Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 620 de 665Aliança de PP, PSDB e PR de olho em Abreu
Por Samantha Cavalca
Nos bastidores da política hoje surgiu uma nova aliança: PR, Progressistas e PSDB rumo a 2020. Um dos nomes fortes para unir essas siglas seria Fábio Abreu.
Indagado pelo blog sobre essa possibilidade, senador Ciro Nogueira disse que por ele “tudo bem”.
No meio, acredita-se que poderia ocorrer uma resistência por parte de Firmino Filho. O blog entrou em contato com o prefeito de Teresina que respondeu que existe uma “boa possibilidade” desta aliança prosperar.
O blog lembra que dentro do ninho tucano existem duas correntes: a de Marden e Luciano Nunes que preferem Sílvio Mendes e a de Firmino Filho que hoje é mais ligado à Ciro Nogueira. Vale lembrar que Firmino pode ser candidato pelo Progressistas ao Governo em 2022.
E o que diz Fábio Abreu sobre isso? Ao blog o deputado federal diz que ainda não conversou com Ciro e nem com Firmino para tratar sobre esse assunto e que “está muito cedo para isso”.
Marden: “tenho motivos para ficar ou sair do PSDB”
Por Samantha Cavalca
O blog questionou o deputado Marden Meneses sobre a possibilidade dele migrar para o PSL de Jair Bolsonaro: “não existem convites formais. Alguns amigos fizeram interlocução, mas não existe nada de concreto. A única certeza que tenho é que serei oposição ao governo do PT”.
O deputado disse também que o momento é de avaliação. Qualquer decisão sobre seu futuro será tomada depois de consultar amigos, parentes e aliados. Deputado ainda cita especificamente Luciano Nunes que será ouvido sobre sua decisão.
“Tenho motivos para ficar ou sair do PSDB”, finaliza Marden. O deputado estadual teria que judicializar a sua saída, já que não existe janela para isso. Bastidores apontam que opção mais viável é a reestruturação do PSDB, inclusive com a possibilidade de lançarem Sílvio Mendes candidato à PMT em 2020.
Elmano e Sérvio tratam sobre 2020
Por Samantha Cavalca
Fábio Servio esteve no apartamento de Elmano neste final de semana. No encontro, eles trataram sobre as indicações aos cargos federais no Estado. A tendência é seguir a orientação de Bolsonaro: indicações técnicas. Nessa questão, ambos concordam.
Sobre 2020, Sérvio disse ao blog que a caminhada deles juntos é algo natural. Já Elmano, quando questionado sobre as eleições à prefeitura de Teresina disse que não conversou com João Vicente Claudino sobre o assunto, mas que ele seria um nome fortíssimo.
Eles continuam a conversa essa semana em Brasília. O cenário aponta que a poeira em relação aos ministérios tende a baixar e a expectativa quanto aos cargos de segundo e terceiro escalão pode virar realidade.
Bastidores apontam que uma lista já está sendo feita com nomes técnicos feitos por ambos para ocupar cargos federais no Piauí.
Dr. Hélio é candidato a prefeito de Parnaíba
Por Arimatéa Carvalho
O deputado estadual Dr. Hélio (PR) pretende ser candidato a prefeito de Parnaíba na próxima eleição. Ele lembra que teve mais de 11 mil votos na cidade, foi o mais votado entre todos os candidatos a deputado e, portanto, tem o direito de pleitear a vaga.
No entanto, Dr. Hélio afirma que é amigos dos outros dois pré-candidatos da base aliada do governador Wellington Dias (PT): o secretário estadual de Saúde e ex-prefeito da cidade, Florentino Neto, e o suplente de senador Zé Hamilton. Dr. Hélio diz que tudo vai ser conversado.
Ele esteve com o governador e a primeira-dama do Estado, deputada federal Rejane Dias, no final de semana. Eles foram ao casamento de Dr. Hélio com a médica veterinária Tatiana Brasil, na casa deles em Luís Correia, na Praia do Coqueiro. Eles já estão juntos há três anos e a solenidade só oficializou uma união que já existia.
Dr. Hélio espera, claro, o apoio de Wellington Dias e da primeira-dama, uma aliada forte aliada dele. E a vontade de se viabilizar candidato do grupo governista é no corpo todo.
Briga na Câmara: secretário reclama, com razão, de distorções
Por Arimatéa Carvalho
O projeto de lei enviado pela Prefeitura de Teresina para regulamentar a lei federal 12.587, de 3 de janeiro de 2012, foca principalmente na segurança dos passageiros. Ele proíbe que motoristas de aplicativos tenham antecedentes criminais. Tem sido assim em praticamente todas as regulamentações feitas em grandes cidades, seja no Brasil ou fora dele.
Outro item que vai garantir a segurança do passageiro é a condição de tráfego do carro utilizado. Ele não pode ter mais do que seis anos de uso. Correto.
No entanto, há muita desinformação e distorções circulando nas redes sociais sobre o projeto, inclusive saindo da boca de alguns vereadores da Câmara de Teresina que se opõem à proposta. Incorreto.
O secretário municipal de Comunicação, jornalista Fernando Said, reclama de uma "chuva de críticas e, pior que isso, meias-verdades". Ele afirma que "todas as distorções e meias-verdades podem se resumir em uma só: a Prefeitura quer proibir a atuação das Operadoras de Tecnologia de Transporte – OTTs, ou mais simplesmente, o prefeito
Firmino Filho quer proibir o Uber, uma empresa que fatura bilhões de dólares em todo o mundo, mas se esquiva de pagar impostos locais."
