Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 612 de 665Reforma traz fusões, mas será menor que a prevista
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias (PT) já esboçou um desenho da reforma administrativa que enviará à Assembleia Legislativa em fevereiro, após a eleição para a mesa diretora da Casa. Ela prevê fusões entre 6 secretarias.
A Sasc vai se unir à Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo, enquanto a da Mineração se funde à de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet). A pasta da Infra-estrutura será incorporada pela Secretaria dos Transportes.
Atualmente o Estado tem 21 secretarias, fora as coordenadorias, institutos e fundações. A ideia é manter 18 secretarias. O enxugamento vai ficar menor que o previsto inicialmente. A conta é simples: é preciso acomodar muitos aliados e uma máquina enxuta demais não deixaria espaço para as todas as demandas. As coordenadorias ficam em número de 3 (Mulher, Drogas e Juventude).
Não é a reforma ideal, mas a reforma possível.
Após confusões, eleição é marcada e oposição deve derrotar Leitoa
Por Arimatéa Carvalho
Aparentemente, a novela vai ter um desfecho, com final feliz para a oposição ao prefeito de Timon, Luciano Leitoa.
A eleição para a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Timon foi marcada. Será sábado, a partir das 9h. A convocação foi feita pela presidente da Casa, Socorro Waquim, que assumiu o cargo após a vacância do mesmo por falta de eleição nova.
Como Socorro é a vereadora mais velha, o regimento previa que ela assumisse a partir de 31 de dezembro. Socorro é do grupo da oposição ao prefeito Luciano Leitoa, que hoje tem maioria e pode eleger o presidente.
Os vereadores da base do prefeito Luciano Leitoa não apareceram ainda para tratar da nova eleição. A oposição diz que eles irão boicotar o pleito e depois judicializar a questão, para evitar que um presidente opositor fique no cargo.
O candidato da oposição a Luciano Leitoa na Câmara de Timon está entre a própria Socorro Waquim, presidente interina, e o vereador Helber Guimarães. Ele deve vencer a parada e ser eleito. Leitoa tem 10 parlamentares e a oposição, 11.
ORÇAMENTO REPROVADO
O clima está tão tenso na Casa que o prefeito teve sua proposta orçamentária para 2019 reprovada pelos vereadores nessa quarta-feira. A base não compareceu para votar e a oposição derrotou a proposta.
O prefeito Luciano Leitoa usou as redes sociais para fazer um apelo aos opositores pela aprovação da lei orçamentária, mas não surtiu efeito.
Elmano Férrer não descarta ida para o PSL
Por Samantha Cavalca
Ao contrário do deputado Átila Lira , o senador Elmano Ferrer não descartou ingressar no PSL. Ao blog disse que vai aguardar os desdobramentos, inclusive transmissão de cargos ministeriais e primeiros atos do presidente Jair Bolsonaro.
Elmano pertence atualmente ao Podemos e, por Brasília, o bastidor é que tanto ele quanto o senador Álvaro Dias possam ir para a sigla de Jair Bolsonaro.
Átila Lira diz que não vai para o PSL
Por Samantha Cavalca
Questionado pelo blog se iria ingressar no PSL de Jair Bolsonaro, o deputado Átila Lira respondeu que não.
Átila já declarou que vai apoiar o Presidente na Câmara dos Deputados. Uma das opções do parlamentar seria o Progressistas de Ciro Nogueira. Ele já foi convidado.
Wellington cumpre anunciado e renomeia secretários e comissionados
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias assinou decreto renomeando os ocupantes de primeiro, segundo e terceiro escalões para continuar em suas funções no mês de janeiro de 2019. Tradicionalmente, ocorrem as demissões de todos eles no final do ano e os novos secretários tomam posse em janeiro.
No entanto, o governador fez diferente: só vai nomear os novos secretários depois da aprovação da reforma administrativa pela Assembleia Legislativa no mês de fevereiro, após eleição para a presidência da Casa e quando o governo Bolsonaro estiver em andamento.
Com isso, nessa quarta-feira os comissionados que aguardavam em casa, em compasso de espera, pelo documento, voltam ao trabalho no serviço público.
Rubenita Lessa também é convidada para recepção no Itamaraty
Por Samantha Cavalca
O blog já tinha informado que o deputado federal Heráclito Fortes participaria do coquetel oferecido pelo presidente e a primeira dama que acontece no Itamaraty. Quem também esteve presente foi a advogada piauiense Rubenita Lessa. Por lá conversou com o general Villas Bôas e posou ao lado do senador Flávio Bolsonaro e esposa.
Rubenita é próxima da ministra Damares Alves e deve participar ativamente do governo Bolsonaro.
PSL no Piauí quer Joice Hasselmann defendendo interesses do estado
Por Samantha Cavalca
A jornalista Joice Hasselmann foi eleita deputada federal por São Paulo e é árdua opositora política do governador petista Wellington Dias.
Por sua atuação, o PSL no Piauí quer a deputada atuando também em interesses do estado. Grupo até planeja evento para “oficializar” Joice como deputada piauiense. Será extra-oficial, claro, mas a intenção é aproximar Joice do Piauí.
“Amigo Maia” deve ser presidente da Câmara novamente
Por Samantha Cavalca
Pelo Itamaraty, no coquetel oferecido por Bolsonaro, o assunto principal entre parlamentares presentes é a candidatura de Rodrigo Maia. Todos avaliam que o parlamentar deve permanecer como presidente da Câmara.
Eles informam ao blog que Bolsonaro já está chamando Rodrigo de “amigo Maia” e que sabe que o presidente não pode apoiar outro nome, como deseja a bancada do PSL na Câmara. A avaliação é que se Bolsonaro apoiar outro nome e Maia vencer, a situação do novo governo casa legislativa pode se complicar.
Paes Landim vai à posse de Bolsonaro e explica para Wellington
Por Arimatéa Carvalho
Na posse do presidente Jair Bolsonaro estiveram presentes do Piauí o senador Elmano Ferrer e os deputados Júlio César, Heráclito Fortes e Paes Landim.
Landim já havia justificado ao governador Welington sua ausência em sua posse no Piauí, pois como já havia participado das posses do segundo e terceiro mandato do Governador Wellington, se permitiu ir à posse de Ronaldo Caiado, como governador de Goiás, cuja esposa, Graça Landim, embora bahiana e rica proprietária de terras na Bahia, é neta pelo lado materno de Helvidio Paes Landim, primo legítimo do pai do deputado Landim.
Paes Landim havia prometido à prima que se Caiado fosse eleito, iria a sua posse.
:Aproveitei a tarde para participar da posse do Presidente Jair Bolsonaro, meu colega de Câmara por 28 anos", disse Landim.
Gessivaldo Isaías defende, em vídeo, nome de Themístocles
Por Arimatéa Carvalho
Depois dos vídeos de Flora Isabel (PT) e Oliveira Neto (PPS), agora o vídeo do deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB) defendendo o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Sampaio, como o nome de consenso na eleição para o comando da Casa circula e repercute no meio político local.
Nele, o parlamentar, que é da base de apoio do governador Wellington Dias, diz que Themístocles deveria ser o nome consensual. A vaga é postulada pelo deputado Hélio Isaías, do Progressistas, que fez acordo com o PT do governador e espera o apoio de Wellington.