Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 621 de 665Ex-Presidente da OAB, M.Vinicius diz que investigado não é culpado
Por Arimatéa Carvalho
O ex-presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furtado Coelho, comentou as indicações para ministérios feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) de políticos investigados pela Procuradoria Geral da República (PGR). Ele disse que o grupo político de Bolsonaro vai entender agora que "os gestores públicos competentes e atuantes são quase todos eles alvos de acusações, muitas vezes infundadas".
Para o advogado, "parte do Ministério Público costuma confundir irregularidades administrativas e erros formais com crimes".
"O discurso que criminaliza todo e qualquer investigado é vazio e inoperante", lembra, finalizando que "exatamente por isso a Constituição diz que nenhum acusado é culpado até sentença transitada em julgado".
Ele concedeu entrevista com os comentários ao Estadão.
Oposição a Bolsonaro se movimenta pós-eleição
Por Samantha Cavalca
Em Brasília, hoje foi dia de movimentação da oposição. Haddad esteve agora há pouco reunido com a bancada petista do Congresso. Reunião que contou com a presença do governador Wellington Dias e com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman.
Já para a noite, senador Randolfe Rodrigues (REDE) recebe grupo de parlamentares e candidatos eleitos para definir ações do movimento liderado pela REDE para formar com PDT, PPS e PSB um bloco de oposição ao governo Bolsonaro no Senado. Cid Gomes, Leila do Vôlei, Kátia Abreu, Eliziane Gama e Reguffe já confirmaram presença.
PP divulga lista de 6 pré-candidatos a prefeito de Teresina
Por Arimatéa Carvalho
Quais são os nomes do Progressistas para a Prefeitura de Teresina? Em reunião na capital, o presidente do partido em Teresina, Mainha, e os vereadores Aluísio Sampaio, R. Silva, Inácio Carvalho e também Wilson Gomes listaram as opções:
1. Aluísio Sampaio
2. Venâncio Cardoso
3. Margareth Coelho (deputada federal eleita)
4. Júlio Arcoverde (deputado estadual e presidente estadual)
5, Washigton Bonfim (cientista político)
6. Mainha
Da reunião também saiu a informação que o partido terá nome próprio disputando o Palácio da Cidade.
“Reunimos as principais lideranças e decidimos que vamos colocar nomes para a prefeitura de Teresina”, avisou Mainha.
Adriana Sousa mostra força
Por Samantha Cavalca
Adriana Sousa mostra entrosamento com a equipe de transição de Bolsonaro. A médica estava presente durante anúncio do novo ministro da Saúde, Luiz Mandetta, e hoje esteve com membros que devem ocupar posições estratégicas na pasta no próximo governo.
Blog já tinha antecipado que Adriana é muito próxima de Mandetta e que é líder do Aliança Brasil, movimento que apoiou Bolsonaro.
Júlio, Hélio e Wilson seguem no páreo rumo a Alepi
Por Samantha Cavalca
O blog disse que Hélio Isaías e Júlio Arcoverde iriam conversar sobre a disputa na Alepi. A conversa aconteceu ontem à tarde em Brasília. Resultado é que ainda não se chegou ao consenso sobre qual nome progressista iria entrar na corrida rumo a presidência da Assembleia.
Ao blog, Júlio disse que três nomes estão no páreo dentro do partido: o dele, de Hélio Isaías e de Wilson Brandão.
O blog presenciou clima de amizade que foi confirmado por ambos ao falar que se dará tudo às claras e sem rachas.
Flagra do blog registrou momento da conversa que foi compartilhado pelo prefeito de Oeiras. Será indício de um acordo de Oeiras?
Firmino Filho: o 100° Progressista
Por Samantha Cavalca
A romaria de prefeitos no gabinete do Senador Ciro Nogueira, em Brasília, não diminuiu nem mesmo depois das eleições. Prefeitos do Progressistas e de outras siglas se revezavam para conversar com o Senador.