Said lembra que a operação de tecnologia de transporte é um serviço novo que não encontrou nem fronteiras políticas nem legais para se expandir pelo mundo. "Atuando conforme suas próprias regras, essas empresas agem hoje para agir em um espaço de total desregulamentação – uma zona de conforto que as favorece em detrimento do interesse do usuário", pondera.
"Ocorre é que em todo o mundo há um esforço para regulamentar essa nova atividade profissional, não com objetivo de prejudicar os operadores, mas de salvaguardar o interesse público", acrescenta.
Outro ponto polêmico criado pela rapidez com que uma informação incorreta se espalhou: a limitação do número de veículos em operação. Não existe um só item no projeto de regulamentação que trate disso.
Outra afirmação frequente é a que a regulamentação estaria criando barreiras ao trabalho honesto de motoristas de aplicativos. Fernando Said esclarece: "Porém, vamos lembrar que qualquer condutor profissional de passageiros está, antes de mais, nada conduzindo vidas sob sua responsabilidade. Daí porque o projeto exige de formação com conteúdo mínimo a ser definido pela Prefeitura, Certidão Negativa Criminal, reafirma a proibição do uso de bebidas alcoólicas pelos motoristas e estabelece a exigência de manutenção do veículo".
Wellington Dias quer mudar a hora da posse
Por Samantha Cavalca
Dia 01 de janeiro de 2019 é a data das posses de governadores e do presidente da República. Como de costume, a dos governadores deve acontecer pela manhã e a do presidente eleito pela tarde para que governadores possam se dirigir à Brasília .
Wellington Dias esteve reunido com Themístocles Filho acertando detalhes da posse, e bastidores apontam que governador pediu para que sua posse acontecesse na tarde do dia primeiro de janeiro. Se os horários coincidirem, Wellington não irá à posse de Bolsonaro.
Evaldo Gomes retoma conversa com Paulinho da Força
Por Samantha Cavalca
Todos acharam que o caminho de Evaldo Gomes levava ao Podemos, mas martelo não foi batido e negociações com o Solidariedade foram retomadas.
Blog registra que o deputado estadual recebeu ligação de Paulinho da Força e se encontrou hoje, em Teresina, para almoço com Luiz Adriano, braço direito do presidente nacional do Solidariedade.
Evaldo vem a Brasília na próxima semana para finalizar negociações. Ele disse ao blog que seu futuro partidário segue em aberto.
Geórgia Nunes desiste de concorrer à presidência da OAB-PI
Por Samantha Cavalca
Na manhã de hoje, quando o assunto era as eleições da OAB, só se falava na desistência da advogada Geórgia Nunes. Geórgia confirmou as especulações e anunciou que retira seu nome da corrida.
Geórgia vai apoiar o candidato Celso Barros Neto, como era esperado, mas bastidores apontam que parte do grupo da ex-candidata poderá apoiar Lucas Villa que segue favorito, segundo pesquisas.
Abreu vai ligar para Jeová e agilizar grupo rumo a 2020
Por Samantha Cavalca
Fábio Abreu é candidato à Prefeitura de Teresina, e em uma eleição diferente, que não haverá coligações, a chapa proporcional precisa ser mais forte ainda para manter a sustentação de sua candidatura. Nesse cenário, surgiu o convite do PR para Jeová Alencar.
Jeová disse ao blog que continua conversando com todos e que tem tempo para decidir seu futuro partidário. Ele esconde o jogo, mas pelos bastidores se aponta que o relacionamento entre Jeová e PR já virou noivado, e que em breve terá casamento. Abreu disse ao blog que vai telefonar para Jeová hoje para marcarem conversa durante o final de semana. Quem sabe não ocorra a troca de alianças.
Círculo próximo a Jeová o aconselha a firmar compromisso com o PR, e não com o MDB de Themístocles. Consideram que por lá a prioridade será Zé Nito. No PR, Jeová será presidente municipal e terá protagonismo absoluto.
Uma outra questão é que não existe DR (discussão de relacionamento) que salve a relação de Jeová com Firmino. E todos sabem que Firmino terá candidato à PMT e não será Fábio Abreu. Dessa forma, os grupos opositores já estão na pista. De um lado Firmino e de outro Abreu.
João Vicente pode sair candidato com apoio de Bolsonaro
Por Arimatéa Carvalho
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) terá o senador Elmano Férrer (Podemos) como forte elo de ligação com o Piauí e a força do ex-prefeito de Teresina vai se traduzir na indicação para cargos. Até esse ponto o mundo político local já tem conhecimento.
A novidade nessa parceria entre Elmano e Bolsonaro é a eleição para a Prefeitura de Teresina. O empresário João Vicente Claudino, que passou oito anos como senador sem nenhuma denúncia envolvendo seu nome, pode ser o nome apoiado pelo futuro presidente para o Palácio da Cidade.
Fonte ligada a ambos conta que ele tem o perfil que Bolsonaro admira: é um empresário bem-sucedido, é liberal, ficha limpa e hoje afastado do PT. O empresário já disse que não está fora da política, muito pelo contrário. A eleição da capital seria sua volta em grande estilo.