede social criticando tentativas de indispor ele e o governador Wellington Dias. Segundo o líder do Progressistas, a iniciativa não terá sucesso, pois o alinhamento entre os dois nunca esteve tão firme.
O senador se refere à insinuação que, diante de uma neutralidade do governador na eleição da presidência da Assembleia Legislativa, Ciro estaria aborrecido com a postura de Wellington e teria usado um portal de notícias para atacar a gestão petista e prevê sua derrocada neste quarto mandato.
Ciro chama Wellington de querido amigo e rechaça as insinuações feitas por um colunista de outro portal.
CCOM entre Progressistas e PT
Por Samantha Cavalca
Pelos bastidores do Karnak só se fala na reforma administrativa e qual time será escalado para compor a administração direta de Wellington Dias. No meio de tantas especulações, a poderosa Coordenadoria de Comunicação Social também entra em pauta.
O núcleo duro de WD pede que ocorram mudanças no comando da CCOM, hoje ocupada por João Rodrigues. A avaliação é que Wellington precisará reforçar seu nome em nível nacional, com a intenção de se gabaritar como um dos principais nomes de oposição ao governo Bolsonaro. Esse núcleo avalia que nos últimos tempos essa meta não foi alcançada.
Uma outra mudança é voltar a CCOM para Secretaria. Nesse cenário, a pasta se torna mais atrativa ainda para algumas siglas, como é o caso de Progressistas e PT. Integrantes dos partidos repetem o discurso de que não é hora de tratar sobre cargos.
Interlocutores informaram ao blog que as conversas de Wellington Dias, Regina Sousa e Osmar Júnior colocam duas opções para a Comunicação. A primeira, ela seria ocupada por uma indicação do Progressistas e a segunda ela seria oferecida ao deputado estadual Fábio Novo.
Em relação ao Progressistas, as informações apontam que Wellington Dias avalia que eles estão em sintonia com as mudanças estruturais pelas quais o governo deve passar e em relação a Novo, ele é fiel escudeiro do governador e homem de confiança.
Oficialmente, Wellington Dias repete que primeiro as coisas primeiras.
Nerinho: “sou 100% Hélio Isaías”
Por Samantha Cavalca
O deputado estadual Nerinho bateu martelo em relação à presidência da Alepi e ao blog declarou: "sou 100% Hélio Isaías”.
O deputado disse que não tratou com o governador sobre essa questão.
Assis: “deputados são muito educados”
Por Samantha Cavalca
Sobre as eleições da Alepi, Assis Carvalho disse que tudo corre tranquilamente e que o verdadeiro resultado deve aparecer depois do dia 20 de janeiro.
O blog perguntou sobre os vídeos que alguns deputados, a exemplo de Oliveira Neto e Flora Isabel, gravaram pedindo consenso em torno do nome de Themístocles Filho. O deputado federal respondeu que os deputados “são muito educados e não souberam dizer não para a insistência de Themístocles".
Adriana Sousa diz que vai participar da consulta sobre cargos
Por Samantha Cavalca
Em Brasília, a médica Adriana Sousa disse ao blog que se colocou à disposição do governo Bolsonaro para ser consultada sobre a distribuição dos cargos federais no Piauí. Segundo Adriana, ela ajudará na triagem diretamente com o general Sousa Cruz, Ministro da Secretaria de Governo de Bolsonaro.
Adriana também informou que ainda não bateu martelo sobre assumir ou não cargo no Ministério da Saúde para qual foi convidada: “Teria que trabalhar exclusivamente para o MS e deixaria meu trabalho como médica”.
Pessoa não perdoa
Por Samantha Cavalca
Foi só Pastor Gessivaldo voltar a compor a base de Wellington Dias que Dr. Pessoa, concorrente do governador na última eleição, reagiu. “Gessivaldo nunca pediu votos para mim, ele sempre esteve na base de Wellington”.
Pessoa ainda disse que Gessivaldo se aproveitou de seu “pequeno grupo político”.
Merlong: vou reforça a bancada da democracia na Câmara
Por Arimatéa Carvalho
"Vou apoiar a bancada da democracia", afirmou Merlong Solano nessa quinta-feira, ao anunciar que deixará o cargo de secretário estadual de Governo para assumir mandato de deputado federal. Professor efetivo da Universidade Federal do Piauí, formado em economia e história, Merlong considera importante a experiência na Câmara dos Deputados.
"Além de ser uma grande experiência, nós avaliamos, não só eu, como o governador e o Partido dos Trabalhadores, avaliamos que o Congresso terá a missão de votar temas muito sensíveis nesta legislatura que se inicia em fevereiro. Não vou fazer oposição por oposição. Meu posicionamento estará alinhado com o interesse da população mais pobre", enfatizou.
Na condição de primeiro suplente, Merlong assume assim que pelo menos um deputado federal do Piauí se licenciar. Há grande expectativa em torno da nomeação do deputado Fábio Abreu para a Secretaria de Segurança.
Até assumir mandato, Merlong Solano continuará como secretário de Governo, cargo que ocupou nos anos de 2006 e 2007, tendo reassumido a função em 2015. Em Brasília, Merlong somará sua atuação à dos 56 eleitos deputados federais do PT.
Regina Sousa: a vice nada decorativa
Por Samantha Cavalca
Mesmo antes da solenidade da posse de Wellington Dias e Regina Sousa, especulava-se que a vice-governadora poderia assumir uma secretaria de peso na administração do Piauí. Ao blog, ela disse que não existe essa possibilidade.
A verdade é que Regina não deve ser uma vice "decorativa” e, apesar de não assumir uma secretaria ou coordenadoria de maneira direta, ela está participando das conversas sobre indicações dos cargos no Piauí.
O blog já noticiou anteriormente que Regina é contra que a SDR vá para Georgiano Neto e vai trabalhar para que ela permaneça com o PT.
Júlio César mais próximo de Jair Bolsonaro
Por Samantha Cavalca
O deputado federal Júlio César esteve hoje reunido com o Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. O encontro foi para que Onyx aproximasse o parlamentar piauiense de Gustavo Bebianno, secretário de Governo de Jair Bolsonaro.
Júlio César se colocou à disposição das pautas do novo governo que serão votadas na Câmara dos Deputados. Na oportunidade, o deputado começou a conversa sobre os cargos federais no Piauí, mas interlocutores afirmam que nada foi definido.
Júlio César saiu da reunião com a promessa de se encontrar com o próprio Jair Bolsonaro e devem debater assuntos relacionados ao Nordeste. Outro encontro que também estará na agenda do deputado federal é com o Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Wellington determina união de forças e Fundação deve ficar
Por Arimatéa Carvalho
Na reforma administrativa estadual a Fundação Hospitalar deve permanecer. A conclusão é que os seis hospitais geridos pela instituição tiveram desempenho positivo, com ampliação da estrutura, dos serviços e do atendimentos.
Contribuiu para isso o trabalho coordenado entre o secretário de Saúde, Florentino Neto, e os presidentes da Fundação, tanto o deputado estadual Pablo Santos (MDB) quanto sua substituta, Nathália Pinheiro. Para alinhar uma otimização maior ainda em 2019, Florentino, Pablo e Nathália se reuniram durante toda a manhã de ontem na Sesapi.
A orientação do governador para todos eles foi adotar medidas sintonizadas para alcançar um objetivo comum: a ampliação de serviços com redução de gastos. Ou seja, a Fundação deve mesmo ficar.