Primeira Mão
Tudo sobre os bastidores da política, em Primeira Mão. Assinada pelos jornalistas Ari Carvalho e Apoliana Oliveira
Lista de Colunasúltimas notícias
página 619 de 665Alexandre Frota sobre ministros: “vou torcer”
Por Samantha Cavalca
Alexandre Frota, deputado eleito, já está com sua credencial provisória para ter acesso ao Congresso. O blog perguntou sua avaliação sobre as escolhas feitas, até o momento, por Jair Bolsonaro para os ministérios. Frota é da mesma sigla do presidente eleito.
O ator disse que quer acreditar que as pessoas que Bolsonaro escolheu são pessoas de confiança. “Vou torcer que eles façam um bom trabalho”.
Frota é árduo crítico da Lei Rouanet. Em recente entrevista ele defendeu que a legislação precisa mudar. "Precisa de uma reforma drástica, radical, para que possa funcionar como foi proposta. É para fomentar novos atores, atrizes e grupos de teatro. A gente é a favor da cultura”.
Firmino: “tem que ter motivo para sair”
Por Samantha Cavalca
Que existe convite/pressão para que Firmino Filho deixe o PSDB e embarque no Progressistas não é segredo para ninguém. O blog já chegou a noticiar que o partido quer que Firmino seja o 100° prefeito da sigla.
Questionado pelo blog se sairia do ninho tucano agora, Firmino foi assertivo: “tem que ter um motivo que justifique a saída”.
Interlocutores do prefeito de Teresina falam que hoje existem mais motivos para Firmino continuar no PSDB do que para ele sair. Blog lembra que Firmino é um dos nomes cotados para disputar o governo do estado em 2022, pelo Progressistas.
Adriana Sousa na equipe de Mandetta
Por Samantha Cavalca
A médica Adriana Sousa está de mudança para Brasília e informou ao blog que passará o mês de dezembro na capital federal. O novo endereço é para facilitar seu trabalho na equipe que faz a transição do futuro ministro da Saúde, Luiz Mandetta.
Para quem duvidou, a super Adriana, como já está sendo chamada por membros do PSL, começa a mostrar força no governo de Jair Bolsonaro. O blog lembra que ela sempre foi próxima de Mandetta.
Wellington e Firmino: “mal entendido”
Por Samantha Cavalca
O clima entre Wellington Dias e Firmino Filho esquentou hoje. O prefeito não gostou de suposta fala do governador do Piauí, durante entrevista, na qual Dias responsabilizava a administração municipal pelo assassinato do estudante de Medicina, Antônio Rayron.
Wellington ligou para o celular de Firmino, que de início deu um gelo e não atendeu a ligação. Governador insistiu, conseguiu explicar que foi um mal entendido e pediu desculpas pelos transtornos. Na sequência, assessoria do Governo do Estado soltou nota à imprensa para mostrar boa vontade e selar as pazes com o Firmino.
Durante a ligação, eles aproveitaram para marcar com urgência uma conversa a fim de resolver o problema de segurança nos terminais de transporte coletivo.
Veja nota na íntegra:
"O governador do Estado do Piauí, Wellington Dias, esclarece que em nenhum momento deu declaração atribuindo à Prefeitura de Teresina a culpa pela morte do estudante Antônio Rayron Soares de Holanda. Pelo contrário, o governador colocou todo o sistema de segurança do Estado para trabalhar de forma articulada com o município a fim de firmarem um entendimento na segurança dos novos terminais de ônibus coletivos. O governador lamenta o equívoco na interpretação de suas declarações e garante que o Governo do Estado sempre assumirá suas responsabilidades e manterá a parceria amistosa com o município e com a gestão do prefeito Firmino Filho."
Regina diz que não tratou com Wellington Dias sobre cargos
Por Samantha Cavalca
Eleita vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, disse que renuncia ao cargo de senadora no dia 17. Ela poderia esperar até o dia 31 de dezembro. Assume a sua vaga no Senado, o deputado Santana.
Regina se afasta antes para realizar tratamento ortodôntico.
Ela contou ao blog que ainda não tratou com Wellington Dias sobre indicações do PT e nem sobre os detalhes da reforma administrativa.
Zé Santana: Estou surpreso! Propus o título para Ibaneis primeiro!!
Por Arimatéa Carvalho
O governador eleito do Distrito Federal, que é de família piauiense e passou parte da infância e adolescência em Corrente, no Sul do Estado, vai receber o título de Cidadão Piauiense. Ok. De fato, Ibaneis Rocha é hoje uma figura do primeiro time do cenário nacional e sempre manteve fortes ligações afetivas e de negócios com o Piauí, no setor agropecuário.