Enquanto os progressistas entram para falar com Ciro, os de outras siglas conversam primeiro com Júlio Arcoverde, de quem recebem o convite para ingressar no partido.
Ciro e Júlio não escondem que querem chegar ao número de cem prefeitos em 2019. E, segundo os presentes falaram ontem no gabinete, o centésimo será o Prefeito de Teresina, Firmino Filho.
Prefeitos que passaram pelo gabinete só perguntavam quando Firmino iria sair do PSDB e entrar de vez no Progressistas. Muitos já estão pedindo que Ciro leve o tucano em suas cidades. A meta é interiorizar o nome do prefeito de Teresina em todo o Piauí.
Firmino é opção forte da sigla para 2022.
Piauí assume vice-presidência da Confederação Nacional do Comércio
Por Arimatéa Carvalho
O empresário e advogado Valdeci Cavalcante assumiu a 1ª Vice-Presidência da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A posse da nova diretoria da CNC aconteceu no Rio de Janeiro, tendo como presidente da entidade o empresário amazonense José Roberto Tadros, com mandato até novembro de 2022.
Uma das frentes de atuação da nova diretoria será a defesa de um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do Brasil – o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) –, além da ampliação do atendimento às populações mais carentes e longínquas do território nacional.
Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante nasceu em Parnaíba, em 1952. É formado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Técnicas Comerciais. É pós-graduado em Direito do Trabalho, Administração de Recursos Humanos e Planejamento Educacional, empresário do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e professor universitário.
Atualmente, Valdeci ocupa a presidência do Sistema Fecomércio-PI/Sesc/Senac/IFPD, é também membro dos Conselhos Nacionais do Sesc, Senac e CNC, do Conselho Estadual do Sebrae PI e membro venerável da Maçonaria, dentre outros cargos.
Cortesia de Ibaneis
Por Samantha Cavalca
O governador eleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, chegou de surpresa ao gabinete de Ciro Nogueira no Senado, na tarde de hoje. “Visita de cortesia para estreitar mais ainda os laços com o Piauí”, disse Ibaneis.
Os prefeitos piauienses que sempre lotam o gabinete do senador aproveitaram para “tietar” o governador eleito.
Wellington antecipa o que vai propor a Bolsonaro na quarta-feira
Por Arimatéa Carvalho
O governador Wellington Dias (PT) disse quais são os pontos que ele vai destacar para o presidente eleito Jair Bolsonaro na reunião dessa quarta-feira entre o capitão reformado do Exército e os gestores dos estados nordestinos. Trata-se do Fórum de Governadores do Nordeste, que terá a presença do presidente.
"Três pontos serão destacados para o presidente eleito:
1 - Somos parte da federação e queremos integrar as ações com o Governo Federal
2 - O Governo Federal deve priorizar a Pauta Brasil, com a retomada de obras como a ferrovia Transnordestina e a transposição do Rio São Francisco. Hoje, há 20 mil obras paralisadas ou andando lentamente. Um ponto importante é a securitização da Previdência, que é um projeto que vai ajudar nisso, gerando recursos.0
3 - E a pauta da segurança também é prioritária para o país. Vamos tratar do Fundo de Segurança Pública e ações para melhorar a política de segurança, em parceria com os Estados", listou o governador.
"Outro tema são os recursos hídricos", completou o petista.
Será o primeiro encontro de Jair com todos os representantes da região, pois na única agenda ocorrida entre o pesselista e os governadores após o resultado do pleito apenas o piauiense Wellington Dias marcou presença.
Os governadores vão entregar uma carta ao presidente eleito.
Wellington Dias diz que avalia extinguir Fundação Hospitalar
Por Samantha Cavalca
O blog já tinha antecipado que na reforma administrativa de Wellington Dias, a Fundação Hospitalar estava na mira para ser extinta.
Em Brasília, governador confirmou ao blog que está avaliando encerrar as atividades da Fundação. “A intenção era agilidade nos serviços, mas a carga tributária para o funcionamento pesa contra a Fundação”. Wellington afirma que a intenção é desonerar o Piauí.