O problema: o deputado estadual João Mádison, do MDB, aprovou na Assembleia Legislativa o título de Cidadão Piauiese a ser entregue pela Assembleia Legislativa. Eles são amigos muito próximos e Ibaneis já convidou Mádison para visitá-lo em Brasília antes da posse. Mas o colega, deputado estadual Zé Santana, diz estranhar esse título, porque ele próprio aprovou o mesmo título ainda em 2016.
“Ficamos surpresos com essa notícia oriunda de outro parlamentar. O título já foi aprovado há dois anos e somente por questão de agenda Ibanês ainda não veio receber. O nosso reconhecimento é fruto de um trabalho antes de qualquer processo eleitoral e resultante também de suas fortes relações com o nosso Estado”, afirmou o deputado Zé Santana.
Segundo Santana, no dia 13 de abril de 2016, por sua indicação, foi aprovado em plenário a mesma homenagem ao então Conselheiro da OAB Nacional, e ex-presidente da secção da entidade no Distrito Federal.
A afirmação de Zé Santana que o título foi "independente de qualquer eleição" coloca uma pimenta extra no título aprovado por Mádison e sugere um Duelo típico do quadro Jogo do Poder, da Rede Meio Norte.
Mão Santa pode indicar a FUNASA
Por Samantha Cavalca
Mão Santa está em Brasília. Hoje já teve agenda com Heráclito Fortes. Amanhã tem encontro com presidente Michel Temer.
O prefeito de Parnaíba tenta encaixe na lotada agenda de Bolsonaro. Interlocutores de Mão Santa especulam que ele estaria interessado em fazer a indicação para a Funasa e que as pretensões já chegaram ao conhecimento do futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.
Somente Progressistas participam de reunião sobre cortes na máquina
Por Samantha Cavalca
Na reunião convocada por Wellington Dias para anunciar cortes e reformas na máquina administrativa só estavam presentes dois deputados estaduais: Júlio Arcoverde e Hélio Isaías. Ambos do Progressistas e que pleiteiam disputar o cargo de presidente de Alepi.
As medidas anunciadas não precisam da autorização da Alepi. São mudanças que afetam diretamente secretários e coordenadores. Mesmo assim, Wellington Dias não perdeu a oportunidade e já pediu ajuda a Arcoverde na Alepi.
PP quer filiar 3 vereadores, eleger 6 e obter 90 mil votos
Por Arimatéa Carvalho
O vereador Venâncio Cardoso, do Progressistas, que ocupa a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), disse que o partido quer filiar os vereadores Graça Amorim (MDB), Ítalo Barros (PTC) e Joaquim do Arroz (PRP) ao PP. A bancada hoje é formada por Venâncio e Aluísio Sampaio.
A meta é ficar com 5 vereadores dos atuais e na eleição de 2020 consolidar uma bancada de 6 parlamentares. Ele diz que o partido espera obter 90 mil votos para a Câmara.
Os progressistas, cujo presidente do Diretório Municipal é Mainha, pretendem lançar um candidato próprio à Prefeitura de Teresina, mas o presidente regional, Júlio Arcoverde, admite que as conversões passam, inegavelmente, pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), que é aliado e parceiro do senador Ciro Nogueira.
Pela paz entre ICMbio e Niède, ministro virá ao Piauí
Por Arimatéa Carvalho
O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, recebeu na tarde desta segunda-feira uma comitiva de piauienses para discutir as relações conflituosas, para dizer o mínimo, entre a Fundação Museu do Homem Americano e o Instituto Chico Mendes (ICMbio), responsáveis pela gestão do Parque Nacional da Serra da Capivara.
"O ministro vai ajudar a Fundham, o parque, e pacificar essa questão", conta o deputado federal Paes Landim (PTB), que marcou o encontro. A deputada estadual eleita Teresa Brito, do Partido Verde, e a deputada federal eleita e vice-governadora, Margarete Coelho, também foram convidadas para a audiência.
A pesquisadora Niède Guidon, que reclama dos procedimentos do ICMbio, levou uma pauta necessária para o bom funcionamento do Parque. Hoje, a responsável pelo ICMbio em São Raimundo Nonato, Lucian Nars, foi acusada de prevaricação (quando um funcionário público deixa de cumprir obrigação) e transporte irregular de armas entre S. Raimundo e a sede da PF em Teresina.
O ministro Edson Duarte, para selar a paz no Parque, virá para a inauguração do monumental Museu da Natureza, no dia 18 de dezembro. Ele atendeu ao convite de Niède e do deputado Landim.